Por que as folhas de alecrim secam e ficam pretas em um vaso em casa? Doenças e pragas são comuns, e o que fazer com elas?

Por que O alecrim está secando em um vaso em casa – esta pergunta é feita por mais de um proprietário desta planta mediterrânea. E há motivos para preocupação. Ontem mesmo, ela encantava com seu aroma picante e folhas verde-vivo. E agora está perdendo-as e murchando diante dos nossos olhos. Em sua região mediterrânea nativa, ela prospera em vales e encostas de montanhas, varrida por ventos salgados e sob o sol forte. Lá é quente e úmido, mesmo no inverno.

Peculiaridades do cultivo de alecrim no peitoril da janela

Se você não criar condições confortáveis ​​para o arbusto, ele logo perderá seu atrativo e, com ele, suas propriedades benéficas. A melhor opção é cultivá-lo em um jardim de inverno. Mas também é perfeitamente possível proporcionar o microclima necessário em um apartamento. Crie as condições ideais e o arbusto se transformará em uma árvore. Você precisará levar isso em consideração ao escolher.

Se decidir cultivar alecrim dentro de casa, você precisará encontrar um local adequado. Um parapeito de janela voltado para o leste ou sul é o ideal. Folhas fortes e saudáveis ​​só se desenvolverão com boa iluminação. O mesmo se aplica à produção de óleos essenciais.

Para garantir que o alecrim cresça da forma mais confortável possível, mesmo em um apartamento na cidade, você precisará pulverizá-lo uma vez por dia durante o verão.

No inverno, coloque um recipiente com água (neve ou gelo são adequados) por perto. Recomenda-se regar quando a camada superior do solo secar — ela não deve secar completamente.

alecrim de interior em vaso

Requisitos básicos de cuidados

Se as condições de crescimento da planta não forem adequadas, suas folhas ficarão pretas, secarão e, por fim, cairão. Isso acontece quando:

  • rega excessiva ou insuficiente;
  • dose excessivamente grande de fertilizantes aplicados;
  • calor combinado com iluminação insuficiente;
  • ar seco;
  • invasão de pragas.

Se o seu alecrim perder as folhas durante uma mudança, não se preocupe. Ele está se adaptando às novas condições e se recuperará em breve com os devidos cuidados.

Vaso e terra

A escolha do recipiente e do solo corretos para o plantio do alecrim é extremamente importante, pois afeta diretamente o resultado.

Seu sistema radicular é muito extenso, portanto, um vaso espaçoso é o ideal. Devido à alta necessidade de oxigênio das raízes, outro requisito para o recipiente é que ele seja feito de um material poroso, de preferência argila, e sem revestimento. Se a planta for jovem, um vaso com 20 centímetros de diâmetro é suficiente.

Esta planta também requer solo especializado. Você pode comprar substrato de cascalho à base de cal em uma floricultura. Ou você pode preparar o seu próprio: 1 parte de turfa, 1 parte de húmus, 1 parte de composto orgânico, 1 parte de cascalho e 1 parte de turfa. Misture os ingredientes e umedeça.

Durante os primeiros 5 anos, a planta terá que ser replantada a cada primavera, escolhendo um novo recipiente 2/3 maior que o antigo.

alecrim em um vaso no parapeito da janela

Iluminação

Uma deficiência pode fazer com que a planta atrase o crescimento e o desenvolvimento. O alecrim adora luz solar e precisa de seis horas de luz por dia, mesmo no inverno. Lâmpadas de cultivo são uma boa opção para iluminação suplementar.

Durante a primavera e o verão, o arbusto precisará receber iluminação suplementar por 16 a 18 horas, caso contrário, poderá morrer. Recomenda-se até mesmo expô-lo ao ar fresco durante esse período. Isso certamente ajudará a restaurar a saúde da planta. No entanto, o arbusto deve ser protegido de queimaduras solares, fornecendo sombra leve durante o calor extremo.

Pragas e doenças em ambientes internos

O alecrim não é conhecido por ser suscetível a doenças. No entanto, com muita frequência, ouvimos falar de suas folhas secando, apesar dos esforços do dono. Isso significa uma coisa: a planta está doente ou infestada de pragas.

Mofo

O excesso de rega pode causar míldio. Se a infestação for grave e as folhas já estiverem pretas e caídas, não há cura. Logo no início da doença, normalizar o regime de rega às vezes é suficiente para resolver o problema.

Mas, na maioria das vezes, é necessário tomar uma série de medidas:

  • cortar galhos danificados;
  • pulverizar com preparações contendo cobre;
  • lave bem a panela e escalde com água fervente;
  • substituir o solo.

Quanto às pragas, elas geralmente chegam à flor no verão, quando a planta costuma ser levada para fora.

orvalho no alecrim em um vaso

Ácaro-aranha

Este inseto sugador de seiva prospera em ar seco e temperaturas quentes. Assim que você notar furos e teias na parte inferior das folhas, o alecrim está infestado de ácaros.

Mas, para o proprietário, isso é um sinal de que as condições de manutenção da planta foram violadas. Corrigir a situação eliminará a praga.

Você pode, é claro, pulverizar com inseticidas, mas isso terá pouco efeito: eles não afetarão os ovos postos.

carrapato no alecrim

Pulgão

Se você avistou essa praga, prepare uma solução de sabão em pó ou sabão de alcatrão e lave o alecrim (as partes aéreas) com ela. Proteja também o solo — coloque o vaso em um saco plástico e amarre-o bem.

pulgão

Mosca branca

As larvas desta pequena borboleta adoram suco de alecrim, calor e umidade. Sua presença é fácil de detectar:

  • sacuda o arbusto - e borboletas de asas brancas voam;
  • as folhas ficam pegajosas;
  • escamas brancas aparecem na planta;
  • as folhas são cobertas com pontos pretos.

mosca brancaIsso significa que as condições de cultivo estão de alguma forma comprometidas, mas melhorá-las por si só não basta. Você também precisará pulverizar o alecrim com inseticidas. Você também pode colocar armadilhas adesivas ao redor do arbusto.

O alecrim, que pode iluminar sua casa, purificar o ar e perfumar sua mesa, deveria ser cultivado em todas as janelas. Cultivá-lo não é fácil, mas é perfeitamente possível. E para... cultivando alecrim Para garantir a floração, basta ter paciência e um pouco de conhecimento. Todos os seus esforços valerão a pena, e a planta das margens do Mediterrâneo ficará exuberante e bela.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata