Fertilizantes são amplamente utilizados na agricultura. O solo precisa ser constantemente enriquecido. Caso contrário, esperar altos rendimentos é inútil. Utilizar parcialmente o solo pode ajudar. No entanto, nem sempre é possível deixar o terreno descansar após a colheita. Então, usar um fertilizante chamado Azofoska é uma opção adequada que fornecerá às plantas e plantações do seu jardim uma nutrição balanceada.
Descrição e características do fertilizante
Azofoska, também conhecida como nitroammofoska (abreviado como NPK), conquistou o status de complexo mineral mais popular na produção agrícola, devido ao seu conteúdo de nutrientes vitais para as culturas agrícolas: nitrogênio, fósforo e potássio.
O que é particularmente interessante é que este agroquímico é adequado para todos os tipos de solo e todas as plantas. Ele vem em forma granular. Mesmo nos solos mais pobres e enfraquecidos, sua aplicação demonstrou ser significativamente eficaz.
O Azofoska está disponível em diversas marcas. Cada variedade tem sua própria composição, variando na porcentagem de seus elementos constituintes. Este fertilizante complexo é amplamente utilizado na jardinagem doméstica.
Composição e como é feita
O nitrogênio é o principal ingrediente ativo. Seu teor no produto pode variar de 16% a 26%.
O fósforo é valioso no início da estação de crescimento como estimulante do crescimento das plantas. Seu teor varia de 4% a 20%.

Potássio – promove o metabolismo e é importante para o desenvolvimento das raízes. Sua deficiência afeta negativamente a imunidade das plantas. Os níveis de potássio podem variar entre 5% e 18%.
Enxofre – seu teor em Azofoska é insignificante – 2,6-4%. No entanto, essa quantidade é suficiente para a fotossíntese normal.
Tipos de fertilizante Azofoska
Importante! A aplicação de azofoska depende em grande parte do tipo de complexo mineral utilizado.
É difícil nomear o melhor. Eles diferem na proporção de micronutrientes.
Marcas de fertilizantes produzidas:
- 16:16:16. Clássico. Adequado para todas as culturas. Aplique principalmente na primavera, como solução: algumas colheres de sopa por metro quadrado.
- 15:15:15 Alta concentração de nutrientes. Contém também magnésio e ferro, cálcio e zinco, manganês e cobalto, e molibdênio, que promovem a fotossíntese.
- 19:9:19. Há menos fósforo aqui. Recomendado para solos ricos neste elemento. Isso se aplica principalmente ao sul da Rússia.
- 1:1:1 Sem cloro. Altamente concentrado em nutrientes. Adequado para todos os tipos de solo como fertilizante pré-semeadura. Frequentemente aplicado no plantio.
- 22:11:11. Doses de choque de nitrogênio e fósforo. Necessárias para restaurar solos negligenciados ou "cansados" (explorados intensivamente). Para maior eficácia, recomenda-se a colheita da massa verde no outono.

Importante! Este agroquímico deve ser utilizado rigorosamente de acordo com as instruções.
Instruções para usar fertilizante de batata
É um fato comprovado que o Azofoska é eficaz para o desenvolvimento e a formação de tubérculos de batata. No entanto, sua eficácia varia de acordo com o solo. Os jardineiros devem saber:
- é necessário fertilizar solos soddy-podzólicos na primavera;
- O solo preto não requer nenhuma fertilização adicional, mas o Azofoska pode ser aplicado uma vez (às vezes várias vezes) e em pequenas doses;
- Para solos de sierozem e castanheiros, a irrigação com uma solução aquosa é muito mais eficaz.
A taxa de aplicação recomendada para batatas é de 20 gramas por metro quadrado. Normalmente, 4 gramas de Azofoska são adicionados ao buraco junto com o tubérculo.

Para alimentação sazonal, é melhor preparar uma solução: duas colheres de sopa de grânulos para cada 10 litros de água.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem deste produto universal é que ele é adequado para todos os tipos de solo. Ele garante um rendimento maior. Não importa se a cultura é plantada em estufa ou em campo aberto, se o fertilizante é aplicado no outono ou pouco antes do plantio.
Vantagens do Azofoska:
- é totalmente absorvido e fortalece o sistema radicular;
- garante floração abundante, maior pegamento de frutos e, consequentemente, excelente rendimento;
- reduz a suscetibilidade das culturas a doenças, pragas e flutuações de temperatura;
- aumenta o valor nutricional de frutas e vegetais;
- nenhum outro fertilizante será necessário.

As desvantagens incluem:
- vida útil limitada;
- natureza inorgânica;
- provocando a formação de nitratos no solo;
- risco de incêndio.
Requisitos de armazenamento
Azofoska pode ser armazenado por no máximo seis meses. Além disso, o processo de armazenamento deve ser realizado de acordo com certas regras:
- recipiente – um saco plástico bem fechado;
- local de armazenamento – escuro, seco, protegido da luz solar e de alta umidade;
- Evite acúmulos de pó de nitrogênio, que pode causar combustão espontânea, e aquecimento forte (em temperaturas acima de duzentos graus, venenos perigosos são liberados).

Importante! Se o Azofoska perder a fluidez devido ao armazenamento inadequado, ele deve ser usado como solução diluída em água.
A diferença entre Azofos e Azofoska
Muitas vezes, os próprios vendedores estão convencidos de que Azofos e Azofoska são indistinguíveis e podem dizer aos clientes que são a mesma coisa. Essa afirmação é incorreta.
Azofos (também conhecido como Nitrophoska) é uma variante de Azofoska. Ao contrário de Azofoska, contém nitrogênio na forma de nitrato. Nitroammophoska contém nitrogênio na forma de amônio, o que significa que o sistema radicular da planta se desenvolve mais rapidamente, resultando em um crescimento vigoroso.
O Azofoska foi desenvolvido para enriquecer o solo com nitrogênio, fósforo e potássio essenciais. O Azofos, por outro lado, é um fungicida, desenvolvido para combater doenças de plantas. No entanto, contém significativamente mais micronutrientes do que o nitroammofoska.

Azofos é tóxico. Precauções de segurança devem ser seguidas ao manuseá-lo.
Avaliações de clientes
Todos os jardineiros que já experimentaram Azofoska em seus terrenos falam positivamente sobre os benefícios do seu uso. Todos concordarão que este fertilizante:
- barato;
- universal, adequado para qualquer cultura agrícola;
- testado pelo tempo;
- aumenta a produtividade das colheitas várias vezes se aplicado regularmente.
Azofoska é útil em casas de veraneio, jardins ou terrenos agrícolas.
Azofoska é um fertilizante eficaz e barato. É usado para fertilizar vegetais, arbustos de frutas vermelhas, árvores e flores. É adequado para todos os tipos de solo. Quando aplicado na dosagem correta, Azofoska não apresenta riscos à saúde. Além disso, não são necessárias precauções de segurança adicionais ao usá-lo.











