O que fazer se a pera estiver caindo e por que isso acontece

A pera é uma das culturas mais comuns em nosso clima, encantando os jardineiros com seus frutos deliciosos e nutritivos. Cultivar esta árvore frutífera fácil de cultivar geralmente é simples, mas às vezes surgem problemas que afetam negativamente a produtividade. Condições desfavoráveis ​​e doenças infecciosas podem fazer com que as peras deixem cair frutos verdes.

Razões para a perda do ovário da pera

A floração abundante das pereiras na primavera é motivo de comemoração. Mas o clima de alegria é abalado quando os frutos ainda verdes começam a cair repentinamente. Vários fatores podem causar isso. Além disso, a árvore frequentemente perde seus frutos não por um motivo, mas por vários motivos ao mesmo tempo.

Condições climáticas inadequadas

Se a primavera for quente e ensolarada, é possível que haja formação de ovários em excesso. A planta não consegue produzir todos os frutos, então ativa seus mecanismos naturais para corrigir o problema: simplesmente elimina alguns ovários.

Condições climáticas adversas, como vento e chuva, também contribuem para a queda dos frutos. Chuvas fortes e rajadas de vento derrubam brotos jovens e ovários em desenvolvimento.

Flutuações bruscas na temperatura do solo, quando a diferença entre as temperaturas diurnas e noturnas é superior a 8°C, afetam negativamente a frutificação da pera.

peras em um galho

Deficiências nutricionais

Deficiências nutricionais são uma causa comum de queda de frutos antes do amadurecimento. Durante a fase de frutificação, a planta absorve nutrientes intensamente, o que esgota o solo. Portanto, pereiras frutíferas precisam de fertilização: com nitrogênio no início da estação, potássio e fósforo no meio da estação e matéria orgânica no final.

Em casos raros, o aumento da acidez do solo pode causar a queda dos frutos da pereira.

Umidade do solo insuficiente ou excessiva

A frutificação começa em junho. No entanto, este mês de verão é caracterizado por condições climáticas instáveis. Chuvas fortes e dias secos são possíveis. Portanto, é necessário monitorar cuidadosamente os níveis de umidade do solo.

frutas podres

Doenças e pragas

As pereiras perdem frutos quando afetadas por ferrugem, sarna e doença da roseta. Insetos-praga que podem causar problemas incluem besouros-das-flores, cigarrinhas e traças-da-maçã.

O que fazer se os ovários da pera caírem?

Para evitar a perda da sua colheita, você precisa agir rapidamente. Mas, às vezes, apesar de todas as medidas tomadas, uma pereira doente não pode ser salva. A primeira coisa que você deve fazer é verificar o nível de umidade do solo, pois a rega inadequada costuma ser a causa de problemas na produção de peras.

ovários de pera

Restaurando a saúde das árvores frutíferas

Medidas para ajudar a impedir a queda de frutos de pera:

  1. Regulamentações de rega. Peras de 3 a 5 anos são regadas de 5 a 8 vezes por estação, com um balde de 10 litros de água despejado sob a árvore a cada rega. Peras de 6 a 10 anos precisam ser regadas de 10 a 12 vezes por estação.
  2. Regular a fertilização. Se a queda dos frutos tiver começado recentemente, use ureia: dissolva 2 colheres de sopa em um balde de 10 litros de água. Borrife a árvore com a solução do tronco à copa. Evite borrifar em dias chuvosos ou ventosos. Se o problema se agravar, use o seguinte remédio para salvar a pereira: colete as ervas daninhas em um balde, encha-o com água, adicione 10 gramas de superfosfato e uma xícara de cinzas. Deixe a solução em infusão, coberta, em local sombreado por duas semanas. Antes de usar, dilua a solução na proporção de 1 litro para 10 litros de água. Despeje quatro baldes de água sob a árvore.
  3. Controle de pragas. No outono, armadilhas adesivas são colocadas no jardim para atrair muitas pragas. Uma vez por estação, as árvores frutíferas são pulverizadas com fungicidas para reduzir o risco de infecções fúngicas: Horus (10 mg por 10 litros de água) e Skor (2,5 mg por 10 litros). O solo é revolvido duas vezes por estação. Inseticidas são usados ​​contra insetos. Se o jardim for atacado por traças da maçã, você pode preparar uma solução de 10 g de mostarda e 1 litro de água e deixar em infusão por 2 dias. Dilua 200 ml da solução em um balde de 5 litros de água e despeje 2,5 litros sob a pereira. O tratamento deve ser continuado por no máximo um mês.
  4. Restauração da acidez normal do solo. O solo ácido é neutralizado pela adição de dolomita (400 g por 1 m2). A área neutralizada deve estar a pelo menos 1 m de distância do tronco.

Prevenção

Um jardineiro deve monitorar constantemente a saúde das árvores frutíferas. Problemas que levam à queda de frutos são mais fáceis de prevenir do que consertar.

Pulverizar árvores

Medidas preventivas:

  1. Pulverizar as árvores com calda bordalesa. Na primeira aplicação, no início da primavera, utiliza-se uma solução a 3%. Na segunda aplicação, uma semana antes da floração, utiliza-se uma solução a 1%.
  2. Tratar peras no início da primavera com uma solução de enxofre coloidal a 1% para evitar ataques de insetos nocivos.
  3. Tratamento com sulfato de cobre após a colheita. Use 100 g de solução para cada balde de 10 litros de água. Use 2 litros de solução por árvore.
  4. Remoção de brotos danificados e selagem de cortes para evitar patologias infecciosas.

Dicas e conselhos de jardineiros experientes

A pereira é descomplicada; com cuidados regulares, porém padronizados, sua produção não diminui. Rega, fertilização e proteção contra doenças adequadas são suficientes para garantir uma frutificação consistente.

A queda de frutos é um grande fator de estresse para as pereiras. Para aliviar esse estresse, use imunoestimulantes como Vympel, Immunocytophyte e Nitrophoska.

frutas estragadas

Para reduzir a probabilidade de queda de frutas, jardineiros experientes aconselham:

  1. Sempre que regar, use uma sonda para verificar a profundidade de penetração da umidade. Ela deve estar entre 50 e 60 cm. Se o nível de umidade for insuficiente, adicione água.
  2. Use cobertura morta para reter a umidade do solo. A espessura da cobertura deve ser de 10 cm.
  3. Regue à noite ou em dias sem sol.
  4. Após cada rega, solte o solo ao redor do tronco.
  5. Escolha variedades resistentes a doenças para plantar: Kudesnitsa, Avgustovskaya Rosa, Severyanka, Dukhmyanaya.
  6. Considere a adequação da variedade às condições climáticas da região de cultivo. Caso contrário, o rendimento será baixo.

As pereiras começam a dar frutos muito cedo. No entanto, para uma árvore jovem, a frutificação abundante pode ser debilitante. Consequentemente, a pereira perde frutos em excesso — outro possível motivo para a falta de colheita. Nessa situação, a única opção do jardineiro é esperar até que a árvore esteja forte o suficiente para dar frutos consistentemente.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata