Arbustos compactos cobertos de frutos de cores vibrantes — é assim que o tomate Karotinka se apresenta no jardim. Um jardineiro não precisa se esforçar muito para obter uma boa colheita. Este tomate fácil de cultivar é adaptado às condições da Rússia central e pode ser cultivado ao ar livre.
Descrição das qualidades gerais da variedade
A variedade de tomate Karotinka é uma planta determinada. Ela para de crescer sozinha após a formação de quatro a cinco cachos de flores e ovários. A altura máxima do arbusto é de apenas 60 a 70 cm, e avaliações de jardineiros indicam que as plantas de baixo crescimento não requerem estaqueamento. Os tomates Karotinka também não são propensos à ramificação excessiva, portanto, o cuidado com eles não inclui a remoção de brotos laterais.

Esta variedade é recomendada para cultivo em ambientes internos e externos. O tomateiro Karotinka é resistente a flutuações de temperatura e ondas de frio repentinas, produzindo uma colheita consistente em qualquer estação. Também produz bem em condições de estufa e tolera calor e leve ressecamento do solo sem danos significativos. O tomateiro é resistente à maioria das doenças fúngicas e não é afetado pela requeima ou outros organismos saprotróficos.
A variedade Karotinka tem um rendimento médio. Um único arbusto pode render aproximadamente 3 kg de frutos. No entanto, o valor das variedades compactas reside na sua capacidade de serem plantadas em um padrão denso. Deixando 30 a 40 cm entre os arbustos, os jardineiros podem obter uma boa produção de tomates pequenos, ovais ou ovais, por metro quadrado.
Frutas medicinais de Karotinka
A variedade Karotinka é promovida pelos produtores como tendo propriedades medicinais. Essa descrição decorre do alto teor de caroteno (pró-vitamina A) dos tomates, que crescem em arbustos baixos. Além disso, o Karotinka é considerado uma variedade pouco alergênica. Esses tomates são adequados para alimentação infantil e dietética. Além de suas propriedades benéficas, o Karotinka possui um sabor agradável, doce e levemente ácido.

A casca do tomate Karotinka é firme e durável, mas não muito grossa. Os tomates não racham mesmo durante mudanças climáticas repentinas, como quando ondas de calor são seguidas por chuvas prolongadas. Um tomate Karotinka maduro tem uma cor laranja brilhante e uniforme. Os tomates verdes apresentam uma mancha verde-escura na base.
A polpa do tomate tem uma consistência agradável, suculenta, mas não muito firme. Para conservar esses tomates por muito tempo, eles devem ser colhidos um pouco verdes (escaldados) e depois amadurecidos em temperatura ambiente. Isso não altera o sabor dos tomates.

Descrição das frutas:
- O peso médio do tomate Karotinka é de 50-60 g.
- Eles são coletados em pequenos grupos de 6 a 7 ovários, que se desenvolvem uniformemente e amadurecem quase simultaneamente.
- O primeiro pincel aparece após 5-7 folhas, os próximos são formados após 3-4 nós.
Os tomates Karotinka são considerados uma variedade de meia-estação: os primeiros tomates maduros só podem ser colhidos 110 a 120 dias após a semeadura. Para uma colheita mais prolongada, as plantas devem ser plantadas em estufa em meados de maio, onde começarão a dar frutos 2 a 3 semanas antes. Em campo aberto, os tomates saudáveis aparecerão após o término da frutificação nos tomates de estufa.
Esta variedade é versátil. A polpa alaranjada incomum fica linda em uma salada entre vegetais amarelos e vermelhos. Esses pequenos tomates também são perfeitos para uma mesa festiva, servidos como aperitivos de verão ou em sanduíches.

O caroteno é bem preservado durante o tratamento térmico. Portanto, o valor nutricional dos tomates Karotinka será preservado mesmo quando enlatados. Os tomates calibrados em laranja ficam ótimos em marinadas, misturados com outros vegetais ou sozinhos.
Os tomates podem ser usados para fazer um suco de tomate com uma cor única e um alto teor de caroteno. No entanto, a melhor maneira de conservá-los é secá-los: ao reduzir o teor de umidade, todos os nutrientes benéficos são preservados.
Como cultivar Karotinka no seu jardim?
As técnicas agrícolas básicas para o cultivo de variedades medicinais de tomate não são diferentes do cuidado com tomates comuns. A variedade de meia estação deve ser semeada para mudas no início de março, para que os arbustos atinjam 70-90 dias de idade no plantio. Neste caso, a colheita estará pronta mais cedo.

Coloque as mudas em vasos de 7 cm de diâmetro e coloque-as em uma área bem iluminada com temperatura de aproximadamente 23 °C. Regue as mudas regularmente para evitar que o solo nos recipientes seque.
Tomates compactos praticamente não requerem fertilização adicional. Se o canteiro tiver sido fertilizado com matéria orgânica e fertilizantes de fósforo e potássio desde o outono, não há necessidade de adicionar produtos químicos adicionais.
Se for assim tomates crescem no mesmo lugar Se não for o primeiro ano, vale a pena alimentá-las com fertilizantes especiais, como Signor Tomato ou Kristallon Tomato, de acordo com as instruções do produto.










