- Fórmula química do superfosfato e suas propriedades físicas
- Sinais de deficiência de fósforo em pepinos
- Efeito no crescimento e na frutificação das plantas
- Vantagens e desvantagens do produto
- Instruções de uso do fertilizante
- Como preparar uma solução: normas e dosagem
- Quando é necessário fertilizar as plantações?
- Métodos de aplicação de fertilizantes
- Superfosfato no substrato para semeadura
- Extrato aquoso à base de preparação
- Com que frequência os pepinos devem ser alimentados?
- Na estufa
- Em campo aberto
- Compatibilidade com outros tipos de fertilizantes
- Precauções de segurança ao trabalhar com o medicamento
- O que fazer em caso de overdose
- Um erro grave que os jardineiros cometem ao usar superfosfato
Durante toda a estação de crescimento, os pepinos devem receber fertilizante com fósforo. A aplicação de superfosfato aos pepinos garante o crescimento e o desenvolvimento vigorosos das mudas. O fertilizante também tem um efeito positivo no sabor e no tamanho dos frutos.
Fórmula química do superfosfato e suas propriedades físicas
O superfosfato é um fertilizante complexo balanceado que consiste em vários componentes nutricionais químicos. O elemento principal é o fósforo. O fertilizante também contém microelementos benéficos, como enxofre, cálcio, magnésio e outros. As principais propriedades físicas da substância incluem:
- fluidez, que permite semear simultaneamente à colocação das sementes nas covas de plantio;
- baixa aglomeração, devido à qual o produto em pó não forma grumos durante o armazenamento a longo prazo;
- higroscopicidade e alta capacidade de umidade.
Sinais de deficiência de fósforo em pepinos
Os sintomas de deficiência de fósforo nas plantas podem ser detectados visualmente, inspecionando as partes aéreas. Os seguintes sinais indicam deficiência:
- As folhas podem assumir uma tonalidade acastanhada, bordô escuro, azul ou outra tonalidade incomum. Manchas também podem aparecer na folhagem.
- Queda de folhas devido ao desenvolvimento deficiente das raízes devido à falta de fósforo nas camadas inferiores do solo.
- Externamente, as plantas parecem deprimidas e não totalmente desenvolvidas.

Efeito no crescimento e na frutificação das plantas
Fertilização com superfosfato O superfosfato afeta vários processos no desenvolvimento do pepino simultaneamente. Ele estimula o crescimento das raízes, acelera o crescimento da massa verde, aumenta a produtividade e melhora o sabor dos vegetais. Devido aos efeitos complexos do superfosfato nas plantas, sua deficiência é altamente indesejável.
Se o solo contiver baixos níveis de fertilizante, os frutos ficarão menores e o rendimento será significativamente reduzido.
Vantagens e desvantagens do produto
O superfosfato tornou-se amplamente utilizado entre os jardineiros devido às suas inúmeras vantagens. As principais são:
- ausência de componentes tóxicos;
- pode ser usado em todos os tipos de solo;
- efeito complexo sobre as plantas;
- compatibilidade com outros fertilizantes;
- Seguro de usar quando aplicado na quantidade recomendada.

Apesar de suas vantagens inegáveis, o superfosfato apresenta diversas desvantagens. Se usado incorretamente, pode tornar o solo muito ácido, o que impactará negativamente o crescimento e o desenvolvimento das plantas. Além disso, o superfosfato tem efeito de curto prazo e deve ser aplicado regularmente para evitar o esgotamento.
Instruções de uso do fertilizante
Antes de usar superfosfato, verifique o pH do solo e, se necessário, aplique cal ou farinha de dolomita. Os fertilizantes devem ser aplicados um mês após essas medidas preventivas para garantir que os micronutrientes benéficos permaneçam intactos.

Como preparar uma solução: normas e dosagem
Na maioria dos casos, o fertilizante é aplicado ao solo simultaneamente à rega. Isso acelera sua ação e aumenta sua eficácia. Para preparar uma solução concentrada, misture 300 g de superfosfato com 3 litros de água quente e deixe em infusão por várias horas, mexendo ocasionalmente. Quando a solução estiver pronta, os elementos cristalinos não estarão completamente dissolvidos, mas sim reduzidos de tamanho.
Antes de aplicar no solo, dilua 100 ml da solução em um balde de água. Para a fertilização de primavera, podem ser adicionados à mistura 20 mg de substâncias nitrogenadas e 500 g de cinzas de madeira. Independentemente da estação, a dosagem é de 40 a 50 g por metro quadrado de solo para solo cultivado e de 55 a 70 g/m² para solo em rotação de culturas.

Quando é necessário fertilizar as plantações?
Recomenda-se aplicar uma solução de superfosfato no solo de 3 a 4 vezes no outono e na primavera. Normalmente, o fertilizante é aplicado durante o tratamento de pré-semeadura, uma semana após o plantio das mudas e durante os períodos de floração e frutificação. Também pode ser aplicado de forma não programada se forem observados sintomas de deficiência de fósforo.
Métodos de aplicação de fertilizantes
Existem várias maneiras de aplicar fertilizante no solo. A mais simples e acessível é regar as plantas com a mistura de nutrientes nas raízes. Opções menos comuns incluem adicioná-la ao substrato de semeadura e realizar uma extração de água.

Superfosfato no substrato para semeadura
Ao preparar a mistura de nutrientes para a semeadura de mudas de pepino, utiliza-se fertilizante para aumentar a germinação das sementes e promover uma germinação vigorosa. Antes do plantio, adicione 1 colher de sopa de superfosfato para cada 10 litros de substrato. Ácido bórico pode ser adicionado como elemento adicional.
Extrato aquoso à base de preparação
Para realizar um extrato aquoso, despeje água fervente sobre os grânulos de fertilizante até que se separem em líquido e sedimento. A infusão é então despejada em um recipiente separado e o sedimento é misturado novamente.
Com que frequência os pepinos devem ser alimentados?
O fertilizante é normalmente aplicado ao solo no outono, durante a preparação dos canteiros e o cultivo dos pepinos. A frequência pode variar dependendo das condições de cultivo.

Na estufa
Ao cultivar pepinos em estufa, basta aplicar superfosfato ao cavar, antes do plantio e 2 a 3 vezes durante a estação de crescimento. Aplicações adicionais são necessárias dependendo das condições das plantas.
Em campo aberto
A quantidade de fertilizante necessária em solo desprotegido é a mesma do cultivo em estufa. A única diferença é que ele é aplicado após a colheita para melhorar a fertilidade do solo.
Compatibilidade com outros tipos de fertilizantes
O superfosfato pode ser usado em combinação com fertilizantes de nitrogênio e potássio. A combinação com ureia e nitrato de amônio não é permitida.

Precauções de segurança ao trabalhar com o medicamento
Ao usar superfosfato, várias regras devem ser seguidas. Armazene o fertilizante em local aquecido, com temperatura estável e baixa umidade. Armazene o superfosfato em um recipiente hermético. Aplique a solução preparada diretamente no solo ou descarte-a.
O que fazer em caso de overdose
As plantas consomem apenas a quantidade necessária de fósforo, portanto, uma overdose de superfosfato não representa perigo para as plantações de vegetais. Ao mesmo tempo, é necessário controlar a dosagem para usar o produto de forma mais eficaz.
Um erro grave que os jardineiros cometem ao usar superfosfato
O erro mais comum que jardineiros iniciantes cometem ao usar fertilizantes é calcular incorretamente a quantidade de fertilizante ou usar uma concentração baixa. Isso faz com que as plantas não recebam os nutrientes necessários e reduzam significativamente a produtividade.











