- A história da variedade Jonker Van Tets (Jonker)
- Descrição e características
- Arbusto
- Flores
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Plantio e cuidados
- Momento ideal
- Selecionando um local e mudas
- Instruções de plantio
- Rega
- Cobertura superior
- Aparar
- Abrigo para o inverno
- Doenças e pragas: controle e prevenção
- Mosquito-das-galhas-das-folhas
- Estufa de groselha
- Ácaro renal
- Ferrugem de cálice
- Oídio
- Colheita e armazenamento
- Avaliações de jardineiros sobre a variedade
A variedade de groselha vermelha Jonker Van Tets surgiu nos jardins no início da década de 1990. Em menos de 30 anos, este arbusto de baixo crescimento espalhou-se rapidamente pela Rússia Central. A Jonker Van Tets ganhou popularidade graças aos seus enormes cachos de frutos vermelhos doces e vibrantes. A planta é fácil de cuidar e apresenta boa resistência ao inverno.
A história da variedade Jonker Van Tets (Jonker)
Em 1941, produtores na Holanda desenvolveram uma nova variedade de groselha vermelha chamada Jonker Van Tets. A variedade criada na Holanda tinha um período de maturação médio-precoce. A nova variedade era um cruzamento entre as groselhas Faya Fertile e London Market..
Graças ao seu excelente sabor, frutificação precoce e tamanho grande dos frutos e cachos, a nova safra se espalhou rapidamente pelos jardins da Europa Ocidental. Somente em 1992 essa variedade chegou à Rússia. As groselhas vermelhas, originárias da Holanda, agora são cultivadas em regiões de clima continental temperado, especialmente na parte central da Rússia.
Descrição e características
A groselha vermelha Jonker Van Tets é uma cultura autofértil, com produtividade que quase dobra com a polinização cruzada. Este arbusto perene, decíduo, possui copa compacta. A planta começa a frutificar no terceiro ano, com pico de produção entre o quinto e o oitavo ano. O arbusto vive por aproximadamente 20 anos, rejuvenescendo-se constantemente por meio de brotos basais.

Arbusto
Jonker van Tets é um arbusto de médio porte com caules eretos, densamente carregados de cachos longos (até 10 centímetros) de bagas vermelhas brilhantes. A planta pode atingir até 1,65 metro de altura.
Quando jovem, o arbusto cresce rapidamente. Durante a época de frutificação, o crescimento desacelera. Os brotos jovens são verde-claros. Com o tempo, adquirem uma tonalidade marrom-clara.
As folhas são de tamanho médio, verde-escuras e 5 lobadas. As bordas dos folíolos são onduladas. A lâmina foliar é enrugada e nervurada. O pecíolo é verde-claro, de comprimento médio, espesso e ligeiramente pubescente.
Flores
A groselha floresce em meados de maio. As flores lembram sinos verde-claros. Elas são reunidas em cachos de 10 centímetros de comprimento. O pedúnculo é verde-claro. Cada cacho produz cerca de 10 bagas.

A groselha vermelha pode ser colhida em julho. Em comparação com outras variedades, essas bagas são maiores e têm um sabor agridoce. Cada baga pesa de 0,75 a 1,45 gramas. A casca é grossa e translúcida. Cada baga contém cerca de cinco sementes. Um único arbusto pode render até 6,65 quilos de groselhas. As bagas são consumidas frescas ou transformadas em geleia.
Vantagens e desvantagens da variedade
Prós do Jonker Van Tets:
- produção precoce de frutos;
- rendimento estável;
- excelentes características de sabor;
- não queda de frutos maduros;
- autofertilidade;
- resistência ao inverno;
- resistência a muitas doenças fúngicas.
Desvantagens das groselhas:
- resistência média à geada;
- necessidade de abrigo para o inverno;
- a necessidade de poda formativa da coroa;
- floração precoce, queda de flores devido às geadas recorrentes da primavera;
- a necessidade de regar durante a seca.

Plantio e cuidados
Para o plantio, compre mudas de groselha vermelha com 1 a 2 anos de idade. As plantas devem ter um sistema radicular saudável, troncos intactos e brotos úmidos ou folhas verdes. Mudas cultivadas em recipientes também estão disponíveis.
Se for difícil obter uma planta pronta, você mesmo pode cultivá-la usando estacas ou enxertos.
Momento ideal
As groselhas vermelhas Jonker Van Tets são plantadas no outono, entre setembro e outubro. As mudas devem ser plantadas um mês antes do início da geada para que haja tempo de enraizar e se estabelecer no novo local.

As groselhas também podem ser plantadas no início da primavera, antes que a seiva comece a fluir. No entanto, essas mudas crescem mais lentamente do que as plantadas no outono e começam a dar frutos muito mais tarde.
Selecionando um local e mudas
Os arbustos de groselha preferem locais abertos e ensolarados. Na sombra, a produção será baixa e os frutos serão pequenos e azedos.
O local deve ser no lado sul do jardim e protegido de ventos e correntes de ar.
A planta cresce bem em solos franco-arenosos ou argilosos. O pH do solo deve ser neutro ou ligeiramente ácido. O arbusto não reage bem à umidade excessiva. É aconselhável plantar a muda em um monte para permitir que a água escorra durante as chuvas.

Instruções de plantio
As mudas são plantadas em covas previamente cavadas. A preparação do local para o plantio de outono começa no verão, e para o plantio de primavera, no outono.
Instruções de plantio:
- Eles cavam um buraco medindo 0,40 x 0,50 metros.
- O solo é misturado com um balde de húmus, cinzas de madeira (300 gramas), turfa, areia, superfosfato, sulfato de potássio (100 gramas cada).
- Encha o buraco até 2/3 com solo fertilizado.
- A planta é colocada no topo do monte em um ângulo de 45 graus e suas raízes são esticadas.
- A planta é coberta com o solo restante.
- O colo da raiz deve ser aprofundado para 6,45 centímetros.
- A muda é regada generosamente com água (2 baldes).
- Todos os caules acima do solo são encurtados para 20 centímetros. De três a quatro brotos de crescimento devem permanecer em cada um.
- O círculo do tronco da árvore é coberto com turfa ou serragem.
- Durante as primeiras 3 semanas após o plantio, o arbusto de groselha é regado regularmente para que crie raízes melhor.

Rega
As groselhas vermelhas são regadas apenas durante a seca; não são regadas durante o tempo chuvoso. Um balde de água é despejado sob um arbusto jovem de 1 a 2 vezes por semana. Para um arbusto de groselha maduro, use de 2 a 4 baldes de água e regue as groselhas uma vez por semana.
O arbusto é regado generosamente no início da estação de crescimento e, quando os frutos amadurecem, a rega é reduzida.
Para reduzir a evaporação da umidade, o solo pode ser coberto com turfa, serragem ou palha. A camada de cobertura morta deve ser renovada periodicamente.
Cobertura superior
Uma muda plantada não deve ser fertilizada nos primeiros três anos. Na primavera, ela pode ser levemente fertilizada com uma solução de ureia. No quarto ano, durante o período de frutificação, a planta precisa de uma fertilização mais completa. Na primavera, o arbusto é alimentado com chorume ou fertilizantes contendo nitrogênio.

Antes da floração, regue com uma solução de superfosfato e sulfato de potássio (30 gramas por 11 litros de água). Após a floração, adicione um pouco de cinzas de madeira ao solo. Após a colheita, alimente o arbusto novamente com superfosfato e sulfato de potássio. Para o inverno, cubra a base do arbusto com turfa e húmus.
Aparar
A primeira poda é feita no segundo ano após o plantio, no final do outono, após a queda das folhas. Todos os caules são encurtados pela metade, deixando de 4 a 6 dos maiores, e os brotos basais restantes são completamente cortados. No segundo ano, restam mais alguns caules jovens. Quando a planta começar a dar frutos, o arbusto deverá ter de 16 a 21 brotos.

Ao realizar a poda formativa, evite tocar nas pontas dos galhos, pois os botões florais crescem ali. Os brotos começam a frutificar aos 2-3 anos de idade, durante 6-8 anos. À medida que os galhos envelhecem, são substituídos por novos (dos brotos basais). No início da primavera e no final do outono, deve-se realizar a poda sanitária, que envolve a remoção de brotos doentes, secos ou velhos que estejam ocupando a copa.
Abrigo para o inverno
A groselha vermelha Jonker Van Tets é uma planta resistente ao inverno. No entanto, em geadas severas, metade dos botões florais pode congelar. Antes que as temperaturas congelantes cheguem, isole a base do arbusto e cubra a área ao redor do tronco com uma camada espessa de terra e húmus.
Doenças e pragas: controle e prevenção
Um arbusto cultivado em solo fértil tem boa imunidade e raramente é afetado por fungos e insetos se práticas agrícolas forem seguidas e tratamentos preventivos forem realizados.

Em climas excessivamente úmidos e quentes, a planta pode adoecer. Aplicar fertilizante suficiente e tomar medidas preventivas durante períodos desfavoráveis pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças.
Mosquito-das-galhas-das-folhas
Um inseto semelhante a uma mosca que deposita ovos em folhas jovens e enroladas. As larvas eclodem alimentando-se da seiva das folhas e raspando a casca externa.
A atividade dessa praga faz com que as folhas novas cresçam mal, sequem prematuramente e, às vezes, floresçam, mas tenham um formato feio.
Para controlar o inseto, são utilizados inseticidas: Fufanon, Ditox, Iskra M, Bitoxibacilina.
Estufa de groselha
Este inseto se assemelha a uma vespa. A fêmea deposita ovos em brotos de groselha. Pequenas lagartas emergem dos ovos. Elas se enterram nos caules, alimentando-se de sua medula. Os galhos danificados param de crescer e secam. Tratamentos com inseticidas como Clonrin e Inta-Vir protegem contra esse inseto.

Ácaro renal
São vermes microscópicos que infestam os brotos de groselha e se alimentam de seus sucos. Esses insetos danificam os brotos, causando crescimento deficiente e doenças nas plantas. Acaricidas como Apollo e Neoron são usados para controlar os ácaros. Medidas preventivas incluem a pulverização com uma solução de enxofre coloidal no início da primavera.
Ferrugem de cálice
Doença fúngica cujo principal sintoma é o aparecimento de manchas enferrujadas na superfície superior da folha, enquanto brotos alaranjados se formam na parte inferior. O fungo hiberna em folhas caídas. Na primavera, os esporos despertam e infectam o arbusto de groselha. O fungo se reproduz em climas úmidos e quentes. A doença causa perda de folhagem e enfraquece o sistema imunológico do arbusto.
Se forem detectados sinais de danos, todas as partes afetadas da planta devem ser podadas. A folhagem da groselha deve ser tratada com fungicidas como Previkur, Topaz e Skor. Como medida preventiva, o arbusto deve ser caiado com calda bordalesa no início da primavera e o solo deve ser regado com uma solução de sulfato de cobre.
Oídio
Uma infecção fúngica que afeta folhagens, brotos e frutos. Uma camada branca aparece na parte superior das folhas de groselhaParece que o arbusto foi polvilhado com farinha. Enxofre coloidal é usado para prevenir a doença. A planta é tratada no início da primavera, antes do surgimento dos brotos. No verão, exceto durante os períodos de floração e maturação, a folhagem da groselha pode ser pulverizada com soluções fungicidas (Topázio, Fundazol).

As folhas afetadas devem ser colhidas e enterradas longe do jardim. Durante o amadurecimento dos frutos, o arbusto pode ser borrifado com uma solução de bicarbonato de sódio comum.
Colheita e armazenamento
A groselha vermelha é colhida na segunda quinzena de julho e no início de agosto. O tempo seco e as tardes são ideais para a colheita. As groselhas são fáceis de colher e intactas.
As groselhas são consumidas frescas ou usadas para fazer conservas, geleias, compotas e sucos. As bagas são congeladas, usadas para fazer vinho, conservar tomates e são adicionadas a sucos de frutas, kvass, assados e pratos de carne ou peixe.
As groselhas colhidas podem ser armazenadas na geladeira por 1 a 2 semanas. É melhor processá-las imediatamente.
Avaliações de jardineiros sobre a variedade
Irina Vasilievna, Níjni Novgorod.
Eu não gostava de groselhas por causa do sabor ácido. Quando experimentei a Jonker Van Tets, fiquei surpreso. As groselhas são incrivelmente saborosas e muito doces. Além disso, os frutos são grandes. As groselhas são boas para afinar o sangue e ajudar a combater a fadiga.











