O milho é uma das principais culturas agrícolas comuns. É valorizado por sua relativa facilidade de cultivo, alta concentração de nutrientes e propriedades medicinais. Esta planta tem aplicação não apenas na indústria alimentícia, mas também na indústria têxtil e na pecuária. Para alcançar os resultados desejados, é importante saber o que procurar ao escolher sementes de milho.
Como são as sementes de milho?
Para obter uma colheita de milho não apenas de alta qualidade, mas também quantitativa, é necessário usar sementes saudáveis para o plantio. Ao contrário de outras culturas de grãos, este material de plantio tem características biológicas próprias, o que significa que requer uma abordagem especial na seleção e no plantio no solo.
Cor
As sementes de milho são frutos com uma única semente, sendo a camada externa o tegumento, formado pelas paredes do ovário, e a camada interna o tegumento, formado pelas duas membranas do óvulo. Este tegumento protege o embrião e o endosperma. Elas se diferenciam pela cor e podem ser:
- branco;
- amarelo (diferentes tons);
- vermelho escuro;
- marrom;
- azul;
- preto;
- roxo.

Peso
O peso das sementes de milho também varia de acordo com a variedade. As variedades Dent têm pesos absolutos de sementes que variam de 250 a 500 gramas. As variedades Flint pesam de 100 a 300 gramas.
Vale ressaltar que a característica distintiva das sementes de milho é o grande tamanho do embrião — 10-14% da matéria seca do grão. Comparado ao trigo, centeio ou cevada, o embrião representa apenas 1,5-3% do peso do grão.
Forma
As sementes das diferentes variedades de milho variam muito. Algumas podem ter a ponta pontiaguda, enquanto outras podem ter a ponta romba, arredondada ou afundada.

As sementes híbridas diferem das cultivares?
Ao escolher o material de plantio, distinguir espécies híbridas de cultivares pela aparência é extremamente difícil. Quase todos os espécimes são muito semelhantes, não apenas em tamanho, mas também em forma e cor. Observou-se que as sementes híbridas são uniformes em tamanho porque passam por calibração durante o empacotamento com equipamentos especiais.
Além disso, os híbridos variam muito de preço, custando significativamente mais do que as variedades comuns. Eles geralmente possuem uma camada protetora de cores vibrantes.
As formas híbridas são identificadas principalmente pelas marcações na embalagem – F1 e F2.
Recomendações para a seleção de material de semente
Os grãos são selecionados de acordo com os seguintes parâmetros:
- indicador de maturidade do grão;
- resistência à seca;
- resistência a doenças e insetos nocivos;
- intensidade de rendimento.

Somente material de plantio corretamente selecionado garante uma colheita rica.
Condições de armazenamento para sementes de milho
Recomenda-se armazenar as sementes em embalagens metalizadas e seladas a vácuo. As sementes adquiridas devem ser mantidas em local fresco e seco, em caixa de papelão forrada com sílica gel, que absorve eficazmente o excesso de umidade.
Se você armazená-lo na cozinha em vez de no porão, a qualidade do material se deteriorará significativamente devido às constantes flutuações de temperatura.
Por quanto tempo as sementes de milho podem ser armazenadas?
Para evitar confusões sobre as datas de validade, recomenda-se etiquetar as embalagens das mudas. Em média, elas permanecem estáveis na prateleira por cinco anos. É importante armazenar as sementes de milho em caixas ou recipientes herméticos. Alta umidade e oscilações de temperatura apenas encurtam a vida útil das sementes.











É possível cultivar milho em casa, sem apenas armazenar sementes?
Eu realmente gostaria de ter a oportunidade de cultivá-lo em casa, mesmo que em pequenas quantidades.
O que você diz?