Cada região tem suas próprias épocas de plantio e colheita para as culturas agrícolas. Cultivar alecrim ao ar livre na região de Rostov exige pouco esforço. O clima ameno favorece a produtividade. Basta seguir algumas orientações e a especiaria certamente recompensará você com uma colheita abundante.
Especificidades do cultivo de alecrim na região de Rostov
Cultivar alecrim na região de Rostov não exige muito tempo nem esforço. A única peculiaridade é que a planta é intolerante ao frio, por isso é desenterrada ou coberta com folhas e neve durante o inverno. Não há outros requisitos especiais para o cultivo de alecrim nesta região.

Método de propagação de plantas
O alecrim pode ser propagado de quatro maneiras: por sementes, estacas, alporquia e divisão. O método de plantio preferido é determinado pelo jardineiro. Em todos os casos, com o plantio adequado e os cuidados subsequentes, os arbustos podem atingir até um metro e meio de altura. A única diferença é o número de meses necessários para a colheita da primeira safra.
Plantio por sementes
Semeie as sementes no início de março em vasos com terra. Não é aconselhável plantar as sementes diretamente no solo, pois o solo ainda não aqueceu e as temperaturas noturnas são baixas.

Antes do plantio, as sementes de alecrim são deixadas de molho por 24 horas. Para isso, enrole-as em um pedaço de gaze, coloque-a sobre um pires e cubra com água. Deixe-as ali por dois dias e depois semeie.
Faça um buraco separado para cada semente, distribuindo-as uniformemente pelo vaso. Os primeiros brotos aparecem após seis semanas. Esse período pode ser maior ou menor, dependendo do produtor e da variedade do material de plantio.
Se as sementes de alecrim demorarem muito para germinar, não desanime. Cultivar a erva a partir de sementes é uma tarefa para jardineiros especialmente pacientes.
Propagação por estacas
A propagação por estacas leva menos tempo. Portanto, se você tiver acesso a uma estaca, é melhor fazê-lo. As folhas inferiores são cortadas das estacas, deixando apenas a folhagem verde na parte superior do galho. As estacas preparadas são colocadas em água, que deve cobrir até 30% da estaca.

Raízes normais podem ser vistas após um mês. A água deve ser trocada periodicamente por água fresca. É melhor usar água purificada comprada em lojas em vez de água da torneira. Água de nascente também é adequada.
Depois que a planta desenvolve um sistema radicular, ela é plantada em vasos com solo fertilizado. Se o clima já estiver quente, as plantas são plantadas em terreno aberto.
O alecrim em vaso está disponível em diversos shoppings. Esta planta já vem totalmente preparada para o plantio ao ar livre.
Plantio por estratificação
A mergulhia é uma boa maneira de propagar a planta. Para isso, cave valas ao redor do arbusto adulto. Em seguida, dobre e coloque os galhos do arbusto adulto nas valas, prenda-os com grampos e cubra com terra. Se você enterrar os galhos no outono, poderá transplantar os galhos enraizados para um novo local na primavera.

Dividindo o mato
O método de plantio mais fácil: divida um arbusto adulto em seções e transplante-as para locais diferentes. Dessa forma, os arbustos criam raízes bem e exigem poucos cuidados.
Datas de plantio
Na região de Rostov, o alecrim é cultivado ao ar livre a partir de meados da primavera. O plantio pode começar quando a temperatura do solo atingir pelo menos 10 graus Celsius. É melhor plantar quando não houver mais risco de geada, pois temperaturas abaixo de -5 graus Celsius matam a planta.
Os arbustos de alecrim crescem o ano todo. A taxa de crescimento varia dependendo da temperatura ambiente, da rega e de outros fatores.
Pousar
O alecrim é plantado em solo pré-fertilizado. O fertilizante é misturado ao solo.
Para plantar alecrim, cave buracos de 20 cm de profundidade. Adicione 2 a 3 litros de água em cada buraco e plante as plantas. Cubra com terra e compacte levemente. Para reter a umidade, espalhe serragem ao redor do tronco.

Poda e cuidados
Para garantir arbustos de alecrim exuberantes, você deve seguir as regras básicas de cuidado com a planta:
- Regue a planta conforme necessário. No entanto, evite regar em excesso, pois a planta não gosta de água parada. Se o verão estiver chuvoso, você pode pular a rega completamente.
- A planta deve ser podada regularmente. As pontas dos galhos são cortadas, o que estimula o surgimento de novos brotos e o crescimento do arbusto.
- O alecrim é plantado no lado mais ensolarado do terreno. Esta planta adora sol e a falta de calor e luz pode causar a morte dos arbustos.

O solo ao redor dos arbustos é periodicamente solto e fertilizado. As ervas são resistentes a pragas, portanto, não é necessário tratamento com pesticidas.
Cobrindo o alecrim para o inverno
O alecrim pode ser deixado para passar o inverno no jardim. No entanto, neste caso, os arbustos devem ser cobertos com folhas caídas. Como alternativa, cada arbusto pode ser embalado em grandes sacos plásticos e coberto com folhas e neve.
Em invernos amenos com ampla cobertura de neve, os arbustos de alecrim toleram bem a geada. Na primavera, o alecrim é podado para dar aos arbustos um formato regular.

Colheita e armazenamento
A colheita deve ser feita durante o período de floração. É nessa época que a planta contém a maior quantidade de óleos essenciais benéficos para o corpo.
Folhas frescas e secas da planta são usadas para temperar pratos. Ramos inteiros também podem ser usados para decorar pratos individuais. As folhas são cortadas dos ramos, espalhadas sobre papel branco e secas em local bem ventilado. Depois de secas, são amassadas e adicionadas aos pratos conforme necessário.

Guarde o alecrim seco em um recipiente de vidro com tampa hermética. Sua validade é de no máximo 2 anos.
Usos de especiarias
O chá de alecrim é eficaz para crises de enxaqueca. Beber infusões de alecrim é recomendado para problemas no trato urinário. O chá feito com ramos de alecrim tem efeito vasodilatador e tônico. Esta bebida estimula a circulação e aumenta a vitalidade. O chá de alecrim também é benéfico para distúrbios neurológicos.
Conseguir uma boa colheita de alecrim exige esforço. Regar na hora certa, afofar o solo e podar certamente resolverão o problema. Não se esqueça de que, na região de Rostov, as plantas precisam ser cobertas com folhas durante o inverno.











