Agricultores que plantam vastas extensões de terra com culturas não têm condições de controlar ervas daninhas manualmente, então recorrem a produtos químicos. Alguns produtos são projetados para matar ervas daninhas antes que elas surjam acima da superfície do solo, enquanto outros são usados após o surgimento dos primeiros brotos. Entre estes últimos, está o herbicida seletivo "Salsa", que pode ser usado tanto na primavera quanto no outono.
Composição, forma farmacêutica e finalidade
O herbicida da DuPont contém um ingrediente ativo, o etametsulfuron metil, que pertence à classe de produtos químicos das sulfonilureias. Um quilo do produto químico contém 750 gramas do ingrediente ativo. O herbicida é produzido como um pó molhável, acondicionado em sachês solúveis em água. Também está disponível comercialmente como grânulos dispersíveis em água, acondicionados em potes de 250 gramas.
Este produto químico foi desenvolvido para controlar e destruir ervas daninhas em campos semeados com colza e girassol. É eficaz não apenas contra ervas daninhas anuais e algumas perenes, mas também contra variedades difíceis de erradicar (bolsa-de-pastor, rododendro e mostarda-do-campo), quando usado corretamente.
Princípio de funcionamento
Após o tratamento, o ingrediente ativo, uma sulfonilureia, penetra rapidamente em todos os tecidos das plantas daninhas e inicia sua ação. Atua não apenas nas superfícies foliares, mas também parcialmente na superfície do solo (caso chova após a pulverização). Sob a influência do componente químico, o crescimento das plantas daninhas é interrompido, elas enfraquecem e não roubam mais nutrientes e água das plantações.
Os primeiros sinais de morte da grama tornam-se perceptíveis dentro de uma semana de tratamento (para ervas daninhas resistentes, após 10 dias). As folhas ficam amareladas e ocorre necrose. A erradicação completa das ervas daninhas ocorre dentro de duas semanas após a pulverização; o prazo exato depende da resistência da planta, das condições climáticas e da taxa de aplicação do produto químico.

Prós e contras
Após testar o herbicida seletivo "Salsa" em seus campos, os agricultores identificaram diversas vantagens do produto químico. Entre elas, citaram as seguintes:
- nenhum dano às plantas cultivadas se os padrões especificados nas instruções forem observados;
- eficácia na destruição de uma ampla gama de ervas daninhas, incluindo aquelas que são difíceis de erradicar;
- a velocidade de ação do produto químico após a penetração dos contaminantes no tecido;
- baixo consumo de herbicida;
- Possibilidade de utilização em misturas em tanque após testes;
- Eficiente no uso tanto para culturas semeadas na primavera quanto para plantio no inverno.
Uma das desvantagens do herbicida é que ele só pode ser usado em campos semeados com girassol e colza.

Cálculo do consumo
As instruções do fabricante especificam as taxas de aplicação de um produto químico que mata ervas daninhas sem prejudicar as plantações. As taxas de aplicação para diferentes culturas são apresentadas na tabela:
| Planta cultivada | Norma do herbicida "Salsa" | Tempo de aplicação do produto químico e frequência de uso |
| Girassol | 25 gramas por hectare | O campo com a cultura é tratado nos estágios iniciais do desenvolvimento do girassol. Apenas uma vez. |
| Colza de inverno e colza de primavera | De 20 a 25 gramas de herbicida por hectare de campo | Na primavera, o tratamento é realizado na fase de alongamento do caule da colza.
No outono, o trabalho é realizado uma vez até que a planta tenha formado 8 folhas. |
Para melhorar o efeito do herbicida e ajudá-lo a aderir às ervas daninhas, é adicionado o adesivo "Trend 90"; são necessários 200 ml da substância por hectare de campo.

Preparação da mistura de trabalho
O fluido de trabalho para o tratamento de campo é preparado imediatamente antes do procedimento. Adicione um pouco mais da metade da água ao tanque do pulverizador e adicione a dose recomendada de herbicida. Ligue o agitador até que as partículas químicas estejam completamente dissolvidas. Em seguida, adicione o restante da água e a dose recomendada de adesivo e ligue o agitador novamente por 5 minutos para permitir a dissolução do herbicida.
Instruções de uso
O controle de ervas daninhas é recomendado quando as temperaturas estiverem acima de 10 graus Celsius, em um dia seco e claro, com ventos de até 4 m/s. É melhor tratar o campo pela manhã ou à noite, após o pôr do sol.

Precauções de segurança
Antes de iniciar o tratamento de campo, os agricultores devem garantir sua segurança. Eles devem usar roupas de trabalho que cubram todo o corpo, botas de borracha e luvas. Para evitar a exposição a vapores químicos, um respirador é essencial.
Durante o tratamento, é estritamente proibido comer, beber ou fumar, para que o produto químico não entre no corpo humano.

Quão tóxico é?
O herbicida pertence à 3ª classe de toxicidade química, portanto não pode ser usado perto de fontes de água potável ou em zonas de proteção hídrica. Antes de aplicar o herbicida, o agricultor deve notificar os proprietários de apiários próximos sobre a próxima operação para que possam limitar a fuga das abelhas.
Possível compatibilidade
O herbicida é compatível com a maioria dos produtos químicos e fertilizantes. No entanto, antes de usá-lo em misturas para aquário, recomenda-se testar uma pequena quantidade de cada produto.

Como armazenar corretamente e por quanto tempo
Armazene o produto químico em uma área de serviço separada, longe de crianças e animais de estimação. A temperatura não deve exceder 30 graus Celsius. A validade do herbicida a partir da data de fabricação é de 3 anos.
Análogos
Se necessário, a salsa pode ser substituída por preparações como Borey Neo e Rondos.









