- Como a rega oportuna e adequada afeta o crescimento e a frutificação das árvores
- Temperatura e composição ideais da água para irrigação
- Taxas de irrigação
- árvore jovem
- Uma macieira adulta e frutífera
- Árvore velha
- Como regar macieiras corretamente
- Após o plantio da muda
- Dependendo da estação
- Na primavera, durante o período de floração
- No verão, durante a formação do ovário
- No outono, durante o período de colheita
- Dependendo das condições climáticas
- No calor
- Durante o período de seca
- Em tempo chuvoso
- O que pode ser adicionado à água para alimentar uma árvore?
- Sulfato ferroso
- Sulfato de cobre
- Esterco de galinha
- Água e sabão
- Permanganato de potássio
- Levedura
- Erros básicos
As crianças adoram maçãs, e os adultos as adoram. Essas frutas têm um sabor agradável, contêm ácidos naturais, diversas vitaminas e antioxidantes. Embora as macieiras nem sempre produzam uma boa colheita, muitos jardineiros iniciantes se perguntam como regar as macieiras no verão, quanta água elas precisam, por que não prosperam e por que não oferecem os frutos suculentos que melhoram a digestão e fortalecem a imunidade.
Como a rega oportuna e adequada afeta o crescimento e a frutificação das árvores
O clima tornou-se cada vez mais variável. A seca está afetando áreas onde antes a precipitação era comum. As macieiras estão começando a sentir falta da água que a chuva traz, e suas raízes não conseguem extraí-la do solo em quantidades suficientes. As árvores podem suportar secas prolongadas, mas as plantas jovens não prosperam quando privadas de umidade. As macieiras maduras têm dificuldade para dar frutos, e os frutos verdes estão caindo.
Árvores frutíferas precisam de muita água durante o tempo quente, mas regar em excesso durante períodos chuvosos prolongados pode ser prejudicial. As macieiras passam por diferentes estágios de desenvolvimento e estações de crescimento, que devem ser levados em consideração.
Temperatura e composição ideais da água para irrigação
Irrigar o solo sob as árvores frutíferas no jardim é tão simples quanto direcionar uma mangueira para os sulcos e ranhuras. Outro método é a aspersão. O solo sob as macieiras deve estar úmido a uma profundidade de pelo menos 60 cm. A água para irrigação deve ser retirada de um poço, furo artesiano ou torneira, após verificação da presença de produtos químicos, substâncias tóxicas e impurezas de metais pesados.
As árvores frutíferas toleram bem a rega fria, mas se a temperatura estiver um pouco acima de 0, as raízes param de se desenvolver e a macieira pode ficar doente.
Taxas de irrigação
A quantidade de irrigação depende em grande parte da idade da planta, embora outros fatores também influenciem. Árvores plantadas em solo argiloso requerem mais água. Para verificar se a macieira está recebendo umidade suficiente, cave um buraco de 25 a 30 cm de profundidade abaixo dela e remova o solo. Se o solo se desintegrar ao ser pressionado, a planta precisa de irrigação.

árvore jovem
Uma muda requer 3 baldes de água por rega; uma macieira de até 5 anos requer de 6 a 8 baldes. O número de regas aumenta durante períodos de calor prolongado combinados com seca.
Uma macieira adulta e frutífera
Com os devidos cuidados, uma árvore frutífera se desenvolve e cresce rapidamente e, quando começa a produzir frutos, precisa de mais água. Uma macieira entre 6 e 10 anos precisa de pelo menos 12 baldes de água. O solo ao redor do tronco da árvore deve estar úmido a uma profundidade de 70 a 80 cm.
Árvore velha
As macieiras dão frutos por muito tempo, deliciando-se com frutas suculentas por até 35 anos ou mais. Para irrigar uma planta como essa, são necessários de 30 a 40 litros de água para cada quarto da vala cavada sob a copa.

Como regar macieiras corretamente
As árvores frutíferas são plantadas de forma que o colo da raiz fique alguns centímetros acima do solo para evitar a estagnação da água. Existem vários métodos de irrigação disponíveis, incluindo irrigação de superfície, irrigação por gotejamento e aspersão.
Após o plantio da muda
Em regiões com verões quentes e invernos amenos, as árvores frutíferas são plantadas no outono. Nos climas rigorosos da Sibéria e dos Urais, as macieiras prosperam melhor após o plantio na primavera. O buraco onde a árvore de um ano é colocada é preenchido com composto e fertilizante mineral. Um buraco em forma de anel é cavado e dois ou três baldes de água são adicionados. Durante a estação de crescimento, as mudas são regadas três vezes.
Dependendo da estação
Para garantir que as macieiras se desenvolvam bem, o solo ao redor do tronco da árvore é umedecido várias vezes durante a estação quente, mas um dos critérios para a rega é a composição do solo.
Se o solo não permitir a passagem da água, a irrigação excessiva fará com que a área fique encharcada, e as raízes das árvores não tolerarão isso.

Na primavera, durante o período de floração
Em regiões com pouca neve no inverno, recomenda-se regar macieiras maduras quando os brotos se abrirem. Jardineiros experientes desaconselham a irrigação de árvores frutíferas durante a floração. Se houver excesso de umidade:
- O número de ovários diminui.
- Aparece mofo.
- Os frutos resultantes apodrecem.
As romãs devem ser regadas 15 dias após o término da floração, o que em climas temperados geralmente ocorre por volta do final de maio. Para evitar que as macieiras sofram com a falta de umidade, verifique o nível de umidade do solo.
No verão, durante a formação do ovário
Se o calor extremo persistir por muito tempo, as mudas devem ser regadas uma vez a cada dez dias. Se não houver calor anormal, as árvores jovens devem ser regadas em julho e agosto, além da primavera. Durante o verão, a área ao redor dos troncos das macieiras maduras deve ser regada:
- 15–20 dias após a floração;
- quando as maçãs estão cheias de suco;
- 2-3 semanas antes dos frutos amadurecerem.

Para irrigar o jardim, você pode usar o método de superfície ou, melhor ainda, instalar um sistema de irrigação por gotejamento.
No outono, durante o período de colheita
Dependendo da variedade, as maçãs são colhidas em épocas diferentes: julho, agosto e setembro. Para evitar o apodrecimento dos frutos, as árvores são irrigadas por três semanas antes da colheita. O solo é umedecido em todo o perímetro da copa.
Em outubro, as macieiras são regadas quando não chove há muito tempo e não há previsão de chuva para o futuro próximo.
Dependendo das condições climáticas
Na zona das estepes, prevalece o clima seco; nas regiões ocidentais, ocorre a maior quantidade de precipitação e o solo fica saturado de umidade.

No calor
A irrigação adequada ajuda a evitar o superaquecimento no verão, quando as temperaturas sobem até 40 °C. Durante esse período, regue a macieira uma vez por semana. A quantidade é calculada com base na área ocupada pela árvore e é de 30 litros por metro quadrado, e não quatro baldes, que não chegam às raízes.
Em latitudes temperadas, não é recomendado irrigar pomares em agosto, pois as macieiras podem morrer no inverno frio devido ao crescimento que já começou.
Durante o período de seca
Maçãs verdes caem em massa quando a árvore carece de umidade. Jardineiros costumam despejar 3 ou 4 baldes de água sob suas macieiras, mas essa irrigação durante a seca não é benéfica para as árvores e pode até ser prejudicial. Vários sulcos devem ser cavados ao redor de cada planta, espaçados a distâncias irregulares do tronco. Para garantir que o solo esteja umedecido a pelo menos 60 cm de profundidade, pelo menos 20 baldes de água devem ser despejados em cada anel.

Em tempo chuvoso
As macieiras não toleram bem a seca, mas o excesso de umidade pode desencadear fungos que causam apodrecimento das raízes ou moniliose em árvores frutíferas. Se chover constantemente e o solo ficar muito encharcado, a rega deve ser interrompida.
O que pode ser adicionado à água para alimentar uma árvore?
Para crescer e frutificar, as macieiras, assim como outras plantas, precisam de minerais e nutrientes. O solo está constantemente esgotado, por isso é recomendável fertilizar as árvores juntamente com a rega.
Sulfato ferroso
As frutas vermelhas são ricas não apenas em vitaminas, mas também contêm diversos microelementos. Para garantir que a árvore se desenvolva normalmente e produza uma colheita abundante, recomenda-se dissolver sulfato ferroso na água de irrigação. Se o solo for deficiente nessa substância, as macieiras sofrem de clorose. No entanto, o sulfato ferroso não deve ser usado anualmente, mas pode ser usado para prevenir doenças fúngicas.

Sulfato de cobre
Um composto inorgânico que atua como antisséptico e fungicida é usado para pulverizar as árvores no início da primavera. No entanto, adicionar sulfato de cobre à água da macieira não é recomendado. Quantidades excessivas afetam negativamente a saúde da árvore, levando à degeneração e ao câncer.
Esterco de galinha
Um fertilizante orgânico concentrado contendo vários microelementos, ácido fosfórico e enxofre. Em grandes quantidades, causa queimaduras nas árvores e é benéfico para a planta. Misture um balde de esterco de galinha com 1/4 de xícara de água e deixe em infusão em um barril por vários dias antes de aplicá-lo no tronco da macieira. A quantidade deste fertilizante para uma árvore adulta não deve exceder três baldes; para uma muda, um balde é suficiente.

Água e sabão
Não jogue restos de comida debaixo da sua macieira, pois eles contêm compostos de sódio perigosos que matam não apenas fungos e bactérias, mas também organismos benéficos. Você pode alimentar a macieira com uma solução de sabão puro, sem aditivos e corantes.
Permanganato de potássio
O permanganato de potássio pode ser usado para desinfetar o solo. No entanto, não deve ser adicionado à água usada para regar macieiras, pois acidifica fortemente o solo.
Levedura
Resíduos de cerveja fermentada ou kvass são usados como fertilizante. Para combater o apodrecimento ou a ferrugem, as folhas das árvores frutíferas são borrifadas com uma solução feita de fermento e água; essa solução não é adequada para irrigação.
Erros básicos
Embora as macieiras sejam consideradas fáceis de cultivar, nem todos apreciam seus frutos suculentos. Muitas vezes, os jardineiros cobrem o solo sob suas árvores de maneira inadequada durante o verão para reter a umidade. Uma camada espessa de composto impede que a água penetre no solo, causando o ressecamento das raízes. Muitas vezes, os jardineiros cobrem o solo com palha ou serragem tão firmemente que encosta no tronco, causando doenças na macieira.
O crescimento das árvores para quando falta umidade. Os jardineiros nem sempre verificam a profundidade do solo encharcado. Muitos jardineiros regam suas árvores sempre que têm tempo livre, ignorando o fato de que está calor lá fora e precisam esperar o pôr do sol.











