Jardineiros estão interessados em como cultivar o tomate Samara, cujas características e descrição são de interesse de muitos. Esta variedade de maturação precoce apresenta excelente sabor e é versátil em seus usos. Os frutos podem ser usados para fazer saladas, borscht, molhos, sucos e acompanhamentos.
Descrição do tomate Samara
Características da variedade:
- O tomate Samara f1 é um híbrido indeterminado de maturação precoce.
- Os tomates crescem em cachos.
- Os primeiros frutos amadurecem 90-100 dias após a semeadura.
- A variedade pode ser cultivada em estufa e em campo aberto.
- Na Rússia central, os tomates são cultivados em estufas.
- A planta atinge 2 m de altura.
- Os arbustos precisam ser modelados e os brotos laterais removidos.
- O número de folhas é médio. São de cor verde, com superfície opaca.
- Para aumentar a produtividade, os jardineiros removem os brotos laterais.

O arbusto é conduzido em um único caule. Isso resultará em frutos maiores e mais abundantes, pois a remoção oportuna dos brotos excedentes evitará que o caule central roube seus nutrientes.
Descrição das frutas:
- Os frutos são redondos.
- A cor é vermelho brilhante.
- A pele é brilhante e densa.
- O peso dos frutos é de cerca de 80-100 g.
- Os tomates não racham.
- A polpa do fruto é suculenta e densa.
As avaliações dos jardineiros sobre a variedade Samara são positivas. Estes tomates suportam bem o transporte e o armazenamento a longo prazo. Isso os torna adequados para uso comercial.

Os frutos têm um sabor excelente. Esta é uma das vantagens desta variedade, já que as variedades de maturação precoce costumam ter sabor inferior aos tomates de maturação tardia.
Todas as frutas têm aproximadamente o mesmo tamanho e amadurecem ao mesmo tempo.
Se as condições de cultivo forem respeitadas, incluindo irrigação e fertilização adequadas, o rendimento por arbusto por estação pode chegar a até 4 kg. O tomateiro é resistente a doenças como mosaico do tabaco, podridão apical e fusarium. Na colheita, os frutos podem ser colhidos dos galhos em cachos inteiros, o que prolonga a vida útil e preserva sua aparência.

As desvantagens da variedade incluem sua capacidade de ser cultivada apenas nas regiões centrais do país, com climas quentes. Não pode ser cultivada em estufas durante o outono e o inverno. A estação de cultivo ocorre apenas no verão e no outono.
Como os tomates são cultivados?
O cultivo de tomates é feito por meio de mudas. Primeiro, semeie as sementes para as mudas. O final de fevereiro é uma boa época para isso. As sementes são plantadas em recipientes com no máximo 1 cm de profundidade. Os recipientes são colocados em um local aquecido. Quando as primeiras folhas aparecem nos brotos, eles são transplantados para vasos individuais. Fertilize o solo com um fertilizante complexo.

Antes de plantar as mudas no solo, elas precisam ser endurecidas. Isso é feito levando-as para fora por um curto período de tempo todos os dias. Quando o período de endurecimento atinge o máximo, ou seja, quando ficam do lado de fora por 24 horas, as mudas estão prontas para o transplante para o solo.
O plantio pode ser feito quando não há risco de geada. Produtores experientes recomendam o cultivo desta variedade em estufas. Nelas, os arbustos precisam ser devidamente regados e fertilizados. Ventilação regular é essencial.
Antes de plantar, cave buracos, coloque as mudas neles, cubra com terra, compacte-as levemente e regue. A próxima rega é necessária após 10 dias, pois o solo não deve estar muito encharcado. Depois disso, até a floração, regue os arbustos conforme o solo seca. Use de 3 a 4 litros de água por metro quadrado. Durante a formação dos frutos, os arbustos exigem rega mais intensiva. Então o consumo de água é de aproximadamente 10-12 litros por 1 m².

As plantas não devem ser regadas com água fria. A água deve ser aquecida a 20–22 °C. Isso pode ser alcançado deixando a água em recipientes grandes ao sol por várias horas. Assim que a água aquecer, regue as plantas. Quando os frutos amadurecerem, regue as plantas após 5–7 dias.
A umidade na estufa é muito importante. Se for muito alta, os tomates polinizarão mal. A polinização ocorre naturalmente. Para aumentar a produtividade, muitos jardineiros também usam a polinização mecânica. Isso requer sacudir regularmente os galhos das plantas. Isso geralmente é feito durante o dia ensolarado.

Após a polinização mecânica, as flores são pulverizadas com água e a estufa é ventilada. A estufa deve ser equipada com aberturas para ventilação. A temperatura na estufa deve ser de 22 °C durante o dia e 20 °C à noite. Durante os períodos de floração e maturação, a temperatura deve ser de 26 a 27 °C. Seguir estas diretrizes de cuidado com o tomate garantirá uma colheita abundante.










