O tomate Beefsteak, cujas características e descrição serão discutidas a seguir, é cultivado em estufas. Há também o tomate Big White Beefsteak, que, ao contrário de outras variedades de casca vermelha, produz frutos em tons de branco. Este tomate tem casca crocante e é rico em suco. É usado em diversas saladas e molhos. Suco de tomate de alta qualidade é produzido comercialmente a partir desses tomates. Os frutos podem ser conservados em fatias ou fritos para o inverno.
Algumas informações sobre a planta
A variedade de tomate Beefsteak apresenta as seguintes características:
- A altura do arbusto com frutos vermelhos varia de 170 a 190 cm. O arbusto do tomate branco cresce até 2 m.
- A planta tem um período de maturação médio. A primeira colheita é obtida 80 a 90 dias após o plantio das sementes.
- As folhas do tomateiro são verdes, de configuração normal.
- A formação de arbustos em espécimes vermelhos ocorre a partir de 1-2 hastes, e em espécimes brancos - 2-3 hastes.
- Os frutos são redondos, com leves nervuras. Dependendo da variedade, sua cor varia do vermelho vivo ao leitoso.
- Os tomates tipo bife são resistentes a diversas infecções fúngicas e bacterianas.
O fruto contém de 5 a 6 câmaras de sementes. Como este tomate tem casca fina, pode ser armazenado por no máximo 7 dias. Esta variedade é praticamente inadequada para transporte.
O fruto pesa de 0,3 a 0,5 kg, mas há relatos de alguns jardineiros que conseguiram exemplares pesando de 1 a 2 kg.

O rendimento desta variedade de tomate é de 7 a 8 kg por metro quadrado. As avaliações da planta são positivas, embora muitos agricultores apontem que, devido aos arbustos relativamente altos, eles precisam ser amarrados a suportes resistentes; caso contrário, os galhos podem quebrar durante a formação dos frutos devido ao peso dos tomates.
Segundo avaliações de jardineiros, o arbusto pode crescer para fora, por isso é importante remover os brotos laterais e dar forma às plantas o mais rápido possível. Com os devidos cuidados, até sete cachos podem se desenvolver a partir do ovário, resultando em uma colheita abundante.
Cultivo do tomate descrito
A variedade Beefsteak prospera em solos ácidos que exigem soltura e fertilização regulares. Recomenda-se plantar a planta em solo onde não tenham sido cultivados tomates por 3 a 4 anos.
As sementes são plantadas em covas de até 15 mm de profundidade. Isso deve ser feito dois meses antes do plantio das mudas na estufa. O tratamento e a calibração das sementes são necessários, pois somente sementes grandes se desenvolverão em plantas saudáveis.

Para garantir a germinação, as sementes são tratadas com estimulantes e preparadas para destruir patógenos de diversas doenças.
As bandejas de sementes são mantidas em ambientes fechados a uma temperatura de +25 °C e, após o surgimento dos brotos, a +16 °C. Os recipientes com mudas devem ser bem iluminados. Lâmpadas especiais são utilizadas para esse fim.
As mudas são repicadas quando aparecem 1-2 folhas. Para um crescimento normal, as mudas são fertilizadas duas vezes.

Antes do plantio das mudas, o solo é solto e, em seguida, o afrouxamento é realizado 3 vezes por semana até o ovário aparecer. É necessário fertilizar as plantas na hora certa e regá-las regularmente.
Os tomates crescem bem se não forem plantadas mais de três plantas por metro quadrado. Os caules são sustentados por estacas ou treliças resistentes. Durante os estágios iniciais de crescimento, recomenda-se aplicar mais fertilizante nitrogenado, mas com moderação. Caso contrário, a imunidade da planta diminuirá drasticamente e a requeima se desenvolverá. Nessas condições, não haverá colheita.

Para eliminar essa ameaça, recomenda-se cobrir o solo da estufa com serragem. Remova a serragem após 14 dias.
Quando os brotos de tomate aparecerem, recomenda-se fertilizá-los com fertilizantes contendo potássio. Nitrato de cálcio é usado para prevenir a podridão apical. Após a primeira fertilização, repita o processo 14 dias depois. A rega deve ser regular, de preferência por gotejamento.










