Instruções de uso da preparação Indigo, composição e dosagem do fungicida

Árvores frutíferas e videiras podem sofrer com doenças fúngicas que prejudicam não apenas as árvores, mas também a colheita. Vamos analisar a composição do "Indigo", seu princípio de funcionamento e finalidade, como dosá-lo corretamente para o preparo da solução e como calcular seu consumo. Também discutiremos com quais produtos ele é compatível, as condições de armazenamento e a quantidade ideal para armazenamento, bem como seus possíveis substitutos para uso agrícola.

Formas de composição e liberação

A Shchelkovo Agrokhim, fabricante do fungicida "Indigo", produz o produto como um concentrado emulsionável. Contém o ingrediente ativo sulfato de cobre tribásico na concentração de 345 g por litro. É classificado como um pesticida de contato com ação protetora. Está disponível em embalagens comerciais de 5 e 10 litros.

Princípio de funcionamento e finalidade

Os íons de cobre penetram nas células fúngicas e interagem com enzimas, levando à inibição da atividade, comprometimento da respiração e desnaturação de proteínas. Esporos e conídios param de crescer e não conseguem penetrar na planta. A solução adere bem às folhas, cobrindo a superfície uniformemente.

Forma uma camada resistente à lavagem que, quando deixada nas plantas, inibe efetivamente os esporos e sua germinação, evitando assim o desenvolvimento e a disseminação de patógenos e fornecendo proteção em condições climáticas adversas.

Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
O fungicida índigo é usado para tratar doenças de macieiras, pereiras, videiras, cerejeiras, cerejeiras-doces, ameixeiras e pessegueiros. É eficaz contra sarna, moniliose, mofo cinzento, mancha preta, míldio, clasterosporiose e enrolamento foliar. A ação do fungicida inicia-se imediatamente após a aplicação nas plantas e dura de 7 a 14 dias, dependendo da gravidade da infecção e das condições climáticas.

Droga índigo

Cálculo de consumo e regras de utilização

A dosagem de "Indigo" para macieiras e pereiras é de 3 a 5 litros por hectare, para uvas – 4 a 6 litros, e para cerejas e ameixas – 4 a 5 litros. São realizados quatro tratamentos no total, o primeiro como medida preventiva, seguido por tratamentos subsequentes em intervalos de 1 a 1,5 semanas. O período de espera varia: 15 dias para macieiras, 20 dias para uvas e 7 dias para cerejas.

O efeito máximo do uso do "Indigo" ocorre com o uso profilático, que é realizado antes mesmo do aparecimento dos sinais da doença (germinação de esporos e crescimento de conídios fúngicos).

pulverizando árvores

A pulverização com Indigo deve ser feita em condições de umidade e temperatura moderadas, em um dia claro e sem vento, pela manhã ou à noite, quando a luz solar não for intensa. Aplique a solução de forma que molhe a superfície das folhas e galhos de maneira uniforme e completa. É importante seguir os intervalos recomendados entre os tratamentos para evitar que os novos brotos sejam infectados. Evite pulverizar imediatamente após ou antes da chuva; aguarde pelo menos 4 a 5 horas após a aplicação para que o fungicida faça efeito.

O fungicida "Indigo" não é tóxico para as plantas tratadas quando utilizado na dosagem recomendada. A alta umidade durante a pulverização pode causar queimaduras nas folhas e formação de teias em macieiras sensíveis ao cobre. A resistência fúngica não ocorre com aplicações repetidas.

folhas de uva

Precauções de segurança

O índigo é moderadamente tóxico para humanos e abelhas, classificado como Classe 3. Jardins podem ser pulverizados com veículos aéreos. Não use perto de corpos d'água devido ao potencial de envenenamento de seus habitantes.

Ao pulverizar, use roupas de proteção, luvas, óculos de proteção de plástico e um respirador. Essa proteção é necessária para minimizar o contato da solução com a pele, os olhos e o trato respiratório do trabalhador.

despeje no tanque

Após terminar o trabalho, tire a roupa, lave o rosto e as mãos e enxágue com água limpa as áreas onde a solução entrou em contato. Se ocorrerem sintomas de intoxicação, faça um enxágue com carvão ativado. Em casos graves, consulte um médico.

A compatibilidade é possível?

O fungicida "Indigo" é considerado compatível com muitos pesticidas; no entanto, não deve ser misturado com produtos altamente ácidos ou alcalinos. Apesar da boa compatibilidade, um teste deve sempre ser realizado para determinar a compatibilidade química dos ingredientes.

Como e por quanto tempo pode ser armazenado?

Após a data de produção, o fungicida Indigo pode ser armazenado em recipientes por dois anos. Armazene o fungicida em uma área designada para produtos agrícolas. Não armazene água, alimentos, medicamentos ou produtos domésticos perto do fungicida. Fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos podem ser armazenados nesse local. Qualquer produto restante é inutilizável após a data de validade. A solução deve ser usada no dia do preparo; sua eficácia diminui significativamente após 24 horas.

espaço de armazém

Com o que substituí-lo

O sulfato de cobre está presente em produtos como "Kumir" e "Kuprosat". A calda bordalesa pode ser usada em residências, pois atua de forma semelhante aos produtos comerciais, prevenindo a germinação de esporos de fungos. Todos os produtos são usados ​​para tratamento preventivo, tanto antes do início de uma possível infecção quanto após o aparecimento dos sintomas.

O fungicida índigo previne que doenças fúngicas perigosas e de fácil transmissão infectem pomares e vinhedos. É utilizado em sistemas modernos de proteção de plantas e é considerado de ação rápida e eficaz na prevenção do surgimento e disseminação de uma série de doenças. O fungicida índigo pode ser usado desde o início da primavera até o fim da estação. Permanece ativo tanto em climas quentes quanto frios. A solução é lavável, não fitotóxica e o sulfato de cobre não se acumula nos tecidos ou frutos, o que o torna seguro.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata