- Vantagens e desvantagens de estacas em casa
- Recomendações para escolha de prazos
- Como preparar adequadamente uma muda
- Regras de enraizamento
- Preparação
- Na água
- No chão
- Como cuidar após o enraizamento
- Iluminação
- Umidade
- Rega
- Cobertura superior
- Temperatura
- Como transplantar para um local permanente
- Dicas e recomendações
Propagar romãs a partir de estacas preparadas permite cultivar uma planta dentro de casa que encherá seu ambiente com um aroma mágico durante a floração. Além disso, você pode colher uma safra completa de frutos dessa planta. Isso requer não apenas plantar a romãzeira corretamente, mas também cuidar dela adequadamente desde o momento em que ela cria raízes.
Vantagens e desvantagens de estacas em casa
Propagar uma romãzeira a partir de estacas não é tão difícil. Este método tem várias vantagens, incluindo:
- a muda enraizada começa a crescer rapidamente e em alguns anos se transforma em uma pequena árvore;
- ao plantar uma muda, as qualidades varietais da planta, as características de sua tecnologia agrícola e os cuidados necessários são conhecidos com antecedência;
- Uma romãzeira adulta irá encantar você não apenas com sua floração, mas também com sua frutificação.
Uma das desvantagens desse método é que pode ser difícil obter material de plantio de alta qualidade.
Recomendações para escolha de prazos
Romã de interior Ela também tem um período de dormência, que termina com a chegada do calor da primavera e o despertar de todos os seres vivos na natureza. É durante esse período que as mudas devem ser feitas para evitar danos à árvore.
As estacas preparadas são colocadas em água com a adição de um estimulador de enraizamento. No início de maio, o material de plantio é plantado no solo. Este período é considerado o mais ideal para as mudas criarem raízes e começarem a crescer.
Como preparar adequadamente uma muda
Para o enraizamento, são retiradas estacas de brotos saudáveis, com um ano de idade. Elas devem ter aproximadamente cinco gemas e 20 a 25 cm de comprimento. Estacas do sistema radicular da árvore também são utilizadas. A parte inferior das estacas é cortada abaixo de uma gema, e a parte superior é cortada a 0,5 vez a distância entre as gemas.

Regras de enraizamento
Para garantir que as mudas criem raízes com sucesso e comecem a dar frutos rapidamente, é necessário seguir regras simples para realizar este procedimento.
Preparação
Antes do enraizamento, recomenda-se tratar a estaca preparada com um estimulante de enraizamento. Às vezes, a borda inferior é simplesmente mergulhada em uma mistura de carvão ativado e Kornevin. A solução restante é então agitada para evitar que a estaca morra. A estaca é então colocada em um recipiente com água para enraizar. A estaca é então colocada em um local bem iluminado e aquecido.
Na água
Enraizar uma romãzeira na água é fácil, especialmente porque você pode monitorar a viabilidade das mudas e o desenvolvimento do sistema radicular. Se necessário, você pode usar fertilizantes adicionais para ajudar a planta a crescer e se desenvolver normalmente.
Uma semana após colocar o caule da romã na água, seus brotos começam a inchar. Após sete dias, as primeiras raízes começam a emergir. Na semana seguinte, o sistema radicular da planta se desenvolverá e crescerá. Uma árvore forte e saudável desenvolverá raízes numerosas e poderosas.

Se notar que as raízes estão fracas e em número reduzido, recomenda-se retirar a muda da água e deixá-la de molho em uma solução de Kornevin por 12 horas. Em seguida, coloque-a de volta no recipiente de vidro com água limpa. Assim que um sistema radicular forte e bem desenvolvido estiver formado, transplante a romãzeira para o solo.
No chão
Assim que as mudas plantadas no solo formarem de 3 a 4 brotos com folhas, elas são transplantadas para vasos individuais. Todas as etapas são realizadas com extremo cuidado para evitar danos às delicadas raízes. Uma camada de drenagem é colocada no fundo de um vaso de volume adequado, em seguida, uma mistura nutritiva de solo é adicionada e a muda é colocada no lugar.
Os vasos com romãs jovens são colocados em uma janela ampla e ensolarada, de preferência voltada para o sul. Se o sol estiver muito forte, a árvore fica levemente sombreada para evitar que as folhas queimem. O ideal seria colocar a planta em um local bem iluminado, em frente à janela.
Como cuidar após o enraizamento
Ao cultivar uma romã, é importante não apenas enraizar e plantar as mudas corretamente, mas também cuidar adequadamente da planta.
Iluminação
As romãs devem ser cultivadas no local mais ensolarado possível. A planta não tolera pouca luz e pode perder as folhas. Para se proteger contra queimaduras solares, use sombra artificial.

Umidade
As romãs não gostam de excesso de umidade no solo, que pode causar apodrecimento das raízes. Mantenha a umidade do ar no ambiente em média ou ligeiramente acima da média.
Em climas secos e quentes, recomenda-se fornecer umidade adicional colocando recipientes abertos com água ou um umidificador automático. O mesmo deve ser feito no inverno, quando o aquecimento central estiver ligado. Isso pode secar significativamente o ar no ambiente, o que afeta negativamente a saúde da romãzeira.
Rega
As romãs devem ser regadas apenas com água sedimentada, em temperatura ambiente, da qual todo o cloro restante tenha evaporado. Não deixe o solo secar. Regue a planta usando uma bandeja.
Se sobrar água após 30 minutos, descarte-a. O excesso de umidade pode causar o apodrecimento das raízes da romã.
Cobertura superior
É preferível alimentar a romãzeira com um produto universal que estimula seu crescimento e desenvolvimento: humato de potássio. Quando a planta começar a florescer, pode ser tratada com "Buton", que estimulará a formação de brotos e ovários. Uma vez durante a estação de crescimento, a árvore é alimentada com uma preparação mineral complexa preparada de acordo com as instruções incluídas.

Temperatura
Ao cultivar romãs, lembre-se de que a árvore não tolera temperaturas abaixo de -10 °C durante o inverno. Se isso for provável, a planta deve ser movida para outro cômodo ou bem isolada. Ao cultivar esta fruta exótica em ambientes fechados, ela deve ser movida para um cômodo fresco com temperatura do ar de +10 °C durante o inverno.
Como transplantar para um local permanente
Mudas de romã cultivadas a partir de estacas são plantadas em local permanente no final do verão. O local escolhido para esse fim deve atender aos mesmos requisitos do local temporário.
Primeiro, cave um buraco de plantio com 0,7 m de profundidade e 0,6 m de largura. Ao plantar várias árvores, a distância entre elas deve ser de cerca de 2 m.
Uma estaca de suporte é colocada no centro do buraco e uma camada de material de drenagem é adicionada ao fundo. Em seguida, uma mistura nutritiva de solo fértil, húmus e areia é adicionada em um monte. A romãzeira é cuidadosamente colocada no topo do monte e coberta com terra. O colo da raiz não deve ser enterrado muito fundo. A muda é amarrada à estaca de suporte, regada generosamente e o solo coberto com cobertura morta.

Dicas e recomendações
Para cultivar uma romã a partir de mudas em casa, normalmente é usada uma mistura comercial para vasos, projetada para o cultivo de plantas cítricas. No entanto, se desejar, você pode preparar a sua própria. Para isso, você precisará de uma pequena quantidade dos seguintes ingredientes:
- areia fina de rio, lavada e livre de argila;
- húmus de folhas;
- turfa;
- solo de turfa.
Jardineiros experientes dizem que em nenhuma circunstância você deve usar solo de carvalho para cultivar romãzeiras, pois ele é altamente ácido.
Durante os primeiros anos de vida, a árvore precisa ser replantada anualmente (se cultivada em ambientes internos). Isso é feito no início da primavera. A cada vez, o tamanho do vaso deve ser aumentado.
Vale ressaltar que, se o vaso for muito grande, a romã criará raízes primeiro e, assim que preencherem completamente o vaso, a parte aérea começará a crescer. A árvore adulta é transplantada para um vaso de barro maior, onde crescerá por vários anos.











