Descrição e propagação da variedade de amora-preta Agawam, características de plantio e cuidados

Muitos jardineiros sonham em cultivar amoras-pretas em seus próprios quintais. No entanto, a maioria das variedades híbridas dessa fruta é exigente e requer atenção extra. A amora-preta Agawam, embora não seja conhecida por seus frutos grandes, é fácil de cuidar e de clima agradável, e sua produtividade e sabor são muito bem avaliados por especialistas.

Melhoramento de amoras Agawam

A amora-preta Agawam foi desenvolvida por criadores americanos no século XIX. Variedades selvagens da fruta foram utilizadas para o desenvolvimento da variedade. Isso explica por que a amora-preta Agawam adquiriu imunidade natural a diversas doenças e resistência à geada, tornando-a considerada a variedade mais fácil de cultivar.

Características da variedade

A variedade de amora-preta Agawam foi adicionada aos registros estaduais de fruticultura no início dos anos 2000 e imediatamente ganhou popularidade entre jardineiros profissionais e amadores. Devido à sua excelente resistência à geada, esta variedade é recomendada para cultivo em regiões com uma ampla variedade de climas.

Frutas e arbustos

A planta é caracterizada por arbustos robustos que variam de 1,5 a 3 metros de altura. Os brotos são grossos, marrons e cobertos por numerosos espinhos afiados. As folhas são de tamanho médio, onduladas e de cor verde-escura. Durante a estação de crescimento, numerosos brotos são produzidos.

Os frutos são ovais, de tamanho médio, pesando de 4 a 5 gramas. Tornam-se pretos quando maduros. Quando maduros, têm um sabor agridoce, com um aroma distinto de amora.

amora agavam

Período de floração e tempo de maturação

O arbusto frutífero entra na fase de floração em meados de maio, embora em latitudes mais ao sul o período de floração seja de 10 a 14 dias antes. Inflorescências racemosas com múltiplos botões se formam nos brotos. A planta fica completamente coberta por flores brancas de tamanho médio, que então se desenvolvem em ovários.

Produtividade, período de frutificação

O arbusto de bagas começa a dar frutos no segundo ano de crescimento. O maior número de ovários se desenvolve em brotos de dois anos. O período de frutificação dura até 15 anos.

A maturação é irregular, com até 25 frutos pretos amadurecendo em um único ramo. Os primeiros frutos podem ser colhidos já em meados de julho, mas a colheita principal ocorre em meados de agosto.

De cada arbusto de frutas vermelhas eles coletam de 7 a 15 kg de frutas maduras.

Este arbusto frutífero é frequentemente cultivado em escala industrial. Um hectare rende de 10 a 15 toneladas de frutas maduras e suculentas.

arbusto de amoraImportante! A produtividade da amora-preta Agawam depende principalmente das condições climáticas da região de cultivo.

Âmbito de aplicação das bagas

Ao contrário dos híbridos maiores, os especialistas não elogiaram muito o sabor da amora-preta Agawam. No entanto, segundo jardineiros, agricultores e horticultores, esta variedade é mais adequada para geleias, conservas, compotas, sobremesas e congelamento.

Sucos e néctares são produzidos comercialmente a partir das frutas, que são adicionadas a laticínios e confeitaria. A amora-preta Agawam é considerada uma variedade versátil e recomendada para consumo in natura.

Resistência a doenças e pragas

Os arbustos de amoreira-preta são naturalmente imunes a algumas doenças fúngicas e virais. Pragas também raramente atacam a plantação de amoras. Os tratamentos preventivos são realizados no máximo uma vez por temporada.

agave maduro

Resistência ao inverno e à seca

Este arbusto frutífero tolera facilmente temperaturas de até -30 °C, tornando-o adequado para cultivo em qualquer zona climática. Tolera a seca, mas a falta prolongada de umidade afeta negativamente a colheita. Os frutos ficam menores e perdem o sabor.

Vantagens significativas

Cultivar amoras-pretas Agawam é fácil, mesmo para jardineiros iniciantes. No entanto, para garantir os cuidados adequados e uma colheita abundante e de alta qualidade, é importante entender todos os prós e contras dessa variedade de fruta.

Vantagens:

  1. Os arbustos toleram bem geadas severas e flutuações de temperatura na primavera.
  2. As amoras-pretas Agawam amadurecem até mesmo em áreas sombreadas.
  3. Longo período de frutificação. Arbustos de frutas vermelhas no mesmo local podem dar frutos por até 15 anos.
  4. Altas taxas de rendimento.
  5. A variedade é pouco exigente quanto à composição do solo e cuidados adicionais.
  6. Finalidade universal das frutas.
  7. Crescimento rápido dos brotos.
  8. A cultura da fruta é resistente a doenças e pragas.

variedade de amora AgavamImportante! A variedade de amora-preta Agawam é uma fruta testada pelo tempo, climaticamente estável e versátil.

Imperfeições:

  1. Grandes espinhos nos galhos e folhas causam transtornos durante o cuidado e a colheita.
  2. Propagação rápida dos brotos radiculares. É necessária a poda regular dos galhos excedentes.
  3. Ao contrário dos híbridos modernos, a variedade Agawam tem frutos pequenos.
  4. Frutas verdes e muito maduras perdem significativamente o sabor.

A poda dos brotos excedentes é a principal etapa do cuidado com essa variedade de amora.

Tecnologia de plantio no local

Antes de plantar mudas em campo aberto, é necessário determinar o momento do trabalho, que depende das características climáticas da região e da escolha do local para os arbustos de amoreira.

plantando uma safra

Prazos

Em regiões com climas temperados e frios, as amoras são plantadas ao ar livre na primavera, assim que o solo aquece após a geada. Dessa forma, as mudas terão tempo para se estabelecer, criar raízes e sobreviver ao inverno sem problemas durante o verão. Em latitudes mais ao sul, as amoras são plantadas no outono, de 1 a 1,5 mês antes da primeira geada.

Selecionando e preparando um local

Em regiões de clima quente, os arbustos são plantados em áreas sombreadas. Em latitudes mais ao norte, os arbustos de frutas vermelhas preferem áreas bem iluminadas, protegidas dos ventos e correntes de ar do norte.

O sistema radicular da amoreira-preta não é propenso ao apodrecimento, por isso a planta cresce e dá frutos bem em terras baixas.

O terreno para as mudas é preparado de 4 a 6 semanas antes do plantio planejado. O solo é cuidadosamente cavado e limpo de ervas daninhas. Um buraco de 50 a 60 cm de profundidade e 1,5 cm de diâmetro é cavado no terreno preparado.

aterrissando e partindo

O que adicionar ao buraco de plantio

Para evitar trabalho adicional ao cultivar um arbusto frutífero espinhoso, prepare cuidadosamente o solo antes do plantio.

  1. O solo do buraco é misturado com húmus e fertilizantes minerais.
  2. Areia de rio é adicionada ao solo pesado.
  3. Solo com alto teor de acidez é corrigido.
  4. Solo com indicadores neutros é misturado com turfa.

A mistura de solo é misturada e colocada no buraco de plantio cavado e bem regada.

Importante! Ao comprar mudas, preste atenção especial à integridade das raízes e à aparência da planta.

Algoritmo e esquema de pouso

As amoras-pretas Agawam são plantadas em fileiras ou como arbustos individuais.

  1. A distância entre as plantações individuais é de pelo menos 2 m.
  2. No plantio em fileiras, a distância entre as mudas é de 1 a 1,5 m, entre fileiras de 2 a 3 m.
  3. Antes do plantio ao ar livre, as plantas são deixadas de molho por 5 a 7 horas em água misturada com argila. Em seguida, as raízes são tratadas com agentes antibacterianos e estimulantes de crescimento.
  4. Um monte de solo fértil é formado no centro do buraco.
  5. A muda é colocada no centro do monte, as raízes são distribuídas uniformemente no buraco e cobertas com terra por cima.
  6. O solo sob o arbusto é levemente compactado e bem regado.
  7. O solo da superfície é coberto com serragem misturada com turfa ou capim seco.
  8. Se necessário, pinos de suporte são colocados nos furos.

cuidado do soloImportante! As amoras-pretas Agawam diferem de suas parentes híbridas por terem espinhos grandes e afiados, que podem ser difíceis de cultivar. Portanto, para evitar encontros desagradáveis ​​com arbustos espinhosos, é importante manter um espaçamento rigoroso entre os plantios.

Especificidades do cuidado

Como qualquer fruta, as amoras-pretas de jardim exigem cuidados adicionais, incluindo rega, fertilização, tratamentos preventivos e poda.

Regar e fertilizar

No início da estação de crescimento, o arbusto é regado em dias alternados. À medida que cresce e se desenvolve, regue conforme o solo seca.

No início da primavera, a cultura da fruta é alimentada com um complexo de nitrogênio.

Assim que a planta entra na fase de floração ativa, os arbustos são fertilizados com fertilizantes minerais. No início do outono, as amoras também são alimentadas com minerais e nutrientes.

amoras na dacha

Poda de arbustos

Com o início do outono, brotos velhos, quebrados, danificados e fraturados são podados do arbusto. A formação do arbusto começa no quarto ano de crescimento da árvore frutífera. Quatro a seis dos galhos mais fortes são deixados no tronco principal, e o restante é podado.

Importante! Durante a estação de crescimento, as amoras-pretas desenvolvem múltiplos brotos, que drenam a energia da planta principal e reduzem significativamente o rendimento.

Afrouxamento e cobertura morta do solo

O afrouxamento é realizado várias vezes por estação. O afrouxamento do solo é combinado com rega e capina. O afrouxamento é especialmente importante no início da estação de crescimento e no outono, antes da dormência de inverno da planta.

cobertura morta de plantações

A cobertura morta do solo é importante quando a planta está nas fases de floração e frutificação. Grama seca, palha, turfa ou serragem podem ser usadas como cobertura morta.

Preparando-se para o inverno

A variedade de amora-preta Agawam tolera facilmente temperaturas de até -30 °C (-22 °F), portanto, em climas temperados e do sul, a planta não requer isolamento adicional. Nas regiões do norte, antes do inverno, os rizomas do arbusto são isolados com uma espessa camada de húmus e cobertura morta, cobertos com ramos de abeto. Os arbustos são então cobertos com estopa e fibra especial.

Além disso, com o início do outono, é realizada a poda sanitária das plantas.

Doenças e pragas: métodos de controle e prevenção

Para cultivar culturas saudáveis ​​e produtivas, é essencial seguir as regras de rotação de culturas. Para evitar a propagação de doenças e pragas, arbustos de framboesa, solanáceas e morangos não devem ser plantados perto de amoras.

controle de pragas

No início da primavera, são realizadas pulverizações preventivas nos arbustos com inseticidas e fungicidas. Se necessário, são utilizados produtos que contenham cobre.

Métodos de reprodução

A variedade de amoreira-preta Agawam é propagada por numerosos rebentos de raiz ou por sementes. Dividir o arbusto é a maneira mais fácil de obter mudas. Os brotos são separados do arbusto maduro, juntamente com o rizoma. As mudas jovens são plantadas individualmente.

As sementes são colhidas de frutos maduros.

  1. As bagas são lavadas por um longo tempo em água corrente até que as sementes estejam completamente limpas da polpa.
  2. Em seguida, as sementes são dispostas em solo úmido ou areia e colocadas na gaveta de vegetais da geladeira.
  3. As sementes são mantidas no frio por 2 a 3 meses e só então são plantadas em pequenos recipientes cheios de solo fértil.
  4. Os vasos são cobertos com filme plástico e colocados em local aquecido.
  5. Assim que os primeiros brotos aparecem, a película é removida e as plantas são plantadas em vasos diferentes.

propagação por sementes

Na primavera, as mudas preparadas são plantadas no terreno aberto do jardim.

Avaliações de jardineiros sobre a variedade

Elena Vyacheslavovna, 46 anos, região de Moscou

Compramos duas amoreiras-pretas Agawam há quatro anos. Nunca tínhamos cultivado essa variedade antes e achamos que seria um incômodo. Mas acontece que o único problema real com essa variedade é a resistência aos brotos. Adoramos as frutas. Fazemos geleias, sucos, conservas em compotas, adicionamos em sobremesas e, o mais importante, fazemos um delicioso vinho caseiro. Agora temos 12 amoras-pretas em nossa propriedade, e estamos aumentando o número de pés a cada ano.

Sergey Vitalievich, 50 anos, Krasnoperekopsk

Decidi plantar amoras-pretas Agawam nos meus terrenos. Os arbustos cresceram e se desenvolveram durante o primeiro ano e começaram a dar frutos no segundo. Nosso clima é quente e estepe, então as amoras maduras estragam rapidamente antes da colheita. Na minha opinião, esta variedade não é adequada para cultivo comercial nas condições do sul.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata