- De que depende o período de maturação?
- Variedade
- Cedo
- Meia temporada
- Tarde
- Condições climáticas
- Fertilizantes
- Propósito
- Sinais de maturidade
- Amarelecimento ou secagem das folhas inferiores
- Alojamento de topos
- Aparência e sabor
- Raízes brancas na raiz vegetal
- Técnicas de limpeza
- Poda adequada após a colheita
- Recursos de armazenamento
- Prevenção
- Sulfato de cobre
- Areia de rio
- giz
- Método seco
- Molhado
- Infusão de casca de cebola
- Concha de barro
A qualidade das raízes de cenoura, seu valor nutricional e sua vida útil dependem da colheita adequada e no momento certo. Se forem colhidas muito cedo ou muito tarde, não se conservarão bem em porões ou adegas, podendo apodrecer ou secar. Ao determinar a época da colheita, é importante considerar as características da variedade e a aparência das cenouras maduras.
De que depende o período de maturação?
O momento da colheita da cenoura depende inteiramente de:
- que tipo de vegetal é plantado no jardim;
- Quais são as condições climáticas e meteorológicas para o cultivo de raízes;
- Qual é a composição do solo do jardim?
- quando a cultura atinge a maturidade biológica;
- Para que finalidade a planta vegetal é cultivada?
As cenouras não devem ser mantidas no jardim até que a geada chegue. Mesmo quando está quente lá fora, a colheita de cenouras pode não sobreviver às flutuações de temperatura quando colocada em um porão frio.
Variedade
Nas últimas semanas antes da colheita, as cenouras acumulam nutrientes e vitaminas com mais intensidade. As raízes prontas para consumo e armazenamento devem ser colhidas prontamente. O momento da colheita das cenouras depende da variedade da planta.
Cedo
É melhor começar a arrancar as variedades precoces de cenoura já em meados de junho. Remova seletivamente as maiores primeiro. O espaço liberado permite que as raízes restantes cresçam mais rápido. É melhor preencher os buracos deixados pelas cenouras colhidas com terra. Isso evitará que larvas de insetos nocivos afetem as cenouras.

No final do primeiro mês de verão, todas as hortaliças geralmente já estão colhidas. Você pode arrancar as cenouras de uma vez e plantar couve-flor, brócolis e vagem nos canteiros.
Meia temporada
As cenouras de meia-estação atingem a maturidade entre meados de setembro e início de outubro. Nessa época, a suculência e o valor nutricional da fruta a tornam ideal para saladas e molhos de inverno. Não é recomendado manter essas variedades de vegetais no solo por mais tempo, pois elas perderão suas propriedades benéficas.
Tarde
A colheita de vegetais de maturação tardia começa um pouco mais tarde. Após o dia 20 de setembro, as cenouras que atingiram a maturidade biológica começam a ser colhidas dos canteiros. É importante que as raízes amadureçam; caso contrário, a colheita antecipada resultará em deterioração ou ressecamento.

O momento certo também depende das condições climáticas. Quando o tempo frio chega, as colheitas devem ser feitas mais cedo. As frutas começam a apodrecer no jardim se o mau tempo persistir por muito tempo e envolver chuvas prolongadas.
Condições climáticas
Não adie a colheita de raízes, especialmente se o clima de outono na sua região for instável. Se as temperaturas atingirem 10 graus Celsius ou mais, adie a colheita. Isso se aplica às variedades de vegetais que serão armazenadas. A alta umidade devido às chuvas constantes afeta negativamente a condição das cenouras. Elas começarão a rachar e a desenvolver novas raízes.
Quando o verão é ensolarado e a precipitação é mínima, a época de colheita dos vegetais é antecipada. Quando o tempo fica úmido e frio por muito tempo, a colheita deve ser feita mais tarde.

Fertilizantes
A época ideal para a colheita de cenouras é setembro. O vegetal amadurece mais rápido em solos nutritivos e ricos em húmus. Se precisar colher cenouras mais cedo, preste atenção à aplicação de minerais. A cultura requer fertilização adicional durante as estações consistentemente secas ou chuvosas.
Propósito
As cenouras são cultivadas para consumo in natura. São variedades de maturação precoce, que são arrancadas antes mesmo de atingirem a maturidade biológica. Esse processo é combinado com o desbaste secundário das plantas no canteiro. No entanto, em meados do verão, algumas raízes já estão prontas para consumo.
Se você estiver cultivando vegetais para armazenamento no inverno, setembro é a melhor época para colher as frutas.
Armazene apenas os vegetais destinados a esse fim. Eles são colhidos a uma temperatura ambiente de 3 a 6 graus Celsius, nem mais nem menos.

Sinais de maturidade
O momento da colheita das raízes é determinado por características externas. Observando as condições do canteiro de cenouras, eles calculam quando podem começar a colheita na hora certa, sem atrasos.
Amarelecimento ou secagem das folhas inferiores
Quando as folhas inferiores dos talos dos vegetais começarem a amarelar, é hora de desenterrar as cenouras maduras. Se as folhas do meio já estiverem secando ou amarelando, o período de colheita acabou. Essas cenouras ficarão sem sabor e armazená-las durante o inverno será problemático.
Alojamento de topos
A prontidão da raiz vegetal é determinada pela condição de suas pontas. A parte subterrânea da planta recebe melhor nutrição, enquanto os caules carecem de vitaminas e minerais. Isso faz com que as pontas se apodreçam. Se 50-60% de todo o canteiro estiver apodrecido, o vegetal precisa ser arrancado imediatamente.
Aparência e sabor
Para verificar se as cenouras estão prontas para serem escavadas, 1-2 espécimes são retirados e examinados:
- Variedades de maturação precoce devem produzir cenouras com até 200 gramas. As cenouras maduras têm de 10 a 15 centímetros de comprimento. A superfície da cenoura é alaranjada, mas o centro é raso.
- As variedades de cenoura de meia estação geralmente têm frutos cilíndricos e com extremidades arredondadas. A polpa é suculenta e doce.
- As cenouras híbridas tardias contêm aproximadamente 14-15% de açúcar e 21 miligramas de caroteno. O ponto de preparo é determinado pela cor laranja brilhante e pela superfície lisa da fruta. A ponta é pontiaguda, e a casca e o miolo são vermelhos.

As frutas não devem apresentar rachaduras, danos ou raízes.
Raízes brancas na raiz vegetal
Pelos brancos nas cenouras indicam que a planta está com falta de umidade. Além disso, as raízes aparecem quando as cenouras estão maduras há muito tempo e não foram desenterradas. Os pelos brancos nas cenouras indicam que a planta está se preparando para o inverno. Portanto, inspecione cuidadosamente as cenouras desenterradas. Se você notar o início do aparecimento de raízes brancas, você deve remover imediatamente o vegetal do canteiro.
Técnicas de limpeza
Existem algumas regras para a colheita adequada de cenouras:
- Pare de regar os canteiros 2 semanas antes da colheita.
- Escolha um dia seco e ensolarado.
- Recomenda-se realizar o procedimento durante a lua minguante.
- Para retirar o vegetal, use um garfo de jardim, inserindo-o o mais fundo possível, longe dos ombros da fruta.
- Eles tentam não danificar a raiz ao retirá-la do solo.
- Sacuda cuidadosamente qualquer resíduo de terra.
- A colheita deve ser seca em local bem ventilado.

As cenouras devem ser colhidas de forma a preservar toda a plantação intacta. As pontas devem ser aparadas imediatamente após a remoção das raízes. A colheita deve ser concluída antes do início das chuvas e da queda das temperaturas.
Poda adequada após a colheita
Assim que a terra das cenouras secar, comece a aparar os talos verdes. Use uma faca afiada para este procedimento. Corte 2 milímetros da raiz, incluindo as pontas. Se precisar conservar as cenouras para sementes, deixe um toco de 2 a 3 centímetros. Não é recomendado armazenar as cenouras colhidas ao ar livre por longos períodos. Elas começarão a secar, perdendo a suculência. Somente cenouras inteiras e intactas devem ser armazenadas.

Recursos de armazenamento
Antes de armazenar a colheita de vegetais para o inverno, prepare o local adequadamente:
- isolamento de paredes e tetos;
- remoção de lixo e resíduos;
- secagem;
- instalação de ventilação;
- realizando desinfecção.
A cenoura é uma cultura exigente. Para evitar que a raiz murche, é importante manter a umidade no local de armazenamento entre 80 e 95%. Caso contrário, a planta murchará. A diminuição da concentração de oxigênio no ambiente e o aumento do dióxido de carbono desempenham um papel significativo. Isso retardará os processos respiratórios do vegetal, prolongando sua vida útil.
Dispositivos de ventilação, artificiais e naturais, regularão a troca de ar na unidade de armazenamento.
As temperaturas de armazenamento das cenouras começam em 10 °C (50 °F) por 8 a 12 dias, caindo para 1 °C (32 °F). Durante o inverno, por 6 a 7 meses, a temperatura é mantida entre 1 °C (32 °F) e 10 °C (50 °F). Na primavera, a área de armazenamento é aquecida a 12 °C (55 °F) por duas semanas.

Prevenção
Medidas adequadas para evitar danos às cenouras por fungos e roedores permitirão que elas sobrevivam até a próxima colheita. Antes de armazenar, trate a adega ou o porão com soluções desinfetantes.
Sulfato de cobre
Trate as caixas de armazenamento, paredes e tetos com uma solução de sulfato de cobre. Prepare-a de acordo com as instruções. Em seguida, caie as partes de madeira.
Areia de rio
Para garantir a melhor conservação, organize os vegetais em pilhas, polvilhando areia úmida entre as fileiras. Você pode verificar se a areia está úmida o suficiente apertando-a na mão. Se não se desfazer, é adequada para armazenar os vegetais de raiz. A areia evitará que os vegetais apodreçam.

É importante umedecer regularmente as camadas superiores de areia seca. Para 100 quilos de cenouras, 3 a 4 baldes de material úmido são suficientes.
giz
Para conservar a raiz, use pó de giz ou cal apagada. É importante neutralizar a aspereza da substância para evitar queimar as raízes da planta.
Método seco
A areia é misturada com giz seco ou cal. Essa mistura é aplicada nas fileiras de cenouras. Polvilhar as frutas com giz seco é amplamente utilizado. Para 10 quilos de cenouras, 150 gramas de pó são suficientes. Um ambiente ligeiramente alcalino evitará o desenvolvimento de doenças durante o armazenamento e manterá as cenouras frescas por mais tempo.

Molhado
Uma solução de cal ajudará a evitar a deterioração no porão. Os tubérculos são mergulhados em uma solução calcária. Após a secagem, forma-se uma crosta, impedindo a penetração de microrganismos patogênicos.
Infusão de casca de cebola
A pulverização com infusão de casca de cebola é usada para prevenir a propagação de doenças. Este tratamento evitará o apodrecimento do vegetal.
Concha de barro
Uma pasta de argila é preparada para embeber os vegetais antes do armazenamento. A película protetora que se forma sobre eles atuará como uma barreira contra infecções.











