Dias favoráveis ​​e desfavoráveis ​​para o plantio de pepinos em junho de 2025

Pepinos são a cultura mais comum nos jardins russos. Estão entre os primeiros a amadurecer no jardim e, se plantados em estufas, você pode desfrutar de pepinos frescos já no final de junho. Essas plantas são pouco exigentes em termos de condições de cultivo e composição do solo, mas para evitar danos causados ​​por geadas noturnas, muitos jardineiros as plantam ao ar livre no início do verão, escolhendo datas favoráveis ​​em junho de 2025.

Quais variedades escolher

Antes de começar a trabalhar, familiarize-se com as variedades adequadas para o plantio ao ar livre em junho. Variedades precoces, intermediárias e tardias estão disponíveis no mercado, e a escolha depende dos objetivos do jardineiro — seja o consumo fresco ou a conservação no inverno.

Cedo

As primeiras variedades do vegetal são plantadas no início de junho e usadas tanto para consumo fresco quanto para conserva.

Segundo os agricultores, as melhores variedades de maturação precoce são:

  1. Versáteis. Esses pepinos finamente tuberculados têm sabor suave e seu tamanho pequeno os torna ideais para conservas.
  2. Altai. Esses pequenos vegetais têm casca verde-clara. São mais frequentemente usados ​​em saladas frescas.
  3. Concorrente. Esta variedade é utilizada para colheita de inverno. É altamente resistente a doenças fúngicas, mas requer irrigação regular e solo fértil. Amadurece em 1,5 mês.
  4. Elegante. Os vegetais pesam aproximadamente 120 gramas e esta variedade é adequada para cultivo em estufas e canteiros. Jardineiros a utilizam para preparar saladas de vegetais frescos.

plantando pepinos

Meia temporada

Os pepinos de meia-estação se distinguem pela resistência a doenças em comparação às variedades precoces. Eles produzem altos rendimentos e são usados ​​tanto para cozinhar no verão quanto para conservas.

Entre as variedades de meia estação, os jardineiros preferem as seguintes:

  1. Picles. Estes pepinos distinguem-se pela sua forma oval e comprimento de 8 cm. Pequenos espinhos espalham-se por toda a superfície. São escolhidos pelos jardineiros pela sua elevada resistência a doenças.
  2. Nova Fênix. Possui alta imunidade ao oídio e maior tolerância ao frio. Esta variedade é caracterizada por uma cor verde brilhante, com pequenas listras brancas longitudinais que percorrem toda a superfície do fruto.
  3. Gunnar F1. Pertence a uma variedade híbrida. Apreciada pelos jardineiros por seu sabor agradável e formato elegante. A colheita é usada para saladas e conservas de inverno.

Tarde

Essas variedades não são muito populares entre os jardineiros, pois nem toda a colheita tem tempo de amadurecer antes do início do tempo frio. As variedades de maturação tardia incluem:

  1. Um milagre chinês. A colheita é feita dois meses após o plantio. Os frutos são pequenos e de casca fina.
  2. Relé. Devido ao seu tamanho grande (250 g), é usado apenas em saladas verdes. Possui um sabor agradavelmente doce.
  3. Pepino chinês trepador. Os frutos são cilíndricos, pesando no máximo 100 gramas cada. Possui alta resistência a doenças e tolera quedas de temperatura noturnas de curto prazo sem problemas.

Quando plantar pepinos, dependendo da região

Ao determinar a data de plantio dos pepinos, considere, antes de tudo, o clima da região de cultivo. Nas regiões do sul, o ideal é começar no início de junho, enquanto na região central, o ideal é começar em meados de junho.

plantando pepinos

Nas regiões do Sul

Em regiões com verões quentes, os pepinos são plantados a partir do início de junho. Para aproveitar a primeira colheita mais cedo, jardineiros experientes primeiro cultivam as mudas em ambientes internos e depois as transplantam para áreas externas. Os pepinos de estufa são plantados ao longo do mês; quando os primeiros pepinos terminam de dar frutos, os plantados no final do mês começam a dar frutos.

Na zona média

O clima da Rússia central, da região de Moscou e da região de Leningrado permite o plantio de pepinos a partir de 10 de junho. As sementes podem ser semeadas diretamente em campo aberto ou cultivadas em ambientes fechados. O jardineiro determina o momento exato com base nas condições climáticas. É importante que o solo esteja aquecido a 15 graus Celsius.

No norte

Nas regiões frias do norte, recomenda-se semear primeiro as mudas e depois transplantá-las para o exterior em meados de junho. Em estufas aquecidas, os pepinos podem ser plantados a partir do primeiro dia do mês.

Época de plantio de pepinos de acordo com o calendário lunar

Ao determinar datas específicas para o plantio de vegetais em campo aberto, muitos jardineiros prestam atenção às recomendações do calendário lunar, que indica datas favoráveis ​​e desfavoráveis.

Dias favoráveis ​​em junho de 2025

Os pepinos podem ser transplantados para áreas externas no início, meio ou fim do mês. De acordo com o calendário lunar, as datas mais indicadas são os dias 1, 2, 3, 4, 12, 13, 17, 18, 23 e 30.

Em julho de 2025

No segundo mês de verão, as seguintes datas são adequadas para semear e plantar mudas de pepino: 1, 4, 6, 9, 10, 14, 15, 27, 28.

Dias não recomendados

Não é recomendado plantar mudas em estufa ou campo aberto nos seguintes dias:

  1. Junho - 20, 21 e 22.
  2. Julho - 20, 21.

Dias favoráveis ​​e desfavoráveis ​​para o plantio de pepinos em junho de 2025

Quando é proibido?

Se um jardineiro deseja colher uma colheita abundante, é importante lembrar as datas em que o plantio é proibido, de acordo com o calendário lunar:

  1. Junho - 5.
  2. Julho - 5, 19.

Regras para plantar pepinos em terreno aberto

É importante não apenas escolher uma data favorável para o plantio, mas também realizar um trabalho preparatório para que os vegetais cresçam grandes e saudáveis.

Preparando o terreno

O local para o cultivo de pepinos deve ser protegido de correntes de ar e ventos frios, pois o vegetal se desenvolve bem com o calor. O canteiro também deve receber sol da manhã. Os jardineiros obtêm os maiores rendimentos em solos férteis, argilosos e arenosos, com pH neutro. Evite solos pesados, que não aquecem bem durante o dia e são altamente ácidos. Batatas, repolho e tomates são considerados os melhores precursores para pepinos.

plantando pepinos

Não é recomendado plantar pepinos depois das plantas da família das abóboras, pois elas absorvem os mesmos nutrientes do solo.

Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
Para melhorar as propriedades do solo, adicione 4 kg de composto por metro quadrado duas semanas antes do plantio. Se o solo for pesado e argiloso, adicione turfa ao cavar.

Como preparar o material da semente

Antes da semeadura, o primeiro passo com sementes de pepino é calibrá-las, selecionando os exemplares maiores. Isso é necessário se o material de plantio foi colhido em casa ou comprado de um vendedor particular. Se você comprou as sementes em uma loja de jardinagem, esse procedimento é realizado na fábrica.

Para descartar sementes vazias que não germinam, prepare uma solução salina dissolvendo 3 g de sal não iodado em 100 ml de água. Coloque as sementes na solução e misture bem. Após alguns minutos, as sementes vazias flutuarão para a superfície.

O próximo passo no preparo das sementes de pepino é a desinfecção. Para isso, prepare uma solução de permanganato de potássio a 1% e deixe as sementes de molho por meia hora. Em seguida, retire as sementes e espalhe-as sobre papel para secar.

Para acelerar a germinação das sementes em terreno aberto, deixe-as de molho. Coloque um pedaço de pano de algodão no fundo de um recipiente plástico. Coloque as sementes por cima e adicione água suficiente para cobri-las. Deixe as sementes de molho por dois dias; durante esse tempo, o tegumento irá rachar e os primeiros brotos aparecerão dentro de uma semana, quando plantados no solo.

Métodos de plantio

Existem duas maneiras de plantar pepinos: semeando sementes diretamente no solo e cultivando mudas. Este último método permite que os jardineiros obtenham os primeiros frutos mais rapidamente.

Sementes

Se você semear sementes de pepino diretamente em terreno aberto, as plantas serão mais resistentes às influências ambientais do que aqueles espécimes que foram plantados como mudas.

No entanto, esse método é mais adequado para moradores das regiões do sul, onde não há mudanças bruscas nas temperaturas noturnas.

Cave buracos com 15 cm de distância entre si e plante duas sementes em cada buraco. Quando as mudas tiverem duas folhas cheias, elas serão replantadas; se uma estiver fraca, basta removê-la. Cubra as mudas com solo fértil e umedeça-as bem. Até o surgimento dos primeiros brotos, regue as sementes em dias alternados, evitando o encharcamento.

plantando pepinos

Mudas

Para cultivar mudas de pepino, use caixas longas ou recipientes de turfa. A vantagem destes últimos é que os brotos não precisam ser removidos; eles são plantados no solo junto com eles. Coloque de 2 a 3 sementes em cada recipiente, caso uma não germine. Uma mistura de húmus, turfa, turfa e esterco bovino é considerada ideal para mudas. O solo deve ser enterrado a no máximo 3 cm de profundidade.

Para germinar, as sementes precisam de temperatura ambiente em torno de 25 graus Celsius e umidade moderada. Evite que o solo fique encrostado, pois isso dificultará a germinação dos brotos. Antes do plantio ao ar livre, as mudas de pepino precisam ser endurecidas. Uma semana antes do plantio, reduza gradualmente a temperatura para 15-16 graus Celsius, colocando as mudas em uma varanda. Cave buracos com 15-17 cm de distância entre si e plante as mudas, regando o solo com água morna primeiro para ajudar os pepinos a enraizarem mais rápido.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata