- Quais doenças o pepino tem?
- Causas e sinais de doenças de plantas
- O uso de remédios populares para tratamento e cura: vantagens e desvantagens
- Receitas e métodos para processamento de arbustos
- Tratamento com iodo
- Nós pulverizamos pepinos com uma mistura de iodo e verde brilhante
- Aplicação de cinzas de madeira
- Usando solução de alho
- Pulverização com soro de leite
- Cobertura com solução de verbasco
- Prevenção e proteção contra doenças
Ao enfrentar doenças em pepinos, é essencial tomar medidas imediatas para preservar a colheita. A maneira mais fácil de tratar doenças em pepinos é com remédios populares. Existem diversas fórmulas eficazes com efeitos variados na hortaliça.
Quais doenças o pepino tem?
Pepinos são suscetíveis a diversas doenças. As mais comuns incluem:
- Mancha foliar de Alternaria. Esta doença se desenvolve em condições de alta umidade durante o cultivo em estufa. A infecção se manifesta em plantas localizadas mais próximas da porta da estufa. Manchas escuras aparecem nas folhas, que aumentam de tamanho com o tempo.
- Ascocitose. A infecção é causada por um parasita facultativo. As folhas e os frutos são infectados, apodrecem e morrem.
- Oídio. O primeiro sinal da doença é a formação de uma camada branca na parte inferior das folhas. À medida que a infecção progride, as folhas ficam distorcidas e os frutos, menores.
Causas e sinais de doenças de plantas
As culturas vegetais são suscetíveis a doenças por vários motivos. Na maioria das vezes, a infecção ocorre devido a condições ambientais desfavoráveis. Em particular, os seguintes fatores levam à ocorrência de infecções:
- acúmulo de grande quantidade de detritos vegetais no solo;
- clima constantemente nublado e baixa temperatura ambiente;
- supersaturação do solo com fertilizante de nitrogênio;
- umedecer o solo com água fria;
- desrespeito às regras de rotação de culturas.
A propagação de doenças pode ser detectada por sinais visuais. Plantas infectadas apresentam alterações de cor e ondulação da folhagem, partes aéreas apodrecem, inflorescências e ovários não se formam e os frutos não atingem o tamanho esperado.

O uso de remédios populares para tratamento e cura: vantagens e desvantagens
Em comparação com preparações químicas para prevenção e tratamento de doenças, os remédios populares apresentam diversas vantagens. A principal delas é a segurança — os métodos populares não requerem a adição de substâncias altamente ativas para matar bactérias, cujo excesso interrompe os processos biológicos naturais.
Outra vantagem é a disponibilidade de remédios populares. Plantas doentes podem ser tratadas com soluções feitas com ingredientes baratos.
Uma desvantagem dos remédios populares é sua menor eficácia em comparação com soluções especializadas. Em casos graves, tratar plantas com substâncias orgânicas nem sempre é tão eficaz.

Receitas e métodos para processamento de arbustos
Entre as muitas opções de tratamento de plantas, você pode escolher a mais adequada com base na doença específica, nas condições da planta, na variedade do pepino e em outros fatores. Os métodos de tratamento variam quanto às substâncias utilizadas, ao método de pulverização, à duração do tratamento e ao seu impacto nas plantas.
Tratamento com iodo
O iodo é um remédio eficaz contra o apodrecimento das raízes e folhas. As plantas verdes são tratadas com uma solução diluída de iodo misturada com água fria na proporção de 1:2. Os caules dos pepinos são cobertos com a solução a uma profundidade de 10 a 15 cm da superfície do solo. Este tratamento deve ser repetido a cada 3 a 4 dias até que os sintomas desapareçam completamente.

Como medida preventiva, recomenda-se pulverizar as plantas com uma solução de iodo e leite. Para preparar a mistura, misture 1 litro de leite ou soro de leite, uma colher de sopa de sabão líquido, 30 gotas de iodo e 10 litros de água. A pulverização preventiva deve ser realizada a cada 10 dias.
Nós pulverizamos pepinos com uma mistura de iodo e verde brilhante
O iodo atua como um antisséptico natural, estimula o desenvolvimento dos frutos e restaura as células vegetais. O verde brilhante promove uma colheita abundante e protege as plantas de doenças e pragas. Uma solução de iodo e verde brilhante tem um efeito complexo nas hortaliças. Pulverizar as plantas uma vez a cada 10-12 dias é suficiente para que a solução tenha um efeito positivo no crescimento e desenvolvimento do pepino.

Além de promover um crescimento saudável, uma mistura de iodo e verde brilhante pode ajudar a combater a requeima. Este tratamento elimina os efeitos da doença e cura danos à folhagem e aos caules. Regar as plantas com a solução ajuda a fortalecer as raízes dos pepinos cultivados tanto em campo aberto quanto em estufas.
Aplicação de cinzas de madeira
As cinzas de madeira são o fertilizante orgânico mais acessível e eficaz, podendo ser usado como alternativa aos fertilizantes químicos à base de fósforo e potássio. O produto da combustão da matéria orgânica contém um grande número de microelementos benéficos que são facilmente absorvidos pelas plantas.
Para processamento de pepinos, cinzas Use puro ou como parte de uma solução. Para preparar a solução, dilua 100 g de cinzas em 10 litros de água e deixe em infusão por uma semana. Alimente os pepinos com a mistura líquida simultaneamente à rega.

Cinzas de madeira secas são usadas na semeadura de mudas e durante a aração de outono. Uma xícara de cinzas é despejada em um quadrado de solo. Uma pequena vala de até 15 cm de profundidade é cavada ao redor das mudas, as cinzas são preenchidas e a parte superior é coberta com terra.
Usando solução de alho
Misturando alho amassado com 0,5 litro de óleo vegetal e 30 ml de sabão líquido e deixando a solução agir por 24 horas, você pode criar um spray protetor. A solução de alho deve ser pulverizada nas partes aéreas das plantas suscetíveis a doenças infecciosas.

Pulverização com soro de leite
O soro deve ser utilizado durante a frutificação e a colheita. O soro contém bactérias monoácidas, que reduzem a atividade de patógenos. O tratamento dos pepinos cria uma película fina na superfície das lâminas foliares, protegendo-os contra a penetração de fungos. A única desvantagem de usar soro é que o efeito é de curta duração, então o tratamento precisa ser feito com mais frequência do que com outros produtos.
Cobertura com solução de verbasco
Verbasco é adicionado ao solo para fortalecer a imunidade das plantas e aumentar a produtividade das colheitas. Uma solução de verbasco enriquece o solo com nutrientes e promove o rápido crescimento de microrganismos benéficos. Para preparar a solução, basta misturar verbasco com água morna na proporção de 1:2.
Prevenção e proteção contra doenças
Para simplificar os cuidados diários e reduzir o risco de doenças, é essencial adotar medidas preventivas regulares. Para isso, recomenda-se pulverizar as plantas periodicamente com soluções protetoras, aplicar fertilizantes ricos em nutrientes, limpar os canteiros de ervas daninhas e restos vegetais, seguir práticas agrícolas adequadas e monitorar as condições ambientais.











