- Composição, forma farmacêutica e finalidade
- Prós e contras
- Como funciona e com que rapidez o efeito aparece
- Taxas de consumo para plantas
- Preparação da mistura de trabalho
- Instruções de uso
- Medidas de precaução
- Quão tóxico é?
- Possível compatibilidade
- Data de validade e como armazená-lo
- Medicamentos substitutos
Agricultores que plantam grandes áreas dependem de fertilizantes, pesticidas e herbicidas para controlar ervas daninhas e garantir uma colheita abundante. Esses produtos químicos ajudam a controlar até mesmo as ervas daninhas mais persistentes sem prejudicar as plantações. O herbicida Racer, produzido por uma empresa nacional, é projetado para controlar gramíneas e gramíneas de folhas largas.
Composição, forma farmacêutica e finalidade
O herbicida seletivo de solo "Racer" contém um componente ativo responsável por sua eficácia: flurocloridona. Um litro do produto químico contém 250 ml de substância ativa.
O herbicida é vendido como um concentrado emulsionável, embalado em latas plásticas de 5 litros. É fabricado pela empresa russa Makteshim. As instruções indicam que o produto químico foi desenvolvido para matar gramíneas anuais e ervas daninhas de folhas largas que sufocam as plantações de cenoura, girassol e batata.
Prós e contras
Agricultores que combatem ervas daninhas em seus campos testaram a eficácia do herbicida e identificaram várias de suas vantagens:
- uma ampla gama de cereais e plantas anuais dicotiledôneas que a preparação pode destruir;
- a capacidade de lidar com ervas daninhas em um único tratamento;
- longo período de ação protetora desde que as instruções sejam seguidas;
- a possibilidade de usar um herbicida antes e depois do surgimento das ervas daninhas;
- baixa toxicidade para humanos;
- custo relativamente baixo do agente químico e consumo econômico do herbicida.
Entre as desvantagens do medicamento está sua toxicidade para insetos benéficos e vida aquática, por isso, antes de aplicar o tratamento em um campo, os proprietários do apiário devem ser notificados com antecedência.
Outra desvantagem do herbicida é que ele não afeta ervas daninhas perenes.

Como funciona e com que rapidez o efeito aparece
O ingrediente ativo do herbicida interrompe a biossíntese de carotenoides e inibe a fotooxidação da clorofila. Se as ervas daninhas forem tratadas antes de emergirem da superfície do solo, o ingrediente ativo penetra nas raízes, de onde se espalha por todos os tecidos e partes da planta. Se as ervas daninhas já estiverem em crescimento, o ingrediente ativo é absorvido pelos caules e folhas e, em seguida, atinge o sistema radicular.
Os primeiros sinais de infestação de ervas daninhas são observados alguns dias após o tratamento, e o período de proteção dura dois meses. Normalmente, uma pulverização por estação é suficiente.

Taxas de consumo para plantas
As instruções do fabricante especificam a dosagem do herbicida para cada planta. Não é recomendável exceder a dosagem recomendada para evitar danos às plantações.
Os padrões para o agente químico são apresentados na tabela:
| Planta cultivada | Consumo de herbicida | Quantidade necessária de fluido de trabalho |
| Batata | 2 a 3 litros por hectare | De 200 a 300 litros por hectare de campo |
| Cenoura | 2 a 3 litros por hectare | De 200 a 300 litros por hectare de campo |
| Girassol | 3 a 4 litros por hectare | De 200 a 300 litros por hectare de campo, dependendo do grau de infestação de ervas daninhas |
Preparação da mistura de trabalho
Prepare o herbicida imediatamente antes do uso para garantir que o ingrediente ativo mantenha sua potência. Encha o tanque do pulverizador até a metade com água purificada e adicione o herbicida na dosagem recomendada. Em seguida, ligue o agitador. Aguarde até que a emulsão esteja completamente dissolvida e adicione o restante da água, mantendo o agitador ligado.

Instruções de uso
As instruções de uso indicam o melhor momento para iniciar o controle de ervas daninhas com o herbicida "Racer". O produto é mais eficaz quando aplicado antes que as plantas emerjam do solo. O dia deve estar seco e claro, e a pulverização deve ser feita no início da manhã ou ao entardecer, após o pôr do sol.
Como o herbicida é moderadamente perigoso para animais e insetos, é recomendável realizar o trabalho em um dia sem vento para evitar que gotas do fluido de trabalho se espalhem em áreas vizinhas ou em corpos d'água.
Medidas de precaução
Ao tratar um campo com um produto químico, é importante ter roupas de proteção à mão. O agricultor também precisará de luvas de borracha e um respirador para evitar a inalação de gotículas da solução.
Após concluir todo o trabalho, lave as roupas e descarte o líquido restante de acordo com as normas de segurança (não despeje o produto químico em corpos d'água ou no solo). O agricultor toma banho com sabão para remover quaisquer gotas acidentais de líquido. Se o produto químico entrar em contato com os olhos ou a boca, procure atendimento médico imediato para evitar complicações.

Quão tóxico é?
O herbicida é classificado como classe de toxicidade 3 para humanos e insetos benéficos e classe 2 para mamíferos. Portanto, deve-se ter cautela ao manuseá-lo para evitar danos à sua saúde e ao meio ambiente.
Possível compatibilidade
As instruções indicam que o herbicida pode ser usado em conjunto com outros produtos químicos do solo após um teste preliminar. Os medicamentos aprovados incluem Pendigan, Acenit e Triflurex.
Data de validade e como armazená-lo
O herbicida permanece eficaz por dois anos a partir da data de produção, desde que armazenado corretamente e com a embalagem original fechada. Se a lata já tiver sido aberta, o produto tem validade de no máximo seis meses. Armazene o produto químico em uma área de serviço separada, fora do alcance de crianças e animais, a uma temperatura não superior a 27 graus Celsius.
Medicamentos substitutos
Se necessário, o herbicida "Racer" pode ser substituído por uma preparação como "Stealth".












