- Manchas marrons nas folhas da macieira: causas e sintomas
- Deficiência de fertilizantes e nutrientes
- Condições climáticas inadequadas
- Infestação de sarna
- Infecção por colônias de fungos
- Copperhead e deficiência mineral
- Como tratar e processar plantações de maçãs
- Adicionar fertilizante e macro e microelementos necessários
- Eliminação de doenças fúngicas
- Medicamentos contendo cobre
- Medicamentos contendo enxofre
- Tratamento de folhas de macieira com preparações biológicas
- Quais são as consequências para a macieira e a colheita?
- Outras medidas preventivas para melhorar a saúde do seu pomar
Manchas marrons nas folhas da macieira são sinal de doenças. As causas incluem infestações de pragas, deficiências nutricionais e infecções fúngicas. Cada situação requer uma solução individual. Abaixo, você encontra recomendações eficazes para salvar sua macieira.
Manchas marrons nas folhas da macieira: causas e sintomas
Se aparecerem manchas escuras nas folhas da macieira, isso indica que elas podem estar secando. Quanto mais cedo o jardineiro resolver o problema, maiores serão as chances de salvar a árvore frutífera.
Deficiência de fertilizantes e nutrientes
As macieiras precisam ser fertilizadas de acordo com um cronograma pré-determinado. Quando ocorrem deficiências de nutrientes, podem aparecer manchas nas folhas. Fertilizantes ricos em nitrogênio são necessários na primavera e em fósforo e potássio no outono. A superalimentação com nitrogênio pode levar à deficiência de cobre, o que afeta negativamente o crescimento de qualquer variedade de macieira. Para mitigar essa deficiência, pulverize com uma solução de sulfato de cobre ou use fertilizantes que contenham cobre.
Um método eficaz é dissolver os componentes secos em água e despejá-la gradualmente ao redor do tronco da árvore.
Ao pulverizar, é importante lembrar que o sulfato de cobre é tóxico e perigoso para humanos e abelhas. Este último pode afetar a polinização se a variedade não for autopolinizadora. A temperatura do ar durante a pulverização não deve exceder 25 graus Celsius, caso contrário, a pulverização será ineficaz.
Condições climáticas inadequadas
Condições climáticas desfavoráveis afetam a saúde das macieiras. Durante geadas severas e prolongadas, manchas pretas frequentemente aparecem nas folhas. Isso não é um problema, e a folhagem nova cresce novamente. A situação piora quando a madeira é danificada. Isso se manifesta quando a macieira acorda tarde após o inverno e depois se recupera um pouco, mas as folhas ficam pequenas e brotam mais tarde do que o normal na primavera.

Os efeitos da geada tornam-se aparentes ao longo dos próximos 3 a 4 anos. A extensão dos danos pode ser determinada cortando os brotos enfraquecidos. Áreas escurecidas indicam danos causados pela geada nessas áreas. As áreas afetadas não conseguem mais se regenerar, mas com os devidos cuidados, a árvore pode viver por mais 6 a 8 anos. Durante esse período, uma nova macieira pode ser cultivada. Os cuidados adequados incluem poda rejuvenescedora, aumento da irrigação e fertilização.
Infestação de sarna
Manchas pretas nas folhas às vezes aparecem como resultado da sarna. Seu desenvolvimento é precedido por um fungo que ataca não apenas as folhas, mas também as flores e os caules. A doença pode ser detectada na fase de desenvolvimento, quando as folhas ficam cobertas por uma camada marrom. Na fase seguinte, elas secam e ficam marrons. Eventualmente, as folhas morrem e caem.
A doença aparece em macieiras no início do verão e progride rapidamente. Após a sarna infectar as folhas, o fungo migra para brotos, ovários e até mesmo para os frutos. Rega inadequada, chuvas fortes e frequentes e neblina matinal acompanhada de orvalho intenso desencadeiam o desenvolvimento da doença.

Infecção por colônias de fungos
Se as folhas da macieira estiverem cobertas de ferrugem, isso pode indicar um ataque de fungos. Pequenas manchas escuras aparecem junto com esporos nas plantações próximas. Inicialmente, o tecido se expande, formando crescimentos em forma de estrela nos quais novos esporos são visíveis. Esses esporos são transportados pelo vento até as árvores frutíferas.
Copperhead e deficiência mineral
A cigarrinha e suas larvas sugam a seiva das folhas jovens e dos caules das flores da macieira. O inseto causa a morte das flores, a perda dos ovários, a redução da folhagem e o enfraquecimento geral das árvores. As larvas secretam uma substância pegajosa, semelhante à melada, na forma de bolinhas cinza-claras. Essas bolinhas derretem, colando as partes internas dos brotos em desenvolvimento, caules das flores e folhas jovens nas pontas dos galhos.
O mofo preto se instala nas secreções doces, fazendo com que as folhas, brotos e frutos fiquem cobertos de manchas pretas.
As fêmeas podem depositar até 1.200 ovos durante o verão, à medida que a praga se desenvolve ao longo de várias gerações. Em março, antes que a seiva comece a fluir, as macieiras devem ser pulverizadas com água quente a 60 graus Celsius (140 graus Fahrenheit). Durante a brotação, antes do aparecimento do pólen, as cigarrinhas podem ser controladas com Inta-Vir na proporção de 1 comprimido para cada 10 litros de água. A pulverização com infusões de alho, celidônia, casca de cebola, tanásia, folhas de batata e tabaco misturados com cinzas de madeira durante a estação de crescimento tem demonstrado excelentes resultados.

Como tratar e processar plantações de maçãs
Quando uma macieira é atacada por pragas, as seguintes medidas devem ser tomadas: primeiro, elas devem ser destruídas com inseticidas. Segundo, quaisquer deficiências de nutrientes devem ser repostas com fertilizantes. Terceiro, as doenças devem ser tratadas com fungicidas e remédios populares.
Adicionar fertilizante e macro e microelementos necessários
As folhas da macieira ficam deformadas e manchas marrons aparecem nelas, geralmente devido à falta de componentes minerais no solo.
- Quando há deficiência de cálcio, as folhas ficam descoloridas, enrolam e caem. Esse problema pode ser resolvido adicionando fertilizante à base de sulfato de cálcio, mas somente se o pH do solo estiver normal. Se o pH estiver elevado, o pH deve ser ajustado para 5,1-7,5.
- Se uma macieira tiver falta de boro, as folhas ficam amarelas, enrolam e apresentam manchas mortas nas bordas. Para suprir essa deficiência, a macieira é tratada com uma solução de ácido bórico na proporção de 15 gramas para cada 10 litros de água.
- A deficiência de magnésio é indicada por manchas amareladas ou amarronzadas nas folhas, que se enrolam. As árvores devem ser alimentadas com sulfato de potássio e magnésio, sulfato de magnésio ou farinha de dolomita na proporção de 30 g por metro quadrado de solo.
- Quando uma macieira apresenta deficiência de fósforo na primavera, as folhas não abrem e novos brotos não se formam. A deficiência desse micronutriente durante a estação de crescimento resulta em amarelecimento e enrolamento das folhas, além da queda prematura de flores e frutos. Para resolver esse problema, recomenda-se a adubação foliar com uma solução de superfosfato a 3%.

Se você seguir essas regras, poderá restaurar a macieira para uma aparência saudável em 1 a 2 meses.
Eliminação de doenças fúngicas
Para eliminar infecções fúngicas em macieiras, são utilizados fungicidas. Topaz, Fitosporin e Topsin são eficazes contra o oídio. Quando a infestação é grave, são utilizados produtos à base de penconazol.
Medicamentos contendo cobre
Produtos que contêm cobre devem ser usados em climas quentes e frios. Caso contrário, podem ocorrer queimaduras nas folhas. Os seguintes produtos são amplamente utilizados.
- O Blue Bordeaux é um produto granulado que se mistura facilmente com água e pode ser usado em condições climáticas adversas. Elimina eficazmente colônias de esporos.
- Abiga Peak – o ingrediente ativo é o cobre; é um produto de contato aplicado nas áreas afetadas. Deve ser usado somente em tempo seco. Para preparar uma solução, misture 50 gramas do produto com 10 litros de água.
- Cuproxato. Este produto contém nitrogênio e acetato de cobre. Uma solução a 0,25% elimina todas as colônias de fungos. Pode ser usado como irrigação radicular. Elimina a ferrugem e fornece ao solo elementos benéficos.
- Champion. Utilizado para fins medicinais e preventivos, reveste as folhas com uma película protetora. Impede a propagação de fungos pela macieira. Embora não elimine completamente os esporos dos fungos, cria um ambiente desfavorável para eles. Use 60 g do produto para cada 10 litros de água. Evite usar o produto em climas quentes.

Os produtos acima mencionados devem ser diluídos de acordo com as instruções, caso contrário, você pode danificar a macieira ou não obter o resultado desejado.
Medicamentos contendo enxofre
Para remover manchas marrons nas folhas, você pode usar produtos que contenham enxofre.
- Enxofre coloidal. É usado em solução. Para preparar a solução, misture 40 g de enxofre em pó e 5 litros de água. Não use esta solução se a planta estiver florida.
- Cúmulo. O ingrediente principal é o enxofre. O produto é facilmente solúvel em água e não gera poeira.
Ao comprar, fique atento ao prazo de validade dos medicamentos.
Tratamento de folhas de macieira com preparações biológicas
Produtos biológicos servem como alternativa aos produtos químicos e têm um efeito mais suave nas plantas. É aconselhável usar produtos à base de toxinas biológicas para pulverizar mudas jovens. Este procedimento ajuda a aumentar a imunidade das macieiras, protegê-las de doenças e eliminar os efeitos da ferrugem.

- Trichodermin. Dissolva 50 gramas do pó em 1 litro de água. Misture bem e adicione mais 5 litros de água.
- Planriz. Este produto contém bactérias da rizosfera que suprimem ativamente o apodrecimento e promovem uma microflora protetora. Dissolva 100 ml do produto em 10 litros de água.
- Phytodoctor. Dissolva o pó em água e trate os rizomas com a solução. Esta solução inibe o crescimento de fungos.
Você pode fazer sua própria solução biológica misturando os componentes nas proporções necessárias.
Quais são as consequências para a macieira e a colheita?
Se as macieiras não forem tratadas, as manchas se expandem, as folhas secam e caem, e a produção diminui. Além disso, o sabor da fruta é prejudicado. A fotossíntese e o metabolismo de nutrientes das árvores são interrompidos, e seu equilíbrio hídrico também é afetado.
Outras medidas preventivas para melhorar a saúde do seu pomar
As macieiras devem ser plantadas longe de coníferas. Na primavera, limpe as áreas afetadas até que uma camada de madeira saudável apareça. Como medida preventiva, borrife as árvores jovens com uma solução de sulfato de cobre. Espace as mudas a 3 metros de distância.











