- Quais são as características das variedades de frutos pretos?
- Principais diferenças em relação às frutas vermelhas
- Habitat
- As melhores variedades de cerejas pretas
- Morel Bryansk
- Preto Grande
- Vladimirskaya
- Griot Rossoshansky
- Zhukovskaya
- Rossoshanskaya Preto
- Antracite
- Garota Chocolate
- Em memória de Voronchikhin
- Bens de consumo Preto
- Como plantar em um terreno
- Preparando mudas
- Selecionando um local e preparando uma cova de plantio
- Tecnologia de plantio de culturas
- Nós organizamos o cuidado
- Rega
- Fertilização
- Poda formativa e rejuvenescedora
- Proteção contra doenças e pragas
- Cuidando do círculo do tronco da árvore
- Preparando-se para o período de inverno
As cerejeiras são conhecidas pela humanidade há mais de 1.000 anos. As primeiras menções às suas bagas agridoces datam do século XI. Desde então, inúmeras variedades híbridas de cerejeira foram desenvolvidas, incorporando as melhores características da árvore frutífera. As variedades de cerejeira são divididas em de frutos pretos, ou morel, e de frutos vermelhos, ou amorel. As cultivares de cerejeira preta conquistaram há muito tempo um forte nicho entre agricultores e jardineiros.
As frutas maduras são consumidas cruas e processadas. As cerejas são usadas para fazer compotas aromáticas, sucos e néctares, além de conservas e geleias, e são adicionadas a laticínios e sobremesas. Elas congelam bem e podem ser armazenadas congeladas por muito tempo.
Quais são as características das variedades de frutos pretos?
As variedades de cereja preta apresentam as seguintes características:
- Árvores de médio porte, altura máxima de uma planta adulta é de 4 m.
- A copa é ramificada e espalhada.
- As lâminas das folhas são grandes, brilhantes, de cor verde-escura e serrilhadas nas bordas.
- Em uma árvore madura, a casca é cinza; em brotos jovens, é verde-escura.
- Alta produtividade. Com os devidos cuidados e colheita na hora certa, uma árvore pode render até 25 kg de frutos maduros.
- Durante a floração, florescem grandes flores em tons de branco e rosa. Cada inflorescência contém de 2 a 4 flores.
- Os frutos maduros são de cor vinho escuro, quase pretos, com polpa e suco escuros.
- O sabor da fruta é doce e azedo.
- As árvores são resistentes a geadas severas.
- Imunidade fraca a infecções fúngicas e virais.
Importante! Frutos maduros costumam estourar. Por isso, as cerejas pretas são colhidas alguns dias antes de atingirem a maturidade total.
Principais diferenças em relação às frutas vermelhas
Ao contrário das variedades de cereja vermelha, as culturas de frutas pretas não perdem a produção anual à medida que as árvores envelhecem.
Embora as cerejas vermelhas tenham um sabor mais doce, as compotas e geleias feitas de amoras pretas são mais saborosas e aromáticas.
As frutas pretas são maiores e mais suculentas, por isso são mais utilizadas na indústria alimentícia.
A polpa das variedades de frutas vermelhas é leve, e o suco é transparente, incolor.
As variedades de cereja vermelha são consideradas de maturação precoce, enquanto as frutas pretas amadurecem no final do verão.

Habitat
Variedades híbridas de fruteiras diferem de suas variedades originais por serem mais resistentes às condições climáticas e climáticas.
Variedades de cereja preta são cultivadas tanto nos climas quentes das regiões do sul quanto nas zonas climáticas severas dos Trans-Urais e da Sibéria.
As melhores variedades de cerejas pretas
As variedades de cerejeira preta diferem no tamanho da árvore, no tempo de amadurecimento dos frutos e no tamanho dos frutos.
Morel Bryansk
Embora a variedade de cereja seja chamada Morel Bryanskaya, a cultura da fruta foi desenvolvida há mais de 200 anos na Holanda.
As árvores são pequenas, atingindo uma altura máxima de 4 metros. Os frutos são autoférteis, não necessitando de polinizadores adicionais, e apresentam excelente imunidade a doenças fúngicas e virais. Os frutos amadurecem tardiamente, produzindo bagas grandes e suculentas, com sabor agridoce.

Preto Grande
Esta variedade híbrida de frutas, resistente à geada, foi desenvolvida na década de 1990 pelo renomado criador A. Ya. Voronchikhin. Há quase 20 anos, a cereja preta grande foi adicionada ao registro estadual de fruticulturas e recomendada para cultivo em climas temperados e do sul. Esta variedade é cultivada ativamente nos países da CEI.
Uma árvore adulta cresce até 3-4 m. A copa é densa, espalhada e alongada. A primeira colheita ocorre no 3º ou 4º ano de crescimento. Para dar frutos, a árvore precisa polinizar vizinhas com períodos de floração semelhantes. Os frutos são suculentos e grandes, pesando até 8 g. A maturação ocorre no início de julho.
Esta variedade de fruta tem fraca imunidade a doenças e pragas.
Vladimirskaya
A história da variedade de cereja Vladimir remonta a séculos. Acredita-se que foi com ela que o cultivo de cerejas na Rússia começou.
Dependendo da zona climática e dos cuidados, as árvores adultas atingem de 2,5 a 5 m. A copa é ampla, densa, e as folhas são esparsas, mas grandes.
A colheita amadurece em meados de julho. As uvas são de tamanho médio, de cor bordô escuro e preto, suculentas e doces e ácidas.

As árvores toleram facilmente temperaturas abaixo de zero, mas após geadas severas e prolongadas, o rendimento cai.
As cerejeiras Vladimir não dão frutos sem polinizar as vizinhas. Por isso, variedades de cerejeira com períodos de floração semelhantes são plantadas nas proximidades.
Griot Rossoshansky
Variedade varietal Cerejas Griot Rossoshansky foi desenvolvida por criadores russos. Árvores adultas crescem até 6 metros, com copa oval e múltiplos brotos e folhas.
Os frutos amadurecem em meados do verão. São de tamanho médio, de cor vinho escuro e polpa suculenta e agridoce.
Zhukovskaya
A cerejeira Zhukovskaya é uma variedade arbustiva. Uma fruta por si só.
polinizada, tem alta imunidade natural a infecções fúngicas e virais.
A frutificação começa de 3 a 4 anos após o plantio em campo aberto. Uma única árvore adulta pode render até 25 kg de frutos maduros. A resistência à geada a torna adequada para o cultivo de cerejas em latitudes setentrionais.
Os frutos são grandes, de 4 a 7 g, de cor bordô escuro, com um sabor rico, agridoce.

Rossoshanskaya Preto
Esta variedade de cerejeira autofértil foi desenvolvida no viveiro Rossoshansky, na estação de horticultura. Esta árvore frutífera tolera bem a geada, mas tem baixa imunidade a muitas doenças.
Os frutos amadurecem no final de julho. São de tamanho médio a grande, de cor escura, com casca firme e sabor agridoce.
Antracite
Uma nova variedade de fruta, desenvolvida na cidade de Oryol, está disponível para cultivo desde 2006. Esta pequena cerejeira atinge no máximo 2 metros de altura, facilitando muito o cuidado e a colheita dos frutos maduros. A árvore é parcialmente autopolinizadora, mas para obter uma colheita abundante e de alta qualidade, são necessárias cerejeiras de outras variedades.
Os frutos são grandes, de 4 a 6 g, escuros, quase pretos, com casca densa e polpa suculenta, de sabor agridoce.
Garota Chocolate
Uma variedade da variedade Shokoladnitsa, desenvolvida no final do século passado. Graças a cientistas experientes, a variedade foi criada levando em consideração as melhores características da fruta.

Uma árvore madura crescerá apenas até 2,5 m, o que torna mais fácil cuidados com cerejeiras e colheita. A planta do jardim se autopoliniza, mas se houver outras variedades de cerejeira por perto, o rendimento da colheita aumenta.
A frutificação começa no terceiro ou quarto ano de crescimento. A colheita amadurece na segunda metade do verão, atingindo até 15 kg por árvore.
Os frutos são grandes a médios, com casca marrom e polpa escura e doce.
Em memória de Voronchikhin
Uma variedade autofértil de fruta foi desenvolvida por criadores russos no início deste século.
As árvores são altas, chegando a 5 m. Os frutos são grandes, de 5 a 7 g, de tons roxo escuro e preto, com polpa doce e azeda, suculenta.
A frutificação depende das características climáticas da região e das condições climáticas.
Bens de consumo Preto
Esta variedade de cereja foi desenvolvida pelo cientista e criador de renome mundial Michurin.
As árvores são rasteiras, com copa extensa e autoestéreis. Os frutos são de tamanho médio, suculentos e doces.

A fruticultura é suscetível a doenças fúngicas e virais. A produtividade é média e depende das condições climáticas e dos cuidados. A resistência à geada é média, por isso, nas regiões do norte, as árvores recebem isolamento adicional antes do inverno.
Como plantar em um terreno
Escolher o local certo para plantar as mudas e respeitar os prazos de plantio garante uma colheita de frutas saborosas e suculentas.
As cerejeiras são plantadas em terreno aberto dependendo das condições climáticas e meteorológicas da região.
Em climas do sul, o plantio é realizado no outono. Nas regiões do norte, as mudas são plantadas em campo aberto no início da primavera. Em climas temperados, as árvores podem ser plantadas tanto na primavera quanto no outono.
Preparando mudas
Ao comprar mudas, inspecione cuidadosamente o material de plantio. Plantas de um a dois anos com rizomas bem desenvolvidos enraízam melhor. O tronco da muda deve ser reto, sem danos visíveis e ter de 2 a 3 ramos esqueléticos. O sistema radicular deve estar bem umedecido e livre de crescimentos, compactações, crescimento de fungos e podridão.

Antes do plantio ao ar livre, as mudas são colocadas em um recipiente com água morna e sedimentada por 4 a 8 horas. As raízes das árvores são tratadas com agentes antibacterianos especiais.
Importante! Se os rizomas das mudas estiverem muito secos, deixe-os de molho em água por 15 a 20 horas.
Selecionando um local e preparando uma cova de plantio
O desenvolvimento e o crescimento da árvore dependem do local escolhido para o plantio das mudas.
As cerejeiras prosperam em áreas bem iluminadas, livres de vento e correntes de ar. Recomenda-se uma profundidade de lençol freático de pelo menos 1,5 a 2 metros.
Se o plantio de árvores for planejado para a primavera, a preparação do solo começa no outono.
Turfa, areia e húmus são adicionados ao solo denso e pesado. Solo altamente ácido é misturado com cal. O solo é cuidadosamente revolvido, fertilizante orgânico é adicionado e o solo é deixado para amadurecer até a primavera.
Tecnologia de plantio de culturas
O trabalho principal é realizado 2 a 3 semanas antes do plantio das mudas em campo aberto.
- O solo é completamente solto e são cavados buracos de 50 a 60 cm de profundidade e 60 a 80 cm de largura. A distância entre os plantios é escolhida com base no tamanho das árvores adultas, mas não inferior a 2,5 a 3 metros.
- Pequenas pedras ou brita são colocadas no fundo do buraco.
- O solo escavado do buraco é misturado com fertilizantes minerais e cinzas.
- Um suporte para a muda é colocado no centro do buraco e solo fértil é adicionado.
- A muda é colocada no centro do buraco, os rizomas são cuidadosamente distribuídos e cobertos com terra.
- Em seguida, o solo é compactado e regado generosamente. A árvore é fixada ao suporte.
Importante! Após o plantio, cubra a área ao redor do tronco da muda com serragem ou capim seco.
Nós organizamos o cuidado
Os cuidados básicos com as fruteiras incluem rega, fertilização, poda e tratamento preventivo das árvores contra pragas e doenças.
Rega
As cerejeiras precisam de muita água, mas também não toleram solo encharcado. A rega é especialmente importante para esta árvore frutífera durante a floração e a frutificação. Durante esse período, as cerejeiras são regadas uma vez a cada 7 a 10 dias.
Assim que os frutos começam a ficar vermelhos e maduros, a rega é reduzida ou interrompida completamente.
Fertilização
A fertilização das cerejeiras começa depois que elas começam a dar frutos, no 3º ou 4º ano de crescimento.
No início da primavera, fertilizantes ricos em nitrogênio são adicionados ao solo. Após a floração, fertilizantes orgânicos são adicionados. No outono, antes do longo período de descanso, fertilizantes minerais são adicionados.
Importante! As taxas de fertilizantes e adubos são calculadas com base na idade e no tamanho da árvore frutífera.
Poda formativa e rejuvenescedora
As cerejeiras crescem e se desenvolvem rapidamente. A cada ano, surgem vários brotos novos, expandindo a copa e reduzindo a produção de frutos.
- No condutor principal, todos os ramos localizados abaixo da marca de 40-50 cm são cortados.
- Em seguida, camadas são formadas anualmente, deixando de 3 a 5 ramos em cada uma delas.
- Os ramos que crescem dentro da coroa formada são completamente cortados.
Na primavera e no outono, é realizada a poda sanitária das árvores, removendo todos os brotos quebrados, fracos, congelados e danificados.
Proteção contra doenças e pragas
Se as cerejeiras forem atacadas por pragas, elas são tratadas com inseticidas profissionais. Esse tipo de tratamento também é benéfico para fins preventivos no início da primavera, antes da estação de crescimento e no final do outono.
Preparações à base de cobre são usadas para prevenir e tratar doenças fúngicas e virais.

Cuidando do círculo do tronco da árvore
O sistema radicular de uma árvore se desenvolve muito mais rápido do que sua parte aérea. A área ao redor do tronco da árvore deve ter pelo menos o dobro do tamanho da copa existente. O solo ao redor da árvore deve estar sempre bem arejado e moderadamente úmido.
A soltura do solo ao redor das árvores frutíferas é feita de 3 a 4 vezes ao longo da estação. No outono, a área ao redor do tronco da árvore é cuidadosamente escavada e coberta com serragem e folhas secas.
Preparando-se para o período de inverno
No outono, as árvores frutíferas são preparadas para a dormência de inverno. Elas passam por podas sanitárias e as áreas cortadas são cobertas com piche. A parte inferior do tronco é tratada com uma solução de cal ou giz. Para evitar danos à casca por roedores e pequenos animais, o tronco da árvore é envolto em rede ou estopa.
Em regiões com invernos frios e longos, ramos de abeto ou material especial são colocados sobre a cobertura morta.











