- Por que é necessário remover os brotos laterais dos pepinos?
- Pepinos que não precisam ser beliscados
- Como beliscar pepinos corretamente em terreno aberto
- De acordo com as regras clássicas para variedades e híbridos polinizados por insetos
- Beliscando enteados com espécies femininas floridas no caule principal
- Variedades e híbridos partenocárpicos
- Quando isso deve ser feito?
- Dicas para cuidados posteriores
Pepinos são uma cultura fácil de cultivar, mas prosperam com bastante de tudo: água, luz e calor. No entanto, se, mesmo com todas as condições necessárias atendidas, os pepinos produzirem flores e folhagens abundantes, mas poucos frutos, é importante determinar a causa e remover os brotos laterais. Este procedimento aumentará a produtividade significativamente, removendo os brotos em excesso.
Por que é necessário remover os brotos laterais dos pepinos?
Beliscar os brotos laterais é um processo particularmente necessário quando os brotos estão bem desenvolvidos e a planta não dá frutos ou tem uma colheita ruim.
Brotos laterais são brotos que drenam a energia da planta, minimizando assim a produção de pepino. No entanto, a remoção desses brotos deve ser feita com muito cuidado para evitar danos à planta e às flores que nela crescem. Além disso, antes de remover os brotos laterais dos pepinos, é importante aprender a diferenciá-los corretamente do caule principal sem causar danos à planta.
Pepinos que não precisam ser beliscados
Se você não podar e modelar adequadamente suas plantas de pepino, não terá uma boa colheita. Assim como regar e fertilizar, essas práticas agrícolas são essenciais.
Há uma opinião de que cortar colheitas é perda de tempo e que o rendimento das colheitas não depende disso.
No entanto, com o crescimento descontrolado do arbusto, a maioria dos brotos são masculinos ou estéreis. Por outro lado, para aumentar a produção de frutos, são necessários brotos femininos, que se formam apenas nas partes laterais da planta.

Portanto, a remoção dos brotos laterais é um processo agrícola necessário que leva a:
- aumento de flores femininas;
- eliminando o gosto amargo dos vegetais;
- aumento da frutificação.
Portanto, todas as plantas cultivadas em ambientes externos ou internos devem ser pinçadas, sem exceção. As primeiras são principalmente variedades polinizadas por insetos, que produzem mais flores masculinas.
Portanto, essas plantas exigem cuidados mais cuidadosos do que os arbustos de estufa.
A opinião de que espécies híbridas não requerem pinçamento é verdadeira apenas para aquelas espécies que foram criadas recentemente; somente jardineiros experientes podem reconhecê-las:
- Valdai.
- Tempestade de neve.
- Tempestade de neve.
- Izhoriano.
- Nortista.

Nessas culturas, os frutos estão localizados no caule principal e os brotos laterais se desenvolvem mal. Jardineiros e técnicos agrícolas experientes recomendam modelar qualquer variedade, incluindo híbridos, removendo os brotos laterais para que o arbusto cresça ao longo do caule principal.
Como beliscar pepinos corretamente em terreno aberto
Para aumentar a produtividade dos frutos plantados em canteiros, é necessário realizar o plantio lateral. Antes de plantar pepinos em campo aberto, considere algumas regras simples:
- não aperte os arbustos próximos uns dos outros;
- pré-instalar treliças perto das mudas;
- o processo deve começar pela base da cultura, removendo inflorescências, gavinhas e brotos laterais;
- modele a planta corretamente, cortando acima da 6ª folha, para que os brotos cresçam para os lados e seja fácil amarrá-los;
- não deixe mais do que três brotos e quatro ovários nos pepinos;
- Não é aconselhável remover folhas saudáveis, pois elas são um depósito de nutrientes. Partes doentes, podres e mofadas da planta devem ser removidas.
- Não corte caules curtos.

De acordo com as regras clássicas para variedades e híbridos polinizados por insetos
Para realizar o procedimento necessário ao crescimento e formação adequados de plantas polinizadas por insetos, você deve usar o esquema clássico de pinçamento mostrado na imagem, seguindo estas etapas:
- Na base dos caules, restam de 3 a 5 nós, as flores e os ovários são removidos, deixando apenas as folhas.
- Depois, nas próximas 3-4 folhas, não toque nos brotos laterais, beliscando-os conforme eles se desenvolvem acima do primeiro folíolo.
- Depois disso, os brotos laterais localizados nas axilas de 3-4 lâminas foliares também são preservados ao longo do caule, pinçando-os acima da segunda folha.
- Ainda mais acima, nos brotos laterais, após a remoção da parte superior, devem permanecer três nós.

Se o caule continuar a crescer rapidamente, ele é jogado na treliça superior para que desça gradualmente, ou é enrolado em uma corda esticada horizontalmente.
Beliscando enteados com espécies femininas floridas no caule principal
Se flores femininas se formarem no caule principal, você precisa seguir estas instruções detalhadas:
- Coloque suportes para fixar os arbustos jovens.
- Os 6-8 nós inferiores são cegantes.
- As próximas 2 folhas são liberadas dos brotos, deixando 1 ovário nas axilas.
- Nos próximos 8 nós do caule, os ovários são formados; os brotos laterais não são removidos; a pinça é realizada após 1 folha, sem levar em consideração o nó da folha que se estende do broto principal.
- Ainda mais alto, nas axilas de 4 a 5 folhas, belisque a cultura após 2 folhas.
- O chicote central é enrolado em volta dos suportes, cortando a parte superior acima do 26º nó da folha.

Neste caso, as folhas amarelas inferiores também devem ser removidas antes que a planta comece a dar frutos, para que ela possa receber livremente nutrição e umidade.
Variedades e híbridos partenocárpicos
Variedades autopolinizadoras e espécies híbridas são formadas de acordo com o seguinte princípio:
- Nós cegos de 1 a 4, não deixando brotos ou flores.
- A partir do 5º ao 17º nó, os rudimentos dos brotos são cortados sem tocar os ovários.
- A partir do 18º nó, retire a segunda folha.
Quando o arbusto atingir a treliça, você deve enrolar o broto principal duas vezes e conduzi-lo até a próxima planta, beliscando o broto principal.

Quando isso deve ser feito?
As medidas agronômicas necessárias devem ser tomadas após a planta brotar de 5 a 7 folhas. Todos os brotos, exceto os mais fortes, devem ser podados após 4 a 5 folhas. O crescimento subsequente resultará na formação de 1 a 2 brotos laterais.
A próxima etapa de modelagem ocorre após a formação do 9º e 11º nós foliares. Depois disso, todos os brotos excedentes são completamente podados.
Dicas para cuidados posteriores
Para atingir o rendimento máximo, aqui estão algumas dicas a serem consideradas:
- Regue as plantas pela manhã com água na temperatura ambiente.
- Água de lagos e rios é adequada para irrigação. No entanto, se não houver água disponível, você pode coletar a água em um recipiente e ela atingirá a temperatura desejada pela manhã.
- Fertilize em meados de julho-agosto, quando os novos ovários não estão se formando.
Se, por algum motivo, o número de frutos continuar diminuindo e os próprios pepinos tiverem um gosto amargo, você deve determinar imediatamente a causa e tomar as seguintes medidas para aumentar a fertilidade das plantas:
- melhorar a iluminação das plantas;
- remover o excesso de plantas e ervas daninhas;
- realizar regas diárias;
- cobertura morta, capine os canteiros.











