Cuidando e cultivando romã a partir de sementes em casa

A romã conquistou o reconhecimento da maioria dos jardineiros por sua versatilidade e facilidade de manutenção, bem como por seus frutos saudáveis, com sabor único e aroma delicado. Além disso, Cultivando uma romã a partir de uma semente em casa é um processo muito interessante, que trará grande prazer de assistir.

História de origem

Cultivar árvores frutíferas exóticas se tornou popular. E uma romã cultivada a partir de uma semente também produzirá frutas únicas e ecologicamente corretas, realmente deliciosas de comer.

Durante pesquisas, cientistas estabeleceram que a romãzeira é originária da Pérsia. Desde os tempos antigos, a romãzeira é chamada de rainha das frutas, graças ao formato único de suas sépalas, que formam uma coroa. A romãzeira também ganhou esse título prestigioso devido às suas propriedades benéficas e poderes medicinais. Por isso, a planta é cultivada tanto em ambientes internos quanto externos.

Vantagens e desvantagens do método de cultivo

O processo de cultivo de romã a partir de sementes tem várias vantagens:

  • alta taxa de germinação do material da semente;
  • a planta é pouco exigente em solo;
  • a capacidade de cultivar sementes em qualquer época do ano;
  • em um procedimento você pode obter até 10 brotos, o que lhe dará a oportunidade de escolher a muda mais forte e saudável;
  • Todas as variedades de romã servem como material de plantio.

Mas também há desvantagens no método de propagação da romã a partir de uma semente:

  • um processo trabalhoso e trabalhoso de cultivo de uma planta;
  • observa-se germinação irregular;
  • As sementes nem sempre são de qualidade adequada.

romã caseira

Levando em conta todos os prós e contras, você pode cultivar uma romã a partir de uma semente e aproveitar essa fruta exótica.

Como selecionar e preparar material de plantio

Sementes de alta qualidade são a chave para o sucesso no cultivo de uma romã vigorosa. Ao usar sementes de frutas compradas em lojas, lembre-se de que são variedades híbridas e as plantas cultivadas a partir delas não produzirão frutos com as mesmas características da romã-mãe.

Mas isso não impede que você cultive uma planta que será caracterizada por uma copa exuberante e diferenciada por belas propriedades decorativas.

Para usar sementes, você precisa retirá-las de uma romã madura que não tenha danos; ela deve estar firme, cor marfim e livre de mofo ou lesões.

cultivando romãImportante! A semente resultante deve ser completamente limpa de qualquer polpa e deixada de molho por 12 horas em água misturada com um estimulante de crescimento vegetal e, em seguida, seca.

O não cumprimento dessas condições afetará negativamente a germinação e a saúde da romã.

Regras de pouso

Depois de provar essa fruta exótica, muitas pessoas se perguntam se é possível germinar uma semente de romã em casa. A resposta é sim, mas requer paciência e familiaridade com todas as instruções de plantio de romã.

Preparando a mistura do solo

A romãzeira é pouco exigente em termos de solo, preferindo solo nutritivo e solto, com pH entre 5,5 e 7. Para cultivar uma romãzeira a partir de sementes, você pode usar uma mistura de solo comercial para todos os fins ou fazer a sua própria mistura com partes iguais de solo rico em nutrientes, húmus e areia.

material de plantio

Em seguida, desinfete a mistura mergulhando-a em uma solução diluída de permanganato de magnésio ou água fervente. Este tratamento reduzirá o risco de infecções fúngicas.

Selecionando e preparando um pote

Ao escolher um recipiente para germinar sementes de romã, opte por vasos de flores, recipientes de plástico ou floreiras. Antes de usar, lave bem o recipiente e enxágue com água fervente. Em seguida, encha-o com a mistura de solo preparada e umedeça-o com água limpa.

Diagrama de plantio

O plantio de romãs a partir de sementes deve começar no final do inverno. As sementes germinarão em 2 a 3 semanas, enquanto os brotos de sementes plantadas em outras épocas só aparecerão após 2 a 3 meses. Para isso, coloque as sementes de romã preparadas, com a ponta para baixo, em uma mistura de solo pré-umedecida a uma profundidade de no máximo 1 cm.

sementes de romã

Plantar muito fundo atrasará o enraizamento, enquanto plantar superficialmente atrasará a germinação. Em seguida, polvilhe levemente as mudas de romã com terra, borrife-as abundantemente com água morna e cubra os recipientes com filme plástico transparente até que a germinação ocorra.

Requisitos de temperatura e outras condições

Para germinar sementes de romã com sucesso, é necessário criar condições confortáveis. Elas prosperam em um ambiente bem iluminado, com temperatura ambiente entre 25 e 30 graus Celsius. As romãs gostam muito de luz, portanto, os vasos com mudas devem ser colocados no local mais ensolarado. As romãs precisam de pelo menos duas horas de luz solar direta por dia.

regras de crescimento

Ventilação

Alguns dias após o surgimento dos brotos de romã, abra o filme plástico para arejar as plantas. Este procedimento deve ser feito com cuidado para evitar a exposição das plantas a correntes de ar.

Mergulho

Quando os brotos de romã atingirem 3 a 5 cm de altura e apresentarem 2 a 3 folhas verdadeiras, será necessário repicá-los. Os recipientes de replantio devem ser 2 a 4 cm maiores que os anteriores, e os brotos fracos devem ser removidos.

Quando o quarto par de folhas se formar, retire a parte superior para fortalecer a romãzeira. As flores emergentes devem ser removidas, pois a romãzeira não terá força suficiente para dar frutos devido à maturação insuficiente.

romã em vasos

Após 3 meses, repita o procedimento, deixando apenas os brotos mais fortes para obter uma romãzeira saudável.

Como criar um efeito estufa usando uma garrafa

Para a semeadura, você pode usar garrafas plásticas para criar não apenas recipientes para germinar sementes de romã, mas também vasos funcionais com sistema de irrigação e efeito estufa. Germinar as sementes dessa forma ajuda a desenvolver um sistema radicular forte e saudável, o que garante a sobrevivência das plantas jovens e a fertilidade.

Transplante para campo aberto

Ao plantar uma romã no jardim, uma série de condições devem ser atendidas:

  • a temperatura externa não deve ser inferior a 15 graus;
  • plante romã em uma colina, escolhendo o lado sudoeste do local, que é iluminado pelo sol e protegido de fortes rajadas de vento;
  • O local de plantio deve ser caracterizado por solo alcalino com drenagem de alta qualidade feita de argila expandida.

romã na dacha

Plantar uma romã envolve os seguintes passos:

  1. Cave um buraco medindo 60 x 70 cm.
  2. Enriqueça o fundo do buraco com uma mistura de solo contendo húmus, composto e areia e polvilhe uma camada de solo nutritivo por cima.
  3. Coloque a muda de romã no buraco em um ângulo de 40-45 graus, cubra suas raízes com terra e compacte-a para evitar a formação de vazios.
  4. Regue e cubra com palha e húmus.

O plantio correto permitirá que você cultive uma romã em terreno aberto em 3 a 4 anos.

Regras para cuidados posteriores

Cultivar uma romãzeira saudável e produtiva não é fácil. Cuidar da planta envolve rega adequada, poda na hora certa e fertilização. Seguir estas orientações corretamente permitirá que você decore seu jardim com lindas romãzeiras.

cuidados com as plantações

Modo de rega

Romãs não gostam de excesso de água, mas regá-las de menos também é prejudicial. Regue com moderação. Use apenas água morna e estável.

Importante! Regar romãs em excesso pode causar apodrecimento das raízes, enquanto regar de menos pode causar rachaduras na fruta.

Cobertura superior

O fertilizante adicionado à cova de plantio da romã deve ser suficiente para que as mudas cresçam vigorosamente durante os primeiros meses. No final da estação, alimente as plantas com nutrientes minerais, que devem ser adicionados junto com a rega.

alimentação de romã

No futuro, na primavera e no início do verão, enriqueça o solo com fertilizantes que contenham potássio ou nitrogênio e, no outono, ao desenterrar os troncos da romãzeira, adicione matéria orgânica.

Cobertura morta

Após a rega, recomenda-se cobrir o solo ao redor da romãzeira com palha ou aparas de grama. Isso reterá a umidade, inibirá o crescimento de ervas daninhas e melhorará a penetração de oxigênio nas raízes da planta.

Aparar

Independentemente de como a romã foi formada, como arbusto ou árvore, deve haver cerca de 5 caules principais, a copa deve ser ventilada e os brotos que crescem abaixo, galhos velhos e fracos, devem ser removidos regularmente.

poda de romã

As romãzeiras também precisam ser rejuvenescidas a cada 20 anos. Corte o arbusto completamente, deixando apenas 20 a 30 cm de galhos. Os cortes devem ser selados com verniz de jardim.

Formação

As romãzeiras precisam de um corte na copa para dar à árvore uma aparência bonita e garantir um ambiente confortável no jardim. Este procedimento deve ser realizado na primavera ou após a colheita dos frutos.

Normal

Se o objetivo é cultivar uma romãzeira em forma de arbusto, primeiro remova todos os galhos mortos e, em seguida, corte os brotos da raiz. Isso deve deixar cerca de cinco troncos fortes, dispostos em um padrão inclinado em forma de leque.

cultivando romãs em casa

Com uma trança

Levará cerca de seis meses para que os galhos da romã adquiram o formato trançado. Para isso, apare os galhos mais baixos, fazendo um corte circular logo abaixo do tronco, e depois apare as áreas mais curtas. Remova todas as folhas velhas do tronco trançado limpo, deixando os galhos esqueléticos no topo para formar a coroa da romã. Cubra todos os cortes com piche de jardim.

Bonsai

Uma romãzeira com tronco forte, com pelo menos 2,5 cm de espessura, é adequada para a formação de bonsai. A poda deve ser feita de acordo com o seguinte esquema:

  • remova todos os ramos excedentes de romã;
  • corte o tronco a uma altura de 20-25 cm, dobre-o no formato desejado e prenda-o com arame;
  • forme a coroa da romã com os ramos restantes, prendendo-os com linha de pesca;
  • apare a coroa conforme a planta cresce.

O tronco tem uma torção natural, o que lhe dá uma aparência retorcida e antiga, muito apreciada no bonsai.

poda de copa

Polinização

A romãzeira é uma planta de polinização cruzada. Produz flores estéreis, de estilete curto, e flores de estilete longo, que produzem frutos. Para uma polinização ideal, são necessárias várias plantas de romãzeira.

Dica! Você pode polinizar a planta artificialmente pegando uma flor com estames maduros e aplicando pólen nos pistilos das flores-jarro.

Doenças e pragas

Ao cultivar uma planta em terreno aberto, a árvore frequentemente fica exposta a diversas doenças e ataques de insetos nocivos.

doença da romã

Câncer de ramo

Esta doença causa rachaduras na casca dos galhos, formação de feridas com inchaços esponjosos nas bordas e ressecamento dos brotos.

Medidas de controle: remova as partes infectadas da planta ou corte a romã até o toco.

Podridão cinzenta

Esta doença é causada por restos de plantas em decomposição no solo e pela estagnação de água nas raízes. Os sintomas incluem a queda de flores e folhas e o ressecamento dos frutos e galhos da romãzeira.

Medidas de controle: tratar a planta usando agentes biológicos e químicos combinados.

Oídio

O aparecimento de uma camada branca na folhagem, flores e brotos da romã indica a presença de oídio. À medida que a doença progride, a lâmina foliar se deforma, eventualmente secando e caindo. O crescimento dos brotos jovens também é atrofiado, e as flores caem sem florescer.

oídio

Medidas de controle: borrife a planta com uma solução de sabão de cobre e, em caso de infecção grave da romã, use produtos químicos, incluindo Fundazol e Fufafon.

Ácaro-aranha

A presença desta praga é sinalizada pela queda das folhas, à medida que o ácaro se alimenta das células vegetais. Ela pode ser identificada pela presença de pontos brancos e teias finas na parte inferior da lâmina foliar.

Como combater: trate a planta com inseticidas.

Pulgão

Esta praga suga a seiva das folhas e brotos jovens das plantas. É facilmente distinguida de outros insetos: tem um corpo oval e convexo, de cor preta ou verde-claro.

pulgões na romã

Como combater: trate a romã com uma solução de sabão, mas em caso de proliferação massiva de pulgões, não é possível prescindir de produtos químicos.

Podridão radicular

Os principais sintomas da podridão são manchas marrons nas folhas da romã, que posteriormente secam e a planta desacelera seu crescimento.

Medidas de controle: para tratar a planta, recomenda-se o uso de preparações fungicidas eficazes.

Cochonilha

As romãzeiras podem ser atacadas por cochonilhas. São insetos pequenos e velozes, com até 5 mm de comprimento. Os sintomas incluem a presença de placas escuras e fluido pegajoso na folhagem.

cochonilha na planta

Como combater: coletar os parasitas manualmente e pulverizar a romã com Fitoverm ou Metaphos.

Tripes

Este inseto voador se alimenta do suco e da polpa das romãs; sua presença é indicada por manchas brancas nas folhas e inflorescências.

Como resultado, a folhagem escurece e seca, e as inflorescências ficam deformadas e caem.

Como combater: inseticidas ajudarão a destruir tripes na romã e, se o número de insetos for pequeno, use uma infusão à base de alho.

Dicas e conselhos de jardineiros experientes

Cultivar uma romã a partir de uma semente não é fácil, mas para facilitar a tarefa, recomendamos seguir os conselhos de jardineiros experientes:

  1. Antes de plantar, deixe as sementes de molho em água.
  2. Coloque os recipientes com mudas em um local que receba bastante luz solar.
  3. Alimente a planta usando fertilizantes minerais.
  4. Leve os brotos de romã crescidos para fora quando a temperatura estiver acima de 17 graus.
  5. Umedeça o solo regularmente, certificando-se de que a água não fique estagnada.
  6. A romã é propensa a doenças, por isso é importante escolher as ferramentas certas para cuidar da planta de forma responsável.

Essas dicas simples ajudarão você a evitar erros e a cultivar com sucesso uma romãzeira única a partir de uma semente.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata