Como armazenar alecrim fresco na geladeira, como secá-lo e como prepará-lo para o inverno

Especiarias e ervas desempenham um papel vital na arte culinária, pois podem conferir um sabor único até mesmo aos alimentos mais comuns. Um dos temperos mais populares é o alecrim. O alecrim fresco não se conserva por muito tempo, então surge a pergunta: como conservá-lo adequadamente para uso prolongado?

Como escolher um bom alecrim

Portanto, antes de começar a armazenar, é importante escolher este tempero com cuidado. Preste atenção à aparência das folhas: elas devem ter um verde-escuro intenso e não devem parecer murchas. Se houver folhas amarelas, mesmo em pequenas quantidades, entre as predominantemente verde-escuras, é melhor evitar a compra. É provável que os temperos estejam guardados no balcão há muito tempo e seu aroma inesquecível tenha se tornado muito mais fraco.

Se as folhas apresentarem manchas pretas, você não deve comprar folhas de alecrim como estas. Isso pode indicar que a planta estava doente ou armazenada de forma inadequada. Em ambos os casos, você não gostará de adicionar esta erva à sua comida.

Seria ótimo se você pudesse montar seu próprio buquê com folhas. Assim, você pode selecionar os raminhos de especiarias que melhor atendem às suas necessidades. Geralmente, isso só está disponível em algumas lojas grandes, mas você também pode negociar com vendedores no mercado para uma compra seletiva.

alecrim na mesa

Como armazenar alecrim fresco para o inverno

O armazenamento fresco a longo prazo está fora de questão, mas você pode estender significativamente a vida útil usando alguns truques. Os mais comuns envolvem refrigeração:

  1. Em um recipiente hermético. Lojas especializadas vendem recipientes especiais para armazenar diversos alimentos. Alguns fabricantes incluem pequenas janelas de ventilação para evitar que os alimentos estraguem.
  2. Em sacos. Não devem ser sacos plásticos comuns, mas sim sacos especiais com fechos zip-lock. O sistema de fechamento funciona pressionando as partes duras do saco em ranhuras especiais (uma espécie de macho e fêmea, como em pisos laminados). Quando necessário, você pode remover a quantidade necessária de ervas e fechar o saco novamente.
  3. Em papel vegetal. Para isso, depois de embrulhar as ervas, umedeça o saquinho resultante com água de um borrifador. O papel vegetal deve estar completamente encharcado.

O alecrim não pode ser armazenado em ambientes fechados por muito tempo. Alguns proprietários consideram o seguinte método útil para prolongar sua vida útil. Apare as pontas inferiores dos ramos da planta, coloque-os em um recipiente com água e cubra com um saco plástico. Em seguida, basta limpar os ramos regularmente para remover qualquer umidade acumulada. E, claro, a água deve ser trocada periodicamente por água fresca.

Secando a planta

O alecrim seco é a forma mais popular desta especiaria. A secagem preserva o aroma sem exigir muito esforço. Existem várias maneiras de secar a erva corretamente.

Mas é importante lembrar que o alecrim seco só revelará seu sabor se o prato for cozido.

Existem também regras para armazenar o alecrim seco corretamente. Após a secagem, é melhor transferir as folhas para um pote de vidro com fecho hermético ou para um saco de papel ou a vácuo. Armazene em local fresco, longe do forno e do fogão. Quando armazenado em um recipiente hermético, o tempero seco tem uma vida útil de até 6 meses e, quando selado a vácuo, até um ano.

alecrim na mesa

No ar

Para secar o alecrim dessa maneira, basta amarrar os raminhos, envolvê-los em gaze ou tela (para evitar que as folhas caiam) e pendurá-los em um local escuro. Após 3 a 5 dias, você pode retirar o alecrim do escorredor. Para o armazenamento, você também precisa separar as folhas, que podem ser armazenadas por um período mais longo.

Em um secador para vegetais e frutas

Desidratadores elétricos são uma ótima maneira de remover a umidade não apenas de vegetais, frutas e cogumelos, mas também de ervas, incluindo o alecrim. Os ramos devem ser cortados em pedaços pequenos, com aproximadamente 5 cm de comprimento. A temperatura deve ser ajustada para, no máximo, 40 graus Celsius (104 graus Fahrenheit), caso contrário, os óleos essenciais evaporarão completamente e o aroma da especiaria seca será muito mais fraco.

No forno

Este método é uma opção econômica para quem não tem um desidratador específico, mas é importante entender que é improvável que você obtenha os mesmos resultados. O problema é que é difícil controlar a temperatura em um forno (especialmente um forno a gás, que não possui um recurso de controle de pressão), o que torna muito fácil secar demais o tempero.

Então, seque o alecrim na potência mais baixa do forno, com a tampa entreaberta. Coloque a assadeira na prateleira de cima. A secagem leva cerca de 4 horas.

Outras maneiras de preparar alecrim para o inverno

Os italianos adoram fazer sal aromático à base de alecrim. Para isso, misture 150-200 g de sal marinho com as folhas de 15 a 20 talos de alecrim. Bata a mistura até o sal adquirir uma tonalidade esverdeada. Transfira para papel-manteiga e leve ao forno por 15 a 20 minutos a 110 graus Celsius. Guarde o sal em um recipiente de vidro com tampa.

Congelamento em óleo

É melhor usar azeite de oliva para esse fim, pois ele tem sabor e aroma neutros. Então, pique as folhas, misture-as com óleo vegetal e coloque-as em um recipiente, que será colocado no congelador. Uma forma de gelo é mais conveniente para esse propósito.

alecrim em uma tigela

Este processo pode ser repetido várias vezes: à medida que o óleo aromático solidifica, transfira os cubos para um saco especial e preencha o molde com uma nova porção da mistura. Alecrim descongelado não deve ser congelado.

Colar

Esta pasta vitamínica à base de alecrim é uma verdadeira delícia gourmet. Para prepará-la, você precisará de:

  • 200 g de alecrim;
  • 2-3 dentes de alho;
  • raspas de 1 limão;
  • algumas fatias de gengibre.

pasta de vitaminas em um copo

A receita é constantemente modificada, pois qualquer pessoa pode adicionar ingredientes (por exemplo, outras ervas) para realçar o sabor da pasta. Tudo é despejado em um copo de óleo vegetal e bem misturado.

Essa mistura pode ser armazenada no congelador em várias formas: sacos, recipientes, formas de gelo (despejando primeiro a pasta neles, criando assim cubos saborosos e em porções).

Vácuo

A selagem a vácuo é o melhor método para conservar qualquer alimento em casa. Para isso, é necessário um selador a vácuo. As folhas de alecrim são colocadas em sacos especiais, e o selador a vácuo é usado para remover o ar. A ausência de oxigênio retarda a oxidação e a degradação celular, mantendo o alecrim em seu estado original pelo maior tempo possível. Guarde os sacos na geladeira.

alecrim em uma bandeja

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata