Como plantar e cultivar groselhas a partir de sementes em casa

Como cultivar uma groselha a partir de sementes? Não é fácil; obter uma planta idêntica à planta-mãe nem sempre é possível. As sementes perdem suas características varietais devido à polinização cruzada. É mais fácil comprar uma muda pronta e plantá-la no seu jardim no outono. Se encontrar sua variedade favorita de groselha for difícil, você pode tentar cultivá-la a partir de sementes.

Descrição dos princípios de cultivo

A groselha é comumente propagada por mergulhia, estaquia, enxertia e divisão. Com a propagação vegetativa, as plantas herdam todas as melhores qualidades da planta-mãe. A groselha também pode ser propagada por sementes. No entanto, a nova planta não herdará muitas das características varietais da planta-mãe. Isso é especialmente verdadeiro para híbridos.

Mudas propagadas a partir de sementes podem desenvolver novas características valiosas, mas às vezes a planta retorna a um estado semi-selvagem. Se os frutos ficarem azedos e pequenos, o tronco pode ser usado para enxertar uma muda de uma variedade com frutos maiores.

Selecionando sementes

Melhor para As seguintes variedades de groselhas são adequadas para propagação por sementes:Russa, Malaquita, Finik. As sementes são compradas em floriculturas. Você pode escolher sua variedade nativa de groselha favorita e extrair as sementes dos frutos. Lave-as bem em água morna. Seque-as em um pano ou papel. Remova as sementes com água salgada. É melhor plantar as sementes o mais cedo possível, pois elas perdem a viabilidade se armazenadas por muito tempo.

sementes de groselha

Escolhendo um local de pouso

As groselhas amadurecem em julho e agosto. Durante esse período, as sementes podem ser removidas dos frutos e secas antes do início da geada. Em outubro, as sementes são misturadas com areia grossa úmida e colocadas em uma caixa. As sementes devem ser estratificadas ou tratadas com frio.

Primeiro, a caixa de sementes é colocada em um porão com temperatura entre 3 e 5 graus Celsius. No inverno, o recipiente é levado para fora e enterrado profundamente no solo (0,5 metro). Você também pode despejar areia úmida com as sementes em um saco e armazená-lo na geladeira durante o inverno.

As sementes podem ser semeadas no solo no mesmo verão, pois isso se adequa às características biológicas da groselha. Os frutos maduros são esmagados para liberar as sementes e polvilhados com areia limpa de rio. Essa mistura é semeada no canteiro e coberta com uma camada espessa de terra. No entanto, a germinação das sementes será baixa.

Semeadura

Na primavera, entre março e abril, as caixas são desenterradas e as sementes e a areia são semeadas em um recipiente com solo fértil e úmido. A mistura de solo é preparada com terra de jardim, turfa e húmus. A superfície do solo é nivelada. As sementes são semeadas com 5 centímetros de distância, a uma profundidade de 0,5 a 1 centímetro. A superfície do solo é coberta com filme plástico transparente.

brotos de groselha

A película é levantada ocasionalmente para permitir que o substrato ventile e regue. As mudas emergentes são colocadas no parapeito de uma janela e regadas regularmente. Na primavera, mudas jovens com duas folhas verdadeiras são transplantadas (removidas do solo e com a raiz principal pinçada) para vasos individuais.

No início de maio, a planta adulta é transferida para o jardim, plantada com o torrão em seu local permanente e colocada em sombra leve. Assim que a muda se estabelece e começa a crescer, ela é descoberta e deixada crescer ao sol.

Cuidados com o mato

Uma muda jovem é plantada em solo fértil ou fértil. O solo para o plantio da primavera é preparado no outono. Se o solo for pobre, é pré-misturado com húmus e cinzas de madeira. Solo excessivamente argiloso é diluído com turfa e areia. As groselhas prosperam em solo franco-neutro. Após o plantio, a planta jovem é cuidada regularmente.

Cultivo do solo

O arbusto requer cuidados constantes durante todo o verão: solte o solo após a rega e remova as ervas daninhas da área ao redor do tronco. É melhor remover as ervas daninhas arrancadas do arbusto, caso contrário, elas abrigarão insetos e promoverão o crescimento de fungos.

É importante lembrar que as raízes da groselha crescem próximas à superfície do solo. A soltura do solo deve ser feita com cuidado, tomando cuidado para não perturbar as raízes da planta.

muda de groselha

Regando e fertilizando groselhas

Se o tempo estiver chuvoso, o arbusto pode não precisar de rega. Em clima quente e seco, regue a groselha à noite. Adicione 5 litros de água sob o arbusto; um arbusto jovem precisará de 1 a 2 baldes. Regue a planta 1 a 2 vezes por semana com água morna da chuva.

Durante o primeiro ano após o plantio, o arbusto não é fertilizado. A planta deve receber nutrientes suficientes do solo. No segundo ano, o arbusto é alimentado com fertilizante líquido no início da primavera. Por exemplo, uma solução de salitre (7 gramas para cada 5 litros de água) ou chorume fermentado (0,5 kg de verbasco para cada 6 litros de líquido).

Durante o período de frutificação, as groselhas são alimentadas com superfosfato e sulfato de potássio antes da floração. Aplique 50 gramas de matéria seca para cada 12 litros de água. No final do outono, antes do inverno, a base do arbusto é coberta com esterco apodrecido. Na primavera, o fertilizante é incorporado ao solo.

Aparar

Durante o primeiro ano, o arbusto pode crescer e se desenvolver livremente. Na segunda primavera, é realizada a poda. Restam de três a quatro dos brotos mais fortes que emergem do solo. Estes são encurtados até que restem apenas três brotos. Adiciona-se terra acima do colo basal. Os brotos basais restantes são completamente removidos. Durante o verão, a planta produzirá vários brotos novos.

No ano seguinte, devem ser deixados de 6 a 8 caules, e os brotos basais restantes devem ser podados. Os galhos que engrossam a copa e aqueles que crescem na base do arbusto devem ser removidos regularmente.

ramo de groselha

As bagas de groselha aparecem nas pontas dos brotos de dois anos. O pico de produção ocorre no terceiro ano. Após quatro a cinco anos, as bagas nesses ramos ficam menores. Brotos com mais de cinco anos devem ser removidos anualmente, permitindo o desenvolvimento de ramos laterais jovens ou novos brotos de raiz.

A poda é feita no início da primavera, antes da abertura dos brotos, ou no final do outono, após a queda das folhas. Durante a poda de outono, os galhos secos e quebrados são removidos. As feridas são tratadas com uma solução de sulfato de cobre e seladas com piche de jardim.

Pragas

Os insetos que danificam as groselhas se escondem no solo ao redor do tronco e nas folhas caídas. Para combatê-los, são tomadas medidas preventivas. As folhas caídas são imediatamente removidas e queimadas. No final do outono, o solo ao redor do tronco é cavado a uma profundidade de 7 centímetros e regado com uma solução de sulfato de cobre ou Nitrafen. Na primavera, os brotos são caiados com calda bordalesa ou cal.

frutas verdes

Os ácaros causam danos significativos aos arbustos. Os insetos se alimentam da seiva das folhas, fazendo com que elas fiquem amareladas e caiam. Pulverizar com infusões de absinto, tabaco e alho pode ajudar a prevenir os ácaros. Se a infestação de insetos for excessiva, as plantas devem ser tratadas com produtos químicos (Fitoverm, Kleschevit) antes da floração.

A mosca-serra da groselha é uma lagarta voraz que pode desfolhar completamente um arbusto em uma semana. Se você avistar esse inseto, coloque filme plástico sob o arbusto e sacuda as lagartas. Você pode borrifar a folhagem com uma infusão de absinto, tabaco ou mostarda, adicionando um pouco de sabão para aderi-la. Antes ou depois da floração, a folhagem pode ser borrifada com uma solução de Malathion.

As lagartas da traça da groselha se alimentam de frutas. Borrifar groselhas com uma solução de cinza de madeira, mostarda ou um inseticida ajuda a se livrar dos insetos.

Colônias de pulgões, que se instalam no arbusto, alimentam-se da seiva das folhas, e sua atividade retarda o crescimento da groselha e causa o murchamento da planta. Pulverizar com uma infusão de alho, cascas de cebola, folhas de batata, bardana ou uma solução inseticida (Fufanon, Iskra) pode ajudar a controlar os pulgões.

groselhas verdes

O mosquito-da-galha-da-groselha é um inseto semelhante a um mosquito que deposita seus ovos em folhas ou brotos. As larvas emergentes se alimentam da seiva da planta. As folhas e brotos param de crescer e secam. A pulverização com soluções de Malathion ou Fufanon ajuda a matar os insetos. Durante o período de maturação, os arbustos são tratados com uma infusão de absinto, cinzas e mostarda.

Cuidando da sua saúde

As groselhas podem crescer sozinhas, mesmo sem cuidados especiais. No entanto, a produção diminui a cada ano. Em clima frio e chuvoso, o arbusto, cultivado em solo pobre, pode adoecer. Se as folhas do arbusto começarem a amarelar e cair, esse problema pode ser difícil de corrigir. É melhor cuidar da saúde da planta com antecedência.

Na primavera e no outono, o arbusto deve ser fertilizado com fertilizantes orgânicos e minerais. Certifique-se de aparar os galhos em excesso. Após a queda das folhas, remova as folhas caídas da área ao redor do tronco. Antes do inverno, regue o solo com uma solução de sulfato de cobre.

Na primavera, caie os brotos e adicione 305 gramas de cinzas de madeira ao círculo do tronco da árvore. Antes da floração, a folhagem pode ser tratada com Fitosporina e Nitrafen como medida preventiva.

variedades de groselha

Proteção contra o frio

O arbusto tolera bem invernos rigorosos. No entanto, no final do outono, antes do início da geada, a área ao redor do tronco pode ser coberta com turfa e húmus. Em climas frios, o arbusto deve ser dobrado em direção ao solo e coberto com estopa ou galhos de abeto. No inverno, é necessário adicionar neve regularmente à área ao redor do arbusto; isso proporciona uma boa proteção contra geadas.

Prevenção de doenças

Em caso de cuidados inadequados Groselhas podem desenvolver oídio., antracnose, mancha branca, mosaico e ferrugem do tipo copo. Chuvas prolongadas e ondas de frio podem desencadear a doença.

Para prevenir doenças, os arbustos são tratados com calda bordalesa no início da primavera e o solo é regado com uma solução de sulfato de cobre. A aplicação de ureia e sulfato de manganês nos troncos das árvores ajuda a aumentar a resistência das plantas. As folhas podem ser pulverizadas com uma solução de ácido bórico. Tratamentos preventivos com fungicidas (Fitosporin, Topaz) ajudam a prevenir doenças.

Coleta e armazenamento adequado em casa

As groselhas são colhidas quando estão tecnicamente ou totalmente maduras. As bagas devem ter adquirido a cor típica da variedade, estar firmes ao toque e com a casca translúcida. As groselhas maduras perdem o sabor adstringente. Colha as bagas usando luvas e mangas compridas. Colha em julho e agosto, durante o dia, quando o orvalho tiver secado ao sol.

frutas vermelhas no jardimAs groselhas são selecionadas, secas e colocadas em recipientes plásticos. As groselhas frescas podem ser armazenadas na geladeira por 1 a 2 semanas. Se desejar, as groselhas podem ser congeladas. As groselhas são usadas para fazer geleias e compotas, enquanto as frutas macias e maduras são usadas para fazer sucos e vinhos.

Dicas de jardineiros experientes

5 dicas para cultivar groselhas de jardineiros experientes:

  1. Para aumentar o rendimento, você pode plantar diversas variedades diferentes de groselhas em seu terreno.
  2. A poda dos ramos é realizada durante o período de dormência.
  3. Não é aconselhável plantar groselhas em terras baixas onde a água se acumula após a chuva.
  4. Durante a seca, os arbustos são regados pelas raízes, não por aspersão.
  5. Após a colheita, os brotos dos frutos são formados para a próxima estação, então a planta precisa ser alimentada novamente com superfosfato e sulfato de potássio.
harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata