Descrição e características da macieira Fuji, plantio e cuidados

O aroma e o sabor sutis, semelhantes aos do mel, das maçãs Fuji são há muito tempo os favoritos não apenas dos consumidores, mas também de jardineiros e agricultores de países desenvolvidos. As maçãs Fuji são cultivadas comercialmente na China, no Japão, na América do Norte e em toda a parte europeia do continente.

História do melhoramento genético da macieira Fuji

As primeiras menções à variedade de maçã Fuji datam da década de 1930. Criadores japoneses, usando a macieira Rolls Janet e a variedade Red Delicious como base, criaram uma fruta híbrida com sabor e aparência únicos, que chamaram de Fuji.

Mas foi somente no início da década de 1960 que uma nova variedade de mudas de Fuji ficou disponível gratuitamente para cultivo em todo o mundo.

A maioria dos jardineiros sonha em cultivar essas frutas deliciosas em seus jardins. Mas, para garantir árvores saudáveis ​​e frutíferas, é importante saber como cuidar adequadamente dessa variedade de maçã japonesa.

Características e descrição da cultura

Ao desenvolver variedades de plantas híbridas, as melhores qualidades e características das culturas frutíferas são sempre levadas em consideração.

Dimensões da árvore

A árvore é alta e cresce até 6 m sem formação anual de copa. O tronco e os brotos são cobertos por casca marrom com um tom acinzentado.

maçãs vermelhas

Folhas e brotos

As lâminas foliares são ovais, pontiagudas nas pontas e de um verde-claro intenso. As folhas jovens apresentam uma leve pilosidade que depois se torna imperceptível.

Os brotos são altos, com casca lisa e marrom brilhante.

Floração e polinização

A macieira Fuji é uma árvore frutífera de floração tardia. A floração começa no início de maio e dura de 1,5 a 2 semanas. Nas regiões do sul, a árvore floresce no final de abril. As inflorescências em forma de cacho abrem com grandes flores brancas.

Para que a árvore dê frutos, ela precisa de vizinhos polinizadores adequados. Para isso, plante várias macieiras Fuji ou outras variedades que floresçam ao mesmo tempo. Macieiras adequadas para polinizar maçãs Fuji incluem Gala, Everest ou Red Delicious.

Importante! As macieiras Fuji são boas polinizadoras de outras variedades de árvores frutíferas.

flor de macieira

Frutificação e rendimento

Os frutos amadurecem em meados do outono, quando a árvore perde as folhas. As maçãs adquirem uma coloração vermelho-vivo ou rosada. Os frutos são redondos e macios, com polpa cremosa, suculenta, crocante e agridoce. A casca é fina, com uma leve camada de cera. Cada fruto pesa entre 180 e 270 g.

Em quantidades industriais, árvores maduras produzem até 23 toneladas de frutas por hectare de pomar.

Com cuidados adequados e na hora certa, jardineiros e produtores de vegetais podem obter até 200 kg de frutas de uma árvore madura.

Importante! A macieira Fuji dá frutos intermitentemente, então não espere uma grande colheita todos os anos!

Crescimento anual e âmbito de aplicação das frutas

As árvores frutíferas Fuji crescem e se desenvolvem rapidamente. Com os devidos cuidados e poda formativa, o crescimento anual da árvore é de 60 cm de altura e 60 cm de largura.

Frutas maduras são ricas em vitaminas, aminoácidos e micro e macronutrientes. São baixas em calorias e recomendadas para o tratamento abrangente de gota, distúrbios do sistema nervoso e distúrbios circulatórios.

As maçãs Fuji têm um sabor agridoce, semelhante ao de sobremesas. Na indústria alimentícia, as frutas são usadas para fazer alimentos processados, sucos, geleias, conservas e papinhas para bebês.

Jardineiros e horticultores usam os produtos colhidos em suas hortas para fazer compotas, sobremesas e geleias. Eles também adicionam as frutas a assados, saladas e outros pratos culinários.

árvore frutífera

As maçãs Fuji podem ser armazenadas bem durante o inverno e, em alguns casos, sobrevivem até a próxima colheita.

Resistência a baixas temperaturas e à seca

A macieira Fuji sobrevive facilmente aos invernos em climas temperados. As árvores não congelam mesmo a -25 graus Celsius. Para climas continentais, as variedades Fuji criadas especificamente para cultivo em regiões com baixas temperaturas são adequadas.

Uma característica distintiva da variedade é sua alta resistência à seca.

Suscetibilidade a doenças e insetos

Qualquer fruticultura é suscetível a pragas e doenças. A variedade Fuji sofre mais frequentemente com pulgões, queimadura bacteriana, oídio e sarna.

Para evitar perdas nas colheitas, é realizado um trabalho de desinfecção preventiva antes do plantio das mudas e, a cada primavera, as árvores são pulverizadas com soluções especiais.

Prós e contras da variedade

Os melhoristas infundem novas variedades com as melhores qualidades da fruta. É por isso que a variedade Fuji tem tantas vantagens:

  1. O sabor das maçãs foi classificado como excelente por especialistas.
  2. As árvores dão frutos em áreas secas.
  3. Frutos maduros não caem dos galhos.
  4. As plantas toleram facilmente geadas de até -25 graus.
  5. O período de floração tardia protege a colheita das geadas da primavera e das flutuações de temperatura.
  6. Frutas maduras são armazenadas por muito tempo e são facilmente transportadas por longas distâncias.
  7. Com os devidos cuidados, altos rendimentos são alcançados.

Desvantagens da variedade:

  1. Para garantir a frutificação anual, é necessário regular o número de ovários.
  2. A variedade é suscetível ao ataque de pragas e algumas doenças.
  3. A necessidade de vizinhos polinizadores.
  4. Periodicidade em indicadores de rendimento.

macieiraImportante! Seguir práticas agrícolas adequadas ajudará você a cultivar árvores saudáveis, fortes e frutíferas.

Condições adequadas para o cultivo

Para obter uma colheita de alta qualidade de frutas deliciosas, são criadas condições adequadas para as árvores.

  1. Boa iluminação da área para plantio de mudas.
  2. Solo leve e solto.
  3. Os trabalhos de poda sanitária e formativa foram realizados em tempo hábil.
  4. Aplicação de fertilizantes e adubação de cobertura.
  5. Capinar, soltar e aplicar cobertura morta no solo.
  6. A seleção correta de mudas e seu plantio em campo aberto.

Importante! Se os cuidados não forem prestados em tempo hábil e de maneira adequada, a produtividade da macieira diminuirá e os frutos ficarão pequenos.

Plantando uma macieira

O crescimento, desenvolvimento e frutificação de uma árvore dependem da qualidade das mudas e do correto trabalho de plantio.

Plantando uma macieira

Prazos

Mudas de árvores frutíferas são plantadas em terreno aberto no início da primavera ou no final do outono.

O trabalho de primavera começa assim que a neve derrete. As plantas plantadas em campo aberto terão tempo para se estabelecer e se desenvolver antes da chegada do calor.

O plantio das mudas de outono começa em outubro. Durante o inverno, o solo acumula umidade e nutrientes suficientes e, na primavera, as mudas crescem e se desenvolvem ativamente.

Selecionando um local e preparando uma cova de plantio

Áreas ensolaradas no lado sul do jardim são adequadas para o plantio de mudas de Fuji.

A árvore é plantada em solos soltos com baixo teor de acidez.

Na área selecionada, cave um buraco de 50 a 60 cm de diâmetro e 60 a 70 cm de profundidade. Duas a três semanas antes do plantio, adicione composto e fertilizante aos buracos preparados.

Preparando a muda

Ao selecionar mudas de fuji, inspecione cuidadosamente as raízes em busca de sinais de podridão e danos causados ​​por fungos. O sistema radicular das mudas também deve estar bem umedecido.

O tronco principal da árvore é liso, sem danos visíveis e de cor verde-brilhante. No tronco, há dois a três galhos com brotos.

frutas maçã

Antes de plantar ao ar livre, deixe as mudas de molho em água por 3 a 4 horas. Se as raízes estiverem secas, deixe de molho por 10 a 12 horas. Em seguida, trate os rizomas com agentes antibacterianos ou uma solução de permanganato de potássio.

Algoritmo de aterrissagem

As árvores são plantadas em covas previamente preparadas. Os rizomas são cuidadosamente colocados nas covas, cobertos com terra e compactados.

As árvores crescem altas e se espalham, então a distância entre as mudas é deixada de 2,5 a 3 m.

Em seguida, a muda é bem regada e o solo é coberto com cobertura morta.

Vizinhos adequados e inadequados

Para garantir que uma macieira cresça saudável e frutífera, é importante considerar quais plantas e culturas podem ser plantadas nas proximidades e quais não.

Quaisquer outras variedades de macieiras, ameixeiras, framboesas e pereiras serão boas vizinhas para a Fuji.

Não é recomendado plantar groselhas, jasmins, cerejeiras, damascos, pinheiros, groselhas e lilases perto de macieiras. Essas plantas competem constantemente com a macieira por nutrientes e solo fértil. Portanto, plantá-las perto de macieiras reduzirá a produtividade e prejudicará seu crescimento.

Nós organizamos cuidados competentes

A macieira Fuji é uma árvore despretensiosa em termos de cuidados, mas uma série de medidas agrícolas devem ser realizadas anualmente.

Rega

Devido à falta de umidade, os frutos amadurecem pequenos e sem sabor. As macieiras são regadas de 5 a 6 vezes durante a estação de crescimento e frutificação. As árvores jovens requerem regas um pouco mais frequentes.

Fertilização

No outono, as árvores são alimentadas com fertilizantes orgânicos, potássicos e fosfatados. No início da primavera, as árvores precisam de fertilizantes contendo nitrogênio.

Cuidando da área do tronco da árvore

Um aspecto importante do cultivo de macieiras é o cuidado adequado com a área do tronco da árvore.

O solo ao redor da árvore é capinado, completamente solto e coberto com uma mistura de turfa e serragem.

Aparar

Até a árvore atingir cinco anos de idade, é realizada a poda anual da copa. Para isso, deixe de 5 a 6 galhos na árvore principal em cada fileira e corte o restante.

Podando uma macieira

Importante! A maioria dos ovários se forma em brotos do crescimento do ano anterior. Novas camadas são formadas a partir desses ramos.

Na primavera e no outono, as árvores passam por podas sanitárias. Galhos danificados, secos, danificados pela geada e doentes são removidos.

Processamento sazonal

Antes da floração, as árvores são tratadas com preparações especiais que protegem as plantas de pragas e doenças.

No outono, após a colheita e a poda sanitária, as árvores começam a se preparar para a dormência de inverno.

Preparando-se para o inverno

As macieiras Fuji sobrevivem facilmente aos invernos nas regiões do sul e em climas temperados. Nas regiões do norte, as macieiras precisam de isolamento adicional antes da primeira geada. Para isso, o solo é coberto com agulhas de pinheiro, serragem e turfa, e as mudas jovens são cobertas com terra. Após a primeira nevasca, grandes montes de neve se formam ao redor das árvores.

Importante! Antes do inverno chegar, as árvores devem ser regadas generosamente. O solo úmido congela muito mais lentamente e protege o sistema radicular da árvore do congelamento.

macieira no terreno

Variedades da variedade

As maçãs Fuji são populares em todo o mundo. Produtores em vários países desenvolveram inúmeras variedades dessa variedade, que agora são cultivadas tanto comercialmente quanto em jardins particulares.

Fujik

A variedade Fujik foi desenvolvida por cultivadores russos para melhorar sua produtividade. A variedade Fujik se distingue não apenas por suas colheitas abundantes e de alta qualidade, mas também por seus frutos grandes e saborosos.

Raku-Raku

As macieiras Raku-Raku são resistentes a oscilações bruscas de temperatura e geadas severas. Os frutos amadurecem no final de setembro. Os frutos grandes, rosados ​​e vermelhos, têm um sabor agridoce de mel.

Toshiro

A variedade Fuji de crescimento mais rápido. A árvore cresce vigorosamente e requer poda anual. Os frutos maduros são grandes, vermelhos e rosados. O sabor azedo desaparece com o armazenamento prolongado.

Fuji Toshiro

Yataka

A variedade Yataka se caracteriza por seu amadurecimento precoce. A árvore frutífera produz muito, então os galhos frequentemente se dobram sob o peso da fruta. Os frutos maduros são grandes, com alguns exemplares chegando a pesar 350-370 g.

A macieira Yataka tem fraca imunidade a pragas e doenças.

Kiku

A cultivar Kiku tolera bem o inverno e é altamente resistente a doenças e pragas. Os frutos amadurecem um mês antes da cultivar mãe, Fiji.

asteca

A macieira Azteca é resultado de excelentes experimentos realizados por criadores da Nova Zelândia, resultando na variedade mais produtiva. Os frutos maduros são grandes, pesando até 220 g, com polpa doce e crocante.

A única desvantagem do Aztec é sua tendência a desenvolver crostas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata