- O que é útil?
- Fonte de nitrogênio
- Repele insetos
- Ficando rico em penas
- Redução da acidez do solo
- Efeito duradouro
- Melhorando a estrutura do solo
- Como usar
- Como isso pode causar danos?
- Como diluir amônia corretamente
- Para alimentação
- Para fins preventivos
- Irrigação foliar
- Para combater insetos
- Com iodo
- Com sal
- Com ácido bórico
- Cronograma de alimentação
- Razões para uso
- Medidas de precaução
- Dicas úteis
- Avaliações
Todo proprietário sonha com uma boa colheita. Jardineiros costumam experimentar diferentes métodos de fertilização, adubação e produtos fitossanitários. Por exemplo, a amônia é frequentemente usada para cebolas, pois é uma fonte de nitrogênio. A deficiência de nitrogênio inibe o crescimento e o desenvolvimento da cultura.
O que é útil?
A amônia tem um efeito positivo no desenvolvimento, no rendimento e na qualidade das cebolas, bem como no solo em que elas crescem.
Fonte de nitrogênio
A amônia, também conhecida como amônia a 10%, é amplamente utilizada no cultivo de hortaliças, incluindo cebolas, devido ao seu teor de nitrogênio. Este elemento químico é um dos mais essenciais para as plantas. A deficiência pode levar a um crescimento e desenvolvimento mais lentos, bem como a doenças. As cebolas precisam de mais nitrogênio na primavera, depois que o solo se recupera do inverno.
Repele insetos
Uma grande vantagem do uso de amônia é que seus vapores repelem a maioria das pragas. Ela é eficaz mesmo em baixas concentrações, onde o odor não é perceptível.
Na maioria das vezes, 10% de amônia é usada para controlar as seguintes pragas:
- formigas;
- pulgão;
- grilo-toupeira;
- verme-arame;
- mosquito;
- probóscide oculta;
- moscas da cebola e da cenoura.

Ficando rico em penas
Ao tratar cebolas com esta solução, você pode preservar e até estimular o crescimento das folhas e obter arbustos maiores. O fertilizante dará às cebolas uma cor verde intensa e um sabor vibrante e suculento.
As plantas devem ser pulverizadas imediatamente após o surgimento dos primeiros brotos. Este procedimento é melhor realizado em tempo calmo e nublado ou após o pôr do sol. Use regadores com furos finos, não pulverizadores especiais. A amônia é volátil e pulverizar com um pulverizador não alcançará os resultados desejados; ela simplesmente evaporará no caminho até as plantas.
Redução da acidez do solo
As cebolas são bastante sensíveis ao pH do solo. Ele deve ser ligeiramente ácido ou neutro. Mesmo um pH ligeiramente elevado terá um impacto negativo na planta. Amônia a 10% também ajudará a resolver esse problema.

Efeito duradouro
O efeito dos tratamentos com amônia dura cerca de um mês. Portanto, após esse período, o tratamento é repetido. Os resultados são visíveis já no 4º ou 5º dia. As plantas de cebola adquirem uma cor mais rica e profunda, tornam-se mais densas e crescem rapidamente.
Melhorando a estrutura do solo
Uma solução de amônia a 10% tem um efeito positivo na estrutura do solo. Torna-o mais fértil, enriquecendo-o com os nutrientes necessários para as cebolas.
Como usar
Se as pontas dos bulbos de cebola começarem a ficar brancas de repente e as folhas ficarem pálidas, isso é sinal de deficiência de nitrogênio no solo. Isso significa que é hora de usar amônia. A amônia deve ser usada apenas em uma forma altamente diluída. Ela pode ser regada nas raízes para promover o desenvolvimento dos bulbos ou pulverizada nas folhas para estimular o crescimento vigoroso e a absorção de nutrientes.

Para se livrar de pragas, regue em junho e julho. Durante esse período, os insetos depositam ovos. Para matá-los, regue entre as fileiras duas vezes por mês. Em seguida, solte o solo.
Como isso pode causar danos?
A amônia é benéfica para canteiros de cebola, mas não a use em excesso nem aumente a dosagem ou a frequência de rega e pulverização. O excesso de nitrogênio atrasa significativamente o amadurecimento dos bulbos e reduz a vida útil da colheita. Também pode promover doenças fúngicas.
Como diluir amônia corretamente
Para garantir que a amônia traga apenas benefícios, você precisa saber como diluí-la corretamente.

Para alimentação
Se as plantas apresentarem sinais graves de deficiência de nitrogênio, as proporções devem ser as seguintes: adicione 1 colher de sopa de amônia a 1 litro de água. Regue a solução entre as fileiras. Esta é a dose máxima de amônia, portanto, antes de regar, certifique-se de que as cebolas realmente precisam de nitrogênio, e não, por exemplo, de cobre. Afinal, pontas esbranquiçadas das folhas da cebola podem ser um sinal disso.
Para fins preventivos
Para fins preventivos, prepare uma solução mais fraca. Para regar as raízes, pegue 3 colheres de sopa da solução medicinal e adicione a um balde de 10 litros de água. Misture e regue os canteiros de cebola junto às raízes. Faça isso à noite. Essa quantidade de solução deve ser suficiente para um canteiro de 2 metros quadrados.
Irrigação foliar
Essa irrigação é feita para garantir que os ingredientes à base de amônia permaneçam nas cebolinhas pelo maior tempo possível. Para isso, adicione 5 colheres de sopa de amônia a 10 litros de água. Para prolongar ainda mais a ação da amônia, adicione sabão em pó à solução. Isso ajudará os ingredientes benéficos a aderirem melhor às plantas. Sabão de bebê pode ser usado como substituto do sabão em pó.

O sabão é primeiro ralado e dissolvido. Se as cebolas forem cultivadas por suas folhas, o sabão é substituído por mostarda seca. Você precisará de apenas 2 colheres de sopa. A mistura preparada não é regada, mas borrifada nas cebolas.
Para combater insetos
A amônia é um poderoso agente de controle de pragas. Aqui estão algumas receitas eficazes para insetos específicos:
- Você pode combater moscas da cebola e da cenoura com a seguinte solução: despeje 5 ml da solução em 10 litros de água e borrife as plantas.
- Para repelir grilos-toupeira e lagartas-arame, que frequentemente infestam plantações de cebola, despeje 10 ml de álcool em um balde grande e mexa. Ao plantar, despeje uma pequena quantidade da solução resultante em cada cova. Após o plantio, regue o canteiro generosamente. Isso ajudará o ingrediente ativo a penetrar o mais profundamente possível no solo.
- Para se livrar das formigas, que costumam construir seus ninhos em canteiros de jardim, despeje um frasco inteiro de amônia em um litro de água. Despeje o líquido sobre os formigueiros.
- Se aparecerem gorgulhos-da-cebola nos seus canteiros de cebola, prepare uma solução de amônia adicionando uma colher de sopa de amônia a um balde de água. Regue diariamente a partir da segunda quinzena de junho até que as pragas deixem a área. Após a colheita, remova todos os detritos dos canteiros, pois os gorgulhos-da-cebola adoram cascas de cebola.
- Mosquitos e pulgões podem ser repelidos com as soluções de amônia mais leves.

Com iodo
Uma solução de iodo é eficaz contra moscas da cebola e nutre as plantas. Para prepará-la, adicione 5 ml de amônia e 3 gotas de iodo a um balde de água. Misture e borrife as plantas com um regador.
Com sal
Regar os canteiros de cebola com sal e amônia ajudará a matar os patógenos que se acumulam no solo devido à atividade de insetos. Prepare a solução da seguinte forma: adicione 5 ml de amônia e 5 colheres de sopa de sal grosso a 10 litros de água. Misture bem e regue os canteiros.
Com ácido bórico
O ácido bórico é usado como antisséptico. Ele protege os vegetais do possível apodrecimento e promove o desenvolvimento dos frutos. Dissolva 5 ml de amônia e 2 colheres de chá de ácido bórico em 10 litros de água. Borrife as plantas de cebola.

Cronograma de alimentação
Os jardineiros consideram este um dos melhores esquemas de alimentação:
- alimente as plantas regando-as pelas raízes;
- após 7 dias, fertilize pelo método foliar;
- Após mais 10 dias, é realizado outro procedimento foliar;
- após os próximos 10 dias, regue as raízes com a solução.
Razões para uso
Quando você deve usar amônia:
- A amônia é considerada uma maneira rápida de fertilizar cebolas. Portanto, se você precisa de uma ação rápida, esta é a escolha certa.
- Amarelecimento dos caules ou folhas da planta. Esses sintomas exigem atenção imediata, por isso é necessário o uso de amônia.
- O caule da cebola apresenta uma aparência esbranquiçada. Este sintoma também requer tratamento com amônia.
- Penas muito pequenas, retardo de crescimento ou interrupção do crescimento são outros motivos para usar o produto.
- Um caule de cebola ralo e quebrado pode indicar falta de nutrientes, incluindo nitrogênio, que é reposto com amônia.

Medidas de precaução
Este produto útil pode se tornar perigoso para sua saúde se você não seguir as regras de segurança ao usá-lo:
- É necessário trabalhar com amônia usando luvas de borracha;
- Evite o contato da solução com a pele; para isso, use roupas fechadas antes de trabalhar com ela;
- Para evitar a inalação de vapores de amônia, use uma máscara;
- Não misture a solução com substâncias ativas como cloro;
- Não usar em pessoas com distonia hipervascular;
- Armazene a amônia em um recipiente bem fechado, fora do alcance de crianças.

Dicas úteis
Após tratar as cebolas com amônia, você pode polvilhar as áreas afetadas com terra. Isso retardará a evaporação da amônia.
Doses máximas de amônia devem ser usadas apenas em casos extremos. Normalmente, doses significativamente menores são eficazes quando usadas como fertilizante.
Se a acidez do solo aumentar significativamente, a amônia não deve ser usada. Embora possa reduzir moderadamente a acidez do solo, é insuficiente nessa situação. Nesses casos, utiliza-se nitrogênio nitrato.Toda fertilização com amônia é realizada somente após a rega.
Avaliações
Alexander: "Eu uso amônia ativamente porque ela não só é um auxiliar versátil na jardinagem, como também está facilmente disponível. E isso é importante."
Maria: "Recentemente descobri que a amônia é muito benéfica para o cultivo de cebolas. Experimentei e fiquei satisfeita com os resultados, pois a colheita foi realmente muito melhor do que o normal."
Olga: "O segredo ao tratar cebolas é não exagerar. Caso contrário, você pode acabar com plantas queimadas em vez de uma colheita. Em geral, a amônia tem um efeito positivo no crescimento da cebola."











