- Por que a cerejeira está doente?
- Fatores que afetam a suscetibilidade à doença
- Principais doenças das árvores: sintomas e métodos de tratamento
- Moniliose
- Doença de bolso
- Coccomicose
- Clusterosporíase
- Pragas de culturas de feltro e métodos de controle de pragas
- Traça-da-ameixa
- Ácaro da ameixa
- Pulgão
- Enrolador de folhas
- Ácaro da uva
- Medidas preventivas
- Tratamentos sazonais
- Conformidade com as práticas agrícolas
- Seleção de variedades resistentes
Mesmo uma cultura de jardim tão resistente como a cerejeira-de-feltro pode adoecer, e doenças e tratamento estão entre as preocupações dos jardineiros. Na maioria das vezes, o arbusto é atacado por fungos. Uma planta infectada parece artificial, as folhas ficam manchadas, começam a secar e cair no início do verão, e os frutos apodrecem nos galhos. Medidas preventivas ajudam a controlar essas doenças.
Por que a cerejeira está doente?
A cerejeira-de-feltro é um arbusto alto e extenso, nativo da China, Mongólia e Coreia. Seus frutos, assim como as cerejas, são cor de vinho, doces e levemente azedos. As folhas são enrugadas e pubescentes na parte inferior, lembrando veludo grosso. Esta planta também é conhecida como cerejeira-chinesa. No entanto, o arbusto pertence ao gênero Prunus.
A cereja-de-feltro não pode ser cruzada com cerejas verdadeiras. No entanto, esta cultura é geneticamente compatível com ameixas, damascos e ameixas-cereja. É cultivada como planta ornamental e por suas bagas comestíveis, que não caem dos galhos e permanecem até a primavera seguinte.
A cerejeira de feltro é pouco exigente em solo e cuidados, além de tolerar bem geadas severas e secas prolongadas.
No entanto, em verões chuvosos e frios, a planta pode se tornar suscetível a doenças. A suscetibilidade a fungos e vírus é facilitada pela fraca imunidade da planta, causada por cuidados inadequados e deficiências de nutrientes no solo.
Fatores que afetam a suscetibilidade à doença
A cerejeira-de-feltro permanecerá livre de doenças se for cuidada regularmente: regue durante os períodos de seca, isole antes do inverno, mantenha a área ao redor do tronco limpa e podar os galhos que obstruem a copa. Fertilizantes orgânicos e minerais também têm um efeito positivo na saúde do arbusto.

Fatores que causam doenças na cerejeira-de-feltro:
- condições climáticas desfavoráveis (chuva, frio, seca);
- mudanças bruscas de temperatura;
- danos aos galhos e casca do arbusto;
- sem enfeites;
- cuidados inadequados com as plantas;
- falta de nutrientes no solo;
- círculo de tronco de árvore coberto de folhas caídas e ervas daninhas;
- falta de medidas preventivas contra doenças e pragas.
Tratar uma cerejeira doente pode ser difícil. Primeiro, remova todas as folhas, flores e frutos afetados do arbusto e queime-os fora do jardim. Para prevenir a doença, várias medidas preventivas são necessárias. Na primavera, o tronco e os galhos mais baixos devem ser caiados com cal, e a área ao redor da árvore deve ser regada com calda bordalesa ou sulfato de cobre. No verão, recomenda-se pulverizar a folhagem com fungicidas várias vezes.

Principais doenças das árvores: sintomas e métodos de tratamento
Para reduzir o risco de infecções fúngicas ou virais em cerejeiras de feltro, medidas preventivas devem ser tomadas imediatamente. É importante reconhecer os sinais de doenças comuns para escolher o tratamento certo.
Moniliose
Esta é uma doença fúngica comum em ameixeiras. Se uma planta em um jardim for infectada, as árvores e arbustos vizinhos logo serão infectados. A doença progride muito rapidamente em climas quentes e úmidos. O tratamento depende do estágio do arbusto afetado. Quanto mais cedo a doença for detectada, maior a chance de salvar a cerejeira.
Os principais sintomas da moniliose:
- rachaduras na casca, fluxo de goma;
- as folhas ficam marrons, secam e parecem queimadas pelo sol;
- as flores ficam marrom-acobreadas, murcham, secam e caem;
- galhos finos parecem queimados;
- Manchas marrons podres aparecem nos frutos, as bagas mumificam, permanecendo nos galhos.

Os primeiros sintomas desta doença fúngica podem ser notados já no final da primavera. Parece que a árvore foi danificada por uma geada de primavera ou pelo calor diurno. No entanto, o murchamento e a secagem da cerejeira-de-feltro são, na verdade, causados por uma doença fúngica. Para prevenir a doença, trate o arbusto com calda bordalesa na primavera. No verão, a folhagem pode ser pulverizada com uma solução de ureia ou um fungicida (Fundazol, Abiga-Peak, Gamair, Cuproxat, Nitrofen). As cerejeiras devem ser tratadas antes ou depois da floração.
Doença de bolso
Esta doença é causada pelo fungo Taphrina. Arbustos infectados desenvolvem brotos frutíferos incomuns. Após a floração, formam-se sacos alongados, esverdeados e semelhantes a vagens, onde antes estavam as flores de cerejeira. Esses sacos não contêm caroços. Os esporos do fungo amadurecem dentro desses sacos.
Essas bolsas então secam e estouram, e a infecção é espalhada pelo vento por todo o jardim.
A doença aparece em plantações densas onde os galhos do arbusto não são podados há muito tempo. O clima úmido e quente favorece o seu desenvolvimento. O fungo ataca com mais frequência arbustos que crescem na sombra. Se a cerejeira-de-feltro for plantada em uma área ensolarada e seca, os esporos do fungo têm menos chance de se estabelecerem na árvore.

Se forem detectados sinais de doença, todos os frutos doentes devem ser colhidos e destruídos. Para prevenir a doença, trate o arbusto com sulfato de cobre ou calda bordalesa no início da primavera. No verão, pulverize a folhagem com fungicidas (Fundazol, Topaz).
Coccomicose
Doença fúngica que afeta principalmente as folhas da cerejeira-de-feltro. O fungo se desenvolve em folhas caídas. A doença progride em clima frio e úmido. Pequenas manchas avermelhadas aparecem nas folhas. Estas então aumentam de tamanho, se fundem e escurecem. Uma flor rosada se desenvolve nas lâminas foliares afetadas. As folhas ficam marrons e secam, formando buracos.
Como medida preventiva, recomenda-se remover todas as folhas caídas no outono e, na primavera, o arbusto pode ser tratado com calda bordalesa. No verão, a folhagem é pulverizada com uma solução fungicida (Abiga-Peak, Topaz, Skor, Horus).

Clusterosporíase
Uma doença fúngica. O fungo vive em restos de plantas e madeira. A infecção é ativada em climas quentes e úmidos. Inicialmente, manchas avermelhadas ou roxas aparecem nas folhas afetadas. Em seguida, elas se tornam marrom-claras. A parte central das manchas cai. As folhas parecem perfuradas por bolinhas: as lâminas foliares ficam cheias de buracos. A infecção ataca os galhos, causando vazamento de goma. As flores das cerejeiras afetadas caem sem produzir frutos.
Surgem caroços amarronzados nos frutos, que depois caem, formando buracos nas bagas.
Se forem detectados sintomas de infecção, todas as folhas e frutos afetados devem ser removidos. Para evitar a progressão da doença, pulverize o arbusto com calda bordalesa. Trate a folhagem com fungicidas (Cuproxat, Abiga-Peak).

Pragas de culturas de feltro e métodos de controle de pragas
Em climas secos e quentes, a cerejeira-de-feltro fica suscetível ao ataque de insetos, que danificam o arbusto e os frutos. Armadilhas, pulverização com remédios populares e inseticidas podem ajudar a controlar besouros e lagartas. Os insetos podem ser coletados manualmente e queimados fora do jardim.
Traça-da-ameixa
Esta é uma borboleta discreta com asas marrom-acinzentadas. Os insetos aparecem em meados do verão. As borboletas depositam ovos esverdeados nas folhas da cerejeira. Estes eclodem em lagartas branco-sujas ou rosadas, com 15 milímetros de comprimento. Alimentam-se da polpa da cereja, perfurando túneis na fruta e deixando excrementos. Os produtos biológicos Fitoverm e Iskra Bio protegem contra a traça-da-maçã. Em caso de infestação grave, o arbusto é pulverizado com produtos químicos (Karbofos, Inta-Vir, Lepidocida).

Ácaro da ameixa
Um pequeno inseto amarelo-claro que vive na parte inferior das folhas e tece uma teia. Os ácaros se alimentam da seiva das plantas. Sua atividade é indicada por pequenas manchas esbranquiçadas nas folhas. Pulverizar com os seguintes produtos pode ajudar a controlar os ácaros: Fitoverm, Fufanon, Iskra M e Ditox.
Pulgão
Os pulgões, insetos minúsculos de coloração esverdeada ou escura, formam numerosas colônias nas pontas dos brotos e na parte inferior das folhas. Alimentam-se da seiva das plantas. Pulverizar com soluções de cinzas de sabão e infusões de alho, tabaco e folhas de tomate ajuda a controlar os pulgões. Inseticidas como Komandor, Actellic e Iskra são usados.

Enrolador de folhas
Esta é uma borboleta com asas marrons e estampadas que deposita ovos nas folhas da cerejeira-de-feltro. As lagartas esverdeadas, que se alimentam de folhas, brotos e frutos, são particularmente perigosas. Este inseto recebe esse nome devido à sua capacidade de torcer as folhas em tubos, tecendo-as com uma teia. Sprays inseticidas (Fitoverm, Dimilin, Ditox, Calypso, Fastak) protegem contra a lagarta-do-mato.
Ácaro da uva
Um pequeno inseto amarelado semelhante a uma minhoca, o ácaro é difícil de ser visto a olho nu. Alimenta-se da seiva das plantas. Saliências escuras nas folhas indicam atividade do ácaro. A fotossíntese nas áreas afetadas é prejudicada, causando ressecamento e queda das folhas.
Pulverizar com enxofre coloidal e Dnok pode ajudar a controlar os ácaros. Inseticidas eficazes incluem Fufanon, Actellic, Grom e Karbofos.

Medidas preventivas
Medidas preventivas ajudarão a proteger as cerejeiras de feltro de doenças e insetos. Afinal, como sabemos, é mais fácil prevenir um problema do que encontrar soluções depois.
Tratamentos sazonais
Medidas preventivas dependendo da estação:
- Na primavera. Na primavera, o arbusto deve ser caiado com cal ou calda bordalesa, e a zona radicular deve ser regada com uma solução de sulfato de cobre ou um fungicida (Fundazol, Skor, Topaz).
- No verão. No início de junho, a folhagem verde pode ser pulverizada com um remédio popular (infusão de alho, tabaco e cinzas), fungicidas (Nitrofen, Gamair, Fundazol) e inseticidas (Fitoverm, Actellic, Karbofos).
- No outono. Após a queda das folhas, o tronco do arbusto deve ser caiado novamente e o solo deve ser regado com calda bordalesa ou uma solução de sulfato de cobre.

Conformidade com as práticas agrícolas
O cuidado adequado com o arbusto pode ajudar a prevenir infecções e ataques de insetos. Após a queda das folhas, remova todas as folhas caídas e frutos podres da área ao redor do tronco. Pode galhos doentes e quebrados no outono. Na primavera, certifique-se de desbastar a copa. Fertilize o arbusto regularmente para garantir que ele receba todos os nutrientes necessários para seu crescimento e desenvolvimento.
Seleção de variedades resistentes
Algumas variedades de cerejeira-de-feltro têm um sistema imunológico mais robusto. Você pode plantar arbustos em seu jardim que sejam menos suscetíveis a doenças fúngicas e ataques de insetos. As variedades de cerejeira-de-feltro resilientes incluem: 'Children' (resistente à traça-da-maçã), 'Utro' (raramente afetada pela traça-da-maçã) e 'Alisa' (não suscetível à clasterosporiose).











