- A essência do método de Galina Kizima
- Vantagens e desvantagens do método
- O que você precisará para realizar o procedimento
- Preparando o solo para mudas
- Que material de plantio é usado?
- Técnica de enfaixamento por G. Kizima
- Sementes secas
- Sementes de tomate germinadas
- Baseado em substrato
- Como cuidar adequadamente de mudas
- Repicando mudas de tomate
- Alimentando mudas
- Transplante para o solo e cuidados posteriores
- Que outras culturas podem ser cultivadas usando o método de Kizima?
- Avaliações de jardineiros
O plantio de mudas de tomate usando o método de Galina Kizima é adequado para jardineiros que não têm muito espaço para cultivar mudas. O método de Kizima economizará espaço para mudas de hortaliças. O método de plantio que ela desenvolveu é adequado para o cultivo da maioria das hortaliças.
A essência do método de Galina Kizima
Galina Aleksandrovna Kizima inventou um novo método para plantar mudas de tomate que economizava espaço. Os moscovitas foram os primeiros a adotar amplamente esse método, por isso também é chamado de "estilo Moscou".
O método envolve a substituição de qualquer recipiente usado para o cultivo de mudas a partir de sementes por uma lona plástica. Ao contrário de recipientes e caixas, ocupa menos espaço, permitindo que cada semente tenha amplo espaço para crescer. Além disso, a película, na qual as sementes crescem, impede a passagem de umidade, mantendo o solo úmido por mais tempo. Os tomates crescem saudáveis e vigorosos.
Também fica mais prático colher mudas, e esse procedimento é menos doloroso para elas.
Vantagens e desvantagens do método
O método de Galina Alexandrovna permite que você cultive mudas de tomate saudáveis sem complicações.
Vantagens do método:
- Um grande número de mudas pode caber no peitoril da janela, o que permite uma economia significativa de espaço em comparação com outros métodos de plantio.
- Os tomates são fáceis de transplantar: tudo o que você precisa fazer é desenrolar o filme e plantar a muda em um novo local.
- Plantar sementes não requer grande quantidade de substrato.
- O risco de aparecimento da doença da perna preta nas mudas é praticamente zero.
- O método é simples e não requer nenhum conhecimento especial para plantar sementes.

Apesar de a técnica apresentar um grande número de vantagens, ela também apresenta desvantagens:
- O sistema radicular não é tão desenvolvido como quando cultivado da maneira usual.
- As mudas estão crescendo um pouco mais devagar que o normal.
Embora existam algumas desvantagens, todas são significativas o suficiente para serem ignoradas. O método de cultivo em filme deve ser usado em casos extremos, se realmente não houver espaço na casa para colocar caixas com sementes.
O que você precisará para realizar o procedimento
Plantar mudas usando o método Kizima não requer muitas ferramentas. Primeiro, compre um filme plástico grosso. Corte-o em quadrados uniformes de 20 x 20 cm de largura. Para o plantio, use uma mistura para vasos. Você pode prepará-la você mesmo ou comprá-la no mercado. Use elásticos e sementes germinadas.

Para aumentar a taxa de germinação, germine os tomates antes do plantio. Para isso, molhe um pedaço de gaze em água, coloque as sementes nele e cubra com outro pedaço de gaze. Coloque o saco em um local aquecido por 2 a 3 dias. Após esse período, as sementes germinarão e poderão ser plantadas no solo.
Preparando o solo para mudas
É importante preparar o solo para o plantio das sementes com antecedência. Isso ajudará você a cultivar mais mudas. Na maioria das vezes, os jardineiros simplesmente usam solo de seus próprios canteiros. Mas esse é um erro comum. O solo do jardim não contém os nutrientes de que as mudas precisam.
Composição do solo para tomates:
- húmus;
- turfa;
- areia grossa de rio;
- solo foliar.

Todos os ingredientes são usados em proporções iguais. Se você não quiser mexer com o solo, substrato de tomate pronto está disponível em lojas.
Que material de plantio é usado?
Antes do plantio, as mudas devem ser de boa qualidade. Para verificar isso, coloque-as em uma solução de água e sal: 1 colher de sopa para cada 200 ml de água. Depois de um tempo, as sementes de baixa qualidade flutuarão para a superfície, enquanto as boas afundarão.
Além de separar o material de plantio de qualidade do de baixa qualidade, as sementes de tomate são germinadas. Isso aumenta a germinação.
Técnica de enfaixamento por G. Kizima
Existem vários métodos para o cultivo de mudas de vegetais usando o método Kizima. Cada um tem suas próprias características e desvantagens. Existem três métodos: cultivo a partir de sementes secas, sementes germinadas e cultivo em substrato.

Sementes secas
Para semear desta forma você precisará de:
- um pedaço de linóleo ou polietileno grosso;
- substrato vegetal;
- elásticos duráveis;
- material de plantio.
Como semear sementes secas:
- Corte linóleo ou polietileno em pedaços de 10-15 cm de largura.
- Coloque as tiras cortadas sobre a mesa e polvilhe uma camada de 3-4 cm de terra sobre elas.
- O solo das fraldas é generosamente umedecido com água misturada com estimulantes de crescimento.
- Coloque as sementes a uma distância de 3-4 cm umas das outras, a distância das bordas deve ser de pelo menos 3 cm.
- Enrole a fralda formando um rolinho (não é necessário enrolá-la muito apertada).
- Em seguida, prenda o rolo em ambos os lados com elásticos.
- Coloque um saco em cada rolo.
- Coloque todos os rolinhos resultantes juntos e pressione-os firmemente uns contra os outros.
- Coloque-os em um local escuro e quente.

Após o surgimento dos brotos, os sacos são removidos e as mudas são levadas para o sol.
Sementes de tomate germinadas
O plantio por este método requer os mesmos materiais do primeiro método. A única diferença é que as mudas de tomate precisarão ser germinadas primeiro.
Caso contrário, o método de cultivo não é diferente de semear sementes secas.
Baseado em substrato
Para semear em substrato você vai precisar de:
- papel higiênico;
- um suporte feito de linóleo grosso;
- elásticos;
- sementes de tomate.
Processo de plantio:
- Largura do linóleo 10 cm.
- Coloque papel higiênico sobre o linóleo e umedeça-o com um borrifador.
- Coloque as sementes a uma distância de 3-4 cm uma da outra.
- Coloque mais duas camadas de papel por cima.
- Depois disso, o linóleo é enrolado e colocado em uma bandeja.

Coloque os sacos sobre os rolos. Quando as mudas emergirem, retire os sacos e coloque-as ao sol.
Como cuidar adequadamente de mudas
Dicas para o cultivo de mudas de tomate ajudarão você a evitar muitos erros. Mudas requerem tanto cuidado e condições ideais de crescimento quanto plantas maduras.
Repicando mudas de tomate
Repicar as mudas usando o método Kizima é menos doloroso para elas. Remova cuidadosamente o rolo de mudas enrolado. Corte cerca de 2 cm onde terminam as raízes. Desenrole o rolo e separe a muda junto com o papel. Plante em um vaso de turfa. É importante não danificar as delicadas raízes do tomateiro durante a repicação.

Alimentando mudas
A primeira fertilização é feita 10 dias após o transplante. O esterco bovino é diluído em 1 litro de água e injetado nas raízes. A segunda fertilização é feita com fósforo e nitrogênio. A terceira fertilização é feita com cinzas de madeira.
Transplante para o solo e cuidados posteriores
As mudas de tomate são plantadas em seus locais permanentes assim que o tempo quente chega. As mudas são plantadas junto com os vasos de turfa para os quais foram transplantadas. Na maioria das regiões, isso ocorre no início de maio. Após o plantio, os tomates são inicialmente cobertos à noite, mesmo que não haja risco de geada.
Tomates recém-plantados são regados em dias alternados, a menos que tenha chovido. Várias vezes por semana, o solo é solto e capinado antes da rega. Soltar o solo antes da rega permite que as raízes oxigenem.

Durante a primeira metade da estação, o nitrogênio é adicionado ao solo. Na segunda metade, quando a frutificação começa, são adicionados fósforo e potássio. À medida que as plantas crescem, as folhas laterais e os ramos (brotos laterais) são removidos.
Eles são de pouca utilidade para a produção agrícola, mas absorvem ativamente nutrientes do solo, que faltam na maioria das plantas.
Quando os tomates começarem a dar frutos, reduza a quantidade de rega. As plantas não precisam de muita umidade e, se os canteiros forem regados em excesso, os frutos ficarão encharcados. Assim que os tomates começarem a ficar vermelhos, regar os canteiros uma vez por semana é suficiente.
Que outras culturas podem ser cultivadas usando o método de Kizima?
O método Kizima é usado para cultivar:
- pimentão;
- batata;
- cenoura;
- berinjelas.

Galina Kizima desenvolveu um método exclusivo para cultivar vegetais que produz mudas saudáveis.
Avaliações de jardineiros
Alla, 54: "Planto tomates no estilo de Moscou há vários anos. No começo, fiquei cética, mas quando as mudas começaram a crescer tão bem e a ocupar menos espaço, passei a gostar."
Vitaly: "Não é um método ruim para plantar tomates. Não posso dizer que fiquei muito feliz. As mudas cresceram tão bem quanto no cultivo normal. Mas ocuparam menos espaço nos recipientes de sementes."











