- Primeiros sintomas
- Causas e fatores que influenciam a mudança de cor
- Parasitas e insetos: métodos de controle e prevenção
- Pulgão
- Estufa de groselha
- Ácaro renal
- Ácaro-aranha
- Se a culpa é da doença: como tratar os arbustos de groselha?
- Spheroteka
- Ferrugem colunar
- Antracnose
- Deficiência de nutrientes e água
- Condições climáticas inadequadas
- O que fazer?
- Como evitar que as groselhas fiquem amarelas
- Regras da tecnologia agrícola
- Fertilização oportuna de arbustos
- Tratamentos sazonais contra insetos e pragas
A groselha-negra é considerada uma planta resiliente, com baixa necessidade de manutenção. Graças à sua longa história de cultivo, o arbusto possui forte imunidade e resiliência. Portanto, quando as folhas da groselha-negra ficam amarelas, pode ser difícil saber o que fazer para salvar a planta. Há uma série de razões que podem desencadear uma reação negativa e exigem soluções rápidas.
Primeiros sintomas
Ao longo dos anos de melhoramento genético, muitas variedades de groselha-negra foram desenvolvidas, cada uma com suas próprias características biológicas distintas. No entanto, quando as folhas da planta ficam amarelas, a causa do problema não depende da variedade. Um arbusto saudável de qualquer variedade é caracterizado por:
- brotos fortes;
- casca uniforme de tonalidade acastanhada;
- lâminas de folhas verdes suculentas.
Os primeiros sinais de problemas de saúde com groselhas negras podem ser os seguintes sintomas:
- as folhas gradualmente ficam pálidas;
- as bordas das lâminas das folhas secam;
- a coroa fica mais rala até o outono;
- os brotos se desenvolvem mais lentamente;
- o arbusto cresce mal no geral.
Causas e fatores que influenciam a mudança de cor
As possíveis causas do amarelecimento em arbustos de groselha podem ser divididas em grupos, dependendo dos fatores que os causam:
1. Fatores externos:
- a variedade não é adequada ao clima;
- solo pobre;
- sistema radicular pouco desenvolvido;
- falta de calor e luz.
2. Erros crescentes:
- local de pouso incorreto;
- plantio precoce na primavera;
- aplicação incorreta de fertilizantes;
- falta ou excesso de umidade;
- espessamento das plantações.
3. Insetos:
- pulgão da vesícula;
- estufa de groselha;
- ácaro renal;
- ácaro-aranha.
4. Doenças:
- esferoteca;
- ferrugem colunar;
- antracnose.
Cada fator, individualmente ou em combinação, causa danos ao arbusto e pode levar à morte da groselha-negra. É importante identificar e eliminar rapidamente o fator negativo.

Parasitas e insetos: métodos de controle e prevenção
Os ataques de parasitas e insetos são, na maioria das vezes, a causa do aparecimento folhas de groselha amarelaA origem das pragas pode ser:
- solo encharcado com sinais de podridão;
- ervas daninhas;
- culturas de jardim muito próximas umas das outras.
Pulgão
Os pulgões da galha da groselha-negra impedem a planta de distribuir adequadamente os nutrientes. Esses insetos parasitas se alimentam da seiva das folhas da groselha-negra. As pragas infestam a parte inferior das lâminas foliares. Bolhas aparecem nos locais das picadas, e a própria folha gradualmente fica amarela ou avermelhada. Se os pulgões não forem eliminados imediatamente, eles se espalharão rapidamente não apenas para a groselha, mas por todo o jardim.
Para combater os pulgões, é necessário usar produtos químicos, mas não use pesticidas depois que os arbustos florescerem; é melhor usar produtos suaves que não prejudiquem a qualidade da fruta.
Estufa de groselha
A borboleta-de-vidro em si é inofensiva, mas o mesmo não pode ser dito de suas lagartas. As larvas se desenvolvem dentro da casca da planta, e a praga só pode ser detectada após o corte de um galho ou pedaço da casca. Sob a influência de toxinas e da falta de nutrientes, a folhagem groselhas pretas ficam amarelas e secam.
A dificuldade no controle da salicórnia reside no fato de que os inseticidas químicos não matam as pragas. Somente a poda sanitária dos brotos danificados e sua destruição completa podem ajudar a planta. Para reduzir o risco de infestação, recomenda-se arar o solo ao redor do arbusto na primavera ou no verão.

Ácaro renal
Se os brotos de groselha-preta crescerem significativamente e as folhas começarem a amarelar, é provável que seja um sinal de infestação de ácaros. Esses pequenos insetos brancos infestam as plantas durante o inverno e, com o início da estação de crescimento, começam a se alimentar da seiva e a destruir o miolo dos brotos. Sua rápida taxa de reprodução e grandes posturas de ovos tornam essa praga muito perigosa. Espalhando-se rapidamente pelo jardim, os ácaros podem destruir arbustos inteiros de groselha-preta em uma única estação.
O tratamento só é possível em um estágio inicial de desenvolvimento. Para isso, os arbustos devem ser generosamente encharcados com água fervente na primavera, antes que a seiva comece a fluir. No verão e no outono, livrar-se do ácaro-das-brotas é quase impossível: as plantas devem ser desenterradas e destruídas.

Ácaro-aranha
Se as folhas da groselha ficarem amarelas, preste atenção aos sintomas associados. Se teias finas e pontos avermelhados e móveis forem visíveis nas plantas, isso indica a presença de ácaros. Esses insetos são mais atraídos por brotos jovens e suculentos, com um suprimento ativo de nutrientes.
Se forem encontrados ácaros nos arbustos, os brotos devem ser limpos de teias de aranha e pulverizados com inseticidas. A prevenção oportuna protegerá contra insetos: antes da floração, as groselhas pretas devem ser tratadas com Actellic ou Nitrafen.

Se a culpa é da doença: como tratar os arbustos de groselha?
O amarelamento da folhagem pode ser causado por infecções em plantações. Doenças fúngicas, que se desenvolvem mais rapidamente em condições climáticas desfavoráveis e práticas agrícolas inadequadas, são particularmente perigosas.
Spheroteka
Sintomas da doença:
- os frutos são cobertos por uma camada branca;
- com o tempo, as bagas afetadas caem;
- as folhas secam e ficam amarelas.
Se a doença não for tratada imediatamente, as partes afetadas ficarão cobertas de manchas pretas, após o que o arbusto terá que ser desenterrado e queimado.
Ferrugem colunar
A doença é típica de cereais, mas se as plantações não forem tratadas com produtos químicos imediatamente, a ferrugem se espalhará para as plantas vizinhas. Os sinais de danos à groselha preta incluem:
- as folhas inferiores dos arbustos adquirem uma tonalidade avermelhada;
- a borda da lâmina foliar fica amarela e seca;
- a vegetação afetada cai.

Fungicidas são usados para tratamento, e o planejamento adequado do plantio e a seleção de culturas adjacentes ajudarão a proteger os arbustos de doenças.
Antracnose
Sinais de uma infecção fúngica:
- o aparecimento de manchas marrons nas lâminas das folhas;
- amarelecimento da vegetação;
- queda de folhas doentes.
É importante começar a tratar a doença nos estágios iniciais para evitar a morte da planta ou de parte dela. Fungicidas químicos ou remédios populares podem ser usados.
Deficiência de nutrientes e água
A deficiência de minerais pode causar amarelamento da folhagem. Para aplicar os suplementos necessários, você precisa determinar o mineral que falta no seu arbusto de groselha preta:
- Baixos níveis de compostos de nitrogênio resultam em palidez esquelética das folhas, enquanto as nervuras permanecem verde-escuras.
- A deficiência de cálcio é expressa pelo clareamento da superfície inferior das placas, enquanto a superfície superior assume uma tonalidade avermelhada.
- A falta de boro no solo causa amarelecimento das nervuras e queda das folhas afetadas.
- A deficiência de ferro faz com que a folhagem perca sua riqueza e as bordas amareladas caiam gradualmente.
Para repor os nutrientes do solo, você precisa preparar uma solução dos fertilizantes necessários e regar os arbustos, soltando o solo depois.
As groselhas-negras são plantas que adoram umidade e precisam ser regadas várias vezes por estação, especialmente durante os verões quentes. Se as plantas não receberem umidade suficiente, o sistema radicular seca, pequenos galhos morrem e o arbusto não consegue receber nutrição adequada, o que leva ao amarelecimento das folhas.

Condições climáticas inadequadas
O clima desfavorável, especialmente para variedades que gostam de calor, faz com que as folhas fiquem amarelas, deformadas e caiam:
- No início do verão chuvoso, o problema pode surgir por excesso de água. Nesse caso, a parte superior do arbusto fica amarela e a parte inferior fica suscetível ao apodrecimento.
- As bordas das folhas podem ficar amareladas, ressecando e perdendo a elasticidade à medida que se aproximam do solo. Isso indica superaquecimento e seca. O clima seco e quente costuma se instalar em agosto ou julho, o que faz com que toda a planta murche e perca a cor verde.
- As chuvas de junho podem causar mais do que apenas alagamento. Quando as groselhas são plantadas em solo leve, o excesso de água rapidamente retira nutrientes do solo, essenciais para a formação da massa verde.
- Na primavera, as folhas dos arbustos secam devido às geadas tardias. As flutuações de temperatura afetam negativamente as plantas que já começaram a crescer.
O que fazer?
Para evitar que as groselhas pretas sequem completamente após o aparecimento das folhas amarelas, devem ser tomados os seguintes passos:
- tratar os arbustos contra pragas;
- em tempo seco, aumente a rega;
- em caso de chuvas fortes, providencie drenagem;
- aplicar os fertilizantes necessários.
Você pode usar remédios populares contra pragas e fungos:
- pulverização com uma solução de sabão com infusão de alho, dente-de-leão, tabaco ou casca de cebola;
- regar com decocção de folhas de tomate;
- polvilhando os arbustos com mostarda seca.

Como evitar que as groselhas fiquem amarelas
Medidas preventivas ajudarão a reduzir o risco de amarelecimento das folhas e a manter os arbustos de groselha preta saudáveis:
- Siga as regras para plantar e cuidar de groselhas.
- Aplique a quantidade necessária de fertilizante.
- Trate os arbustos contra pragas e doenças.
Regras da tecnologia agrícola
Correto cultivando groselhas pretas e vermelhas assume:
- observar os prazos de plantio das mudas;
- plante arbustos em uma área ensolarada, sem alagamentos ou correntes de ar;
- selecionar material de plantio de alta qualidade;
- use solo fértil com estrutura leve;
- observar o regime de rega;
- proteger os arbustos jovens da geada.

Fertilização oportuna de arbustos
Para um desenvolvimento completo, os arbustos de groselha preta precisam ser fertilizados várias vezes por estação:
- No outono, o solo deve ser misturado com grama apodrecida, fertilizantes de potássio e fósforo.
- A aplicação de cinzas de madeira no início da estação de crescimento estimula o crescimento das raízes e a imunidade das plantas.
- No verão, após a colheita dos frutos, recomenda-se regar os arbustos com uma solução de fertilizantes potássicos com adição de fosfatos.
Tratamentos sazonais contra insetos e pragas
O tratamento da groselha deve começar na primavera, antes do início da brotação. Limpe o solo das folhas e restos vegetais do ano anterior. Recomenda-se regar as plantas com um regador, usando água aquecida a 80 °C. Em seguida, podar os brotos para fins sanitários, de preferência queimando-os imediatamente após o corte. Quando o ar atingir 20 °C, pulverizar as groselhas-negras e o solo ao redor com uma solução de "Karbofos" ou calda bordalesa, além de fungicidas.
No outono, remova o excesso de brotos para moldar a copa do arbusto e garantir a higienização adequada. Trate as plantas e o solo com uma solução de Karbofos ou enxofre coloidal. Calda bordalesa, Topázio ou Fundazol também podem ser usados.











