- Quais variedades de groselhas são suscetíveis aos ácaros?
- Causas e fatores que contribuem para o aparecimento de parasitas
- Sinais de parasitismo
- Ácaro renal
- Teia de aranha
- Que ameaça eles representam para plantas e plantações?
- Meios e métodos para destruir carrapatos
- Usamos receitas populares
- Inimigos biológicos
- Plantas para controle de pragas
- Inseticidas
- Acaricidas químicos
- Biopreparações
- Técnicas agrotécnicas
- Descrição das ações de limpeza de parasitas pelo fogo
- Como despejar água quente em arbustos
- Época e tecnologia do tratamento de arbustos
- Nós combatemos as pragas indesejadas antes que as groselhas comecem a florescer.
- Destruímos parasitas durante a frutificação
- Prevenção de carrapatos no jardim
- Cultivo de variedades resistentes de groselha
- Poda sanitária
- Tratamentos sazonais
Muitas pessoas se interessam em como combater ácaros em groselhas. Para combater o problema, os jardineiros usam produtos biológicos e produtos químicos mais potentes – acaricidas. Em casos simples, técnicas de cultivo e remédios populares podem ser suficientes. Para evitar a recorrência, atenção especial deve ser dada às medidas preventivas.
Quais variedades de groselhas são suscetíveis aos ácaros?
As groselhas são suscetíveis ao ataque de ácaros devido a condições climáticas adversas ou cuidados inadequados com as plantas. Algumas variedades apresentam baixa resistência a essas pragas.
Isso inclui o seguinte:
- Pérola negra;
- Gulliver;
- Nika;
- Rapsódia;
- Lama.
Causas e fatores que contribuem para o aparecimento de parasitas
As principais razões para ataques de ácaros incluem o seguinte:
- Ar seco combinado com altas temperaturas. Este tipo de clima é considerado o mais favorável à reprodução ativa de insetos nocivos. No entanto, os carrapatos também podem sobreviver em baixas temperaturas por algum tempo.
- Deficiências de nutrientes no solo. Plantas enfraquecidas tornam-se mais vulneráveis aos ácaros.
- Infestação de outras culturas no jardim. Portanto, jardineiros experientes aconselham localizar imediatamente as áreas afetadas e iniciar o controle de pragas para impedir sua proliferação.
- As plantas são empoeiradas. Os ácaros prosperam neste ambiente. Para evitar sua reprodução ativa, as groselhas devem ser regadas periodicamente.

Se a causa raiz do problema não for tratada, o controle de pragas só proporcionará um alívio temporário. Uma groselha fêmea pode botar até 200 ovos por dia. Portanto, o tratamento da groselha deve ser abrangente.
Sinais de parasitismo
Os sintomas de infestação de groselhas vermelhas e pretas dependem da espécie do parasita. As plantas são atacadas por ácaros-aranha e ácaros-das-brotas.
Ácaro renal
Você pode identificar a praga pela aparência dos brotos. Eles aumentam de tamanho e se deformam. Os brotos redondos se transformam em folhas de formato irregular. O ácaro-dos-brotos faz com que as folhas percam a cor e fiquem ásperas.

Após algum tempo, os brotos de groselha afetados param de se desenvolver. Os insetos se espalham rapidamente pela planta. Se não forem tomadas medidas imediatas, a plantação corre o risco de morrer.
Teia de aranha
Os ácaros são fáceis de detectar. O sinal principal é a formação de uma teia fina, encontrada nas folhas, entre os brotos e nos frutos. As pragas se alimentam da seiva das folhas da groselha. Como resultado, as partes afetadas perdem a forma e ficam manchadas. Começa o apodrecimento.
Que ameaça eles representam para plantas e plantações?
A falta de medidas oportunas para controlar as pragas pode resultar na perda total da colheita. Os ácaros causam perdas de produtividade, danificam os brotos dos frutos e danificam a folhagem.

A falta de tratamento imediato das plantas aumenta significativamente o risco de doenças infecciosas. Mesmo variedades de groselha resistentes a doenças são suscetíveis a vírus. A presença de pragas também aumenta o risco de oídio.
Meios e métodos para destruir carrapatos
Para se livrar dos carrapatos, é importante escolher o repelente certo. Para isso, são utilizados remédios populares e compostos químicos mais potentes.
Usamos receitas populares
Para se livrar dos carrapatos, você pode usar as seguintes receitas:
- Infusão de alho. Misture 150 gramas de casca de alho com um balde de água. Deixe descansar por 24 horas. Você também pode fazer uma mistura com alho fresco. Para isso, use 200 gramas de alho fresco para cada 10 litros de água. Deixe descansar por 2 horas.
- Infusão de dente-de-leão. Pegue 0,50 kg de folhas e 200 gramas de raízes. Despeje um balde de água morna sobre elas e deixe descansar por várias horas. Coe antes de usar.
- Infusão de mostarda. Para prepará-la, use 200 gramas de pó por balde de água. Recomenda-se coar a mistura após 12 horas.

Remédios populares são recomendados para casos simples com poucas pragas. Os arbustos devem ser tratados duas vezes: durante a formação dos botões e após a floração.
Inimigos biológicos
Na natureza, os parasitas têm inimigos, incluindo ácaros predadores. Este método de controle de pragas é aceitável para o cultivo de groselhas em estufa. No entanto, o uso simultâneo de acaricidas é proibido, pois eles têm um efeito adverso sobre todos os ácaros.
Plantas para controle de pragas
Existem plantas que promovem o crescimento de arbustos e podem ser usadas para controlar ácaros. Entre elas estão:
- celidônia;
- calêndula;
- dente-de-leão de jardim;
- erva datura;
- artemísia;
- mil-folhas.

Ervas secas podem ser usadas. Recomenda-se colocá-las em sacos perto das plantas. Isso repelirá pragas.
Inseticidas
Essas pragas não são afetadas por inseticidas convencionais, pois não são insetos. Quando tais pragas aparecem, acaricidas devem ser usados. Insetoacaricidas também são frequentemente usados para controle de pragas.
Acaricidas químicos
Recomenda-se o uso de uma solução acaricida antes da brotação. As opções mais populares e eficazes incluem Akarin, Bitoxibacilina e Agravertin. As pragas morrem em até 24 horas após a aplicação. Durante 20 a 26 dias, a folhagem fica coberta com uma camada especial que repele as pragas.

Recomenda-se tratar as plantas em clima seco e sem vento. Borrife as folhas de cada lado, 2 a 3 vezes a cada 5 dias. É melhor alternar os produtos, pois as pragas desenvolvem resistência aos produtos químicos.
Biopreparações
Para combater carrapatos, você pode usar produtos biológicos. Eles são uma excelente alternativa aos produtos químicos. Esses produtos contêm microrganismos bacterianos e fungos antagonistas. Produtos populares incluem Lepidocide, Bisolbifit e Fitoverm.
Técnicas agrotécnicas
Para controlar carrapatos, é necessário o uso de produtos agrícolas especializados. Essas medidas são altamente eficazes.

Descrição das ações de limpeza de parasitas pelo fogo
Primeiro, você precisa realizar uma poda sanitária da planta. Para isso, use um maçarico para queimar os galhos a uma distância de 10 centímetros. Mova a lâmpada rapidamente de cima para baixo.
Isso é feito várias vezes. É importante não segurar o dispositivo no mesmo lugar por muito tempo.
A maioria dos ácaros e pulgões pode ser controlada com fogo. Os brotos saudáveis e a planta em si não são prejudicados. Este método não elimina completamente as pragas, mas reduz significativamente sua atividade.
Como despejar água quente em arbustos
Derramar água fervente sobre os arbustos de groselha ajuda a matar as larvas dos ácaros antes que elas se reproduzam. Este procedimento também aumenta a resistência da planta ao oídio. Ao realizar este procedimento, siga estas recomendações:
- Para evitar danos aos rins, use água ligeiramente fria – sua temperatura deve ser de 90 graus;
- Para facilitar o procedimento, os galhos devem ser amarrados na parte superior;
- Recomenda-se a utilização de regador para regar;
- Os arbustos precisam ser regados antes que os brotos apareçam - o próximo tratamento é realizado somente depois que as folhas caírem.

Época e tecnologia do tratamento de arbustos
Muitos jardineiros se perguntam o que fazer se forem atacados por carrapatos. Para obter excelentes resultados, siga as orientações de especialistas.
Nós combatemos as pragas indesejadas antes que as groselhas comecem a florescer.
Antes da floração, são utilizados remédios naturais para combater os ácaros que sobreviveram ao inverno e suas larvas.
Destruímos parasitas durante a frutificação
Durante o período de frutificação, o uso de produtos químicos é proibido. É melhor usar remédios naturais. Após a colheita, tratamentos mais fortes são aceitáveis. O tratamento de outono ajudará a prevenir o desenvolvimento de larvas na planta.

Prevenção de carrapatos no jardim
Para evitar o desenvolvimento ativo de carrapatos, é necessário tomar medidas preventivas.
Cultivo de variedades resistentes de groselha
São consideradas variedades resistentes:
- Em memória de Michurin;
- Mistério;
- Sirigaita;
- Noite do rouxinol;
- Sevchanka.
Poda sanitária
Este tipo de poda geralmente não é realizado na primavera. Ela começa imediatamente após a queda das folhas. Durante esse período, é importante remover galhos quebrados, secos e enfraquecidos.
Tratamentos sazonais
No outono, imediatamente após a colheita dos frutos, recomenda-se tratar os arbustos e o espaçamento entre fileiras com uma solução de calda bordalesa. Após a queda das folhas, desinfete o solo com uma solução de permanganato de potássio. Sulfato de cobre também pode ser usado.
As groselhas são frequentemente atacadas por ácaros. Remédios populares podem ser usados para eliminar as pragas. Em casos graves, acaricidas mais potentes são necessários.











