- Descrição e características da variedade
- Resistência à seca, resistência à geada
- Produtividade e frutificação
- Resistência a doenças e pragas
- Vantagens e desvantagens
- Regras de pouso
- Prazos recomendados
- Escolhendo um local adequado
- Como selecionar e preparar material de plantio
- Diagrama de plantio
- Cuidados posteriores
- Rega
- Cobertura superior
- Formação da coroa
- Hilling
- Doenças e pragas
- Colheita e armazenamento
- Áreas de aplicação
Desde 2000, a variedade de groselha Ural Emerald está registrada no Registro Estadual de Conquistas de Melhoramento da Federação Russa. O híbrido é aprovado para cultivo na Sibéria Ocidental e Oriental. Caracteriza-se pela resistência à geada, cultivo pouco exigente e alta produtividade.
Descrição e características da variedade
A groselha esmeralda Ural é fruto da pesquisa científica dos criadores de Chelyabinsk. A variedade foi desenvolvida a partir do cruzamento da variedade Pervenets Minusinsk, resistente à geada, com a variedade Samorodok, sem espinhos e de alto rendimento. O híbrido herdou as melhores propriedades de suas culturas originais.
Os arbustos de groselha-espinhosa são de tamanho médio (até 1,2 m), compactos e densamente foliados. Um número médio de espinhos cresce nos brotos jovens e verdes. As lâminas foliares verde-escuras são enrugadas, serrilhadas nas bordas, não uniformes e com cinco lóbulos. Flores bissexuais rosadas florescem em maio. Esta variedade é autopolinizadora.
Resistência à seca, resistência à geada
Sem cobertura, a groselha esmeralda dos Urais pode suportar temperaturas de até -35 °C. Durante invernos sem neve e mais rigorosos, a planta deve ser isolada.
Esta variedade não é resistente à seca. A produtividade depende da irrigação.
Produtividade e frutificação
Os frutos verdes, grandes e uniformes da groselha Ural Emerald amadurecem nos últimos dez dias de junho ou início de julho. Cada baga pesa de 6,5 a 7,5 g. O comitê de degustação concedeu à Ural Emerald a classificação mais alta por seu equilíbrio entre açúcares naturais e ácidos orgânicos. O teor de ácido ascórbico por 100 g de fruto é de 20,5 mg, o que contribui para seus benefícios à saúde.

A produtividade depende dos cuidados e da altura da planta. A produtividade média é de 3 a 6 kg por planta, ou 12 toneladas por hectare. A frutificação começa de 3 a 4 anos após o plantio e continua por 15 anos.
Resistência a doenças e pragas
Com práticas de cultivo adequadas, a groselha esmeralda dos Urais é resistente a doenças fúngicas e pragas. A alta umidade, as altas temperaturas do verão e o excesso ou a deficiência de micronutrientes criam condições favoráveis para patógenos como antracnose, mancha branca e oídio. A cultura requer tratamentos preventivos.
Vantagens e desvantagens
A groselha esmeralda ou esmeralda dos Urais tem as seguintes características positivas:
- alto rendimento - até 6 kg por arbusto;
- imunidade à mosca-serra do pinheiro, traça;
- resistência ao inverno (até -35°C), adaptação às condições climáticas da Sibéria Ocidental e Oriental;
- preservação da forma e do sabor das frutas durante o transporte;
- frutificação anual independentemente das condições climáticas;
- facilidade de atendimento;
- de frutos grandes;
- sabor agridoce de frutas vermelhas com pontuação de degustação de 5 pontos.

Os jardineiros consideram a coroa densa e a presença de espinhos como desvantagens das groselhas.
Regras de pouso
O plantio é uma medida agrícola importante da qual depende o desenvolvimento e a saúde da groselha esmeralda dos Urais.
Prazos recomendados
Você pode plantar groselhas na primavera, antes que os brotos abram, mas a planta criará raízes melhor se plantada no outono, no final de setembro ou início de outubro, um mês antes da geada.

Escolhendo um local adequado
As groselhas preferem solos férteis, médios e levemente argilosos, e não toleram inundações, solos argilosos pesados ou solos encharcados. Escolha um local elevado e bem iluminado para a planta. Se o nível do lençol freático estiver a menos de 1 metro abaixo da superfície, construa um monte artificial de 0,5 metro de altura.
Locais onde framboesas e groselhas cresceram em anos anteriores não são adequados para o plantio, pois são afetados pelas mesmas doenças e pragas que as groselhas.
Os melhores predecessores da cultura são as raízes e as leguminosas.
Como selecionar e preparar material de plantio
Sinais de que uma muda de groselha esmeralda Ural é adequada para o plantio:
- sistema radicular constituído por 2–3 raízes lenhosas e uma rede de raízes elásticas de alimentação;
- 3–4 brotos podados de até 30 cm de comprimento;
- ausência de manchas nas folhas, cascas, brotos secos;
- flexibilidade dos brotos verdes.
Antes do plantio, as raízes da groselha são primeiro embebidas em Kornevin ou Zircon e depois mergulhadas em uma pasta de argila para reter a umidade.
Diagrama de plantio
A groselha Ural Emerald é plantada em um padrão esparso, onde a distância entre os arbustos é de 1,5 m, entre as fileiras - 2 m.

A preparação do terreno para o cultivo começa com a remoção de ervas daninhas e a escavação do solo. Com duas a três semanas de antecedência, prepare covas de plantio com meio metro de diâmetro e 0,4 metro de profundidade. Misture a camada de solo fértil com um balde de composto e 400 gramas de cinzas de madeira.
Se a muda foi comprada com sistema radicular fechado, ela é plantada com o torrão. As raízes expostas são espalhadas e a mistura de solo é adicionada em seções, compactando-a para evitar bolsas de ar. A planta é regada com 10 litros de água e coberta com uma camada de 10 centímetros de turfa e serragem.
O colo da raiz é aprofundado em 5–6 cm.
Cuidados posteriores
Após o plantio, os cuidados com a Esmeralda Ural envolvem umedecer o solo, podar para fins formativos e sanitários, afofar o solo e amontoar. A fertilização adequada e oportuna, além de medidas preventivas para evitar doenças e pragas, também aumentam a produtividade.

Rega
Durante o primeiro ano após o plantio, as groselhas são regadas regularmente, uma vez por semana, evitando que o solo seque. Os arbustos maduros são regados pela primeira vez durante a fase de crescimento ativo dos brotos, no final de maio ou início de junho. Cada arbusto requer 30 litros de água. A segunda rega ocorre quando os ovários estão se formando. Quando os frutos estão amadurecendo, três semanas antes da maturidade, a planta é regada uma terceira vez. A rega final é uma irrigação para repor a umidade. Se houver chuva suficiente, a planta não é regada.
Cobertura superior
As groselhas são fertilizadas quatro vezes por ano. Na primeira fertilização, no início da primavera, 70 gramas de sulfato de amônio são espalhados sob o arbusto ou os arbustos são cobertos com uma camada de 7 a 9 centímetros de esterco ou húmus apodrecido. Na segunda fertilização, as groselhas são fertilizadas durante a floração. A planta é regada com uma infusão de verbasco e urtiga. Durante a formação dos frutos, os arbustos precisam de potássio e fósforo. O superfosfato é adequado, aplicado na proporção de 70 gramas por metro quadrado.

No outono depois poda para aumentar a resistência das groselhas ao inverno São adicionados ao solo 400 g de nitrato de potássio, 1 kg de cinzas de madeira ou 80 g de sulfato de potássio.
Formação da coroa
No ano seguinte ao plantio da groselha, três brotos do ano corrente são adicionados aos três brotos do ano anterior, selecionando-se o mais forte. Os demais são removidos. Esse procedimento é repetido todos os anos. Quando a frutificação começa, o esqueleto da coroa consiste em 12 a 15 ramos de idades variadas. Os ramos com seis anos ou mais são removidos, à medida que os brotos mais jovens dão frutos.
Na poda, também são cortados os galhos fracos, aqueles danificados por doenças e pragas, aqueles caídos no chão e aqueles que crescem dentro da copa.
Hilling
Após a chuva e a rega, quando uma crosta se forma na superfície, o solo sob os arbustos de groselha é solto. No outono, em preparação para o inverno, os arbustos são amontoados e cobertos com palha e folhas caídas da floresta.

Doenças e pragas
O não cumprimento das normas de irrigação e fertilização, copas densas, iluminação insuficiente e proximidade com lençóis freáticos levam à ocorrência das seguintes doenças:
- Mancha foliar de Septoria. Pequenas manchas marrons, que depois se tornam claras, se formam nas folhas e frutos, onde se desenvolvem esporos do fungo. À medida que a doença se espalha, as groselhas perdem as folhas prematuramente. Para prevenir ou tratar a mancha branca antes do surgimento dos brotos, trate os arbustos e o solo abaixo deles com calda bordalesa e sulfato de cobre.
- Antracnose. Manchas marrons nas lâminas foliares aumentam e se fundem com o tempo. As folhas caem, o crescimento dos brotos é inibido e a produtividade diminui. Produtos eficazes para prevenir e tratar a Copperhead incluem Previkur, Fundazol e Skor. São necessárias de duas a três aplicações, com intervalos semanais.
- Oídio. Uma camada branca, semelhante à farinha espalhada, aparece nas folhas. No verão, a camada torna-se marrom. As folhas se deformam, os ovários caem e os frutos secam. O tratamento inclui o fungicida Topaz (2 mg de matéria seca por balde de água), uma solução de sulfato de cobre e o fungicida Hom. Ao pulverizar três vezes, alterne os produtos semanalmente. A prevenção envolve o tratamento com uma infusão de cascas de cebola, cinzas e alho.

As pragas mais comuns da groselha esmeralda dos Urais são pulgões, ácaros e a broca de corpo estreito. Para evitar ataques de insetos, borrife os arbustos com uma infusão de absinto, tabaco e folhas de batata. Se os remédios populares falharem, são utilizados tratamentos químicos. Iskra e Aktara são eficazes contra pulgões. Fufanon e Antikleshch são eficazes contra ácaros. Se a planta estiver infestada com a broca, trate os arbustos com uma solução aquosa de Actellic.
Colheita e armazenamento
As groselhas Ural Emerald são colhidas manualmente em clima seco, do final de junho a meados de julho. Para evitar ferimentos nas mãos causados pelos espinhos, use mangas compridas e luvas. As frutas são colhidas uma de cada vez, com o caule preso.
No cultivo em escala industrial, utiliza-se um dispositivo vibratório ou pente para colher os frutos. Métodos mecanizados e semimecanizados aceleram a colheita, mas reduzem a vida útil devido a danos mecânicos.

Para o processamento culinário, as frutas são colhidas no estágio de maturação técnica. Se as frutas forem cultivadas para consumo in natura, elas amadurecem ainda mais, o que se caracteriza por maior teor de açúcar e polpa menos densa.
Se você perder a fase de maturação para o consumidor, os frutos cairão no chão.
Frutas verdes, sem lavar, podem ser armazenadas em local fresco por até 5 dias, e as verdes, por até 10 dias, desde que o volume do recipiente não exceda 5 kg. Para estender a vida útil para 6 meses e preservar as vitaminas, as frutas são congeladas. Frutas secas no forno permanecem comestíveis por até dois anos.
Áreas de aplicação
O suco de groselha Ural Emerald possui propriedades analgésicas, diuréticas e laxantes. Para preservar o teor de vitaminas e minerais das frutas, recomenda-se consumi-las frescas.
O sabor agridoce da fruta combina bem com peixes e carnes, por isso as frutas vermelhas são adicionadas aos molhos, dando ao produto um sabor sofisticado.Como as groselhas contêm no máximo 43 kcal, elas são usadas para perda de peso. As frutas são usadas para fazer geleias, conservas, marmeladas e licores caseiros.











