- Por que os pepinos têm um gosto amargo em campo aberto?
- Causas do amargor do pepino em estufas e canteiros
- Fatores que provocam a formação do amargor
- Mudanças de temperatura
- Rega incorreta
- Erros na aplicação de fertilizantes
- Plantios muito densos
- A influência do sol brilhante e do calor
- O que você pode fazer com vegetais que têm gosto amargo?
- É possível remover ou reduzir o amargor dos pepinos?
- Maneiras de resolver o problema
- Escolhendo um local de pouso
- Selecionando a composição do solo
- Organizamos regas regulares e adequadas
- Clima
- Nutrição mineral
- Escolhendo as variedades certas: uma lista dos melhores híbridos doces
- Como evitar o amargor em pepinos: recomendações e conselhos de jardineiros
Muitos jardineiros acreditam que o cuidado adequado melhora a qualidade de seus produtos. Após o término da frutificação, os pepinos costumam ficar menos saborosos. Isso levanta a questão de por que os pepinos ficam amargos. Pode haver vários motivos.
Por que os pepinos têm um gosto amargo em campo aberto?
O amargor do vegetal se deve à produção de cucurbitacina. A planta precisa dela para se proteger de pragas e doenças. Essa substância é mais frequentemente encontrada em vegetais silvestres. No entanto, o plantio ou os cuidados inadequados com as plantas de pepino podem resultar em frutos amargos.
As principais causas do amargor em pepinos cultivados em áreas abertas:
- Exposição a grandes quantidades de luz solar direta.
- Rega irregular.
- Água fria é usada para irrigação.
- A diferença entre as temperaturas diurnas e noturnas é grande, e em campo aberto a planta sente isso mais fortemente do que em uma estufa.
- As sementes foram plantadas em canteiros baixos que recebem menos calor.
- A proximidade das plantações de pepino com framboesas, morangos e amoras, que consomem todos os nutrientes do solo.
Causas do amargor do pepino em estufas e canteiros
Variedades de pepino desenvolvidas para cultivo sob cobertura são consideradas bastante exigentes. Condições adequadas são essenciais para o seu desenvolvimento adequado.

A formação de cucurbitacina em plantas de estufa pode ser causada pelas seguintes condições:
- As videiras de pepino são limitadas pelo espaço da estufa, o que faz com que seu crescimento livre seja interrompido e os caules entortem e quebrem.
- A estufa está localizada na parte do local onde a luz solar entra pelas paredes o dia todo.
- A estufa era ventilada com uma grande diferença de temperatura entre dentro e fora do abrigo.
- O nível de umidade está abaixo do recomendado.
- Violações da regulação da temperatura durante o cultivo em vários estágios de crescimento. Por exemplo, durante o crescimento ativo, a temperatura ideal diurna não excede 20 °C, a temperatura noturna não excede 18 °C e, durante a frutificação, não cai abaixo de 28 °C.
- O local selecionado possui solo com baixa fertilidade e teor insuficiente de componentes nitrogênio-fósforo.

Fatores que provocam a formação do amargor
As causas mais comuns de formação de cucurbitacina são:
- baixa umidade quando cultivado em estufa fechada;
- a rega dos arbustos é feita com água fria;
- o solo é deficiente em fertilizantes de nitrogênio e potássio;
- excesso de sol;
- plantações densas;
- excesso de irrigação do solo devido a esquema de irrigação inadequado;
- a presença de doenças em mudas de pepino;
- As sementes utilizadas para o plantio das mudas foram obtidas do dorso do vegetal.
Mudanças de temperatura
Eles são o principal fator na ocorrência do amargor. Em baixas temperaturas noturnas, as plantas localizadas em áreas abertas sofrem estresse por hipotermia. Os arbustos da estufa sofrem com correntes de ar frio durante a ventilação.
Rega incorreta
A rega pouco frequente pode levar ao excesso de água ou à seca. Esses fatores também são prejudiciais, pois os vegetais começam a se proteger produzindo cucurbitacina.

Erros na aplicação de fertilizantes
Pepinos não toleram a adição de matéria orgânica fresca. Para um crescimento normal, as plantas devem ser alimentadas com complexos de nitrogênio e potássio. É importante alternar a fertilização radicular e foliar.
Plantios muito densos
Plantas plantadas muito próximas umas das outras começam a competir por sol, solo e nutrientes. Para evitar isso, é importante seguir um padrão de plantio consistente.
A influência do sol brilhante e do calor
Pepinos não gostam de luz solar intensa; preferem luz difusa. Para isso, as paredes das estufas são tratadas com uma solução de sabão e, em áreas abertas, os pepinos são plantados próximos a árvores ou plantações de milho.
O que você pode fazer com vegetais que têm gosto amargo?
Nem todo mundo aprecia pepinos amargos tanto quanto os doces. Cientistas comprovaram que os primeiros são mais benéficos. A substância cucurbitacina, produzida no pepino, inibe alterações patológicas no tecido humano. Ela atua como medida preventiva contra o câncer. Essa substância também tem um efeito positivo no funcionamento do coração e do trato gastrointestinal.

A casca do pepino-de-são-caetano pode ser usada como antisséptico. Para isso, as cascas são secas e moídas até virarem pó. Este remédio é eficaz para feridas, queimaduras e lesões purulentas.
É possível remover ou reduzir o amargor dos pepinos?
Se o seu pepino desenvolver um gosto amargo, não o jogue fora. Ele é perfeitamente adequado para uso em conservas caseiras. Para eliminar o gosto desagradável, você pode usar as seguintes receitas:
- use marinada quente;
- deixe os vegetais de molho em água por 24 horas, trocando o líquido regularmente, depois salgue;
- Para salmoura quente, são usados temperos que podem eliminar o amargor.
Para usar um pepino amargo fresco, descasque-o e corte a maior parte do caule. O amargor se acumula nos últimos 2 a 3 cm do pepino. Descascado dessa forma, o pepino pode ser consumido ou fatiado em saladas.
Maneiras de resolver o problema
Se você detectar precocemente que sua plantação está ficando amarga, poderá resolver o problema com técnicas agrícolas. Para isso, é necessário analisar as condições de cultivo da planta. Na maioria das vezes, a solução para esse problema está na escolha do local de plantio, nas mudanças climáticas e na adição de nutrientes minerais.

Escolhendo um local de pouso
Encontrar o local ideal para o plantio não é difícil. É preciso atender a certos critérios. A área onde o vegetal será cultivado, seja em campo aberto ou em estufa, deve receber luz solar difusa. A luz solar direta terá um impacto negativo nas plantas. Para resolver esse problema, os jardineiros plantam canteiros de milho ao lado de canteiros de pepino. A sombra é criada com galhos de árvores ou spunbond. Em estufas, as paredes são tratadas com uma solução de giz.
Selecionando a composição do solo
Para evitar o amargor nos pepinos, escolha solo fértil. Jardineiros experientes recomendam o plantio em solo solto com turfa e cinzas de madeira. Solo argiloso afetará negativamente o desenvolvimento das plantas.
Organizamos regas regulares e adequadas
A rega adequada ajudará a evitar o excesso de umidade do solo ou a falta de água. A falta de rega estressará as plantas e os níveis de cucurbitacina aumentarão, levando à formação de amargor. A rega deve ser feita pela manhã ou à noite, com água em temperatura ambiente. A cobertura morta e a soltura do solo ajudarão a evitar que ele seque.

Clima
Criar condições climáticas adequadas também é uma prática agrícola obrigatória. Ao cultivar pepinos, evite calor excessivo ou condições muito frias. Quando as temperaturas externas estiverem baixas, as estufas não são abertas para ventilação, a fim de evitar diferenças de temperatura.
Para plantas plantadas ao ar livre, forneça abrigo adicional. Coberturas brancas para áreas abertas e películas refletivas para estufas e canteiros quentes ajudarão a evitar o calor.
Nutrição mineral
Fornecer à planta quantidades suficientes dos micronutrientes necessários evitará o amargor. Adicionar matéria orgânica fresca, como esterco, pode estimular a produção de cucurbitacina. Durante os períodos de crescimento ativo, os pepinos precisam de fontes adicionais de nitrogênio e fósforo.
Escolhendo as variedades certas: uma lista dos melhores híbridos doces
O mercado oferece uma ampla seleção de variedades de pepino. A maioria delas, mesmo com práticas inadequadas de cultivo, não produz vegetais amargos. Não acumulam cucurbitacina. As variedades híbridas mais populares são Muravey, Egoza, Kurazh e Khrustik.

Ao escolher sementes para plantar, você deve decidir para que usará os frutos. Uma variedade de híbridos permite cultivar vegetais deliciosos para consumo fresco e enlatados.
Como evitar o amargor em pepinos: recomendações e conselhos de jardineiros
Na tentativa de eliminar o amargor, os jardineiros desenvolveram regras a serem seguidas no cultivo de pepinos:
- Ao escolher um local de plantio, dê preferência a áreas com luz solar difusa.
- Solo neutro ou pouco ácido com adição de turfa e cinzas é adequado para o cultivo de pepino.
- A rega deve ser regular. Use água em temperatura ambiente. Água fria ou quente estressa as plantas.
- A cobertura morta ajudará a evitar secas no jardim.
- As plantas devem ser protegidas de mudanças bruscas de temperatura e correntes de ar.
- Não use ingredientes orgânicos frescos como fertilizante.
- Para o plantio, escolha variedades que não contenham substância que cause amargor.
A seleção adequada de sementes e os métodos de cultivo adequados para pepinos ajudam a evitar que a planta desenvolva um sabor desagradável. Pepinos amargos são benéficos para o funcionamento dos órgãos humanos e atuam como medida preventiva contra o câncer.












Obrigado pelo artigo útil e interessante!
Plantas delicadas e que gostam de calor exigem muita paciência e cuidado, por isso é uma pena quando a colheita fica amarga. Os mesmos erros no cultivo de pepinos podem levar a um sabor amargo.