Como plantar, cultivar e cuidar de groselhas a partir de sementes em casa

É do conhecimento geral que arbustos de groselhas são propagados a partir de mudas. Mas você também pode fazer sua própria seleção. Basta saber como cultivar groselhas a partir de sementes, que se tornarão a base de uma plantação de groselhas no seu jardim. Esse método de propagação leva mais tempo, mas oferece resultados gratificantes.

Você cultiva groselhas a partir de sementes?

Para cultivar uma nova variedade de groselha, você precisa cultivar o arbusto a partir de sementes. Você precisa estar preparado para o fato de que a planta e o fruto podem diferir em qualidade do original. A propagação por sementes produz uma variedade diferente. Ela pode ter qualidades superiores, mas também pode apresentar deficiências e características de desenvolvimento.

Cultivar a partir de sementes leva muito tempo. Mas qualquer projeto de melhoramento genético exige tempo, esforço e paciência do jardineiro.

Vantagens e desvantagens da propagação de sementes

Vale a pena escolher o método de propagação de groselhas por sementes porque dá a oportunidade de:

  • diversificar as variedades de arbustos de frutas vermelhas;
  • obter material fresco para plantar no jardim;
  • melhorar as características das espécies de groselha;
  • cultivar um arbusto em casa.

Entre as desvantagens do método está sua intensidade de trabalho. As groselhas cultivadas dessa maneira só começarão a produzir sua primeira colheita após cinco anos. É difícil proporcionar condições para uma plantação de frutas vermelhas em ambientes fechados, de modo que ela dê frutos anualmente e aumente sua produtividade.

groselha preta

Ela florescerá e dará frutos?

Não se preocupe se um arbusto de groselha cultivado a partir de sementes não florescer. Ele começará a produzir brotos 4 a 5 anos após o plantio da muda. Os frutos aparecerão em pequena quantidade no início, mas com o tempo, a produção de groselha aumentará.

A planta pode então ser propagada se a variedade resultante apresentar uma série de vantagens. Nesse caso, as características varietais podem ser preservadas por meio do replantio com um galho ou estaca.

Especificações de pouso

Os preparativos para o plantio de sementes de groselha começam com antecedência. Primeiro, você precisa selecionar o arbusto do qual as sementes serão colhidas. Essas sementes devem estar bem maduras para produzir mudas viáveis.

Escolhendo as variedades certas de groselha

Para obter uma planta de alta qualidade e alto rendimento, selecione uma variedade que seja conhecida por seus frutos deliciosos, seja fácil de cuidar e tolere bem condições adversas:

  1. Os frutos da variedade Litvinovskaya amadurecem já em julho. São doces e aromáticos. Os arbustos toleram facilmente o frio e são resistentes a infecções fúngicas.
  2. A groselha preta Dar Smolyaninova é caracterizada pela autofertilidade e alto rendimento.
  3. A variedade Dachnitsa, de maturação precoce, possui arbustos baixos. Os frutos são delicadamente doces e de casca fina.
  4. A groselha Dobrynya é levemente danificada por geadas e doenças.
  5. As groselhas vermelhas são escolhidas com maturação precoce, como Early Sweet, Natalie.

groselhas em uma caixa

É melhor escolher variedades que amadureçam cedo. Certifique-se de que os frutos tenham tempo de amadurecer. Somente estes produzirão descendentes, o que resultará em uma muda viável.

Como as sementes são coletadas e preparadas?

Há duas maneiras de obter material de plantio.

Os frutos maduros são esmagados ou cortados ao meio. Em seguida, são lavados para remover as sementes. Para isso, passe a polpa por uma peneira, lave as sementes em água e seque-as espalhando-as sobre papel ou pano.

Mas alguns jardineiros secam as frutas primeiro. Agora você pode extrair as sementes de groselha da polpa seca.

A colheita é permitida após o inverno, na primavera. Os frutos que caem no chão ficam endurecidos pela neve. Eles são ideais para o plantio e mais resistentes.

groselha de sementes

Trabalho preparatório

Antes de plantar, prepare as sementes de groselha mergulhando-as em uma solução de permanganato de potássio. Mantenha-as em um saco por 20 minutos, depois enxágue e seque. Você também pode endurecer as sementes na geladeira. Mantê-las no frio por um ou dois dias é suficiente.

Selecionando um recipiente e preparando o solo

Primeiro, semeie as sementes de groselha em caixas de plástico ou madeira. Vasos também devem ser usados. Eles devem ser grandes o suficiente para permitir espaço suficiente para as raízes. A altura do recipiente de cultivo das mudas é de 25 centímetros.

Não se esqueça de fazer furos na caixa para permitir que o excesso de umidade escape do recipiente.

O solo deve ser solto e nutritivo. Deve conter húmus, um pouco de carvão ou areia grossa. O solo é assado no forno ou regado com água fervente. Este procedimento é realizado uma semana antes do plantio.

semeando groselhas

Regras de semeadura

As groselhas podem ser semeadas na primavera ou no outono. Coloque uma camada de material de drenagem no recipiente e prepare um solo rico em nutrientes. Plante as sementes a 1 centímetro de profundidade e cubra com areia ou terra seca. Regue bem o solo e crie condições de estufa cobrindo as mudas com filme plástico. Temperaturas entre 25 e 28 graus Celsius (77-82 graus Fahrenheit) são necessárias para que os brotos de groselha emerjam.

Se você semear no outono, poderá colocar os recipientes com a colheita de frutas vermelhas no porão durante o inverno, retirando-os apenas na primavera.

Nós criamos condições favoráveis

Existem diferentes maneiras de cultivar groselhas a partir de sementes. Alguns plantam as sementes diretamente no solo. Outros mantêm as mudas dentro de casa para que elas se desenvolvam.

solo para semeadura

Em campo aberto

Se você escolheu um local bem iluminado no jardim para cultivar groselhas, cave o solo duas semanas antes do plantio. Fertilize o solo e plante em setembro. As sementes precisam de tempo para se estabelecer e criar raízes antes da geada. Cubra a área com galhos de abeto, serragem ou tecido não tecido durante o inverno. Remova a cobertura morta e regue na primavera.

Na estufa

Em regiões onde o inverno chega mais cedo, caixas com sementes de groselha podem ser colocadas em uma estufa. Cubra-as com plástico até que as mudas emerjam. Se a estufa não for aquecida, é melhor armazenar as caixas no porão. Depois, na primavera, quando o sol as aquecer, leve-as para dentro da estufa.

Em casa

Variedades anãs de frutas vermelhas podem ser cultivadas em ambientes fechados. Variedades vermelhas não são adequadas, mas as pretas podem. É claro que você não terá uma colheita grande, e os brotos de groselha serão fracos no início.

crescendo em casa

Assim que as mudas brotarem, coloque os vasos em janelas ensolaradas. No entanto, a luz solar direta pode fazer com que os arbustos murchem, então cubra-os com papel. Cuide dos brotos da mesma forma que você faria no jardim. Assim que as mudas se estabelecerem, é melhor movê-las para fora. Você não encontrará muitas frutas em um apartamento.

Quando esperar que o broto apareça

Os brotos emergem das sementes em 25 a 30 dias. O desenvolvimento é fraco no primeiro ano. O crescimento será mais intenso no segundo ano. Os arbustos levam mais tempo para se desenvolver completamente em ambientes internos do que em ambientes externos. Portanto, é melhor transplantar mudas de dois anos para o jardim.

Transplante para campo aberto

Prepare uma área bem iluminada para as mudas de groselha com solo solto. Os arbustos precisam do máximo de umidade possível.

plantando no chão

Cave buracos com 1,5 a 2 metros de distância. Adicione composto, superfosfato e sal de potássio em cada buraco. Adicione fertilizante, misturando-o bem com o solo. Transfira cuidadosamente a muda do vaso para o buraco. Cubra as raízes com terra, enterrando o colo da raiz a 6 a 8 centímetros de profundidade. Compacte o solo ao redor do buraco e regue com um balde de água por planta. É melhor cobrir as mudas com esterco ou composto até uma profundidade de 8 centímetros. Na primavera, incorpore o fertilizante ao solo.

Cuidados adicionais

Os arbustos de groselha precisam ser cuidados com água regularmente. Durante o verão, eles devem ser regados abundantemente de 3 a 4 vezes. Despejam-se de dois a três baldes de água por arbusto.

No 2º ano de vida e posteriormente, o arbusto é formado:

  • deixando 3-4 brotos fortes;
  • encurtando seus topos em um terço de sua altura;
  • remoção de ramos obsoletos com mais de 5-6 anos;
  • poda de galhos congelados e secos na primavera.

As groselhas devem ser fertilizadas com uma mistura de húmus (3 a 4 kg), superfosfato (30 a 50 gramas) e sal de potássio (20 a 25 gramas). Essa quantidade de fertilizante é aplicada por metro quadrado. O nitrato de amônio deve ser adicionado na primavera.

Para uma melhor frutificação, use uma solução de verbasco na proporção de 1:5 e excrementos de pássaros na proporção de 1:15. Fertilizantes orgânicos são aplicados durante o período de frutificação. O espaçamento entre fileiras no jardim deve ser afrouxado regularmente a uma profundidade de 8 a 10 centímetros. As plantações de groselha devem ser capinadas assim que as ervas daninhas aparecerem.

No inverno, em meados de outubro, os arbustos de frutas vermelhas são cobertos com folhas, palha e esterco.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata