- Benefícios da instalação de suporte para BlackBerry
- Tipos de treliças e tecnologia de instalação
- Modelo de faixa única
- Duas pistas
- Em forma de V
- Em forma de Y
- Em forma de T
- Como fazer uma estrutura você mesmo
- Feito de reforço de fibra de vidro
- Utilizamos suportes metálicos
- Métodos de amarrar um arbusto
- Regras para moldar amoras em uma treliça
- Inclinação unilateral
- Método do ventilador
- Método de entrelaçamento
Um elemento crucial do cultivo de amoras-pretas é o uso de treliças — suportes especiais compostos por postes e arame ou cabo metálico esticado entre eles. Devido às suas inúmeras vantagens, esses suportes são amplamente utilizados não apenas por veranistas e jardineiros amadores, mas também por fazendas de médio e grande porte e organizações agrícolas especializadas.
Benefícios da instalação de suporte para BlackBerry
As vantagens de usar treliças no cultivo de amoras incluem:
- Sem contato entre as frutas e o solo – as frutas cultivadas acima da superfície do solo não entram em contato com ele, o que significa que não ficam contaminadas com partículas do solo durante chuvas fortes ou regas intensas.
- Facilidade de colheita de frutas – as frutas ficam bem altas e são muito fáceis de colher.
- Economia de espaço – plantas colocadas compactamente em uma treliça ocupam muito menos espaço do que quando cultivadas sem treliça. Isso é especialmente importante para aqueles cujo espaço no jardim é severamente limitado por várias construções externas.
- Facilidade de poda – brotos localizados em uma treliça são mais fáceis de podar sem danificar os brotos jovens vizinhos.
- Conveniência de fertilizar e cultivar entre fileiras - graças ao posicionamento compacto dos brotos das plantas, é muito mais fácil fertilizar e cultivar entre fileiras usando pequenos motocultivadores.
Tipos de treliças e tecnologia de instalação
Para maximizar o rendimento de uma determinada variedade de amoreira, você precisará escolher e instalar o tipo certo de treliça. Dependendo do projeto, as treliças são classificadas como de faixa única e de faixa dupla.
Modelo de faixa única
O projeto de treliça mais simples consiste em 2 postes externos, de até 220-230 centímetros de altura, e 3-4 fileiras de arame esticadas entre eles, com um degrau de 60-70 centímetros.

Este suporte é instalado da seguinte forma:
- Nas extremidades da fileira de amoras, usando uma furadeira de jardim, faça dois furos de 70 a 80 centímetros de profundidade.
- Postes de suporte de três metros de comprimento, feitos de metal retangular com seção transversal de 40x40x2 mm, são inseridos nos furos, com tampas pré-inseridas nas extremidades inferiores. As extremidades dos postes, enterradas no solo, são tratadas com um mástique anticorrosivo especial.
- Os postes são concretados ou fixados em buracos usando uma mistura de cascalho fino e tijolos quebrados, que são cobertos com areia ou terra e cuidadosamente compactados.
- 4 porcas M10 são soldadas nos suportes.
- Os parafusos são parafusados nas porcas.
- Porcas M8 são soldadas aos parafusos.
- O fio é preso às porcas nas extremidades dos parafusos.
- O fio é tensionado girando os parafusos nas roscas das porcas M10 soldadas aos suportes.
Para evitar que os postes de suporte se inclinem para dentro com o tempo, eles são reforçados com espaçadores inclinados.

Se o comprimento de uma fileira for maior que 8 metros, um poste de suporte intermediário será instalado entre os postes de suporte mais externos.
Duas pistas
Uma treliça de duas faixas, diferentemente de uma treliça de faixa única, não tem uma, mas duas fileiras de fios dispostas paralelamente uma à outra.
Dependendo do design dos postes de suporte, essas treliças podem ter formato de Y, V e T.
Em forma de V
Essas treliças consistem em duas treliças localizadas em um ângulo de 30-35 entre si. 0 postes principais conectados na parte superior com um canto, dispositivos de tensionamento e 3-4 fileiras de arame.
Esses suportes são feitos soldando dois tubos perfilados em V de 300 mm de comprimento, unidos por um ângulo de um metro de comprimento na parte superior. Os suportes montados são concretados em ambas as extremidades da linha de cultivo, cravados de 70 a 80 centímetros no solo. Os tensionadores são soldados no lugar, o arame é fixado às porcas do tensionador e tensionado girando os parafusos.

Em forma de Y
Trata-se de um suporte melhorado, descrito no tipo anterior, com a única diferença de que dois perfis soldados em forma de V não são concretados no solo, mas sim soldados a um poste de suporte de capital cavado no solo.
Em forma de T
Este tipo de treliça consiste em dois postes de suporte com 2 a 4 travessas de comprimentos diferentes, às quais as pontas do fio são fixadas em ambos os lados.
Como fazer uma estrutura você mesmo
As treliças para arbustos de amora são feitas de materiais como reforço de metal-plástico e tubos de perfil de metal.

Feito de reforço de fibra de vidro
Um projeto semelhante é feito da seguinte forma:
- A cada 3-4 metros ao longo da fileira, duas peças de vergalhões de fibra de vidro, com 2,5-3 metros de comprimento, são cravadas no solo. A inserção é feita com um tubo perfilado e uma marreta.
- As peças de reforço que se projetam do solo são conectadas com arame a cada 50-60 centímetros.
- Longos pedaços de reforço são passados através das interseções resultantes, fixando-os aos suportes resultantes com arame de tricô.
As treliças montadas dessa maneira são leves e têm uma longa vida útil (a vida útil de seus produtos, conforme declarado pelos fabricantes de reforço de fibra de vidro, varia de 30 a 50 anos).
Utilizamos suportes metálicos
Ao fazer a estrutura mais simples de um tubo de perfil, seus blocos de 6 metros são cortados em postes de 3 metros, eles são instalados em ambas as extremidades da linha de cultivo, dispositivos de tensão são soldados em cada um dos postes a cada 50-70 centímetros, após o que o fio é preso a eles e tensionado.

Métodos de amarrar um arbusto
Ao cultivar amoras em treliças, os especialistas recomendam amarrá-las ao arame usando barbante de linho macio ou arame de amarrar envolto em papel.
Regras para moldar amoras em uma treliça
Dependendo da localização dos brotos da cultura nas fileiras de arame de suporte, há diferentes métodos de moldar amoras, como inclinação unilateral, em forma de leque e entrelaçamento.
Inclinação unilateral
Com esse método de formação, todos os galhos velhos são inclinados para um lado, e os jovens para o lado oposto, após o que são fixados em fileiras esticadas horizontalmente.

Para amarrar galhos inclinados às fileiras de arame, recomenda-se usar linha de linho macia ou arame isolado.
Método do ventilador
Todos os galhos velhos são esticados para que o arbusto adquira a forma de um leque. Os brotos jovens de um ano são presos à fileira inferior de arame.
Método de entrelaçamento
Galhos longos são colocados atrás da 3ª ou 4ª fileira superior de arame, depois dobrados e trançados sobre a 2ª ou 3ª fileira. Assim como nos métodos anteriores, os galhos são presos às fileiras de arame da treliça com linha de linho ou arame macio e isolante..











