O tomate Moskvich será uma verdadeira descoberta para os jardineiros que vivem nas regiões do norte do nosso país. Suas condições de cultivo pouco exigentes, excelente sabor e alto rendimento tornam esta variedade cada vez mais popular. Para garantir uma boa produtividade, é recomendável aprender as características e regras básicas do cultivo do tomate.
Descrição da variedade
A variedade de tomate Moskvich, de alto rendimento, surgiu na década de 1970 e é resultado de seleção doméstica. Inicialmente criado para produção comercial, o fruto suporta bem o transporte de longa distância e possui excelente prazo de validade e qualidades de armazenamento. Apesar do nome peculiar, a planta é mais adequada para cultivo na Sibéria e nas regiões central e norte do país. O cultivo é possível tanto em ambientes internos quanto externos.

A planta é classificada como determinada, resultando em um hábito de crescimento curto e compacto. A altura média dos brotos varia de 40 a 50 cm. A planta não requer pinçamento, reduzindo significativamente o tempo e o esforço necessários para o cuidado. As folhas dos brotos são pequenas, com superfície ondulada.
O número médio de frutos por cacho é de 5 a 7. Esta variedade é considerada de alto rendimento. Cerca de 7 inflorescências se formam no caule principal. A primeira inflorescência é formada por 8 folhas, e as demais são espaçadas a cada 2 ou 3 folhas. Quando cultivada comercialmente, são colhidos até 460 centavos de tomate por hectare. O rendimento médio por arbusto é de 1 kg.

Os frutos são de tamanho médio, pesando entre 70 e 80 gramas. São arredondados, com leves nervuras ao redor do caule. Os tomates Moskvich verdes são verdes com uma mancha escura ao redor do caule. Os tomates maduros têm um vermelho intenso e vibrante. A casca é macia e a polpa é suculenta e carnuda. Uma característica marcante é o grande número de sementes.
Avaliações de jardineiros indicam que os frutos têm um sabor rico de tomate, acompanhado de doçura.
Crescente
O processo de cultivo é realizado pelo método de mudas. A planta requer solo fértil, que pode ser encontrado em lojas especializadas ou preparado em casa. Para este último, misture os seguintes ingredientes em proporções iguais:
- turfa;
- terra;
- húmus.

Para fornecer maior nutrição ao solo, recomenda-se adicionar uma pequena quantidade de cinzas de madeira.
Antes de plantar, mergulhe as sementes em um estimulante de crescimento. Semeie em um pequeno recipiente a uma profundidade de 1,5 a 2 cm. A distância entre os buracos deve ser de 4 a 6 cm. Cubra a área de plantio com uma pequena quantidade de turfa e umedeça com um borrifador.
Mudas jovens precisam de luz e rega adequadas. A luz insuficiente faz com que os brotos fiquem mais finos e alongados. A poda é realizada após a formação de duas folhas verdadeiras. Depois disso, recomenda-se a fertilização com um fertilizante complexo.

As mudas são transferidas para o local de cultivo permanente no final da primavera, quando não há mais risco de geada. Antes do plantio, a área é completamente escavada, removendo-se pelo menos 35 cm de solo. O solo é tratado com uma solução fraca de permanganato de potássio e fertilizado. Para cada metro quadrado de solo, recomenda-se adicionar:
- superfosfato - 60 gramas;
- alvejante seco - 16 gramas;
- Nitrato de amônio nitrato de amônio - 25 gramas.
Plante os arbustos com 25 cm de distância, deixando 60 a 7 cm de espaço entre as fileiras. Regue bem o solo com água morna antes do plantio e adicione mais água após o plantio.
Características de cuidado
Os cuidados com as plantas são padrão e não exigem muito tempo. Envolvem rega, capina e fertilização periódicas. As plantas não precisam de estacas; as folhas inferiores podem ser removidas imediatamente após o plantio.
A folhagem da planta é mínima, o que a torna fácil de cuidar e adequada até mesmo para jardineiros iniciantes. Fertilize o solo a cada duas semanas. Regue em dias alternados, usando apenas água morna. Não seguir esta regra resultará em crescimento e desenvolvimento mais lentos dos tomates. Os frutos são colhidos dos arbustos à medida que amadurecem. A colheita termina no final de agosto.
Vantagens e desvantagens
Uma das principais vantagens da variedade Moskvich é sua alta produção de frutos suculentos e deliciosos. Sua adaptabilidade permite que seja cultivada em janelas ou sacadas.

Descrição das vantagens da cultura de jardim:
- qualidades de sabor decentes dos tomates;
- aparência estética das frutas;
- possibilidade de aplicação universal;
- capacidade de tolerar baixas temperaturas;
- pouco exigente às condições de cultivo;
- boas qualidades de resistência ao estresse.
Os tomates são consumidos frescos, como ingrediente de primeiros e segundos pratos. Podem ser usados em saladas, sozinhos ou como acompanhamento. Os frutos desta variedade são excelentes para marinadas e conservas para o inverno.
Pragas e doenças
O Moskvich é resistente aos principais tipos de doenças do tomateiro, uma forte característica da maioria das variedades de maturação precoce. O vírus do mosaico, a murcha de fusarium e a murcha de verticillium não representam ameaça para esta planta.

Para prevenir a requeima, recomenda-se pulverizar periodicamente a planta com produtos à base de cobre. Jardineiros costumam usar infusão de alho ou calda bordalesa para o mesmo propósito. A prevenção da podridão radicular e do mofo cinzento envolve afofar periodicamente o solo e evitar que ervas daninhas cresçam demais sobre as plantações. Para reduzir o risco de tais problemas, adicione turfa ao solo.
Para prevenir doenças fúngicas, são utilizados inseticidas especiais. Antes de usar, leia atentamente as instruções e siga as precauções de segurança.
Colheita e armazenamento
Os tomates são colhidos durante toda a estação de crescimento, mas a planta produz mais frutos durante a primeira fase de maturação. Os frutos são colhidos quando ficam vermelhos. Na maioria dos casos, a planta já produziu toda a sua colheita até o final do verão, então o número de tomates verdes é reduzido ao mínimo. Se os tomates ainda não estiverem vermelhos, são colhidos dos arbustos e armazenados em local fresco e escuro para amadurecer.

Avaliações de jardineiros
Alexandre, 41 anos:
Plantei a variedade Moskvich no ano passado. Fiquei encantado com o sabor dos tomates e com a grande quantidade produzida por planta. Os arbustos são baixos, compactos e não ocupam muito espaço. O mais importante é que o cuidado é mínimo; os brotos não precisam ser pinçados ou amarrados. Não tive nenhuma reclamação ou problema durante o cultivo.
Anastasia, 51 anos:
Gostei do Moskvich tanto pela facilidade de cultivo quanto pela produtividade. Os frutos são macios, saborosos, com polpa suculenta e carnuda, com um sabor marcante de tomate. São ótimos consumidos frescos ou em conserva. Os frutos pequenos pesam em média 70 gramas, perfeitos para potes de qualquer tamanho.











