Muitos jardineiros estão familiarizados com o pó de tabaco, e seu uso em pepinos é um dos muitos usos dessa substância. Cada vez mais produtores amadores de vegetais estão abandonando os fertilizantes químicos, optando por alternativas orgânicas, como esterco, cinzas e pó de tabaco.
A planta do tabaco, que gosta de calor, é cultivada em grandes quantidades há muito tempo. Ela é processada em fábricas, e os caules e folhas triturados resultantes são usados para produzir um pó fino conhecido como pó de tabaco. A vantagem deste produto é que ele não contém sementes de ervas daninhas.
Poeira como fertilizante
As plantas precisam de uma variedade de micronutrientes e nutrientes, todos encontrados no pó do tabaco: 2 a 5% de nitrogênio, 1 a 3% de potássio, até 2% de fósforo, 1% de nicotina, magnésio e outros componentes benéficos. O pó do tabaco é mais frequentemente usado para pepinos, misturado a outros fertilizantes, como esterco, ureia e cinzas. Essas misturas são facilmente absorvidas pelas raízes do pepino.

Ao usar o medicamento em sua forma pura, siga estas recomendações:
- Aplique o pó ao cavar o solo na primavera e no outono - isso melhora a qualidade da fruta e aumenta o rendimento em até 40%;
- o pó deve ser pulverizado na proporção de 200-400 g por 100 m² (100 m²);
- Use pó de tabaco como fertilizante primário no máximo uma vez a cada 3 anos, na dosagem de 40 g/m².
Ao plantar pepinos em vasos como mudas, misture pó de tabaco com partes iguais de turfa e areia para preparar o solo. A nicotina, um ingrediente ativo para matar e prevenir insetos, é de grande interesse para as plantas.
Controle de pragas
Pragas perigosas para pepinos podem ser exterminadas com sucesso usando pó de tabaco.

Aqui está uma lista incompleta de métodos de influência:
- O pulgão-do-melão é um inseto sugador de seiva de até 1,5 mm de comprimento. Ele danifica flores, ovários e a parte inferior de pepinos cultivados em estufas e em campo aberto. A frutificação cessa e as plantas jovens morrem. Receita para uma infusão: despeje 400 g de pó de tabaco em um balde com água fervente, envolva-o em um cobertor e coe após 24 horas. Uma decocção é feita usando as mesmas proporções, mas o calor é mantido no fogo por uma hora. Aplique a infusão em ambos os lados das folhas de pepino; repita o processo após 7 a 10 dias.
- As moscas-brancas danificam os pepinos de estufa, drenando a seiva das plantas, o que acaba interrompendo a floração. O método de controle é a fumigação com uma mistura de tabaco: feche as travessas e queime lascas de madeira podre em um braseiro colocado em um local seguro dentro da estufa. Polvilhe pó por cima a uma profundidade de 5 a 7 cm, saia e feche a porta. Realize o tratamento à noite e não abra a estufa até de manhã. Para áreas maiores, use vários braseiros cheios de tabaco.
- Os ácaros preferem condições quentes e secas, por isso aparecem quando a umidade na estufa cai. O inseto suga a seiva das folhas, deixando pequenas perfurações. Trate os arbustos afetados com uma decocção ou infusão preparada de acordo com a receita acima. Os ovos do ácaro não desaparecem após a primeira pulverização; um segundo tratamento é realizado após 5 a 7 dias. Pimenta-do-reino pode ser adicionada à solução.
- A mosca-dos-brotos hiberna em restos de plantas e se torna ativa em maio, depositando ovos que eclodem em larvas que atacam os caules dos pepinos, matando-os. Para evitar isso, retire o pó de tabaco espalhado no chão na primavera e regue o solo com uma infusão quente de tabaco antes do plantio. Como medida preventiva, evite deixar restos de plantas e folhas nos canteiros; enterre-os bem fundo no solo.
- Formigas e lesmas — as primeiras destroem o sistema radicular dos arbustos, enquanto as últimas comem a folhagem. Em ambos os casos, livre-se desses vizinhos indesejados polvilhando o solo com pó de nicotina; para maior eficácia, misture com cinzas ou cal. Repita esse procedimento todas as noites até que as pragas desapareçam completamente. A taxa de aplicação recomendada é de 20-25 g/m².
- Os mosquitos-do-pepino são parasitas que medem de 3 a 5 mm e depositam ovos na superfície do solo. São difíceis de detectar no solo. As larvas migram para as plantas e se alimentam da seiva, esgotando os pepinos e infectando-os com doenças infecciosas. Para evitar problemas, aplique uma solução em pó no solo na primavera, ao cavar, na proporção de 1 xícara por 1 m². Antes de plantar as mudas, regue o solo com uma decocção quente.
Existem três maneiras de espalhar inseticida de tabaco: polvilhando com pó, pulverizando com decocção e fumigando com fumaça.

O medicamento deve ser armazenado em recipiente fechado por até 2 anos. Caso contrário, o prazo de validade será reduzido para 12 meses.
Regras para trabalhar com a droga
O tabaco contém uma substância tóxica, a nicotina, que causa reações alérgicas quando inalada e irritação quando entra em contato com a pele.

Portanto, é necessário seguir precauções de segurança ao manusear inseticidas:
- a polinização deve ser realizada em tempo sem vento e sem sol forte;
- Use um respirador ou uma atadura de gaze de algodão para proteger seu sistema respiratório: inalar pó de nicotina é equivalente a fumar um cigarro;
- use luvas de borracha e óculos de segurança ao trabalhar;
- Não fumigue pepinos de estufa enquanto estiverem ao ar livre, pois a inalação de fumaça causará envenenamento.

O inseticida não tem efeito nocivo sobre a fruta — ela pode ser usada como alimento após ser enxaguada. Se o pó entrar em contato com as mucosas da boca ou dos olhos, lave a área afetada com água limpa e sabão.










Este produto funciona bem contra muitos insetos, mas não é suficiente para fertilizar o solo. Eu também uso um bioativador.BioGrow"É fácil de aplicar e custa muito pouco.