Jardineiros, especialmente iniciantes, frequentemente enfrentam uma situação difícil. Os pepinos parecem estar florescendo, prometendo uma boa colheita, mas, em vez dos frutos esperados, não há nem ovários. Jardineiros experientes sabem o que fazer com flores estéreis em pepinos, como regular o desenvolvimento de flores femininas e masculinas e como evitar que os pepinos floresçam completamente com flores estéreis.
O que é uma flor estéril?
Para entender por que os pepinos desenvolvem flores estéreis, precisamos entender por que algumas flores produzem frutos e outras não. Pepinos são plantas bissexuais.
- Os frutos crescem a partir de inflorescências femininas – pistilos.
- Os estames — flores masculinas — são necessários para polinizar as flores femininas. São chamadas de flores estéreis porque não produzem frutos.
- Geralmente se desenvolvem no início do caule, seguidos por pistilos (flores femininas), que se alternam. Seu número aumenta nos ramos laterais e na coroa do caule.
Mais flores femininas significam maior produtividade. Alguns jardineiros tentam remover rapidamente as flores vazias, acreditando que a floração drena a energia da planta.
No entanto, produtores de vegetais experientes acreditam que não há necessidade de se livrar de flores estéreis, pois sem elas, as flores femininas murcharão, cairão e até apodrecerão.
Remover flores estéreis enfraquece o sistema imunológico da planta, prejudica seu desenvolvimento e impede a polinização das flores femininas. Jardineiros recomendam remover (beliscar) a parte superior do caule principal com uma tesoura.
Causas de flores estéreis em pepinos
Existem muitos fatores que fazem com que os pepinos floresçam com flores vazias:
- sementes de má qualidade;
- erros de rega;
- tempo muito quente ou muito frio;
- falta de luz;
- pouso muito frequente.

Abaixo segue um exame detalhado das razões para a floração vazia.
Sementes de baixa qualidade
Ao escolher sementes de um fabricante confiável, você pode ter certeza de que elas são de alta qualidade, viáveis e prontas para o plantio. É aconselhável comprar sementes de produtores confiáveis. Ao colher sementes por conta própria, jardineiros, especialmente os iniciantes, podem cometer erros, e a colheita resultante será decepcionante.
Importante: Ao colher sementes, você deve usar pepinos fêmeas, não machos.
Eles diferem no número de câmaras de sementes (os machos têm 3; as fêmeas, 4) e em suas bordas. Os pepinos machos são triangulares, enquanto os pepinos fêmeas são tetraédricos.

Semeando sementes muito jovens
Um dos fatores no desenvolvimento de flores estéreis em pepinos é a idade das sementes, por isso é necessário semear as sementes “certas”.
- Material de semente que foi armazenado por dois a quatro anos.
- Se não tiver tempo para esperar, você pode "envelhecê-las". Para isso, trate as sementes com calor. Por exemplo, aqueça-as antes de semear, colocando-as em um aquecedor.
- Você pode deixar as sementes de molho em uma solução aceleradora de crescimento especial (Epin, Novosil, Zircon e outros). O tempo de molho está indicado na embalagem.

Este método é adequado para a maioria das variedades de pepinos.
Rega incorreta
Acontece que regar pepinos também requer atenção especial. Evite usar água com temperatura inferior a 20 °C para mudas. Isso leva à floração sem frutos. Regue abundantemente todos os dias enquanto os caules e os frutos estiverem crescendo.
Jardineiros experientes recomendam a chamada “terapia de choque”.
Quando a floração começar, não regue as plantas até que os ovários estejam formados. Este choque promove o desenvolvimento das flores femininas. Assim que os ovários estiverem formados, volte à rega normal.
Aquecer
Pepinos são uma cultura que gosta de calor. No entanto, o calor do verão prejudica o crescimento das plantas e a frutificação. O calor sufocante mata o pólen das flores masculinas, tornando-as inviáveis.

Regar mais (de manhã cedo e no final da tarde), quando o sol está se pondo, ajudará a preservar a colheita. A cobertura morta também é útil, pois retém a umidade e inibe o crescimento de ervas daninhas.
Tempo frio
Tempo chuvoso e insuficientemente quente (abaixo de 15 °C) inibe o crescimento das plantas e o desenvolvimento das flores femininas. Não se pode esperar uma alta produtividade durante períodos de frio prolongado. É aconselhável interromper a rega das plantas por um tempo, pelo menos até que o tempo volte a aquecer.
Iluminação insuficiente
Uma causa comum de flores estéreis em pepinos é a luz solar insuficiente.
- Depois de escolher uma área sombreada para plantar pepinos, a rega das plantas deve ser reduzida.
- Este problema também ocorre frequentemente em estufas. É necessário cortar a parte superior do caule principal, o que acelerará o crescimento dos ramos laterais. Somente nesses ramos se formam as inflorescências femininas.

Alimentação incorreta
Não é aconselhável fertilizar pepinos com muita frequência. Não exagere no nitrogênio. A planta começará a "engordar", ganhando bastante folhagem e até florescendo, prometendo uma colheita decente. Mas tudo o que acontecerá será uma colheita estéril de flores.
- Os fertilizantes nitrogenados são aplicados 10 a 15 dias após o plantio.
- Em seguida, os pepinos são alimentados com um complexo mineral (potássio, fósforo).
- Regue uma vez por semana com fertilizante orgânico, como verbasco ou infusão de ervas. Dilua 1 litro da solução de trabalho em 10 litros de água.
Densidade de cultivo
Um dos motivos pelos quais os pepinos não florescem é a frequência do plantio. O problema surge quando o padrão de plantio dos pepinos não é seguido.

As plantas sofrem com a falta de ar e luz, e seu crescimento e desenvolvimento são deficientes. A polinização também é difícil. Não é surpresa que as flores estejam completamente estéreis. Uma vez identificada a causa da esterilidade, ela deve ser tratada para evitar colheitas decepcionantes.
Flor estéril em uma estufa
Flores estéreis em pepinos costumam aparecer não apenas em solo desprotegido, mas também em estufas. Os insetos polinizadores têm dificuldade de acessar a estufa. Existem algumas soluções simples:
- Você precisa abrir a porta da estufa com mais frequência e mantê-la aberta por mais tempo.
- Você pode atrair abelhas artificialmente. Por exemplo, borrifando as folhas das plantas com uma solução de mel (2 colheres de chá para 1 litro de água). Jardineiros inexperientes, na esperança de atrair abelhas, costumam colocar um pote de mel na estufa. Isso é um erro. Borrifar as plantas é suficiente.
- A polinização manual é utilizada (um método tradicional). No início da manhã, uma flor masculina é colhida e o estame é aplicado ao estigma de uma flor feminina. É aconselhável fertilizar a flor feminina não com apenas uma, mas com várias (2 a 3) flores masculinas.

Métodos para lidar com o problema
Se os pepinos têm flores estéreis: o que fazer para regular o crescimento das flores femininas:
- Siga as instruções de rega e a temperatura da água. Interrompa ou reduza a rega de acordo com as condições climáticas.
- Belisque o caule principal das plantas se elas forem plantadas próximas umas das outras e com pouca luz. Para variedades de maturação precoce, corte a parte superior acima da 10ª folha; para variedades de maturação tardia, corte mais cedo (acima da 8ª folha).
- Para melhor ventilação e acesso ao ar, é necessário usar uma liga adequada.
- Para formar ovários, é necessário alimentar as plantas corretamente.
- Se a polinização for insuficiente, a polinização manual ou a pulverização das plantas com uma solução de mel ajudará.

Para combater a esterilidade das flores, produtos que regulam o desenvolvimento das flores masculinas e femininas, como Borogum, Bud e Ovary, podem ajudar. As instruções de uso são fornecidas pelo fabricante na embalagem. Esses produtos estimulam o crescimento das plantas, aceleram a formação de ovários e frutos, sem afetar negativamente o valor nutricional dos pepinos.
Medidas preventivas
Usando certas técnicas, você pode evitar o aparecimento de flores estéreis.
- Plantio de pepinos autopolinizadores. São chamados partenocárpicos. Produzem poucas flores estéreis. Todos os híbridos são autopolinizadores.
- Se você decidir plantar pepinos varietais, adote uma abordagem responsável na escolha do material de plantio.
- Os frutos precisam ser colhidos com mais frequência. Isso garante a formação de novos ovários e acelera o crescimento de outros pepinos.
- Para obter rendimentos consistentes, é essencial cuidar da planta em todas as fases do seu crescimento — desde a semeadura e o cultivo das mudas no parapeito da janela até o plantio das mudas no solo e a colheita.
Flores estéreis em pepinos: o que fazer? Este problema pode ser eliminado seguindo recomendações simples de jardineiros experientes. E se as flores estéreis aparecerem, como lidar com elas agora está claro. Com cuidado e habilidade, a colheita de pepinos será uma delícia.











