- Que cuidados uma árvore precisa?
- Rega
- Frequência de rega
- Requisitos para temperatura e composição da água
- Caiar o tronco da árvore
- Soltando o solo e cuidando do círculo do tronco da árvore
- Fertilização
- Do que a cereja gosta?
- Como aplicar fertilizante corretamente
- Poda e modelagem de copa
- Controle de pragas e doenças
- Cobrindo a árvore para o inverno
- Cronograma sazonal de trabalho de jardinagem
- Primavera
- Verão
- Outono
- O que considerar
- Características do cuidado com mudas e árvores velhas
- Durante o período de floração e ovário
- Após a colheita
- Erros comuns de jardineiros iniciantes
A cerejeira é uma fruta de caroço da família Rosaceae. Existem 150 espécies em todo o mundo, cinco das quais são cultivadas em pomares, incluindo vários híbridos interespecíficos, incluindo híbridos de cereja-cereja doce. As cerejas são apreciadas por seu amadurecimento precoce, excelente sabor, propriedades medicinais e adequação para enlatamento. Com os devidos cuidados ao longo do ano, as cerejeiras produzirão consistentemente uma colheita abundante e manterão sua longevidade.
Que cuidados uma árvore precisa?
As cerejeiras exigem cuidados tanto no jardim quanto na dacha. Sua vida útil produtiva não ultrapassa 20 anos, e a frutificação periódica é comum. Com os devidos cuidados, é possível colher todos os anos e estender a vida útil das cerejeiras para 30 anos.
Importante! Examine cuidadosamente as variedades de cerejeira cultivadas na sua região, descubra seus nomes e leia informações sobre elas. A variedade determina o padrão de crescimento e o tipo de frutificação da árvore.
Rega
A rega garante que a planta receba nutrientes, à medida que os absorve das soluções. Regar árvores jovens é especialmente importante para permitir que desenvolvam um sistema radicular forte.
Frequência de rega
Todas as variedades de cerejeira são tolerantes à seca, portanto, regas frequentes não são recomendadas. A primeira rega deve ser feita em maio. Se o inverno foi com pouca neve, antes da floração, são necessárias duas regas de 100 a 120 litros por árvore adulta. O crescimento ativo começa de 7 a 10 dias após a frutificação. Antes que os frutos comecem a amadurecer, as árvores precisam de duas regas. Se o tempo estiver muito quente, uma terceira rega adicional é necessária.

Quando as flores de cerejeira mudam de cor e amadurecem, não é recomendável regar. A fruta fica aguada e excessivamente ácida, e a casca fina racha. Após a colheita, no início de agosto, regue uma vez. Se não chover no segundo e terceiro decênios de agosto, é necessária uma única rega leve para evitar o estímulo ao crescimento dos brotos. Em outubro, é necessária uma rega para repor a umidade, com o dobro da frequência normal.
O melhor método de irrigação é inundar o tronco da árvore com uma mangueira. Especialistas recomendam cavar valas a 70-80 e 120-150 centímetros do tronco, ao longo de toda a circunferência do tronco.
A primeira vala deve ter de 10 a 12 centímetros de profundidade, a segunda, de 20 a 30 centímetros. Essas valas são usadas para fornecer fertilizantes minerais e água para irrigação.
Requisitos para temperatura e composição da água
O ideal é regar as cerejeiras em um recipiente no final do dia, aquecido pelo sol e deixado descansar. É aceitável regar as cerejeiras e outras culturas de jardim em uma torneira, desde que a água seja bombeada de um reservatório local.
Importante! Não é recomendado regar cerejeiras diretamente de um poço. Deixe a água assentar e aquecer.
Em algumas regiões, o teor de sal da água é desfavorável à irrigação. Se você usar água altamente salina por muito tempo, o solo logo se tornará inadequado para o crescimento das plantas. Para evitar efeitos adversos, envie uma amostra de 1 a 1,5 litro de água para análise. A água adequada para irrigação de cerejeiras deve conter menos de 1 grama de sais por litro.

Caiar o tronco da árvore
A caiação dos troncos das cerejeiras aumenta sua longevidade. Na dacha, a caiação é feita em outubro, durante as últimas visitas antes do inverno. Em um jardim, isso pode ser adiado até fevereiro, quando o risco de rachaduras causadas pela geada é alto. A caiação é feita com cal apagada. Primeiro, limpe a casca com uma escova de arame rígido, trate-a com uma solução de sulfato ferroso a 3%, deixe a madeira secar e, em seguida, inicie a caiação.
Soltando o solo e cuidando do círculo do tronco da árvore
O sistema radicular da cerejeira se estende para longe do tronco e é superficial. A maior parte das raízes está localizada na camada de solo, não mais profunda do que 6 a 12 centímetros, bem além da projeção dos galhos. Portanto, é designada uma zona ao redor do tronco igual a dois diâmetros da copa. Dentro dessa zona, o solo deve estar livre de ervas daninhas e solto. O afrouxamento é feito com um ancinho de dentes curtos e rombos para evitar danos às raízes. Durante o verão, a área ao redor do tronco é coberta com grama recém-cortada, sem sementes.

Fertilização
As variedades de cereja originárias das variedades comuns e de estepe são menos exigentes em termos de nutrição mineral do que as cerejas originárias da cereja doce.
Do que a cereja gosta?
Jardineiros experientes notaram que alfafa, ervilhas, tremoços, feijões, abóboras e abóboras plantadas nas proximidades têm um efeito benéfico no crescimento de cerejeiras jovens. As cerejeiras podem ficar atrofiadas se plantadas perto de tabaco, milho ou girassóis. Árvores maduras requerem fertilizantes orgânicos anuais e níveis mais elevados de potássio.
Como aplicar fertilizante corretamente
No outono, adicione húmus ou composto na proporção de 30 a 40 kg por planta. Na primavera, pulverizar as folhas recém-emergentes com uma solução de ureia na proporção de 40 gramas por 10 litros de água a uma temperatura de 30 a 35 graus Celsius é eficaz. Após a frutificação, aplique fertilizante de fósforo e potássio na dose de 40 gramas de superfosfato e 60 gramas de sal de potássio por tronco para preparar a planta para o inverno e aumentar a resistência à geada.

Os fertilizantes são aplicados a uma profundidade de 5 a 6 centímetros e revolvidos. O composto e os fertilizantes de fósforo e potássio são aplicados de forma eficaz em uma vala ou sulco circular.
Poda e modelagem de copa
Árvores jovens requerem poda formativa a partir do terceiro ano. Isso pode ser feito de duas maneiras para diferentes variedades:
- de acordo com o tipo de arbusto - restam 4-5 ramos de primeira ordem, 8-10 ramos de segunda ordem são formados neles, um total de 12-15 ramos;
- De acordo com o tipo de árvore, é formado um tronco de 45 a 60 centímetros, do qual são formados 3 ramos da primeira e segunda camadas, o condutor central é cortado 20 centímetros acima dos ramos da camada superior.
Árvores maduras precisam ser podadas duas vezes por ano: na primavera, para a poda básica, e no outono, para a poda sanitária, que envolve a remoção de galhos quebrados e gomose. Muitos jardineiros se interessam pela questão: É possível aparar as pontas dos galhos frutíferos de uma cerejeira?? Examine cuidadosamente os galhos das cerejeiras e avalie a natureza da frutificação.

Atenção! Em variedades que produzem frutos a partir de brotos únicos nos brotos do ano anterior, não é recomendável podar os ramos em intervalos menores.
Se os brotos de frutas se formarem em grupos em ramos especiais, eles precisarão ser encurtados para estimular o crescimento de novos grupos de frutas.
Controle de pragas e doenças
As cerejeiras são suscetíveis a doenças:
- moniliose (queimadura monilial);
- coccomicose;
- Clasterosporium (mancha perfurada);
- ferrugem.
As cerejeiras são pulverizadas de 2 a 3 vezes para prevenir doenças usando Horus, Skor, HOM e Ridomil Gold, seguindo rigorosamente as instruções. Fungicidas podem ser misturados com pesticidas.

Durante o verão, as cerejeiras são ameaçadas por pragas, incluindo moscas-serra, gorgulhos e pulgões-pretos. Os gorgulhos são particularmente prejudiciais aos frutos, fazendo com que os frutos sejam carcomidos por vermes. Se infestadas, as árvores devem ser tratadas com Fufanon. Todos os tratamentos químicos devem ser concluídos pelo menos 20 a 30 dias antes do início da colheita.
Cobrindo a árvore para o inverno
Árvores de até cinco anos são cobertas durante o inverno com material não tecido, envolvendo-as em duas a três camadas ao longo de toda a sua altura. O sistema radicular é coberto com turfa. Variedades à base de cerejeira se beneficiam do isolamento térmico de inverno em qualquer idade.
Cronograma sazonal de trabalho de jardinagem
Estude cuidadosamente o cronograma de trabalho do jardim para cuidar das cerejeiras para planejar uma viagem à dacha, comprar fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos.
Primavera
Na primavera, a programação inclui os trabalhos mais difíceis de poda e tratamento químico das plantas.
- Março – retenção de neve para saturar o solo com umidade.
- Abril – desbrota, remoção de folhas velhas dos troncos das árvores, poda e modelagem das árvores, no terceiro período de dez dias – pulverização contra doenças e pragas.
- Maio – pulverização contra doenças e pragas; se houver risco de geada, a proteção é fornecida com bombas de fumaça, rega e fertilização.

Verão
No verão, são realizados diversos trabalhos de irrigação, capina e cultivo. A maioria das variedades amadurece em julho. Não deixe as cerejas caírem. Em agosto, as cerejas não são regadas, mas a capina continua.
Outono
Em setembro, não é necessário regar. Em outubro, regue as árvores, retire as folhas e caie os troncos na dacha. Em novembro, cubra-as com lona para protegê-las da geada.
O que considerar
Os cuidados com as cerejeiras têm suas próprias nuances em diferentes idades e estações de crescimento, das quais você deve estar ciente. Exploraremos as especificidades do cuidado com árvores jovens e maduras, bem como durante a floração, polinização, frutificação e preparação para o inverno.

Características do cuidado com mudas e árvores velhas
Uma cerejeira ou arbusto jovem não é podado no primeiro ano; os brotos podem se desenvolver. Árvores mais velhas devem ter os galhos nus aparados e os brotos que crescem verticalmente rejuvenescidos.
Durante o período de floração e ovário
Se as árvores jovens florescerem no primeiro ano de plantio, não se deve permitir que elas produzam frutos; os ovários devem ser removidos. Evite regar, pois isso pode causar a queda dos ovários.
Após a colheita
Na região de Belgorod, por exemplo, a principal colheita de cerejas ocorre em julho. As bagas amadurecem gradualmente e são colhidas em 3 a 5 etapas. As bagas não amadurecem completamente, portanto, não devem ser colhidas antes de estarem totalmente maduras na árvore.
Se armazenado por 4 a 5 dias sem refrigeração, o suco dentro da fruta começa a fermentar e o produto estraga.
Para facilitar a colheita abundante de árvores velhas, as pessoas às vezes recorrem ao corte de galhos velhos e altos.
Erros comuns de jardineiros iniciantes
As cerejeiras são geralmente fáceis de cultivar. Muitas vezes, a falta de frutos não se deve a cuidados inadequados, mas sim à variedade errada. Muitas variedades são autoestéreis e requerem polinizadores. Outro erro comum é podar galhos longos e frutíferos.
Esperamos que nossas recomendações ajudem você a evitar erros e ter sempre uma boa colheita de cerejas!











