O cultivo sempre envolve o controle de ervas daninhas. Vamos explorar as capacidades do herbicida Zontran, incluindo instruções de uso, composição e formulação, como funciona e seus prós e contras. Também exploraremos como preparar a solução, dosagem e consumo, toxicidade e compatibilidade, tempos e métodos de armazenamento e alternativas.
Composição, forma farmacêutica e finalidade
O fabricante do Zontran, Shchelkovo Agrokhim CJSC, o produz como uma solução coloidal concentrada. O ingrediente ativo, metribuzina (250 g por litro), é uma triazinona. É um pesticida com ação sistêmica e seletiva. Está disponível em latas de 5 e 10 litros.
"Zontran" é usado antes e depois da emergência para tratar tomates, batatas e soja semeados e plantados contra ervas daninhas de 2 lóbulos e cereais de 1 ano de idade.
Princípio de funcionamento
O metribuzin inibe o transporte de elétrons envolvidos nos processos fotossintéticos. É prontamente absorvido pelas raízes e mudas, podendo também penetrar nas folhas. Sua solução coloidal concentrada permite que o metribuzin penetre rapidamente nas plantas daninhas e adira bem às folhas. Isso garante alta bioeficácia mesmo em baixas doses de aplicação.
Este herbicida inibe o surgimento de ervas daninhas vegetativas e seu uso ajuda a retardar o surgimento de ervas daninhas subsequentes. Protege as plantações contra ervas daninhas por até um mês (dependendo das condições climáticas).
O crescimento das ervas daninhas é interrompido imediatamente após o tratamento com Zontran. Os sintomas visíveis de supressão aparecem em 2 a 7 dias, e a morte completa das ervas daninhas ocorre em 10 a 15 dias.

Prós e contras
Vantagens do herbicida "Zontran":
- absorvido pelas folhas e raízes das ervas daninhas;
- baixo consumo e alta eficiência em comparação com preparações contendo metribuzina, produzidas na forma seca;
- protege as culturas do surgimento de novas ervas daninhas, criando uma “tela” no solo;
- reduz a carga de pesticidas nas plantas e no solo e reduz o custo de processamento;
- É considerado o medicamento mais eficaz entre todos os que contêm metribuzina e destinado à proteção de tomates e batatas;
- ajuda a prevenir a infecção da batata com requeima devido à ausência de ervas daninhas nos canteiros.
Desvantagens: só pode processar um pequeno número de colheitas, longo período de espera para tomates – 60 dias.
Cálculo do consumo

Taxa de aplicação de "Zontran" na agricultura (em litros por hectare) e consumo por hectare:
- semente de tomate para pulverização da cultura no estágio de 1-2 e 2-4 folhas - 0,4 + 0,8 (300-400);
- tomate para processamento no estágio de 2-4 folhas - 1,2-1,5 (300-400);
- para pulverizar mudas de tomate 2-3 semanas após o plantio – 1,7 (500);
- para processamento de batatas antes da emergência e em topos de 5 cm de altura – 1 + (0,4-0,6) (200-300);
- para processamento de batatas em topos de 5 cm de altura – 1,1-1,4 (300-400);
- soja antes da emergência – 0,6-1,2 (200-300).
O período de espera para batatas é de 30 dias, para tomates e soja – 60 dias.
Taxas de aplicação de "Zontran" em lotes residenciais privados e consumo da solução:
- semeadura de tomates com tratamento duplo – 4 + 8 ml/3 l de água (3 l/100 m2);
- tomates semeados na fase de 2-4 folhas – 12-15 ml/3 l (3 l/100 m2);
- mudas de tomate – 17 ml/5 l de água (5 l/100 m2);
- batatas com pulverização dupla – 10 ml/3 l + (4-6) ml/3 l (3 l/100 m2);
- batatas pulverização única – 10-15 ml/3 l (3 l/100 m2).

Em residências particulares, são realizadas duas pulverizações de "Zontran"; o período de espera é de 1 mês para batatas e 2 meses para tomates.
Como preparar a mistura e instruções de uso
A solução é preparada de acordo com o procedimento padrão: primeiro, despeje de um terço a metade da água no tanque, adicione a solução e mexa. Assim que a solução estiver completamente dissolvida, adicione o restante da água.
Medidas de precaução
Ao trabalhar com o herbicida "Zontran", use roupas de proteção. Use luvas, respirador e óculos de proteção. Não remova o equipamento de proteção durante o trabalho. Lave o rosto e as mãos após terminar.

Quão tóxico é?
Zontran é classificado como um produto tóxico de Classe 3 para abelhas e humanos. Seu uso próximo a corpos d'água e pisciculturas é proibido. Não é tóxico para plantas quando usado na dosagem recomendada e de acordo com as instruções.
Possível compatibilidade
O Zontran pode ser misturado com diversos herbicidas e outros pesticidas utilizados na agricultura. No entanto, como o fabricante recomenda, em cada caso, ao utilizá-los em conjunto, especialmente com fertilizantes de micronutrientes, é necessário verificar a compatibilidade física e química dos produtos.
Por quanto tempo e como armazená-lo corretamente
O Zontran tem prazo de validade de 2 anos. Armazene em sua embalagem original, com as tampas fechadas. Armazene em local escuro, seco e aquecido. Não utilize herbicida vencido. Qualquer solução preparada que permanecer em repouso por mais de 1 dia também deve ser descartada.

Meios semelhantes
Para uso agrícola, o Zontran pode ser substituído por produtos que contêm metribuzina: Artist, Rangoli-Guillotine, Kontakt, Lazurit, Tiron, Zenkor Ultra, Soil, Unimark, Zino, Torero, Lazurit Super, Zenkoshans, Metrifar 70 e Zenkor Techno. Produtos semelhantes para fazendas privadas incluem Lazurit, Lazurit T e Zenkor Ultra.
Zontran é utilizado em operações agrícolas e de produção privada para controlar ervas daninhas com um ano de idade em culturas de tomate, batata e soja. Este produto apresenta baixa dosagem, baixo consumo e excelente eficácia. Demonstra desempenho superior em comparação com produtos secos com o mesmo ingrediente ativo.











