- Trabalho de pré-pouso
- Escolhendo a melhor variedade para os Urais
- Por tempo de maturação
- Estufas
- Para áreas abertas
- O mais delicioso
- Culturas de alto rendimento
- Variedades com imunidade estável
- Sementes germinando
- Preparando o solo e os canteiros
- Momento e tecnologia ideais para o plantio de pepinos
- Em uma estufa e em um viveiro
- Em campo aberto
- Como cuidar de arbustos de pepino
- Regularidade da irrigação
- Cobertura superior
- Soltando o solo
- Amarrar e moldar
- Controle de pragas
- Estimulando a polinização
- Dicas e recomendações de jardineiros
- Conclusão
Os Urais são considerados uma das regiões mais difíceis para o cultivo de pepinos e, por isso, alguns produtores de hortaliças da região evitam plantá-los. No entanto, nas últimas décadas, os produtores de plantas desenvolveram muitas variedades de hortaliças adequadas para o cultivo nesta região. Portanto, antes de plantar, é recomendável se familiarizar com as melhores variedades de pepino para os Urais.
Trabalho de pré-pouso
Antes do plantio dos pepinos, é realizado um trabalho de pré-semeadura, o que melhorará o crescimento dos vegetais plantados.
Escolhendo a melhor variedade para os Urais
É recomendável que você se familiarize com as descrições das variedades de pepino que podem ser cultivadas nos Urais do Sul com antecedência. Isso ajudará você a escolher a melhor variedade para a região.
Por tempo de maturação
É do conhecimento geral que o tempo de maturação de todos os vegetais varia. Pepinos de maturação precoce populares que podem ser cultivados nos Urais incluem:
- Amur. Uma variedade precoce, o fruto amadurece de 35 a 45 dias após o plantio. As vantagens do Amur incluem sua tolerância a flutuações de temperatura e umidade.
- Região de Moscou. Este vegetal é adequado para cultivo ao ar livre, pois é resistente à geada. Não requer muita luz, por isso pode ser plantado em áreas sombreadas do jardim.

Entre os pepinos com períodos médios de maturação, destacam-se:
- Voyage. Apesar de sua tolerância a baixas temperaturas, os jardineiros recomendam o plantio da Voyage em estufa. Em condições de estufa, a colheita amadurece em 50 a 55 dias.
- Arina. Uma hortaliça resistente à geada, frequentemente cultivada nos Urais. Uma das características desta variedade é que seus frutos são mais apreciados frescos. Eles não são adequados para preparar conservas de inverno.
Há também pepinos de maturação tardia que são populares entre os produtores de vegetais dos Urais:
- Hércules. Considerada a hortaliça de maturação mais tardia, seus frutos amadurecem em até 70 dias. Recomenda-se o cultivo da Hércules em estufas para maior produtividade.
- Klavdia. Uma variedade com frutos de maturação tardia, que amadurecem em dois meses e meio. As vantagens da Klavdia incluem o sabor dos seus frutos, que não apresentam gosto amargo residual.

Estufas
Existem diversas variedades que crescem melhor em condições de estufa, com temperaturas de 15 a 20 graus. Entre elas estão:
- Emelya. Uma variedade híbrida de maturação precoce que amadurece em 25 a 35 dias. Não tolera bem baixas temperaturas e, portanto, é cultivada apenas em estufas. Com os devidos cuidados, cada fruto pesará de 100 a 120 gramas.
- Dynamite. Entre os pepinos Urais de frutos grandes, o Dynamite se destaca, com frutos que chegam a pesar 150 gramas. Quando cultivado ao ar livre, o rendimento diminui, por isso jardineiros experientes recomendam plantá-lo em estufas.
- Uma família amigável. Uma planta de meia estação adequada para cultivo em ambientes internos. Os primeiros frutos maduros aparecem nos arbustos 40 a 50 dias após a semeadura. Os frutos colhidos são usados em saladas frescas e conservas.
- Matilda. Um pepino híbrido com amadurecimento precoce. As vantagens da Matilda incluem autopolinização e excelente sabor. Em condições ideais de estufa, uma única planta pode render mais de 10 quilos.

Para áreas abertas
Nem todos os jardineiros têm a oportunidade de cultivar vegetais em estufas, por isso precisam cultivá-los ao ar livre. As seguintes variedades são adequadas para esse propósito:
- Nezhinsky. Este vegetal é plantado apenas no jardim, pois requer abelhas para polinização. O Nezhinsky é considerado um pepino de meia-estação. Os frutos são usados para conservas, salgadinhos e saladas.
- Uma iguaria. Suporta bem as oscilações de temperatura noturnas e, portanto, pode ser plantada ao ar livre. Para resistir melhor à geada, plante-a em solo solto, fértil e rico em nutrientes.
- Conserva. Um vegetal de meia estação que amadurece em um mês e meio. Sua característica marcante são os frutos grandes, pesando de 145 a 160 gramas. A colheita madura é usada para conservas de inverno.

O mais delicioso
Muitos jardineiros desejam obter a colheita mais deliciosa possível. Existem diversas variedades de pepinos que oferecem um sabor excelente:
- Vyaznikovsky. Uma hortaliça de alto rendimento com frutos saborosos que pesam 150 gramas. A planta é considerada uma cultura de maturação precoce; os pepinos amadurecem dois meses após o surgimento dos primeiros brotos. Uma das vantagens do Vyaznikovsky é sua adaptabilidade a uma variedade de condições climáticas.
- Imparável. Foi desenvolvida por criadores russos em meados do século XX para cultivo em climas rigorosos. 40 a 55 dias após o plantio, os arbustos produzem frutos oblongos que crescem até 12 centímetros de comprimento. Eles não amarelam após a colheita e são fáceis de transportar.
- Izyashchny. Um pepino de maturação precoce, recomendado para plantio ao ar livre. Os frutos de Izyashchny crescem até 14 centímetros e têm formato elíptico. Os pepinos são firmes, crocantes e suculentos. São usados em picles e saladas de legumes.

Culturas de alto rendimento
Para obter uma colheita maior, é importante plantar as variedades mais produtivas. Entre elas:
- Pinóquio. Esta é a variedade de pepino mais popular e produtiva, adequada para cultivo nos Urais. Os frutos do Pinóquio amadurecem muito rapidamente, permitindo que sejam colhidos na primeira metade do verão. São adicionados a saladas e em conservas de inverno.
- Zozulya. Os pepinos Zozulya são considerados uma cultura de alto rendimento. Os frutos maduros crescem de 20 a 35 centímetros e pesam aproximadamente 200 a 220 gramas. Uma única planta rende de 10 a 15 quilos de pepinos maduros.
- Agricultor. Quem gosta de vegetais de alto rendimento costuma plantar esta variedade em seus jardins. Pode ser cultivada ao ar livre, mas para maior produtividade, é melhor plantá-la em estufa. Em condições favoráveis, rende mais de 15 quilos de frutos por metro quadrado.

Variedades com imunidade estável
Não é segredo que os pepinos são frequentemente suscetíveis a doenças, o que pode reduzir a produtividade. Recomenda-se o plantio de culturas com forte imunidade e resistência a doenças:
- Masha. Uma planta híbrida ultraprecoce resistente a muitas doenças. Suas vantagens incluem alta produtividade, sabor excelente e baixa manutenção. A colheita é adequada tanto para enlatados quanto para consumo cru.
- Knyazhna. Esta planta é resistente a doenças comuns e condições climáticas adversas. Os frutos da Knyazhna não são muito grandes, atingindo apenas 6 a 7 centímetros. No entanto, isso não afeta a produção. Cada arbusto rende de 7 a 8 quilos de pepinos.
- Andorinha. Uma planta de médio porte, com caules que chegam a um metro e meio. Sua boa imunidade permite que seja cultivada ao ar livre. Os frutos maduros têm aroma agradável, são crocantes e não apresentam gosto amargo.
Sementes germinando
Para acelerar o surgimento das primeiras mudas, você precisará pré-germinar as sementes. Para isso, espalhe todas as sementes sobre um pano de fibra natural. Em seguida, regue a superfície do pano com água morna. Quando o pano começar a secar, umedeça-o novamente.
A germinação dura de 2 a 4 dias até que pequenos brotos comecem a aparecer nas sementes.
Preparando o solo e os canteiros
Antes do plantio, prepare o solo para o vegetal. Solos franco-arenosos e argilosos, ricos em nutrientes, são considerados os mais adequados para o cultivo de pepinos. Dois a três dias antes do plantio, adicione fertilizante orgânico contendo esterco, que contém fósforo, cálcio, potássio e outros nutrientes. Aplique de 5 a 6 kg de fertilizante por metro quadrado.
Após a aplicação dos fertilizantes, os canteiros para o cultivo dos pepinos são demarcados no terreno.

Momento e tecnologia ideais para o plantio de pepinos
É recomendável descobrir com antecedência quando plantar sementes para mudas em 2025.
Em uma estufa e em um viveiro
Quem planeja cultivar vegetais em estufas não sabe quando plantá-los. Antes de plantar, é importante determinar o momento de semear as sementes e cultivar as mudas.
As sementes são plantadas na primeira quinzena de maio ou no final de abril. Se as mudas forem cultivadas em estufa aquecida, o plantio é feito de 1 a 2 meses antes. É melhor transplantar mudas jovens para o local permanente no início de junho. No entanto, para uma colheita antecipada, o período pode ser alterado em 1 a 2 semanas.
Antes do plantio, faça covas rasas na estufa onde as mudas serão plantadas. A distância entre as covas deve ser de 30 a 35 centímetros.

Em campo aberto
Determinar o momento de semear pepinos ao ar livre é mais difícil, pois você precisará considerar a temperatura externa. Pepinos são considerados vegetais que gostam de calor, então jardineiros experientes recomendam plantá-los quando o solo estiver entre 8 e 10 graus Celsius. Plantá-los em solo sem aquecimento não é recomendado, pois as sementes germinarão lentamente nessas condições.
Ao plantar pepinos ao ar livre, faça covas mais profundas para proteger o sistema radicular da geada. As covas devem ter de 10 a 12 centímetros de profundidade. Após o plantio, cubra os canteiros com filme plástico para proteger contra geadas noturnas.
Como cuidar de arbustos de pepino
O cultivo de pepinos requer cuidados adequados. Isso ajudará a garantir uma colheita abundante.

Regularidade da irrigação
Pepinos são uma cultura que gosta de umidade e requer rega periódica. Por isso, é importante aprender a irrigar adequadamente as plantas de pepino durante o cultivo.
No verão, o solo é umedecido de 2 a 3 vezes por semana. Nos dias mais quentes, regue diariamente. Se o vegetal for cultivado em solo argiloso, as mudas precisarão de menos rega. Esses solos retêm bem a umidade e demoram mais para secar. A rega deve ser feita à noite ou pela manhã, quando não estiver quente.
Cobertura superior
Para melhorar a produtividade dos pepinos, você precisará fertilizá-los periodicamente. A primeira fertilização é feita uma semana e meia após o plantio das mudas. Fertilizantes orgânicos, como esterco de vaca, fezes de codorna, infusão de ervas e chorume, são adicionados ao solo.
Na próxima vez, adicione fertilizante após duas semanas e meia. Desta vez, são usados fertilizantes minerais. Os arbustos são alimentados com superfosfato, cinzas secas, nitrato de amônio e nitrato de potássio.

Soltando o solo
A soltura oportuna do solo tem um efeito positivo na produtividade dos vegetais. Jardineiros recomendam soltar o espaço entre as fileiras a uma profundidade de 5 a 10 centímetros após regas e chuvas fortes para evitar a formação de crostas na camada superficial do solo, o que prejudica a umidade e a circulação do ar.
Não é necessário usar enxada para soltar o solo. Você pode usar uma grade ou um ancinho comum. Ao soltar, faça montes nos arbustos para estimular o desenvolvimento das raízes.
Amarrar e moldar
Durante a formação do arbusto, a pinça é realizada para melhorar a produtividade. Todos os brotos longos, exceto o central, são removidos.
Pepinos altos devem ser amarrados a suportes adicionais, que podem ser simples estacas de metal ou madeira.

Controle de pragas
As plantas de pepino são frequentemente atacadas por pragas. Para protegê-las, trate-as previamente com uma mistura de folhas de tomate, tabaco e cinzas. Inseticidas também podem ser usados para prevenir pragas.
Estimulando a polinização
Quando os pepinos começarem a florescer, sacuda os arbustos 1 a 2 vezes ao dia. Isso melhora a polinização e aumenta significativamente o número de frutos produzidos.
Dicas e recomendações de jardineiros
Pessoas que cultivam pepinos nos Urais devem se familiarizar com as recomendações e conselhos de jardineiros experientes:
- É necessário plantar variedades resistentes ao frio e com forte imunidade;
- Somente vegetais autopolinizadores são selecionados para plantio em estufa;
- Quando a temperatura cai drasticamente, os canteiros são cobertos com película protetora.

Conclusão
O clima dos Urais dificulta o cultivo de certas variedades de pepino. Portanto, antes de plantar, é importante se familiarizar com as culturas adequadas para o cultivo nesta região.









