Descrição do melão Roxolana F1, métodos de cultivo e cuidados com a cultura

O melão Roxolana F1 foi desenvolvido para cultivo em regiões frias. Este híbrido é resistente a flutuações de temperatura e doenças, e seu rápido período de amadurecimento permite uma colheita produtiva mesmo em verões curtos.

Descrição e características

Esta variedade é popular por seu excelente sabor e resistência a doenças. Os frutos têm longa vida útil, podendo ser consumidos mesmo nos meses mais frios. Para melhor armazenamento, são colhidos verdes e armazenados em local fresco e seco. Esses frutos podem durar meses. Para amadurecer, devem ser transferidos para um local quente e ensolarado.

Melões híbridos

Graças às suas características, esta variedade recebe apenas avaliações positivas de jardineiros e grandes agricultores. Além de sua longa vida útil, o melão possui as seguintes qualidades:

  • peso de 1,5 a 2,5 kg;
  • os frutos são redondos, ligeiramente alongados;
  • a casca é fina, de cor amarelo-alaranjada;
  • os topos são poderosos;
  • as folhas são largas;
  • período de maturação de 60 a 70 dias;
  • a polpa é doce e macia.

A planta é resistente a doenças como antracnose e míldio. Além disso, as raízes são resistentes ao apodrecimento. A cultura pode ser semeada quando a temperatura do solo atingir 15 °C. Ao cultivar ao ar livre, escolha um local elevado e com pleno sol. A folhagem ampla da planta protegerá os frutos do sol escaldante.

Melões híbridos

Em regiões com climas frios e verões curtos, é recomendável cultivar mudas e depois transplantá-las para uma estufa.

Métodos de cultivo

Sementes compradas em lojas especializadas são adequadas para o plantio. Alguns jardineiros usam sementes de colheitas anteriores, armazenadas por pelo menos três anos. No entanto, é importante lembrar que a Roxolana F1 é uma variedade híbrida. Mesmo que esta semeadura produza uma colheita, a qualidade varietal dos frutos variará. Para garantir uma colheita de alta qualidade, é necessário comprar sementes anualmente.

mudas de melão

Antes da semeadura, as sementes precisam ser germinadas. Para isso, deixe-as de molho em uma solução morna e fraca de permanganato de potássio por 12 horas. Em seguida, coloque as sementes sobre um pano úmido até que os brotos apareçam.

As mudas são cultivadas em vasos de turfa e plantadas ao ar livre, junto com o recipiente. As plantas jovens têm raízes muito frágeis, facilmente danificadas ao remover as mudas do recipiente. Você pode fazer seu próprio solo misturando terra, composto, turfa e cinzas. Coloque duas sementes em cada vaso. Mantenha as mudas em um local aquecido e bem iluminado. Cubra os vasos com vidro ou plástico até que as mudas brotem.

Cultivo de melões

Antes do transplante, o solo da estufa deve ser fertilizado. Os arbustos são plantados a 0,6 metro de distância um do outro. Como o espaço na estufa é limitado, os melões podem ser cultivados verticalmente. Para isso, instale uma treliça na estufa e estique um barbante. À medida que os caules crescem, eles são enrolados no barbante. A planta não consegue suportar o peso do melão, então os frutos são pendurados em uma rede presa à treliça. Isso evitará que os frutos caiam antes de amadurecerem.

A estufa precisa ser ventilada diariamente. Também é importante atrair insetos para polinizar as mudas. Isso pode ser feito de duas maneiras: borrifando os melões com água com açúcar ou plantando flores produtoras de mel perto da estufa. Como alternativa, você pode usar polinização artificial para evitar atrair insetos indesejados.

Em climas quentes, as sementes podem ser semeadas diretamente em terreno aberto. O terreno deve ser bem iluminado e elevado. A rotação de culturas deve ser considerada. Se o terreno já continha melões, a semeadura não é recomendada.

Melão na grama

A profundidade de semeadura é de até 10 cm. O solo é fertilizado com esterco diluído, húmus, turfa ou cinzas. No cultivo horizontal, coloque um substrato (madeira, linóleo ou compensado) sob os frutos para limitar o contato com o solo. Caso contrário, os frutos podem apodrecer. Para obter uma colheita antecipada, como em uma estufa, recomenda-se plantar as mudas no solo em vez de semear.

Cuidando da variedade

Para que os melões cresçam e produzam uma colheita produtiva, eles precisam de solo com baixa acidez, bom suprimento de oxigênio e minerais suficientes. Portanto, a soltura e a fertilização são essenciais. Os fertilizantes são adicionados pelo menos uma vez a cada 14 dias, e a soltura é realizada conforme necessário.

Cultivo de melões

As ervas daninhas devem ser removidas imediatamente; a Roxolana não tolera esse tipo de ambiente. Além disso, a variedade não tolera alta umidade; a rega deve ser feita no máximo uma vez a cada sete dias.

Somente caules masculinos são formados no caule principal, enquanto caules femininos crescem nos brotos. Para que a planta dê frutos, ela precisa ser pinçada. Após o surgimento da quarta folha, o caule é podado para formar brotos. Esses ramos também precisam ser podados. O procedimento é repetido várias vezes. Se a pinça for feita corretamente, um arbusto pode produzir de 5 a 7 frutos grandes.

Doenças do melão

A variedade é resistente a muitas doenças, mas sempre há risco de infecção. A Roxolana às vezes é suscetível à murcha de fusário, oídio e ataques de insetos. Se ocorrer murcha de fusário, reduza a rega e destrua as plantas afetadas. Melões não devem ser plantados na área onde o melão infectado cresceu por mais cinco anos.

Se afetados por oídio, trate os arbustos com enxofre em pó. Calda bordalesa ou produtos químicos ajudarão a repelir insetos (pulgões, moscas e ácaros).

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

  1. Marina Yartseva

    Cultivo essa variedade lindamente no sul da Sibéria. Este é o meu terceiro ano cultivando esses melões e imediatamente comecei a usar um bioativador de crescimento. BioGrowSempre consigo uma colheita farta com ele; até fiz geleia de melão num verão. A variedade do meu vizinho cresce muito pior sem o ativador.

    Responder

Pepinos

Melão

Batata