Como usar farinha de sangue como fertilizante no jardim

Mesmo o solo preto fértil, sem mencionar os solos arenosos ou argilosos, se esgota com o tempo, perdendo nutrientes. Hortaliças e tubérculos, carentes de nutrientes, apresentam crescimento e desenvolvimento deficientes, e sua produção de frutos diminui significativamente. Para aumentar a produtividade, agricultores e jardineiros aplicam fertilizantes químicos em suas plantações, mas isso degrada o sabor dos vegetais. A solução é usar farinha de sangue como fertilizante.

Descrição

Uma substância orgânica produzida a partir de componentes animais não apenas complementa a dieta de aves e gado, mas também é usada para acelerar o crescimento e o desenvolvimento de culturas cultivadas ao ar livre. A farinha de sangue é obtida da fibrina, uma proteína insolúvel formada durante a coagulação sanguínea.

Fertilizante natural

Ao usar este fertilizante:

  1. As plantas estão saturadas com nitrogênio.
  2. O efeito aparece bem rápido.
  3. O sabor dos vegetais e raízes não se deteriora.

Uma desvantagem da farinha de sangue produzida em forma granular é seu odor desagradável. Não é recomendada para alimentar plantas de interior.

Como obter fertilizante

A fibrina isolada do sangue animal é seca em caldeiras ou unidades universais. Esse processo produz farinha de sangue, que contém as seguintes porcentagens:

  • proteína – cerca de 80;
  • gorduras – até 5;
  • umidade até – 12;
  • cinzas 3-

Um saco de fertilizante

Durante o abate, o sangue é coletado em recipientes para evitar a formação de coágulos e misturado. Em seguida, é bombeado para um dispositivo chamado extrator vibratório, onde toda a umidade é removida. O produto semiacabado é então colocado em secadores de rolos, onde o calor é transferido por meio de vapor, óleo e água fervente. À medida que os tambores giram, forma-se uma película de até um milímetro de espessura, que é então removida com raspadores especiais.

O processo de produção também produz um coagulante, que é usado como sangue para ração. Durante a preservação com cal, é liberada amônia, que destrói a microflora, evitando que a farinha estrague.

Características características

A matéria orgânica em forma granular enriquece o solo com nitrogênio, essencial para o crescimento das plantas. A deficiência faz com que as folhas fiquem amareladas e caiam. O fertilizante natural melhora a estrutura do solo e normaliza a acidez.

Farinha de sangue

Propriedades benéficas e composição

A matéria orgânica obtida do processamento de produtos pecuários, além de fibrina e gorduras, contém cistina, lisina, metionina e subprodutos ósseos. A farinha de sangue é rica em:

  • proteínas;
  • aminoácidos;
  • ferro.

Após a aplicação do fertilizante orgânico, seu efeito continua por um mês e meio. A farinha de sangue é usada na forma líquida, dissolvendo apenas uma colher de grânulos em um balde de água. Após a aplicação, as folhas adquirem uma coloração verde intensa, e as pragas são desencorajadas a pousar nos arbustos.

Vantagens e desvantagens

A farinha de sangue, ao melhorar a fertilidade do solo, promove o aumento da produtividade de árvores, arbustos e hortaliças. O fertilizante orgânico não é prejudicial à saúde humana, mas os roedores não gostam dele e evitam plantações fertilizadas.

Além das vantagens óbvias, o uso de farinha de sangue também tem aspectos negativos:

  1. Há menos potássio e fósforo no solo.
  2. Quando a dose é aumentada, as folhas sofrem queimaduras.
  3. A quantidade de íons de hidrogênio no solo diminui.

Fertilizante para vegetais

O fertilizante não é adequado para solos neutros ou levemente ácidos. Sua vida útil é curta e não produz efeito nas plantas após seis meses de uso.

Métodos de alimentação

Para promover um crescimento mais rápido e uma colheita abundante de frutas e vegetais, considere o uso de farinha de sangue. As plantas são alimentadas com uma solução líquida preparada pela mistura de grânulos com água. Resultados positivos são observados quando o fertilizante é aplicado ao solo junto com as sementes ou durante o período de crescimento e vegetação da cultura.

Características do aplicativo para plantas

Ao optar por farinha de sangue em vez de produtos químicos, você precisa conhecer o tipo de solo da sua região, pois nem todos os tipos de solo podem ser fertilizados com este fertilizante orgânico. O método de aplicação varia de acordo com a planta.

Vários vegetais

Tomate

Ao transplantar tomates para o jardim, recomenda-se adicionar meia xícara de farinha de sangue em cada cova. Os arbustos desenvolverão uma folhagem densa, semelhante à observada após a fertilização com fertilizantes de amônia.

Batata

A farinha de sangue é aplicada no terreno destinado ao plantio deste vegetal, que é consumido frito, cozido, assado e adicionado ao borscht e à sopa, no outono ou início da primavera. Três quilos de fertilizante são suficientes para 10 metros quadrados. As batatas desenvolverão rapidamente as pontas, resultando em grandes tubérculos.

Berinjelas

Quase todas as plantas de solanácea respondem positivamente à fertilização orgânica, produzindo uma folhagem densa e verdejante. As berinjelas não são exceção. Ao transplantar as mudas para um buraco no canteiro, polvilhe 100 gramas de grânulos de farinha de sangue em cada muda.

Berinjelas maduras

Morangos

Pode ser regado uma vez por ano com uma solução fertilizante feita de esterco bovino. Aplique 2 colheres de sopa da solução em cada arbusto. Ao plantar morangos, adicione farinha de sangue na cova na mesma forma e proporção.

Rosas

Arbustos ornamentais respondem à fertilização orgânica com flores exuberantes. Aqueles que os cultivam em suas casas de veraneio e terrenos rurais usam fertilizantes complexosAs rosas brotarão mais rápido se você adicionar um quarto de xícara de grânulos de farinha de sangue seca ao solo durante o plantio. As flores encantarão você com uma tonalidade vibrante e rica, e durarão muito tempo.

Muda

Para acelerar o amadurecimento de tomates, pimentões e berinjelas, eles são primeiramente semeados em vasos ou caixas, que depois são deixados em uma estufa ou no parapeito de uma janela. Duas semanas antes do transplante para o local definitivo, as mudas são regadas com uma solução preparada misturando 10 gramas de farinha de sangue em um balde de água.

Mudas em vasos

Determinação da acidez na horticultura

Fertilizantes orgânicos feitos a partir de subprodutos da pecuária não são adequados para todos os tipos de solo e podem causar danos significativos em vez de benefícios. Nem todos os proprietários de casas de veraneio ou jardins rurais podem arcar com os serviços de um laboratório especializado para determinar o pH do solo.

Antes de serem produzidos reagentes para medir esse indicador, as pessoas que viviam em aldeias notaram que a banana-da-terra, o botão-de-ouro e a cavalinha prosperavam em solos ácidos, mas essas ervas daninhas cresciam mal em solos neutros.

Farinha de sangue

Os jardineiros podem determinar o tipo de solo usando as observações de seus ancestrais:

  1. Misture uma pequena quantidade de terra e giz e despeje em uma garrafa. Em seguida, adicione água e feche com uma tampa de borracha. Se surgirem bolhas de ar após agitar, isso indica alta acidez.
  2. Coloque um punhado de terra em uma infusão fria de folhas de groselha ou morango. O líquido ficará verde se o solo tiver pH normal; uma cor azul indica solo ácido.
  3. A soda é adicionada à solução de água do solo; não se formarão bolhas se for do tipo neutro.

Mesmo dentro de um único canteiro, a composição do solo pode variar. Os experimentos devem ser conduzidos coletando amostras de solo de diferentes canteiros.

Erros no uso de fertilizantes de farinha

Alguns jardineiros, ao ouvirem que o fertilizante de sangue animal ajuda a aumentar a produtividade das colheitas, alimentam o solo com farinha, sem saber sua acidez, e isso traz danos às plantas em vez de benefícios.

Fertilizante orgânico

Ao fornecer farinha de sangue, nem todos seguem a dosagem correta, o que também é um erro grave. Essa substância orgânica tem uma vida útil de no máximo seis meses, após os quais não há sentido em usá-la como fertilizante.

Fazendo farinha você mesmo

O sangue é desidratado usando uma tecnologia especial. Para secar e extrair a fibrina, ela é carregada em máquinas de tambor ou rolo, onde a microflora é destruída. É impossível fazer a farinha em casa. Você só pode diluir os grânulos com água para criar uma solução líquida para fertilizar hortaliças e hortaliças.

Combinação de farinha e outros tipos de fertilizantes

O fertilizante orgânico produzido a partir de sangue animal não precisa necessariamente ser combinado com esterco, turfa ou minerais. Quando usado em solos ácidos, a farinha pode ser suplementada com cascas de ovo. Se o solo for deficiente em nitrogênio, o fertilizante pode ser combinado com composto bem decomposto.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata