Um guia passo a passo e recomendações sobre como fazer você mesmo um descascador de milho, com desenhos e dimensões.

No outono, os jardineiros que têm gado muitas vezes se perguntam como fazer um descascador de milho. No final da temporada, a ração é vendida a preços baixos. Você pode estocar para o inverno inteiro.

Em seguida, pense em como separar rapidamente os grãos das espigas. O método tradicional é esfregar uma espiga de milho na outra. Mas esse método de limpeza leva um tempo considerável. E deixa o jardineiro exposto à poeira.

Os fabricantes oferecem uma variedade de descascadores de milho. Mas eles são caros e nem sempre satisfazem totalmente os jardineiros. É importante ter uma ferramenta que atenda a todas as suas necessidades. Este tipo de ajudante deve ser construído por você.

Descascador de milho caseiro

Descrição geral

O dispositivo imita as ações das mãos de um jardineiro ao descascar espigas de milho. No entanto, a separação ocorre esfregando as espigas de milho contra os dentes salientes do tambor descascador. Os grãos devem sair limpos pelos furos durante o processo.

Os grãos e espigas variam em tamanho e peso. Eles se espalham pelos buracos e vão parar em recipientes especiais. A configuração e o diâmetro das fendas devem acomodar milhos de tamanhos variados. Tudo o que o jardineiro precisa fazer é abrir as abas e esvaziar os recipientes.

A fabricação da ferramenta exige as habilidades de um torno mecânico e de um fresador. Cálculos simples são necessários para criar o desenho. Jardineiros utilizam materiais facilmente disponíveis, como carcaças e motores de máquinas de lavar e cilindros de gás cortados. A chave é a confiabilidade e a eficiência da ferramenta.

Um descascador de milho caseiro facilitará a jardinagem e economizará dinheiro em equipamentos caros. Todos os requisitos serão levados em consideração durante o projeto. Você pode compartilhar os planos e cálculos com vizinhos e amigos.

Princípio de funcionamento

Para entender como isso funciona, você deve se lembrar de como você limpa o milho em casa, quais forças fazem os grãos voarem para fora da espiga e onde eles vão parar após a separação.

No estágio inicial, a força de atrito deslizante atua. Ela separa o grão da espiga. Em seguida, o grão se move em círculo sob a influência da força centrífuga e voa tangencialmente para longe da espiga. Sob a influência da gravidade, o milho cai sobre um material de suporte no chão.

O princípio de funcionamento do dispositivo replica completamente o processo manual. À medida que o descascador opera, as espigas de milho roçam nos dentes do tambor. Um motor fornece movimento rotacional ao tambor. A força centrífuga faz com que os grãos de milho e as espigas descascadas voem tangencialmente em direção às paredes do tambor.

Limpeza de milho

A abertura de descarga de resíduos no descascador deve ser fechada com uma aba. Pode ser um gancho ou uma trava. Isso garantirá a segurança do jardineiro ao usar o descascador: durante o processo de separação, é produzido pó que pode facilmente obstruir os olhos.

Como fazer

A maior parte do trabalho envolvido na fabricação de um descascador envolve a seleção de materiais e a criação de diagramas operacionais. Esta etapa é a mais trabalhosa: erros resultarão em baixo desempenho.

O que preparar antes de começar a trabalhar

Primeiro, é preciso imaginar os principais componentes e peças que compõem o descascador:

  • a unidade principal é um tanque com furos para colocação de espigas de milho e para retirada de grãos e espigas;
  • eixo rotativo;
  • correia de transmissão (às vezes não necessária);
  • motor de máquina de lavar;
  • disco de descascar com dentes;
  • cantos de aço para montagem do suporte;
  • rodas;
  • cabos elétricos, plugue;
  • tampa do funil principal;
  • abas de saída;
  • parafusos de montagem.

Milho seco

Descrição do processo de fabricação

Fazer você mesmo um descascador de palha de milho é fácil: basta seguir este algoritmo simples:

  1. Prepare um tanque redondo para máquina de lavar. Se não tiver um, você pode cortar cuidadosamente um botijão de gás ao meio.
  2. Faça um disco plano de aço com 4 mm de espessura. Divida-o em 4 a 6 seções. As seções devem ter fendas de 1 a 3 cm para despejar os grãos de milho.
  3. O diâmetro do disco deve ser 2 a 3 cm menor que o diâmetro do recipiente. Essa abertura é necessária para separar o milho limpo.
  4. Cada setor é equipado com dentes de 8 mm de altura. As pontas dos dentes devem ser rombas. Isso é necessário para evitar que o grão se quebre.
  5. O disco é fixado no centro da carcaça do eixo.
  6. A estrutura é montada sobre pernas. O descascador de milho é uma máquina elétrica. O disco é acionado por um motor montado na parte inferior. Sua potência deve ser de 1,5 kW. Recomenda-se ajustar a velocidade em baixa velocidade: 500-600 rpm.
  7. O corpo é equipado com duas aberturas: uma para a saída das cabeças de repolho, a outra (na parte inferior ou do outro lado) para despejar o milho limpo.
  8. Para maior comodidade, deve-se providenciar um funil com aba na parte superior do descascador para o carregamento das espigas antes do descasque. Ao processar grandes quantidades de milho, isso economizará tempo: o funil é abastecido com antecedência e, após a ejeção das espigas, a aba é aberta e o processo continua.
  9. Ao utilizar motores de alta potência, é recomendável prever uma interrupção de emergência do fornecimento de energia.
  10. Só falta encaixar a tampa no corpo e você pode fazer um teste com o descascador.

Dispositivo de bombardeio

É importante lembrar: ao conectar os componentes elétricos do descascador, as normas e regulamentações técnicas devem ser seguidas. Isso garantirá a operação segura do aparelho.

Descascador de milho caseiro

Antes de começar a fazer um descascador, é recomendável pensar cuidadosamente na sequência de ações.

Descascador de milho de um cilindro

O jardineiro precisará de:

  1. Esquemas e desenhos de peças e conjuntos. Estes são produzidos de forma independente após a conclusão dos cálculos necessários. Um esboço do projeto ajudará a visualizar a aparência geral do descascador.
  2. A estrutura é bastante pesada. Para garantir a facilidade de movimentação, considere um método de propulsão. Recomenda-se fixar patins ou rodas nas pernas.
  3. As aberturas de saída devem ser equipadas com suportes para sacos para evitar que detritos obstruam a área onde o descascador está localizado. Este dispositivo simples protegerá o jardineiro da poeira ao descarregar as cabeças e os grãos.
  4. Escolha uma opção de montagem do motor: correia ou diretamente no eixo. Recomenda-se considerar a potência e a rotação do motor. Em baixas rotações, um motor de baixa potência pode ser montado diretamente no eixo.
  5. Forneça uma tampa segura para a abertura da espiga de milho. Ela deve se encaixar perfeitamente no tanque enquanto o motor estiver funcionando.

Ao usar um cilindro de gás para fazer um descascador, tenha extremo cuidado: limpe-o de qualquer resíduo de combustível antes de usar. A presença de gás liquefeito durante o corte pode causar uma explosão.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

  1. Ira

    Com certeza mostrarei este artigo ao meu marido; com este aparelho, limpar milho leva apenas alguns segundos. Eu sempre adiciono milho ao meu alpiste; é muito rico em vitaminas.

    Responder

Pepinos

Melão

Batata