- Histórico de seleção e área de cultivo
- Vantagens e desvantagens de Bagheera
- O que é característico desta variedade?
- Descrição botânica do arbusto
- Produtividade e frutificação
- Âmbito de aplicação das frutas
- Imunidade a doenças
- Resistência à geada e à seca
- Como plantar em um terreno
- Selecionando e preparando um local
- Dimensões da cova de plantio
- Cronograma e instruções passo a passo para o plantio
- Cuidados adicionais
- Rega
- Cobertura superior
- Regras de poda
- Prevenção e controle de doenças
- Proteção contra insetos
- Capina e afrouxamento
- Abrigo para o inverno
- Avaliações
A groselha preta é uma cultura antiga. É cultivada há mais de mil anos e sua popularidade só cresce a cada ano. A frutificação e o sabor dos frutos dependem em grande parte da variedade escolhida. Os jardineiros há muito tempo apreciam a groselha Bagheera por sua alta produtividade, sabor adocicado, aroma agradável e facilidade de cuidado. Abaixo, você encontrará informações sobre o cultivo desta variedade, bem como avaliações de jardineiros.
Histórico de seleção e área de cultivo
A groselha Bagheera foi cultivada em 1985 pelos cientistas T.S. Zvyagina e K.D. Sergeeva. O trabalho de melhoramento foi conduzido no Instituto Russo de Pesquisa de Culturas I.V. Michurin Tambov. Em 1994, a variedade foi adicionada ao Registro Estatal Russo.
A groselha Bagheera é recomendada para cultivo na parte europeia da Rússia, bem como nos Urais e na Sibéria.
Vantagens e desvantagens de Bagheera
As vantagens da variedade incluem as seguintes qualidades:
- excelente sabor de frutas vermelhas;
- frutificação abundante;
- boa transportabilidade;
- versatilidade de uso da fruta;
- resistência ao inverno;
- despretensão no cultivo.
As desvantagens incluem baixa resistência ao oídio, antracnose e ácaro-das-brotas.
O que é característico desta variedade?
A groselha Bagheera é autofértil, mas ao plantar variedades intermediárias ou tardias da cultura, seu rendimento aumentará significativamente.

Descrição botânica do arbusto
A planta cresce até 2 metros de altura. Os arbustos são de porte médio e densamente foliados. Folhas lisas e verdes permanecem nas plantas até a geada. Os cachos de flores atingem de 5 a 8 centímetros de comprimento. Produzem de 4 a 7 bagas pretas e brilhantes.
Produtividade e frutificação
Esta variedade é comercializada como meio-tardia: bagas pesando 2 a 2,5 gramas amadurecem em meados de julho. As groselhas dão frutos anualmente, com a maior colheita ocorrendo no quarto ano, após o qual os arbustos precisam ser rejuvenescidos. Um arbusto rende de 3,5 a 4,5 quilos de bagas, que podem ficar penduradas nos galhos por muito tempo sem cair.
Âmbito de aplicação das frutas
As groselhas Bagheera são utilizadas na produção industrial e na produção de conservas caseiras. As bagas são consumidas frescas e usadas para fazer compotas, sucos, geleias e vinho. Também são congeladas e secas para uso no inverno.

Imunidade a doenças
As groselhas Bagheera têm um sistema imunológico forte e são resistentes a muitas doenças. No entanto, podem ser afetadas por oídio e antracnose. Para prevenir essas doenças, inspecione os arbustos regularmente, remova galhos mortos e doentes, desbaste a copa e remova os restos vegetais da área ao redor da árvore.
Resistência à geada e à seca
Esta variedade é adaptada ao cultivo em climas desafiadores. Ela pode suportar temperaturas de até -32 °C, bem como calor extremo e períodos prolongados sem chuva. A groselha Bagheera tolera facilmente mudanças bruscas de temperatura e umidade.
Como plantar em um terreno
A cova para as groselhas é cavada 15 a 30 dias antes do plantio. Adicione esterco podre e composto. Você também pode adicionar fertilizantes minerais: 100 gramas de superfosfato, 150 gramas de cinzas e 20 gramas de sulfato de potássio.

Selecionando e preparando um local
As groselhas preferem um local ensolarado, mas com alguma sombra durante o sol quente do meio-dia. Por isso, são plantadas perto de cercas, muros e sebes. Essas estruturas também protegem as plantas de correntes de ar. O lençol freático não deve estar a menos de 50 centímetros da superfície do solo.
O local para o plantio das groselhas Bagheera é limpo e escavado. Os arbustos crescem melhor em solos arenosos ou argilosos com um pouco de terra preta adicionada.
A reação do solo deve ser neutra ou ligeiramente ácida.
Dimensões da cova de plantio
As groselhas-negras têm um sistema radicular próximo à superfície do solo, portanto, o buraco cavado é raso. Ele é cavado de 15 a 30 dias antes do plantio. As dimensões do buraco são: diâmetro – 50 centímetros, profundidade – 40 centímetros.

Cronograma e instruções passo a passo para o plantio
As groselhas Bagheera são plantadas em terreno aberto na primavera, antes da brotação, ou no outono, quando as folhas começam a cair. O plantio é feito da seguinte forma:
- o sistema radicular da groselha é colocado no buraco preparado;
- a água é derramada abundantemente;
- O arbusto é coberto com terra de tal forma que o colo da raiz não fique enterrado mais do que 10 centímetros de profundidade.
Atenção! As groselhas podem ser plantadas retas ou em um ângulo de 45°.
Cuidados adicionais
Ao cuidar de plantas, você precisa prestar atenção ao fato de que elas exigem rega, fertilização, afrouxamento, remoção de ervas daninhas e poda regulares.
Rega
A umidade do solo deve ser mantida durante toda a estação. A rega é especialmente importante durante a formação dos brotos e a frutificação. A frequência da irrigação depende da precipitação. Durante o tempo seco, as groselhas Bagheera devem ser regadas pelo menos uma vez por semana.

Cobertura superior
Considerando que o fertilizante foi adicionado à cova de plantio quando as plantas foram plantadas pela primeira vez, a fertilização adicional é feita após dois anos. Em seguida, na primavera, adiciona-se nitrogênio às groselhas, por exemplo, 50 gramas de ureia por arbusto. No verão e no outono, aplica-se um fertilizante mineral complexo com alto teor de fósforo e potássio. No outono, o sistema radicular também é coberto com húmus, que o protege do congelamento e também serve como fertilizante.
Regras de poda
Os arbustos requerem podas regulares. Primeiro, os brotos são cortados em ⅓, após o que 3 a 4 dos mais fortes são deixados. Podas semelhantes são realizadas anualmente. Aos 5 anos, o arbusto deve ter 3 a 4 ramos de cada ano. Posteriormente, uma poda mais drástica é realizada, deixando apenas alguns brotos jovens.

Prevenção e controle de doenças
A planta pode ser suscetível a doenças fúngicas. Para evitar isso, siga estas etapas:
- remover ervas daninhas;
- cavar o solo na primavera e no outono;
- aplicar fertilizantes de potássio e fósforo;
- podar galhos doentes, secos e congelados que engrossam a copa.
Além disso, na primavera, os arbustos são pulverizados com uma solução de sulfato de cobre a 1% para prevenir doenças. Se a groselha Bagheera for afetada por alguma doença, ela é tratada com um agente antifúngico após a frutificação.
Proteção contra insetos
Para evitar o aparecimento de insetos nocivos, tome as seguintes medidas:
- Antes do plantio, o sistema radicular é colocado em um recipiente com uma solução preparada com 10 litros de água, 40 gramas de enxofre coloidal e 10 mililitros de Fufanon;
- cebolas e alho são plantados ao redor do perímetro de crescimento da groselha;
- remover ervas daninhas;
- cubra o círculo da raiz com turfa.
Se as plantas forem danificadas por insetos nocivos, elas serão pulverizadas com inseticidas.
Capina e afrouxamento
Após cada rega ou chuva, solte a zona radicular. Caso contrário, o solo ficará encrostado e o crescimento da groselha será prejudicado. Para prevenir doenças e pragas, remova as ervas daninhas ao redor dos arbustos.
Abrigo para o inverno
As groselhas Bagheera são resistentes ao inverno, mas se forem esperadas temperaturas abaixo de -30 °C, os arbustos precisam de proteção. Para isso, amarre os brotos e envolva-os em estopa ou fibra agrícola. Antes que a geada se instale, cubra a zona das raízes com composto.

Avaliações
Os agricultores descrevem a groselha Bagheera como uma variedade produtiva, com frutos doces e perfumados. A cultura é ocasionalmente suscetível a pragas e doenças, mas com o tratamento adequado, esses problemas são facilmente resolvidos.
Nikolay, 5 anos, região de Vitebsk
Esta é uma variedade antiga que resistiu ao teste do tempo. É altamente autofértil e produz frutos precocemente. Às vezes, é afetada por ácaros, mas esse problema pode ser controlado. Inseticidas como Actellic ou Fitoverm ajudam a eliminar a praga. Eu propago de acordo com as instruções, pulverizo os arbustos e os ácaros desaparecem.
Marina, 35 anos, Ufa
Estou feliz com a minha bagheera: consigo uma colheita abundante mesmo num verão seco. Quando colho as frutas, elas não ficam encharcadas e as coloco no congelador limpas e secas. No inverno, eu as descongelo, tomo chá de groselha e nunca pego um resfriado.
Kirill Petrovich, 54 anos, Verhnedvinsk
Os arbustos de groselha Bagheera foram deixados pelos antigos donos da dacha. Crescem perto da cerca e exigem poucos cuidados. Minha esposa amassa as frutas com açúcar e as refrigera. No inverno, ela faz tortas de groselha e bebidas quentes. Esta é uma variedade de alto rendimento, e eu a recomendo para jardineiros.











