- As especificidades do cultivo de alecrim na Rússia central
- Vishnyakovsky Semko
- Alecrim Biryusa
- Gota de orvalho de alecrim
- Ternura de Alecrim
- Alecrim: Métodos de Cultivo
- Semeando sementes
- Estacas de enraizamento
- Método de plantio
- Datas de plantio
- Plantando alecrim
- Características do cuidado com as culturas
- Rega
- Cobertura superior
- Poda de arbustos e condições de temperatura
- Coleta e armazenamento
Uma especiaria, uma planta ornamental, cosmética e medicinal — tudo isso se resume ao alecrim perene. Trata-se de um subarbusto que absorveu os aromas dos mares quentes, o frescor mágico do ar do sul com notas sutis de lavanda, agulhas de pinheiro, grama recém-cortada e o sabor amargo da hortelã-pimenta. O valor desta planta é inegável. E assim, jardineiros e agricultores assumem com confiança a tarefa não apenas no sul, mas também cultivam alecrim ao ar livre na Rússia central.
As especificidades do cultivo de alecrim na Rússia central
O alecrim é uma planta que gosta de calor e requer condições de solo específicas. Prefere solos leves, bem drenados e levemente calcários, além de locais ensolarados e protegidos do vento. Para garantir uma boa colheita em climas temperados, selecione variedades que suportem geadas leves no inverno.
O Registro Estadual da Federação Russa recomenda as seguintes variedades: Vishnyakovsky Semko, Biryusa, Gorizont, Rosinka, Nezhnost e Doctor. Essas variedades são zoneadas na Federação Russa e são destinadas a hortas caseiras, lotes de terreno e fazendas.
Vishnyakovsky Semko
A planta é caracterizada por um crescimento alto (50 a 180 cm), folhas pequenas, verde-escuras e flores azul-púrpura. A uma temperatura de -16Congela lá fora.

Alecrim Biryusa
Subarbusto com folhas densas e brilhantes, curvadas em direção às bordas. Pequenas flores axilares nascem perto das folhas terminais. A cor varia do azul-claro ao roxo. Tolerante à seca, mas sensível a baixas temperaturas. Hiberna em locais frescos e iluminados.

Gota de orvalho de alecrim
Arbustos rasteiros, com até 40 cm de altura, com folhas verde-escuras. Esta variedade atinge a maturidade em dois meses. É usada como planta medicinal e pode ser cultivada em vasos.

Ternura de Alecrim
Uma planta perene ornamental com delicadas flores azuis. As folhas em forma de agulha atingem de 3 a 4 centímetros de comprimento, mudando de verde para azul-acinzentado no outono. Requer uma estufa para suportar as baixas temperaturas do inverno.

Alecrim: Métodos de Cultivo
Na agricultura e no cultivo em ambientes internos, o alecrim é cultivado por sementes, estacas, divisão e mergulhia. Todos esses métodos são usados para propagação de plantas na Rússia central. O primeiro método é adequado apenas para estufas. Estacas, divisão e mergulhia são usados para propagar a planta diretamente em campo aberto.
Mudas prontas ou plantas jovens podem ser encomendadas em viveiros e floriculturas online.
Semeando sementes
A semeadura começa no final de fevereiro ou início de março. Antes do plantio, prepare vasos com terra para vasos e deixe as sementes de molho em água limpa por 24 horas. As sementes de alecrim são pequenas, então não precisam ser plantadas muito fundo. Basta espalhá-las na superfície do solo, cobrir com terra e borrifar bem. Para condições mais confortáveis, basta cobrir os vasos com plástico perfurado e colocá-los em um ambiente aquecido e iluminado ou em uma estufa.

As sementes precisam ser semeadas densamente, pois têm baixa taxa de germinação e demoram muito para germinar. O tempo de germinação depende da variedade de alecrim. Pode levar de 3 a 6 semanas para os brotos aparecerem. As mudas são repicadas após o surgimento da quarta folha verdadeira.
Quando o clima fica consistentemente quente, as mudas são plantadas em canteiros preparados em terreno aberto.
Estacas de enraizamento
Uma das maneiras de obter novos arbustos alecrim - propagação por estacasAs pontas dos brotos cortados na primavera criam raízes bem em solo preparado. Para aumentar a taxa de sobrevivência das mudas e protegê-las do frio, os brotos jovens devem ser plantados em vasos pequenos.
Solo para enraizamento das plantas:
- substrato comprado em loja para mudas;
- mistura de solo preparada com terra preta, areia, turfa e húmus.

Método de plantio
Cave buracos de até 4 cm de profundidade em vasos cheios de terra, insira as mudas, compacte levemente o solo e regue as plantas. As plantas criarão raízes em um mês. As mudas podem ser cultivadas hidroponicamente em soluções nutritivas. Após um mês ou um mês e meio, as plantas são plantadas ao ar livre, com espaçamento de 50 cm entre elas.
Se você planeja cultivar alecrim como uma cultura anual, a distância entre os arbustos pode ser reduzida para 10 cm.
Datas de plantio
O plantio de plantas em áreas abertas ocorre em meados de maio, início de abril, quando as geadas da primavera terminam e a temperatura do ar sobe para 5 graus Celsius.
Plantando alecrim
Antes de plantar o alecrim no solo, prepare-o cavando-o no outono, soltando-o e adicionando fertilizante orgânico ou fosfatado. Plantas menores podem ser plantadas diretamente nos canteiros, enterrando-as no solo. Este método de plantio facilita os cuidados. Antes que o tempo frio chegue, os vasos podem ser facilmente removidos do solo e levados para estufas.

Características do cuidado com as culturas
A planta não é caprichosa, mas para obter uma boa colheita é preciso seguir certas práticas agrícolas.
Rega
O alecrim requer rega moderada, mas regular. Se não for regado o suficiente, suas folhas secarão e, se regado em excesso, poderá perdê-las completamente. O alecrim prospera em luz solar e calor. Luz insuficiente causará crescimento atrofiado e redução na comercialização. O alecrim também não gosta de correntes de ar.

Cobertura superior
A crosta seca resultante deve ser solta e as ervas daninhas removidas. O alecrim, graças aos seus óleos essenciais, é resistente a pragas, mas a planta precisa de fertilizantes. A fertilização na primavera, para promover o desenvolvimento das raízes, é feita com salitre (um fertilizante nitrogenado). No outono, recomenda-se o uso de fertilizantes fosfatados. Fertilizantes complexos são aplicados uma vez por mês. A dosagem e a escolha do fertilizante específico dependem da qualidade do solo.
Poda de arbustos e condições de temperatura
A poda é necessária para rejuvenescer a planta e formar novos brotos. Se a planta for cultivada nas regiões do norte da Rússia central, ela deve ser levada para uma estufa em temperaturas baixas. Se as temperaturas do inverno não caírem abaixo de -10-15 °C, C, os arbustos precisam ser cortados baixos, cobertos com galhos de abeto, serragem, folhas secas e filme plástico de jardim.

Para evitar que as plantas morram durante geadas severas, plantas em vasos cultivadas ao ar livre devem ser levadas para uma estufa. A temperatura ideal no inverno em uma estufa é de 8 °C (46 °F).
Coleta e armazenamento
A colheita ocorre em julho-agosto, antes da floração da planta, em seu terceiro ou quarto ano. É durante esse terceiro ano que o alecrim acumula sua concentração máxima de óleos essenciais. Ramos e folhas jovens e frescos podem ser vendidos diretamente em lojas.

Os brotos jovens produzem um valioso óleo de alecrim. O processo de produção do óleo é simples:
- Despeje óleo vegetal neutro e morno, como azeite de oliva, sobre raminhos inteiros e frescos;
- Coloque os recipientes preparados em um local escuro por 5 a 6 semanas para permitir que os compostos essenciais do alecrim sejam transferidos para a base;
- coe o óleo resultante e despeje em recipientes de vidro escuro;
- Armazene em local protegido da luz solar direta.

O óleo essencial purificado é extraído por destilação a vapor. No entanto, obter tal produto sem equipamento industrial é impossível em uma pequena fazenda.
A maior parte das matérias-primas são secas ao ar ou em secadores a uma temperatura de cerca de 40 C, depois embaladas em sacos herméticos ou outros recipientes. As folhas secas mantêm suas propriedades culinárias e medicinais por até três anos.
O alecrim é uma planta extraordinária. Com técnicas de cultivo adequadas, ele encanta com sua produtividade e propriedades benéficas. Cultivar alecrim na Rússia central é uma atividade fascinante, desafiadora, mas lucrativa.











