O tomate Boloto é uma variedade exótica. Destaca-se pela coloração incomum — o fruto é salpicado de tons de vermelho, branco e amarelo. Esses tomates exigem poucos cuidados durante o cultivo. A variedade Boloto foi desenvolvida por cultivadores russos como uma variedade de tomate com frutos verdes. Sua produtividade é bastante alta e o fruto tem excelente sabor.
O que é o tomate do pântano?
Características e descrição da variedade:
- A variedade de tomate Boloto pertence à categoria de maturação precoce indeterminada.
- Distingue-se pelo seu arbusto alto.
- Sua altura em canteiros abertos é de 80 cm, enquanto em estufas o caule pode atingir 1,5 m.
- É necessário deixar no máximo 1-2 hastes no arbusto para obter um bom rendimento.
- As mudas produzem muito menos enteados do que outras variedades de tomate.
- Os brotos excedentes são removidos conforme aparecem.

Esta variedade começa a dar frutos três meses após o surgimento dos primeiros brotos. Se plantada em estufa, os primeiros frutos aparecerão em meados de junho. A frutificação continuará até o final de agosto.
Os frutos são redondos, ligeiramente achatados. Sua superfície é ligeiramente nervurada. Os tomates verdes são verde-escuros. À medida que amadurecem, manchas rosa e amarelas aparecem nos frutos. Uma mancha escura aparece perto do caule.
Segundo os horticultores, o sabor da variedade é muito bom, com doçura e acidez marcantes. O rendimento é altíssimo. Com os devidos cuidados, um único arbusto pode render até 6 kg.
As avaliações de quem plantou a variedade de tomate Boloto são positivas. Os frutos desta variedade são versáteis. Eles vão embelezar sua mesa com sua aparência atraente. São perfeitos para saladas frescas. Muitas pessoas usam a variedade Boloto para conservas e pratos de vegetais. Devido à sua baixa transportabilidade e propriedades de armazenamento, este tomate não é adequado para uso comercial.

Os tomates Boloto são uma variedade jovem, mas mesmo assim se tornaram bastante populares entre muitos jardineiros.
As vantagens desta variedade incluem:
- bom gosto memorável;
- aparência interessante da fruta;
- maturidade precoce;
- colheita rica;
- despretensão a fatores externos.
Segundo jardineiros, cultivar tomates é fácil, mesmo para quem não tem muita experiência. Eles não exigem condições especiais. A única desvantagem é que são inadequados para transporte e armazenamento: os frutos são muito macios e podem facilmente perder sua aparência comercial.
Como cultivar tomates?
Cultivar a variedade Boloto é bem simples. Para plantar as sementes, basta seguir algumas instruções e preparar tudo o que for necessário. As sementes devem ser plantadas no início de março, mas alguns preferem plantar ainda mais cedo. Recomenda-se usar solo limpo e fertilizado, de preferência comprado em lojas.

Antes da semeadura, as sementes são imersas em uma solução antisséptica. As mudas precisam de uma temperatura específica, aproximadamente 23–26 °C. Até que os primeiros brotos surjam, pouca ou nenhuma rega será necessária. Após a germinação das sementes, as mudas são movidas para uma área mais iluminada. Lembre-se de regar as mudas regularmente.
Quando as mudas tiverem crescido um pouco, desbaste-as para fortalecer as raízes. Por volta do final de maio, quando as raízes estiverem fortes o suficiente, você poderá plantá-las no jardim. Essas plantas são fáceis de cultivar, então qualquer solo serve. Regue os tomates regularmente.

Como o nome da variedade sugere, esta planta prospera em ambientes úmidos. Pode até crescer em solos encharcados. Esterco compostado, cinzas e minerais são fertilizantes adequados. Para uma boa colheita, fertilize o solo pelo menos a cada dois meses. Esta variedade não é imune a pragas e doenças, por isso recomenda-se um tratamento preventivo regular.
Seus caules são suscetíveis à podridão, e os frutos são vulneráveis a doenças como a requeima. Seu inimigo mais temível é a antracnose. Ela ataca parcialmente os frutos, causando apodrecimento. Com o tempo, a área afetada se expande, ressecando a casca e espalhando a podridão.
A parte danificada da fruta tem uma coloração preta e uma massa macia e líquida em seu interior.
Esse fenômeno é causado pela alta umidade.

As doenças do tomateiro são controladas das seguintes maneiras:
- Após pré-embeber as sementes em uma solução antisséptica.
- Pulverizar arbustos com soluções de cobre e enxofre.
- Uso regular de produtos de pulverização, como Flint e Quadris.
Os tomates Boloto têm uma cor incomum e um sabor excelente. Jardineiros experientes recomendam o plantio de tomates Boloto se você quiser experimentar uma fruta deliciosa e diferente de todas as outras.










