Por que as folhas do pepino ficam amarelas na estufa e o que posso fazer a respeito?

Quem cultiva pepinos regularmente costuma encontrar amarelamento na superfície das folhas ou frutos. Para se livrar desse problema, é importante entender por que as folhas do pepino ficam amarelas em uma estufa e o que fazer para resolver o problema.

Causas do amarelecimento das folhas do pepino em uma estufa

Há vários motivos pelos quais as folhas do pé de pepino começam a ficar amarelas.

Excesso ou falta de fertilizantes

Não é segredo que, ao cultivar pepinos, fertilizantes são adicionados ao solo para enriquecê-lo com nutrientes. Devido ao uso excessivo de fertilizantes, as folhas inferiores das mudas de pepino ficam completamente amarelas. Gradualmente, o amarelamento se espalha para as folhas superiores. Para eliminar o amarelamento, você precisará interromper a adição de fertilizantes até que o equilíbrio de nutrientes se estabilize.

Depois disso, retome a adição de fertilizantes:

  • na primavera - uma vez por mês;
  • no verão - duas vezes por mês.

Às vezes, a descoloração das folhas indica clorose, que ocorre quando o solo carece de ferro. Essa condição pode ser eliminada adicionando suco de limão diluído ao solo.

Hipotermia de arbustos

Pepinos são considerados vegetais que gostam de calor e não prosperam em condições frias, por isso é recomendado cultivá-los em temperaturas acima de 5 a 10 graus Celsius. No entanto, alguns jardineiros desejam uma colheita antecipada e os plantam no início da primavera. Mudas jovens congelam rapidamente, causando manchas amarelas nas folhas. Com o tempo, o amarelamento cobre completamente a lâmina foliar.

folhas de pepino estão ficando amarelas

Se as mudas de pepino não forem replantadas e continuarem a crescer no frio, elas morrerão. Portanto, para preservar os vegetais plantados, eles são transplantados para uma estufa aquecida.

Superaquecimento ao sol

Quem cultiva hortaliças em estufas frequentemente enfrenta o problema do superaquecimento. O verão e a primavera são os períodos mais comuns para o superaquecimento dos pepinos em estufas. A exposição constante à luz solar e às temperaturas elevadas afeta negativamente a saúde das plantas.

Devido ao superaquecimento, as folhas localizadas no topo dos arbustos mudam de cor e ficam amarelas.

Para resolver o problema, você terá que sombrear a estufa para proteger as mudas da luz solar..

Problemas com o sistema radicular

Na maioria das vezes, problemas com mudas de pepino indicam um problema no sistema radicular. Se as raízes não tiverem espaço suficiente, elas não crescem bem, fazendo com que cada folha fique amarela. Isso acontece quando os pepinos são cultivados em vasos, onde não há espaço suficiente para o sistema radicular se expandir.

folhas de pepino estão ficando amarelas

No entanto, o amarelamento também pode ocorrer porque as raízes têm muito espaço para se desenvolver. Isso faz com que elas cresçam constantemente e consumam muitos nutrientes. Se esse problema não for resolvido prontamente, todos os arbustos amarelados morrerão.

Rega irregular

É do conhecimento geral que pepinos, como muitos outros vegetais, precisam de rega regular. Se isso não for feito, os ovários e as folhas crescerão mal e ficarão amarelados gradualmente. Especialistas recomendam regar as plantas pelo menos três vezes por semana. Isso ajudará a manter os níveis de umidade ideais. Use água aquecida à temperatura ambiente. Evite usar água muito fria, pois pode causar apodrecimento das raízes.

folhas de pepino estão ficando amarelas

Envelhecimento das folhas

Na segunda metade do verão, as folhas do pepino começam a envelhecer e a desenvolver manchas amarelas. Esse amarelecimento ocorre devido à fotossíntese mais lenta e à redução do suprimento de nutrientes. É impossível evitar o envelhecimento das folhas, pois é um processo natural.

Todas as folhas velhas secam gradualmente e caem no chão. Os arbustos que estão perdendo folhas podem ser desenterrados e removidos da estufa ou do jardim.

Infecções

Outro motivo pelo qual as plantas começam a secar são as doenças infecciosas. Existem várias doenças infecciosas que aparecem com mais frequência no cultivo de pepinos.

folhas de pepino estão ficando amarelas

Fusarium

A doença surge no verão, quando as temperaturas atingem 35 graus Celsius (95 graus Fahrenheit). Os esporos penetram na planta através do sistema radicular e infectam gradualmente todo o arbusto. É difícil identificar imediatamente os sintomas da fusarium, pois eles se desenvolvem gradualmente. Inicialmente, cada folha inferior fica coberta de manchas amarelas. Gradualmente, o amarelamento se espalha para toda a lâmina foliar, causando o ressecamento das folhas.

Os principais sinais de patologia incluem:

  • apodrecimento na raiz e no colo da raiz;
  • coloração marrom do caule;
  • amarelecimento das folhas;
  • morte de ovários;
  • falta de floração.

folhas de pepino estão ficando amarelas

Oídio

Outra causa do amarelecimento das pontas das folhas é o oídio. A doença ocorre em condições de alta umidade e altas temperaturas. Os esporos também se desenvolvem em condições de pouca luz.

O oídio inicialmente faz com que as folhas fiquem cobertas por uma camada branca. Se não for tratado, cada folha ficará amarela e secará. Para combater a doença, use uma solução de sabão, soro de leite e infusão de urtiga.

oídio

Míldio

Esta é uma doença perigosa que afeta não apenas a folhagem, mas também os frutos. Na maioria das vezes, essa patologia infecciosa surge quando sementes não desinfetadas são plantadas. Também ocorre quando fertilizantes químicos são usados ​​com frequência. O míldio retarda a fotossíntese, causando o amarelecimento das folhas dos vegetais.

A doença é caracterizada pelo seu rápido desenvolvimento, fazendo com que os arbustos infectados morram em uma semana.

Quando a doença aparece, as bordas das folhas ficam amareladas e adquirem uma tonalidade acinzentada. Os brotos dos arbustos racham e se deformam, e os frutos murcham.

oídio

Podridão radicular

Se as mudas de pepino não forem suficientemente alimentadas e regadas, elas serão infectadas com podridão radicular. Essa condição geralmente ocorre em plantas enfraquecidas sob condições de alta umidade e baixas temperaturas. O principal sinal de podridão radicular é o murchamento das folhas. Os seguintes sintomas também aparecem à medida que a podridão radicular progride:

  • as folhas começam a enrolar;
  • podridão da raiz;
  • rachadura do broto principal;
  • amarelecimento da parte inferior do caule.

folhas de pepino estão ficando amarelas

Pragas de insetos

Existem várias pragas perigosas que fazem com que as mudas de pepino fiquem amarelas.

Ácaro-aranha

Ácaros são pequenos insetos que frequentemente atacam vegetais em estufas de policarbonato. Essas pragas se alimentam da seiva das plantas, causando o murchamento da folhagem. Os ácaros também causam a infecção de algumas hortaliças com mofo cinzento. Os principais sinais de uma infestação de ácaros incluem:

  • desaceleração do crescimento das mudas;
  • formação de uma teia entre os caules;
  • manchas brancas na superfície da lâmina foliar.

folhas de pepino estão ficando amarelas

Pulgão do melão

Os pulgões do melão aparecem com mais frequência quando os pepinos são plantados ao ar livre. No entanto, às vezes, também atacam plantas cultivadas em estufas. Assim como os ácaros, esses insetos se alimentam da seiva de plantas jovens. Isso leva ao enfraquecimento das mudas e ao amarelecimento da folhagem.

Se o controle do pulgão do melão não for realizado em tempo hábil, as mudas de pepino secarão e morrerão.

Métodos para combater o amarelecimento

Muitos produtores de vegetais inexperientes não sabem o que fazer se as folhas dos pepinos de estufa ficarem amarelas. Existem vários métodos comuns para eliminar o amarelamento das pontas dos pepinos:

  • Infusão de cebola. Este é o remédio popular mais popular para o amarelamento. Para preparar a infusão, despeje água fervente sobre um pote de meio litro de cascas de cebola. Deixe em infusão por vinte horas. A solução resfriada é pulverizada nas folhas e despejada na raiz.
  • Solução de leite e sabão. Este é um remédio eficaz contra pragas e muitas doenças. Para preparar a solução, adicione 30 a 40 gotas de iodo, 30 gramas de sabão em barra e 40 ml de leite a um litro de água. Misture todos os ingredientes com 8 a 10 litros de água e, em seguida, aplique a solução nas plantas.
  • Mistura de fertilizante para urtigas. Para preparar a mistura, mergulhe 200 gramas de urtigas frescas em água e misture com verbasco. Este fertilizante só pode ser usado depois que as mudas desenvolverem a quinta folha.

as folhas estão ficando amarelas

Medidas preventivas

Para evitar perda de tempo tratando o amarelecimento no futuro, é importante se familiarizar com os detalhes da prevenção. Tratar regularmente as pontas com fungicidas evitará pragas. Além disso, alimente as mudas de pepino com fertilizantes orgânicos e minerais, o que enriquecerá o solo com nutrientes e fortalecerá a planta.

Conclusão

Cultivadores de pepino em estufas às vezes se deparam com folhas amareladas. Para eliminar isso rapidamente, é importante entender as causas e os tratamentos eficazes.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata