- História do desenvolvimento da cultura
- Vantagens e desvantagens dos pepinos Phoenix
- Qual a diferença entre ele e as variedades Phoenix 604 e Phoenix Plus?
- Descrição externa e características da espécie
- Arbusto e folhas
- Floração e frutos
- Tempo de maturação e rendimento
- Resistência às flutuações de temperatura e à seca
- Resistência a doenças e pragas
- Características de pouso
- Selecionando um local e preparando o solo para o plantio
- Época e tecnologia de semeadura e plantio de mudas
- Cuidando de uma planta em campo aberto
- Frequência de rega
- Alimentando pepinos corretamente
- Formando um chicote
- Capina e afrouxamento do solo
- Controle de insetos e doenças
- Colheita
- Dicas para jardineiros iniciantes
- Avaliações da variedade
Pepinos Phoenix podem ser plantados em seu jardim sem se preocupar com a falta de uma colheita substancial no outono. Esta variedade é conhecida por sua produção prolífica, e seus frutos de tamanho uniforme são ideais para conservas. Os pepinos Phoenix são consumidos frescos e usados em diversas saladas, graças ao seu excelente sabor. Além disso, a planta é considerada fácil de cuidar, o que também é considerado uma vantagem pelos jardineiros.
História do desenvolvimento da cultura
Tudo começou em 1985, quando uma epidemia de míldio, uma doença disseminada, assolou o planeta. Os criadores soviéticos levaram cinco anos para conseguir o impossível: desenvolver uma variedade resistente a essa e a muitas outras doenças.
Embora a Phoenix tenha surgido em 1990, ela ainda mantém uma posição de liderança, por dois motivos: seu alto rendimento e forte imunidade. Por muito tempo, os jardineiros não deram muita atenção a esta variedade, mas ao longo dos anos, a Phoenix conquistou uma merecida popularidade.
Vantagens e desvantagens dos pepinos Phoenix
Se você decidiu cultivar pepinos em seu jardim, considere suas principais características. A Phoenix é única, mas, como qualquer outra variedade de pepino, tem suas vantagens e desvantagens. Primeiro, vamos falar sobre os benefícios da planta:
- Vamos começar com o excelente sabor da fruta, que é o que primeiro atrai a atenção dos jardineiros.
- A lista de vantagens também deve incluir a aparência dos pepinos.
- Sua versatilidade na criação de blanks.
- Aumento da produtividade das colheitas.
- Imunidade relativamente boa, despretensiosa no cuidado.
- Tolerância comparativa à seca.
- Boa transportabilidade, durante a qual os frutos não perdem o sabor.
Os pepinos têm um sabor agradável, sem amargor ou sabores estranhos, com aroma pronunciado.
Mas, apesar das vantagens descritas acima, a variedade apresenta algumas desvantagens:
- intolerância a mudanças e flutuações severas de temperatura;
- requisitos de espaço – pepinos precisam de muito espaço;
- possibilidades limitadas de cultivo – a semente é plantada apenas em terreno aberto.
A planta é polinizada por insetos, o que significa que plantá-la em estufa não renderá uma colheita. Por esse motivo, os pepinos são plantados no solo mais tarde — quando o clima externo está favorável — para evitar que as mudas congelem.

Qual a diferença entre ele e as variedades Phoenix 604 e Phoenix Plus?
A variedade “plus” produz frutos pequenos que podem ser conservados inteiros em potes, como pepinos em conserva.
Embora o tamanho dos frutos desta cultura seja maior, os pepinos apresentam características semelhantes. Esta planta começa a dar frutos em 45 a 55 dias.
A Phoenix 604 pode ser identificada pelo tamanho dos seus frutos, considerado médio. É raro cultivar um pepino deste tamanho em um jardim. Isso só acontece se não for colhido a tempo. Esta variedade é considerada de maturação tardia, com frutos aparecendo em 60 a 65 dias. Alguns jardineiros se incomodam com o tamanho grande dos frutos desta variedade, e é por isso que preferem os pepinos Phoenix Plus.

Descrição externa e características da espécie
Os pepinos têm características únicas: crescem rapidamente e começam a dar frutos dois meses após o plantio. Esse processo continua durante todo o outono, muito depois de outros jardineiros já terem terminado de colher seus pepinos.
Arbusto e folhas
A planta é impressionantemente grande, atingindo até 3 metros de comprimento, e continua crescendo ao longo de sua vida. Suas folhas são espalhadas, verde-escuras, formando uma coroa.
Não é recomendado cultivar a planta sem suporte, mas adicionar suporte muito cedo também não é recomendado, pois isso pode causar danos, danificar o caule e fazer com que ele seque.

Floração e frutos
O tamanho médio do pepino é de 15 centímetros e seu peso não ultrapassa 150 gramas. Descrição e características distintivas da fruta:
- têm uma forma cilíndrica regular;
- têm uma tonalidade verde rica com listras mais claras;
- a espinha é fracamente expressa.
25 a 30 dias após o plantio dos pepinos no solo, os ovários se formam neles; a estação de crescimento depende das condições climáticas da região.

Tempo de maturação e rendimento
Os rendimentos variam dependendo dos cuidados, mas, em média, podem ser colhidos de 6 a 8 quilos de pepinos por metro quadrado. Os frutos amadurecem tarde; se as plantas forem plantadas em meados de junho, a colheita começa no início do outono.
Resistência às flutuações de temperatura e à seca
Esta variedade não tolera bem oscilações de temperatura e não é afetada pela seca, desde que não dure muito. Não é particularmente resistente à geada, por isso é melhor não plantá-la muito cedo, pois isso pode causar a morte das mudas e a perda da colheita.

Resistência a doenças e pragas
A variedade se distingue pela boa imunidade e sua notável resistência a doenças e pragas também atrai jardineiros.
Podem surgir problemas se o caule ou as folhas da planta forem danificados; para evitar que o arbusto morra, trate-o.
Características de pouso
A cultura é plantada no solo; não é adequada para estufas. No entanto, será necessário preparar o solo, o que aumentará significativamente a produtividade. Recomenda-se este trabalho no outono. Tratamentos semelhantes na primavera produzirão resultados piores.

Selecionando um local e preparando o solo para o plantio
O plantio ocorre em meados de junho, quando as temperaturas atingem 13-15 graus Celsius. Qualquer local pode ser escolhido, mas de preferência um que não exponha as folhas à luz solar intensa.
Recomenda-se atenção especial ao preparo do solo, para isso vale:
- Cave o solo, removendo as raízes das ervas daninhas.
- Depois adicione húmus ou esterco.
- Cave o solo novamente antes de plantar as mudas.
Recomenda-se a soltura periódica do solo, pois ele requer oxigênio. É melhor fazer isso na primavera, antes de plantar os pepinos, mas não se esqueça de fazê-lo mais tarde, após o plantio.

Dica: é aconselhável soltar o solo no inverno e cobri-lo com folhas e talos de grama cortada.
Época e tecnologia de semeadura e plantio de mudas
As sementes são germinadas e plantadas em recipientes individuais ou em um recipiente comum. Este processo é recomendado em meados de abril, ou melhor ainda, no final do mês. É bem tarde, mas as mudas também são plantadas no solo no início do verão.
Cuidando de uma planta em campo aberto
A Phoenix não requer cuidados especiais; é fácil de manter e não requer jardinagem extensiva. Fertilizantes e revolvimento do solo serão necessários periodicamente.

Frequência de rega
Os vegetais precisarão ser regados com frequência, mas não em excesso, evitando umidade excessiva. A rega deve ser feita a cada 2-3 dias, regando generosamente. É difícil dizer quanta água é necessária, então siga as instruções.
Alimentando pepinos corretamente
Fertilize com fertilizantes minerais ou orgânicos. Estrume pode ser usado, mas há um sério risco de queimar as raízes do pepino. Fertilize várias vezes por estação, de preferência antes da floração e após o final da estação de crescimento.

Formando um chicote
O arbusto cresce alto e precisa de suporte. Uma treliça pode ser usada, mas é melhor não beliscar os caules muito cedo, pois isso pode danificá-los. As videiras devem ser conduzidas ao longo de um arame ou estrutura. Jardineiros recomendam arrancar e remover os brotos laterais para otimizar o crescimento.
Capina e afrouxamento do solo
A Phoenix é sensível a ervas daninhas, por isso recomenda-se capinar na hora certa, caso contrário, a produtividade diminuirá. Solte o solo com frequência após a rega para oxigená-lo — isso melhorará o crescimento e o desenvolvimento.
Controle de insetos e doenças
Não há necessidade de realizar tratamento se os pepinos forem cuidados de acordo com todas as regras e recomendações.

Colheita
Recomenda-se fazer isso regularmente, diariamente ou em dias alternados. Os pepinos devem ser colhidos com cuidado para evitar danos aos ovários já formados. Danificar a videira ou o caule resultará na morte da planta.
Dicas para jardineiros iniciantes
Existem recomendações para melhorar a produtividade que são bem conhecidas por jardineiros experientes, mas pouco conhecidas por iniciantes. Quais são elas, ou algumas dicas simples para jardineiros?
- Vale a pena regar as plantas regularmente, mas evitando umidade estagnada, pois isso levará ao apodrecimento do sistema radicular;
- É aconselhável regar os arbustos com água morna para evitar o resfriamento excessivo do sistema radicular;
- Durante o período de crescimento, pode-se realizar a fertilização; recomenda-se o uso de fertilizantes minerais ou orgânicos para esse fim;
- Para aumentar a já boa imunidade dos pepinos, recomenda-se tratar as sementes com uma solução fraca de permanganato de potássio - para "conservá-las";
- Vale a pena plantar flores ao lado dos pepinos; isso atrairá abelhas que polinizam as plantas.

Avaliações da variedade
É difícil chamar as opiniões dos moradores de verão de negativas; vamos examinar algumas avaliações de jardineiros que caracterizam a variedade de pepino Phoenix:
- Alevtina Tarasova: "Tenho vasta experiência no cultivo desta cultura; já a escolhi diversas vezes e sempre fiquei satisfeita com a produção. A fruta é de alta qualidade, com sabor agradável, sem amargor ou acidez."
- Vasily Barsukov: "Fiquei atraído pela manutenção mínima necessária para esta planta. Exigiu pouco esforço, já que só visito o jardim duas ou três vezes por semana. Escolhi Phoenix seguindo o conselho da minha sogra, pela qual sou muito grato."
- Valeria Nazarova: "Tive problemas para polinizar meus pepinos. Não sabia que eles eram polinizados por abelhas, então os plantei em estufas. Como resultado, só consegui uma colheita pequena, porque permiti a entrada de insetos."
Pepinos são vegetais exigentes que exigem cuidados especiais. Mesmo com os devidos cuidados, nem sempre é possível colher uma safra grande. As características únicas da Phoenix ajudarão a resolver esse problema.











