- Composição e formas de liberação existentes
- Prós e contras do produto
- Como funciona a substância ativa?
- Características da preparação da solução de trabalho e como usá-la
- Vinhas e arbustos de frutas vermelhas
- Pepinos
- Raízes
- Árvores frutíferas
- Precauções de segurança
- Quão tóxico é o produto?
- Possível compatibilidade com outros medicamentos
- Como armazenar corretamente e por quanto tempo
- Herbicidas semelhantes
O cultivo de diversas culturas em fazendas exige proteção cuidadosa contra doenças e insetos nocivos. O Topsin-M combate essa situação de forma eficaz. Protege contra pragas, fungos e doenças infecciosas, além de fortalecer a imunidade das plantas. Antes de usar, leia as instruções do fungicida Topsin-M para evitar erros e consequências imprevistas.
Composição e formas de liberação existentes
O Topsin-M está disponível em sachês de 10, 25 ou 500 gramas. É um pó solúvel em água. Os agricultores compram embalagens que variam de 2 a 10 quilos. Suspensões para diluição também estão disponíveis em frascos de 1 e 5 litros.
O principal ingrediente que combate ativamente as doenças das culturas é o tiofanato metílico. O pó contém 70% do ingrediente ativo por litro de produto diluído, enquanto o líquido contém 50%.
Prós e contras do produto
Benefícios do fungicida:
- ação rápida ocorre dentro de 24 horas após o tratamento e dura de 1 a 2 meses;
- é considerado um produto ecologicamente correto;
- após a aplicação – resultado eficaz, excelente colheita, sem doenças;
- não é prejudicial às abelhas e zangões;
- Plantas e árvores têm uma aparência saudável e crescem melhor.

As desvantagens incluem dependência com o uso contínuo e toxicidade se as instruções e a dosagem não forem seguidas. O tratamento é melhor realizado em climas quentes; a substância é ineficaz em temperaturas abaixo de 16 graus Celsius.
Como funciona a substância ativa?
Durante o tratamento, o ingrediente ativo penetra uniformemente nas folhas e raízes, detectando doenças e pragas. A função do fungicida inclui prevenção, proteção e tratamento. É eficaz contra oídio, coccomicose, fusarium e ataques de bactérias e fungos transmitidos pelo solo.
O Topsin inibe o desenvolvimento e a divisão de células patogênicas, prevenindo novas infecções. O medicamento também é letal para diversos insetos que atacam a folhagem e transmitem doenças perigosas.

Características da preparação da solução de trabalho e como usá-la
O pó ou a suspensão devem ser diluídos imediatamente antes do tratamento das culturas. Use aproximadamente 15 gramas da substância para cada 10 litros de água. Adicione gradualmente, mexendo delicadamente. Para evitar que sedimentos se acumulem no fundo, mexa ou agite a mistura enquanto trabalha. Pulverize a solução preparada sobre plantas e árvores.
Vinhas e arbustos de frutas vermelhas
Se uvas e arbustos de frutas vermelhas forem afetados pelo mofo cinzento, eles se recuperarão após três tratamentos com Topsin. O tratamento é realizado na dose de 1 litro por hectare. Não aplicar antes da colheita, apenas durante o período de frutificação.

Pepinos
O tratamento fungicida é realizado antes da floração e da frutificação dos pepinos. Recomenda-se aplicar aproximadamente 30 ml da solução diluída por metro quadrado.
Se os frutos já estiverem maduros, cancele o tratamento, caso contrário os frutos serão venenosos.
Raízes
Aplique o produto quando forem detectados oídio e doenças fúngicas. Pode ser usado três vezes por safra. A primeira aplicação é para prevenção e a segunda aplicação é repetida um mês depois para consolidar os resultados. Interrompa o tratamento três semanas antes da colheita. Use um litro do produto preparado por hectare de terra.
Árvores frutíferas
Para proteger as árvores de doenças e insetos, o Topsin-M é aplicado três vezes antes da frutificação. Árvores grandes podem precisar de 8 a 10 litros de solução. É melhor diluí-lo na primavera, antes da floração. Isso permite que as substâncias se acumulem nos brotos e raízes, resultando em um tratamento mais eficaz. A dosagem recomendada é de 1,5 litro por hectare de solo.

Precauções de segurança
Ao trabalhar com tal medicamento, é necessário conhecer todas as regras para uso seguro:
- Use luvas, botas, meias, máscara e cubra os olhos com óculos.
- Não use perto de crianças, animais ou água que contenha seres vivos.
- É melhor descartar qualquer produto restante longe de corpos d'água e áreas residenciais.
- Após terminar, lave bem as mãos e o rosto com sabão.
Quão tóxico é o produto?
Como qualquer produto químico, o Topsin é tóxico para humanos e outros seres vivos se não for usado de acordo com as instruções. Não tem efeito sobre a pele, mas é melhor cobrir as mãos, os pés e os olhos ao manuseá-lo. É perigoso usá-lo em condições de vento. É inofensivo para abelhas, vespas e zangões, portanto, não há necessidade de se preocupar com a polinização. No entanto, o ingrediente ativo é extremamente prejudicial à vida aquática e aos peixes; se acidentalmente liberado em um corpo d'água ou nascente, causa a morte imediata da fauna local.

Possível compatibilidade com outros medicamentos
O fungicida pode ser combinado com outros produtos para tratamento de culturas. É importante seguir a dosagem correta e evitar o uso em conjunto com produtos que contenham cobre.
Como armazenar corretamente e por quanto tempo
A embalagem pode ser armazenada hermeticamente fechada em temperaturas entre -15 °C e +30 °C. Se aberta, é melhor embrulhá-la em plástico ou papel. Use o produto diluído no mesmo dia. Mantenha longe de água, animais de estimação e crianças.
Herbicidas semelhantes
O principal ingrediente ativo do Topsin-M é o tiofanato de metila. Outros análogos conhecidos incluem Pelt 44, Ciaban, Enovit-M, Mildonat, Thiofen e Tsikozin. Para prevenir o desenvolvimento de fungos e doenças infecciosas, esses produtos devem ser usados regularmente como medida preventiva no cultivo de culturas e árvores.











